Um bolo e um estoque de geléia de laranja
Olás!
Eu sempre achei estranho o nome 'marmalade' se referir a geléia de laranja e não de marmelo. A verdade é que o nome tem origem realmente no português, na marmelada, e acabou sendo utilizado na Espanha, Inglaterra e outros países para designar uma geléia com pedaços de fruta, normalmente de frutas cítricas. Curiosidades à parte, com a aproximação do Natal baixa em mim a mania de fazer geléias, e a fruta da vez foi a linda laranja baía, que arde até os olhos de se olhar, de tão alaranjada que é! A marmalade tradicional é feita de uma laranja azeda chamada Seville Orange, porém, como existem variações com praticamente todos os cítricos, não foi difícil encontrar uma boa receita que usasse a laranja baía, que é doce. Usei 3 quilos de laranja na minha receita [sim, sou exagerado], fiz em duas panelas grandes, uma esmaltada e a outra não, e a metade da panela esmaltada queimou, mas mesmo assim consegui uma boa quantidade de potes de geléia. Tanto que aproveitei e fiz minha primeira receita natalina, Marmalade Cake, ou bolo de geléia de laranja.
Esse bolo é surpreendente! Quando tirei do forno parecia de seco e duro, mas na verdade é úmido, amanteigado, com textura de Scone [aqueles bolinhos ingleses] e não de bolo comum, o que faz dele o acompanhamento perfeito para o chá ou café. Delicioso!
Espero que gostem!
Geléia de Laranja
[receita retirada daqui e reduzida pela metade]
Ingredientes:
1kg de laranja baía, bem lavadas;
2kg de açúcar;
1/2 xícara de suco de limão;
A ponta de uma colher de sopa de manteiga.
Preparo:
Em uma panela grande coloque três litros de água e as laranjas lavadas e inteiras. Tampe e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo no mínimo e cozinhe as laranjas por 2 horas, ou até ficarem macias. Deixe esfriar.
Retire as laranjas e meça a quantidade de água que sobrou - você deve conseguir 6 xícaras [complete com mais água, se faltar]. Reserve a água na panela.
Corte as laranjas em 4, retire o miolo e pique em pedacinhos, descartando sementes. Fatie as cascas bem fininho. Adicione os miolos, o suco que sair deles e as tirinhas das cascas à panela com água. Junte o açúcar e o suco de limão e leve de volta ao fogo baixo, para ferver. Reserve um pires no congelador para testar o ponto da geléia. Ferva a geléia, mexendo de vez em quando, por uma hora.
Teste a geléia: coloque uma colherada no pires que você reservou e volte ao congelador por uns 3 minutos. Retire e empurre a geléia com o dedo - se formar uma película na superfície dela, está pronto.
Adicione a manteiga e misture bem.
Distribua a geléia em vidros esterilizados, ainda quentes. Tampe e deixe que esfriem de cabeça para baixo.
Bolo de Geléia de Laranja
[receita retirada daqui]
Ingredientes:
2 e 3/4 xícaras de farinha de trigo;
2/3 de xícara de manteiga sem sal picada;
3/4 de xícara de açúcar;
1 colher de sopa nivelada mais 1 colher de chá generosa de fermento em pó;
1 colher de chá mais uma pitada de sal;
1/4 de xícara de geléia de laranja [picadinha, de os pedaços de casca na geléia forem muito grandes];
2 ovos;
1/4 de xícara de leite;
Açúcar de confeiteiro para polvilhar.
Preparo:
Unte com manteiga uma fôrma redonda de 15cm de diâmetro. Corte uma tira de papel manteiga mais alta que a lateral da fôrma e com comprimento suficiente para forrar a lateral, pelo lado de dentro. Unte a tira papel com manteiga, forre toda a volta da fôrma com ela e grampeie no final, formando um círculo de papel manteiga mais alto, para o bolo crescem para cima sem esparramar. Reserve.
Preaqueça o forno a 170 graus.
Em uma tigela grande misture a farinha, o sal e o fermento em pó. Adicione a manteiga picada e amasse com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Adicione o açúcar e incorpore da mesma forma. Separadamente, misture a geléia, os ovos e o leite.
Junte a mistura de líquidos à massa, mexendo bem com uma colher grande. Fica uma massa mais dura que a de bolo comum mesmo, não se preocupe.
Passe a massa para a fôrma preparada e leve ao forno por cerca de 1 hora, até que enfiando um palito de madeira no bolo, saiam apenas algumas migalhas. Retire do forno, deixe esfriar sobre uma grade. Desenforme depois de frio e retire o papel manteiga delicadamente.
Polvilhe com o açúcar de confeiteiro e sirva.
Queria muito uma receita de geleia de laranja, o meu medo é que fique amarga, mas seguindo sua receita vou me aventurar.
ResponderExcluirBjs.
Silvia.
Silvia, essa é a segunda vez que faço geléia de laranja - na primeira receita que tentei as laranjas não eram cozidas inteiras, antes de virarem geléia, e ficava realmente mais amarguinho, mesmo.
ExcluirEspero que goste!
Obrigado, bjo
Hummm acho que vou me aventurar neste final de semana...
ResponderExcluirEstou prevendo muitas laranjas sabado na feira...
[]s
Faça sim, Elaine! Eu acho muito divertido preparar geléias em casa.. tem épocas que tenho, 'em estoque' de 3 ou 4 frutas diferentes. E como em vidros esterilizados dura bastante, não tem perigo de enjoar.
ExcluirBoa sorte!
Abraço e obrigado
Hummm, que bolo lindo!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirAdorei sua receita, esse bolo deve ficar com um gostinho super especial da geléia!!!!!!
Beijos e um excelente dia!!!!!
Oi Rosangela,
Excluirfica mesmo, viu? Pra mim, que adoro bolos aromatizados com laranja, ficou perfeito!
bjo e mto obrigado!
Richie eu também já fiz geleia e ficou amarguinha. Fazendo dessa forma ela não amarga? Obrigado!!
ResponderExcluirEntão Pedro, quando fiz da primeira vez, sem cozinhar as laranjas previamente, ficou com um amargor incômodo. Dessa vez achei igual às compradas, mesmo. Por isso recomendo esse cozimento prévio. Ah,você pode ir adicionando o suco de limão aos poucos também, para adequar ao seu paladar.
ExcluirObrigado!
Obrigado, vou fazer e te conto!!
ExcluirLegal, depois me conte o que achou! Tem uma dica pra tirar o amargor da laranja ue é deixá-la de molho por umas 12 horas em água, trocando de tempos em tempos, mas dessa vez não achei necessário.
ExcluirDivirta-se!
Geleia de laranja é a minha preferida!!!
ResponderExcluirAmei a receita... Vou faze e depois te conto.
Ebaa, conta sim, Cleide! Mto obrigado pela visita, abraço!
ExcluirNossa, que delícia! já fiz geléia de laranja, mas não cheguei a um sabor desejado. Vou tentar sua receita. Adorando seu blog!
ResponderExcluirEssa é a segunda vez que tento, e gostei bem mais do saber dessa receita, viu?
ExcluirMuito obrigado, abraço!
Sempre quis fazer uma geleia de laranja, Richie. Como suas receitas são sempre aprovadas aqui em casa, vou experimentar mais essa.
ResponderExcluirBj,
Lylia
Ah, que feliz em saber disso, Lylia! :D
ExcluirExpero que se divirtam fazendo e claro, provando, depois! :D
bjão!
Vi uma receita sua no blog Camicado e vim aqui conhecer,amei suas receitas. Sempre estarei por aqui e se autorizar quero postar receitas suas dando os devidos créditos. Aguardo sua visita. Abraços! http://blogbyroseblacerda.blogspot.com.br/
ResponderExcluirOi Rose, bem-vinda!
ExcluirEspero que goste do blog!
Sobre a questão de postar minhas receitas, não tem nenhum problema, já que as receitas não são minhas, né? Sempre tem a referência de um livro ou site de onde ela veio. O problema é usar minhas fotos. Fotografar dá um trabalho tremendo, muito maior do que cozinhar, por isso nunca autorizo o uso das minhas imagens. Já entrei em contato com a Camicado e retiraram a foto do ar, espero que você também entenda.
Obrigado
Vou fazer, com certeza!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirBjs
Paula
O bolo ou a geléia, Paula? Os os dois?! :D
Excluirbjo e obrigado!
Oi Richie tudo bem, já removi as fotos, vou só deixar a receita, por que parece muito bom! Muito obrigado, eu compreendi sim. Abraços!
ResponderExcluirMuito obrigado, Rose. Esse assunto é sempre chato, mas que bom que você entendeu. Abraço!
ExcluirVou fazer sua receita de geleia que é bem diferente do meu jeito de fazer. Gosto da geleia de laranja com um toque amargo - a sua fica? Mas a minha curiosidade é para saber como você faz para cortar uma fatia de bolo e sair tão perfeita.
ResponderExcluirBjs
Maria, fica com um sabor forte de laranja, mas não ficou amargo não. Diferente da outra vez que tentei e ficou mais amarga mesmo. Mas talvez você possa reduzir m pouco do açúcar, né?
Excluirbjo e mto obrigado!
Ahh, Maria, a textura desse bolo ajuda no corte ;)
ExcluirLindos e com uma cor maravilhosa. Nunca fiz doce de laranja, mas gosto muito.
ResponderExcluirO bolo também deve ser ótimo. :)
Beijinho
Essas laranjas baía tem a cor mto viva, realmente alaranjada.. ajuda bastante no visual, né?
Excluirbjo e mto obrigado!
Vou fazer a geleia primeiro. Amo geleia de laranja!! Bjss
ResponderExcluirPaula
Boa Paula! Já fica de matéria-prima e acompanhamento pro bolo, depois ;)
Excluirbjo
Ola! Qual o prazo de validade dessa geleia de laranja?
ResponderExcluirDepende: Se vôcê não esterilizar os vidros dura no máximo uns 2 meses, na geladeira. Em vidros perfeitamente esterilizados 1 ano.
ExcluirObrigado! :D
Ótimo bolo. Mas toca fazer geléia de novo...minha cozinha ainda ao se recuperou da geléia de ameixas...
ResponderExcluirForte abraço!
Ahhh Wair, isso não é motivo! haha Compra uma geléia pronta, de boa qualidade, e seus problemas estarão resolvidos! :D
ExcluirAbraço e obrigado!
Como sempre, babei ao ver as fotos!
ResponderExcluirA receita promete. ;)
Jota
http://searchncook.blogspot.pt/
Mto obrigado, Jota! Bom sinal, né? hehe
ExcluirAbraço!
Oi, Richie,
ResponderExcluircomo você já sabe, adoro suas receitas e tem várias que já fiz, sempre perfeitas. Há umas duas semanas, por coincidência, fiz uma geléia de laranja com a receita da dona Laura Góes, da pousada do Alcobaça em Petropólis. A da dona Laura foi passada em peneira, a minha preferi picar os pedacinhos e em vez de suco, a receita pede limão e eu usei limão siciliano. Ficou uma delícia, com um amarguinho bem leve. Como eu já tinha a geléia, resolvi fazer o bolo. Sigo rigorosamente as quantidades, mas ficou bem mais seco, como para massa de torta e precisei acrescentar mais 1/2 xícara de leite e mais 1/4 de xíc. da geléia. O bolo ainda está no forno, portanto depois te escrevo sobre como ficou. Será que errei em algo?
Um beijão,
Patrycia
www.mesanafloresta.blogspot.com
Ixi, Patrycia, mas ficou tipo massa de torta, 'moldável'?! Porque o meu ficou parecido com massa de bolo mais pesado... daquelas que você não derrama, dá colheradas, sabe? De torta parece duro demais. Bom, vamos ver se o leite extra resolve o problema, né?
ExcluirMe conta como ficou! ;)
bjo e mto obrigado por testar!
Oi, Richie,
Excluireu uso medidas padrão e como manda a receita, usei 2 xícaras e 2/3 xícara de chá de farinha de trigo, é isso mesmo? O sabor ficou bom, mas ainda ficou um pouquinho seco. Eu coloquei uma camada da geléia por cima e deu uma amenizada, mas fiquei sem entender, pois suas receitas são exatas. De qualquer maneira, o sabor ficou legal, com cheiro e gosto de laranja. É que meus bolos são bem amanteigados, aí senti mais. Um beijão pra vc e obrigada,
Patrycia
Que engraçado Patrycia! A textura dele não é de bolo mesmo, é mais de Scone, como eu disse no texto, mas o meu não ficou seco não.. e amanteigado, pq vai quase 200g de manteiga, né?
ExcluirPoxa, que pena, mas muito obrigado por confiar e testar!
bjo
Essa geleia tem luz própria. Que coisa fantástica.
ResponderExcluirUm abraço.
Nossa, depois dessa não tem como não sorrir pra tela do computador! hehehe
ExcluirMto obrigado, abraço!
Oi! Fiz a receita da geleia de laranja e devo dizer que tem um sabor único, muito especial. Ficou sem dúvida na lista das preferidas.
ResponderExcluirOi Richie,
ResponderExcluirApesar de não ter podido contar com uma geleia de laranja caseira e maravilhosa como a sua, fiz este bolo e ficou mesmo muito bom,
agradeço a receita,
Abraço,
Renata Boechat
www.eternosprazeres.com
Olá, Richie!
ResponderExcluirVocê tem um lindo blog! Eu o conheci procurando uma receita de geleia de ameixa, e a sua ficou uma das coisas mais gostosas que já preparei!
Agora fiz essa linda de laranja, mas errei a mão - ficou com sabor de... açúcar! E dura... Minha mãe falou que isso acontece com geleia que perdeu o ponto. Peguei parte dela e derreti com um pouco de água e mais limão, e achei que assim dá pra salvar.
Vou tentar o bolo! Você acha que se eu fizer numa forma de 23cm compromete? Não tenho a forma pequena, mas também não quero que vire um biscoito, rsss...
Obrigada!
Oi Richie!
ResponderExcluirAdoro seu blog e suas fotos... entendo a dificuldade que vc tem pra tirá-las e os problemas dos direitos autorais... mas vc nao acha que se colocar uma marca dagua interferindo um pouco na imagem nao te ajudaria a divulgar? ou nao seria esse o seu proposito principal?
bom, indo ao assunto da geléia e do bolo...
meeeeeeeeeeeeeu! eu nao tinha imaginado que dava taaaanta geléia! hahahaha distribuí pra todo mundo e ainda sobrou! deu 7 potes!
mas aí veio esse bolo.... e depois que fiz a primeira vez, me arrependi de distribuir as geléias!
SUCESSO TOTAL aqui em casa! vai mais rápido que bolo de chocolate!! amenteigado, com uma textura indecente, e onde ficam os pedacinhos de laranja da geléia... hummmmmmmmmm
dá agua na boca só de lembrar... ja fiz 4x! gorgeous! *_*
parabens pela receita, pelo blog, pelas fotos, pelo bom gosto...
alias, sua formação já diz implicitamente que vc tem bom gosto, né?! ;)
bjs e até a proxima! =)
ana
Acabei de chegar aqui atrás de uma receita de geleia de laranja que não ficasse amarga. Já testei duas receitas de outros blogs e ainda desejo aprimorar. As laranjas estão de molho no bicarbonato e logo jogo essa água fora, ponho outra e sigo sua receita. Acabei incorporando uma receita na outra. Gostei muito do resultado na foto, aliás que fotos, hein?? Parabéns. Parece que cheguei para ficar mesmo. Além do cuidado primoroso com as receitas e a apresentação, você é muito atencioso com as pessoas! Sucesso.
ResponderExcluir