Bolo Bundt de Laranja e Amêndoas {ou quase um marzipã em forma de bolo!}


Olá, tudo bem?
Bundt Cakes são bolos grandes, assados em fôrmas de buraco no meio e que, semelhante às receitas de Pound Cake [o clássico Bolo Inglês], levam bastante manteiga na massa, numa proporção média de uma xícara de manteiga para duas de açúcar e três xícaras de farinha.
Muito versáteis, apresentam uma infinidade de sabores e variações [existem até livros de receita só de Bundt Cakes], e ficam ainda mais lindos quando assados em fôrmas decoradas próprias para eles - é bom lembrar que, diferente dos bolos de buraco no meio brasileiros, que normalmente são servidos com o topo para cima, os Bundts são servidos 'de cabeça para baixo', então os detalhes da fôrma se destacam bastante. Pela simplicidade do preparo e pelo rendimento [dá um bolão, mesmo!], tenho feito bolos Bundt com certa frequência, aqui em casa.
Agora falando especialmente da receita de hoje, se você gosta de Marzipã, vai adorar esse bolo! Tomei por base uma receita genérica de Bundt Cake e resolvi adicionar sabores que eu gosto muito, e que combinam muito bem: amêndoas e laranja. Fui adaptando, alterando, trocando ingredientes e, não sei se por sorte ou por instinto, consegui um resultado muito, muito bom!
É incrível como trocar só meia xícara de farinha de trigo pela mesma quantidade de farinha de amêndoas muda completamente o sabor e a textura do bolo! É delicioso perceber o açúcar "esfoliando" as raspas de laranja quando a gente mistura os dois ingredientes com as pontas dos dedos, fazendo com que todo o aroma e todo o sabor se potencialize! É tentador fingir que o bolo é um grande Savarin [ou Babá ao Rum, aqueles brioches embebidos em xarope] e encharcá-lo de calda de laranja, deixando a massa ainda mais úmida e o sabor mais doce e ácido!
Um aviso: usei licor de amêndoas na massa e água de flor de laranjeira na calda, mas na falta desses ingredientes é só não colocar, não tem problema.
Espero que gostem!

Ahhh, olha só: ontem a revista Casa e Comida publicou a lista "30 blogs de culinária para acompanhar" de 2016 e A Cozinha Coletiva está lá, marcando presença, junto de vários blogs queridos! É muito orgulho e muita alegria, gente! Confira a matéria clicando aqui, e muito obrigado à equipe Casa e Comida e a todos vocês, leitores!


Bolo Bundt de Laranja e Amêndoas 
{ou quase um marzipã em forma de bolo!}

Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo;
1/2 xícara de farinha de amêndoas;
1 colher de sopa de fermento em pó;
2 colheres de chá de sal;
2 e 1/4 xícaras de açúcar;
Raspas da casca de 4 laranjas;
200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
4 ovos;
1/2 colher de sopa de licor de amêndoas [uso sempre o Amaretto];
1 xícara de buttermilk*.

Ingredientes da calda:
1 xícara de suco de laranja natural;
3/4 de xícara de açúcar;
1 colher de chá de água de flor de laranjeira.

Prepare a massa:
Preaqueça o forno a 170 graus.
Em uma tigela média misture a farinha, a farinha de amêndoas, o fermento e o sal. Reserve.
Unte com manteiga uma fôrma de bolo de buraco no meio com capacidade para 10 xícaras de massa. Polvilhe com farinha de trigo, espalhe bem e bata para retirar todo o excesso. Reserve.
Em uma tigela coloque o açúcar e as raspas de laranja. Amasse, usando as pontas dos dedos, até que as raspas se desfaçam no açúcar, liberando todo seu sabor e aroma. Junte a manteiga e bata na batedeira por uns 5 minutos, até a mistura ficar clara e fofa. Junte os ovos, um por vez, batendo bem após cada adição e não esquecendo de raspar as laterais da tigela. Junte o licor e misture bem.
Em velocidade baixa, adicione a mistura de farinha em 3 partes, intercalando com o buttermilk em 2 partes [você começa e termina adicionando a mistura de farinha]. Raspe bem as laterais da tigela.
Passe a massa para a fôrma preparada e leve ao forno por cerca de 1 hora, até que enfiando um palito no bolo ele saia seco. 
Retire o bolo do forno, deixe esfriar na fôrma por 10 minutos e então desenforme sobre uma gradinha.

Enquanto o bolo assa, prepare a calda:
Em uma panelinha de fundo grosso leve o suco e o açúcar ao fogo por uns 5 minutos, até que todo o açúcar se dissolva e o caldo engrosse levemente. Apague o fogo, junte a água de flor de laranjeira e reserve.

Assim que desenformar o bolo sobre a gradinha, coloque uma assadeira retangular grande sob a gradinha [para aparar a calda que escorrer do bolo] e comece a derramar, cuidadosamente, a calda ainda quente sobre o bolo, espalhando bem com um pincel. Repita esse procedimento [inclusive utilizado a calda que se acumular na assadeira sob a gradinha] até o bolo absorver tudo. 
Deixe esfriar completamente e sirva.

*Para preparar o buttermilk: junte uma colher de chá de suco de limão a uma xícara de leite integral em temperatura ambiente. Reserve por pelo menos 10 minutos para o leite talhar, e pronto.

Comentários

  1. Bolo lindo, o sabor deve ser divino, amêndoas e laranja é uma combinação incrível, eu adoro!Mais uma vez parabéns, a indicação na revista é muito merecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou dos sabores, Cristina! Mto obrigado pelo comentário! :)

      Excluir
  2. Gente onde encontrar uma forma linda dessa ??? Please, parabéns amo suas receitas e acompanho desde de que começou bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen, muito obrigado! A forma comprei na Amazon ;)

      Excluir
  3. Posso levar a receita? Mais uma pequena (grande) maravilha!Amei Richie...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Mariana! E espero que faça sucesso na sua casa tb! :)

      Excluir
  4. Os bolos Bundt ficam sempre tão bonitinhos! E na primeira fotografia, com a calda a escorrer então nem se fala... Queremos já uma fatia :) Até porque a combinação de sabores nos parece óptima.

    ResponderExcluir
  5. Bolo lindo demais, Richie. Escrevi um comentário pra vc no Bolo de Polenta da Nigella. Dá uma olhada, ok? obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  6. Esqueci escrever, Richie, que esse bolo é um "desbundte" kkkk Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahauahauahauahaua ainda bem q voltou p escrever, vou adotar o trocadilho! rs

      Excluir
    2. kkkkk.... permito que adote o trocadilho... copyright concedido... kkkkkk

      Excluir
  7. Que delícia de bundt. Ando a tentar não fazer bolos para não estragar a dieta mas já sei qual irei fazer para os meus curiosos. Levo comigo a receita para fazer lá na minha sala de estudo. :-P

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/09/pudim-de-chia-figos-e-iogurte.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara, faça sim! Para a dieta basta comer uma fatia só ;)
      Bjo, mto obrigado!

      Excluir
  8. Essa combinacao de Amendoas e Laranja é algo divinal !!! Mas estou aqui imaginando como fazer esse bolo com muito menos gordura, será que dá certo ?!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentaria uma receita que já leve menos gordura, Helvia.. esse bolo é caracterizado justamente por levar bastante gordura ;)
      Mto obrigado!

      Excluir
  9. Bom dia! Eu sou apaixonada pelo teu blog, as receitas são maravilhosas.Sempre que passo por aqui dá vontade de ir correndo pra cozinha testar as receitas.E como sempre essa me deixou tentada...parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ô Clau, mto obrigado! A sua sensação de correr para a cozinha é sinal de que o propósito do blog está sendo atingido! hehe
      Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia! amo seu blog!! não sou a melhor cozinheira do mundo, aliás nem chego perto de ser boa...mas ultimamente tenho gostado bastante em fazer algumas gordices (quem fica de cobaia é meu namorado hehe)...fico impressionada como até seus bolos "simples" são perfeitos, é um dom incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taisa, muito obrigado! Fico muito feliz que tenha gostado, mesmo das receitas mais simples :)
      Abraço!

      Excluir
  12. Oi Richie!!! Arrasou como sempre, hein? Não usei a água de flor de laranjeira, mas mesmo assim ficou maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ieda, que bom que deu certo aí tb! A água de flor de laranjeira é só um detalhe, realmente dá para fazer sem, sem problemas.
      Mto obrigado por confiar e testar! Abraço :)

      Excluir
  13. Que delicia vou fazer!!! Parabéns pelo blog pelo ig eu amo passear e saborear suas receitas elaboradas com amor !!!

    ResponderExcluir
  14. Nao tenho licor, mas tenho rum em casa. Será se eu boto o rum ou simplesmente omito a bebida da receita?

    ResponderExcluir
  15. Fiz e ficou uma delicia! A textura ficou maravilhosa! So nao achei que lembrou a marzipan, na verdade as amendoas ficaram imperceptiveis no meu,nao sei se foi a qualidade do produto... enfim. Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Samiriam, no meu fazem toda a diferença! Que estranho, será que o rum escondeu o gosto das amêndoas? E nem na textura apareceram?

      Abraço e mto obrigado por confiar e testar!

      Excluir
  16. Conhecendo agora seu blog através de uma revista... Suas fotos garatem bom gosto! Ultimamente estou tentando desvendar a cozinha; dizem que pra onde você foge é ali que encontra seu destino, quem sabe? ... Farei essa receita, não sou muito do gosto do açúcar, do docee, mas me encanto com o aconchego que esse tipo de bolo trás numa tardezinha. Não troco por um cheesecake nunca! Rs ps: falando em aconchego, o fundo do seu blog podia ter uma corzinha, um toque de cor para trazer mais apetite! Parabéns R.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vindo{a}! Muito obrigado pelo comentário, espero que suas visitas aqui ao blog sejam sempre inspiradoras :)

      Excluir
  17. Oi!! Fiz o bolo semanas atrás! Muito obrigada por uma receita dessas!! Não queria parar de comer. Do jeito que fiz não tinha amêndoas, troquei por amendoim Rs! Tinha uma tonelada aqui de outra receita! Éh o meu ficou um tiquinho salgadinho. Ou errei algo ou a receita americana talvez seja um tantinho de sal a mais que aqui. Não sei! Mas hoje estou fazendo de novo! Isso não importou! Bom bom é bom demais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P