Banana Blueberry Bundt, ou a mais saborosa das aliterações


Olás, tudo bem?
Semana passada a foto de um bolo que fiz em 2012, o primeiro Bundt Cake do blog, fez tanto sucesso no meu Instagram que até eu fiquei com vontade de comê-lo! Para quem não viu, trata-se de um bolo de massa amanteigada, aromatizado com limão e cheio de pontinhos roxos - os mirtilos - que explodem no meio da massa durante o cozimento! A receita original você pode ver clicando aqui.
Pois bem, encontrar caixinhas de mirtilos frescos no supermercado no mesmo dia [considerando que estou numa cidadezinha minúscula no interior de SP] foi um sinal de confirmação para eu refazer o bolo! 
Chegando em casa dei um pulinho no Google para ver variações da receita do Blueberry Bundt e achei essa versão, que combina mirtilos e banana. Essa mistura se tornou bem popular, ainda mais depois da onda do Smoothie, uma espécie de milk shake ou "vitamina" [que é como chamamos leite batido com frutas por aqui] sem leite, ou algo assim - nunca tomei Smoothie nem nunca tinha misturado banana com blueberry, então resolvi experimentar.
Como a maioria das receitas que encontrei pediam ingredientes 'saudáveis' que não costumo ter, como farinha integral ou aquelas sementinhas marrons que esqueci o nome, resolvi improvisar em cima da minha receita clássica: mantive as raspas de limão, mas troquei o siciliano pelo cravo [sou apaixonado por limão cravo!]; adicionei 2 bananas madura amassadas - normalmente bolos de banana pedem pelo menos 4, mas o perigo do sabor da banana dominar tudo é grande [e a cor também - banana deixa a massa do bolo com cor de caramelo, depois de assado], por isso cortei pela metade; reduzi os mirtilos de 3 para 1 e meia xícaras [ficou pintadinho e saboroso do mesmo jeito. Ah, e troquei a cobertura por um bocadinho despretensioso de açúcar de confeiteiro polvilhado.
Sabe que o resultado ficou surpreendente?! É sério! O sabor da banana em si fica pouco destacado, mas tem um efeito potencializador no mirtilo! Eu não sei explicar direito, só provando mesmo, mas a mistura dá muito certo! Dá para entender a mania dessa dupla em shakes e sucos!
Espero que gostem :)


Banana Blueberry Bundt
[rende um bolo de 24cm de diâmetro e 8cm de altura]

Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo;
2 colheres de chá de fermento em pó;
1 colher de chá de sal;
1 e 1/2 xícaras de açúcar refinado;
Raspas de 1 limão cravo;
1 xícara [200g] de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
3 ovos, em temperatura ambiente;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
2 bananas médias, tipo nanica [ou banana d'água] bem maduras, amassadas;
3/4 de xícara de buttermilk*;
1 e 1/2 xícaras de mirtilos, frescos ou congelados;
1 colher de sopa de farinha de trigo para envolver os mirtilos.

Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Preparo:
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga uma fôrma de buraco no meio medindo 24cm de diâmetro por 8cm de altura e polvilhe com farinha de trigo. Bata para retirar o excesso de farinha. Reserve.
Em uma tigela misture farinha, fermento e sal. Reserve.
Na tigela da batedeira coloque o açúcar e as raspas de limão. Amasse com as pontas dos dedos para o atrito fazer com que as raspas liberem todo o seu aroma. Junte a manteiga e bata em velocidade média por 5 minutos, até formar um creme claro e fofo. Use o batedor tipo raquete, se sua batedeira flor planetária. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente os ovos, um a um, a baunilha e a banana amassada, batendo após cada adição.
Retire a tigela da batedeira e peneire 1/3 da mistura de farinha por cima. Junte metade do buttermilk e misture com uma espátula para homogenizar. Junte mais 1/3 da farinha, o restante do buttermilk e por fim a última parte da farinha, misturando sempre.
Em uma tigelinha misture os mirtilos com a colher de farinha de trigo. Junte-os à massa e misture com delicadeza, para incorporá-los.
Passe a massa para a fôrma preparada e nivele a superfície com uma espátula.
Leve para assar por 55 ou 60 minutos, até que enfiando um palito fundo no bolo ele saia limpo.
Retire do forno, deixe esfriar na fôrma por 15 minutos e então desenforme o bolo sobre uma gradinha. Deixe esfriar completamente.
Na hora de servir, passe o bolo para um prato bonito e peneire açúcar de confeiteiro por cima.

*Para preparar seu buttermilk em casa há duas opções:
Você pode misturar 3/4 de xícara de leite integral em temperatura ambiente com 1 colher de sopa de limão e deixar descansar uns 15 minutos, até azedar. Ou você pode substituir a quantidade de buttermilk por metade iogurte natural, metade leite.


Comentários

  1. Tenho certeza que essa combinação é incrível, essa semana tbm fiz bolo com mirtilo e limão, mais óbvia, mas tbm deliciosa!Vou provar sua sugestão.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óbia nada, Cristina, deliciosa e clássica combinação, isso sim! :)
      Bjo e mto obrigado pelo carinho

      Excluir
  2. Que bela sugestão. Adorava comer uma fatia desse bolo.
    Ando com saudades de fazer um bolo mas a falta de tempo não tem ajudado. :-(

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Eu vi que seus mirtilos ficaram no meio da massa, quando tento fazer bolo com gota de chocolate elas descem tudo, mesmo passando na farinha. C tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  4. Onde moro é dificil encontrar mirtilos, posso substituir por outra fruta? Qual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Susete, tudo bem? Pode ser trocada por amora, ou mesmo uva passa. Também por gotas de chocolate, mas aí já vira outro bolo, né? Mto obrigado

      Excluir
  5. Aqui onde eu moro só consigo achar mirtilo desidratado, fica bom se eu usa-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hum nunca tentei, mas deve ficar meio parecido com uva passa, né?

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P