Bolo Mary Ann de Limão


Olá, tudo bem?
As referências na internet aos bolos tipo Mary Ann não são muitas, mas trata-se de um bolo redondo, de laterais caneladas ou não, com uma cavidade na superfície que forma uma poça de cobertura, geralmente cremosa. Essa cavidade aparece graças ao formato especial da fôrma onde esses bolos são assados.
Famosas nos Estados unidos no começo do século passado, e em desuso atualmente, essas fôrmas especiais recebem diferentes nomes, conforme sua altura e a profundidade da cavidade. A Mary Ann Cake Pan [ou fôrma para bolo Mary Ann. Tem esse nome por ter sido produzida pela Mary Ann Company] geralmente é mais alta [10cm] e com uma cavidade mais funda [5cm], podendo ter as laterais caneladas ou lisas. 
A Tiara Dessert Pan [ou fôrma para bolo tipo tiara] é mais baixa, com a cavidade mais rasa e laterais caneladas, como uma fôrma de torta. Ela se popularizou nos Estados Unidos nas décadas de 70 e 80 graças a Duncan Hines, uma empresa de mistura para bolos, que vendia a fôrma e misturas especiais para se assar nela. É também chamada de Flan Pan [fôrma para flan] ou Obsttorte Pan, pois nela é preparado o Fruit Flan, ou Obsttorte, uma sobremesa de pão-de-ló fino, umedecido com licor e coberto com creme e frutas frescas em pedaços.
Eu estou falando tudo isso porque desde o Bolo de Laranja e Chocolate que publiquei aqui faz tempo, venho desejando uma fôrma dessas, mas nunca tinha visto em lojas brasileiras. Acontece que semana passada a Katia, leitora d'A Cozinha Coletiva, me mandou uma mensagem: "você já conseguiu comprar a fôrma tipo Mary Ann? Dá uma olhada na Pepper que lá tem!". E claro que não sosseguei até ter em mãos uma fôrma dessas!
E a receita que segue é meu primeiro [de muitos, com certeza] bolo feito nela. Fiz uma massa básica de bolo aromatizado com raspas de limão e cobri com Curd de Limão, bem cremoso, e algumas amoras frescas. Não fica lindo?! Já estou com várias idéias para próximos usos! Imagina um bolo de chocolate com uma piscina de Nutella em cima, ou pão-de-ló macio cheio de creme de confeiteiro e decorado com morangos inteiros?! 
Espero que gostem da receita!
A fôrma eu encontrei nesse link


Bolo Mary Ann de Limão

Ingredientes para a massa [receita original divulgada pela Duncan Hines]:
3/4 da xícara de açúcar refinado;
1/4 da xícara [50g] de manteiga em temperatura ambiente;
3 gemas;
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
2 colheres de chá de fermento em pó;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara de leite;
1 colher de sopa de raspas de limão.

Para a calda:
1/3 de xícara de açúcar;
1/3 de xícara de suco de limão.

Para o curd de limão:

Raspas de 2 limões sicilianos;
200ml de suco de limão siciliano;
1 xícara xícara de açúcar refinado;
2 ovos mais 2 gemas;
8 colheres de manteiga sem sal em temperatura ambiente.

Açúcar de confeiteiro para polvilhar;
Amoras frescas para decorar.

Prepare a massa:
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga e enfarinhe a fôrma para flan de 20cm de diâmetro. Reserve.
Bata bem o açúcar com a manteiga e as gemas, até formar um creme fofo e claro. Em outra tigela misture a farinha, o fermento, o sal e as raspas de limão. Peneire 1/3 da misture de farinha sobre a mistura de manteiga, mexendo bem, seguida de metade da quantidade do leite. Adicione mais 1/3 da mistura de farinha peneirada, o restante do leite e por fim o resto da farinha, mexendo bem após cada adição.
Passe a massa para a fôrma, até completar 2/3 da capacidade dela, para o bolo não esparramar quando estiver assando [se sobrar massa, você pode assar em forminhas de cupcake ou muffin]. Asse por 20 ou 25 minutos.
Retire do forno, deixe esfriar por 10 minutos e então desenforme com cuidado, sobre o prato de servir.

Prepare a calda: 
Enquanto o bolo está no forno leve o açúcar e o suco de limão ao fogo baixo, até a misturar ferver e o açúcar se dissolver  completamente.
Depois de desenformar o bolo, pincele a calda por toda a superfície da cavidade, generosamente. Deixe esfriar completamente.

Prepare o curd de limão:
Em uma panelinha de fundo grosso, ferva o suco de limão, as raspas e o açúcar em fogo baixo. Enquanto isso, em uma tigela bata os ovos e as gemas. Adicione uma parte da mistura quente de suco e açúcar à mistura de ovos, batendo sem parar. Volte tudo para a panela e cozinhe sem parar de mexer, em fogo baixo, até engrossar e cobrir as costas da colher [cerca de 5 minutos]. Deixe esfriar por 10 minutos. Adicione a manteiga, uma colherada por vez, mexendo até incorporar totalmente. 

Recheie a cavidade do bolo com o curd ainda morno. Polvilhe açúcar de confeiteiro na borda e laterais do bolo, e decore com algumas amoras frescas.
Sirva em temperatura ambiente ou gelado, se preferir o curd mais firme. 
Conserve na geladeira.

Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigado, Luisa! A fôrma ajuda muito, né? :)

      Abraço!

      Excluir
  2. E eu ainda tô esperando o bolo que vc me prometeu...não esqueci não, viu??!?!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso me lembra que preciso levar a batedeira pra consertar urgentemente, Jóca! Vem comer bolinho aqui no dia de Natal! :)

      bjo e obrigado amore

      Excluir
  3. Geeeeeeeeeeente eu mato minha fome só de olhar para esse bolo!!! Não como você consegue fazer coisas tão perfeitinhas e tão deliciosas. Adoro ver!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Piki, que bom que você gostou! hehehe Não sei se são tão perfeitinhas assim, mas deliciosas eu garanto, viu?rs

      bjo e obrigado!

      Excluir
  4. Amo seu blog, seus posts, suas receitas e suas fotos incríveis!!! Como você também sou uma arquiteta mais cozinheira que desenhista... sucesso! Tudo lindo de morrer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, somos colegas então, Ju! De prancheta e panela! :)
      Mto obrigado pelas palavras, abraço! :)

      Excluir
  5. Nossa! Que lindo! Deu vontade!

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Richie o bolo ficou maravilhoso! Eu ainda não tenho esta forma, mas parece uma boa pedida.
    Aqui nos EUA encontro a massa pronta no supermercado, inclusive em tamanho miniatura. Comprei uma vez e achei de boa qualidade, não decepcionou.
    Aproveito para desejar-lhe Feliz Natal e um Ano Novo cheio de sucesso e sugestões tão saborosas quanto esta.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, qto tempo!
      Então, nas minhas pesquisas vi que nas décadas de 70 e 80 a Duncan Hines, que faz bolo de caixinha, vendia também a fôrma.. mas pararam, sei la o porquê. Que legal encontrar desses bolinhos prontos, só para rechear! Salva a sobremesa de um almoço em cima da hora, né? E se é de boa qualidade, então!
      Te desejo um ano novo mto feliz e ótimos momentos a serem lembrados nas festas de final de ano,

      bjo e obrigado!

      Excluir
  7. Sugestão linda e deliciosa, despertou em mim o desejo pela forma, que aliás eu não conhecia...vc é mesmo incrível, além de nos deliciar com receitas e fotos, ainda nos dá lição de cozinha retrô...amei!!
    Um Natal de luz e paz para vc e os seus!!Sucesso sempre!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da idéia, Cristina! Muito obrigado pelos votos, tive um natal ótimo, e espero que você tb tenha tido!
      Abraço!

      Excluir
  8. Bom dia, Ritchie! Que bolo maravilhoso! Obrigada por dares a conhecer este bolo Mary Ann... tem um ar irresistivel! Gostei muito do blog.
    Até breve!
    Beijinhos
    Paula

    http://1toquedecanela.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula, muito obrigado pela visita, fico feliz que tenha gostado do blog!
      Até breve, bjo!

      Excluir
  9. Muito interessante essa fôrma Richie. Eu não tenho sorte com curd. Uma vez fui tentar reproduzir um que vi por aquie ficou HORRÍVEL kkkk super verde e azedo e com um gosto metalico sei la, kkk acho que fiz algo errado pq o seu fica tão amarelinho e parece tão gostoso.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Augusto, verde? Mas então você não fez com limão amarelo, né? Eu já testei muitas receitas de curds, e essa acima é sem dúvida a mais simples e mais gostosa das que testei. De qualquer forma, você pode colocar menos suco de limão, adaptando ao seu gosto [é só provar a mistura de suco de limão e açúcar enquanto adiciona o suco, até ficar ao seu gosto].
      Espero que funcione da próxima, abraço e mto obrigado!

      Excluir
  10. Não conhecia esse bolo ,mas achei-o com um formato lindo e com curd ficou fantástico.
    Mais uma vez parabéns pois suas receitas são sempre maravilhoas.
    Aproveito para te desejar um feliz natal.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa piscina feita pelo formato da fôrma é bem legal mesmo, né? Que bom que você tb gostou!
      Obrigado pelos desejos de natal, espero que o seu tenha sido maravilhoso tb!
      bjo

      Excluir
  11. Richie meu querido, me desculpe a ausencia, com o esposo operado tem sido dificil visitar todos os amigos que adoro.E certamente você está entre eles.Quando você posta uma receita é porque ela é maravilhosa.Aproveitei para ver tudo o que perdi, mas que pudim!e o bolo, agora essa perdição de limão.Você sempre arrasa na cozinha.
    Parabéns querido.Que seu Natal seja repleto de paz, alegrias, união e bençãos.Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léia, não se preocupe! Espero que seu marido esteja já recuperado :)
      Que bom que você curtiu os posts que perdeu, e muito obrigado por voltar e pelos votos de natal. Espero que o seu tenha sido ainda melhor que o meu!
      bjo!

      Excluir
  12. Lindo é pouco, muito lindo!
    Como é possivel estar em desuso, o bolo fica fantástico. Já estou a imaginar "...o bolo de chocolate com uma piscina de Nutella em cima..." (fico à espera). :)
    Um Feliz Natal Richie.*

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal que você tb acha que não tem porque uma fôrma dessas virar velharia, Jota!
      Vc acredita que ganhei um potão de Nutella pra fazer o bolo com piscina de Nutella e devoramos o pote todo no natal?!rs
      Tenho que comprar outro..rsrs

      Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  13. Respostas
    1. Oi Paula, tudo bem?
      Se os olhos querem comer, minha missão tá cumprida! hehehe

      mto obrigado, abraço!

      Excluir
  14. Olá Richie,

    O bolo ficou lindo e irresistivelmente apetitoso. A forma pode ajudar mas os louros são para o cozinheiro. Parabéns, ficou perfeito.

    Bjnhos e umas excelentes entradas. Que 2013 seja tão perfeito e apetitoso como este teu bolinho.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Manuela, sem falsa modéstia, nesse caso os louros foram da fôrma mesmo, viu? O bolo em si é simples de se fazer. Fico feliz que tenha gostado!
      Feli ano novo pra você também, e muito obrigado!

      Abraço

      Excluir
  15. Olá Richie, :)
    Que lindo e original o seu bolo.
    Não conhecia e nunca tinha ouvido falar.
    Adorei o seu post como sempre.
    Bom 2013 e beijinho Delicodoce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ele não é muito conhecido, mas tem tudo pra ser, né? rs

      Feliz 2013 pra você, um beijo e mto obrigado! :)

      Excluir
  16. Richie, há séculos não conseguia passar por aqui...quanta coisa boa passou e eu não vi...vou ver tudinho! Amei esse post e fiquei louca para ter uma forma dessas...agora eu também quero! Não conhecia ainda...vou procurar também! Achei meio carinha...funcionou direito?
    Um lindo 2013 para você! Continue com sua comida deliciosamente linda e de dar água na boca! Parabéns! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu não sei você, mas adoro quando visito um blog e tem um monte de post que perdi, me divirto super, e espero que vc tb! :)
      Olha, testei a fôrma com várias massas... bolos comuns e até bolos de caixinha funcionaram muito bem, desenformaram fácil. Pão-de-ló deu um certo trabalho, mas forrei o círculo que forma a cavidade de papel manteiga na segunda tentativa e aí ficou fácil. O único probleminha que achei é que a fôrma podia ser um pouco maior, tipo 24cm de diâmetro [mais pelas receitas de massa, que geralmente tem esse padrão] mas é até bom, assim a gente não come tanto rsrs.

      Feliz ano novo pra você, e muito obrigado! bjo

      Excluir
  17. Estou conhecendo seu cantinho , parabéns , tem sorteio mococa lá no meu , da uma passada por lá até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vinda, Alessandra! Espero que se divirta por aqui, com minhas receitas! :)

      Muito obrigado, abraço!

      Excluir
  18. Pronto!! Vc já colocou mais um item na minha Wishing List Gastronômica!! PRECISO ter uma forma destas!! Parabéns pelo post, ótimo! Bia (www.desafiosgastronomicos.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia! Pois é, essa fôrma estava na minha listinha faz tempo, viu?rs
      Muito obrigado, e abraço pra vc!

      Excluir
  19. Oi, Richie! Acompanho sempre o seu blog, mas nunca havia comentado. Aliás, adoro suas receitas e fotos! Estava olhando uma loja que vende acessórios de cozinha importados aqui, em Niterói - RJ, à procura de forma para mini cupcakes e vi essas formas em miniatura, mas não sabia para que serviam - bem, imaginei que fosse para rechear, mas nunca havia visto nenhuma receita com elas... Legal, agora já posso comprá-las! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika, tudo bem?
      Que bom que comentou dessa vez! ;)
      Eu ja vi em miniatura em sites de lojas americanas.. tipo cupcakes com esse fundo côncavo.. devem ficar lindos, né?!
      Eu de vc comprava mesmo!rsrs
      bjo e muito obrigado!

      Excluir
  20. Gente do céu, adorei adorei seu blog! Fotos incríveis, técnica ótima para o preparo.. Adorei! Nem na faculdade de gastronomia tinha gente tão interessada qto vc! ;)

    ResponderExcluir
  21. Hoje, e mesmo não tendo a forma para o bolo, fiz este seu bolo e adorámos. Obrigada Richie pela partilha e, se sentir curiosidade, consulte no meu blog a minha versão,

    http://www.receitasparaafelicidade.com/2014/10/bolo-citrico-com-curd-de-limao.html

    ResponderExcluir
  22. Hoje, finalmente, consegui comprar a minha forma flan. Esperando chegar para experimentar essa delícia. Bjs.

    ResponderExcluir
  23. Boa Tarde!!! Acabei de conhecer o seu blog. Fantástico!!!1 Fiquei encantada por esta receita e curiosa mais ainda pela forma. Infelizmente o link q vc deixou não tem ( porem deixei o meu interesse). Mas desabafando um pouco aqui, se você me permite, no Brasil ainda tem muita coisa que é dificil de encontrar>>> esta forma como as do cannele também ( forma de aluminio). Bom , quero mesmo dizer: Obrigada por sua generosidade !!!

    ResponderExcluir
  24. Que bolo lindo! Parece delicioso!
    A Pepper não tem mais essa fôrma pra vender... se alguém souber de alguma loja que venda, pelamordedeus me avisa, por favor? Estou doida por uma.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P