Bolo {Bundt} de Brigadeiro!!!


Olás, tudo bem?
Eu não sou muito fã de leite condensado, como vocês já devem ter percebido. Conheço pessoas que deixam uma caixinha com a ponta cortada na geladeira e, vez em quando [ou vez em sempre], vão lá tomar leite condensado no bico. Quando morava em república uma amiga sempre ficava brava quando eu usava leite condensado e enchia a latinha de água, ao invés de deixar pra ela raspar. Eu não consigo. É enjoativo demais, de arder a boca de tão doce!
Já brigadeiro é outra história. Apesar de ser feito basicamente de leite condensado, eu não dispenso um bom brigadeiro. Aliás, tem dias que só a doçura infantil de um brigadeiro salva. E eu gosto de brigadeiro tradicional, feito com chocolate em pó, não com cacau. O cacau deixa o brigadeiro muito adulto, tira a graça. Achocolatado também não rola - doce demais. Eu gosto dos brigadeiros feitos com chocolate em barra também, mas convenhamos que, apesar de gostoso, aquele não é o brigadeiro que a gente comia quando criança. O sabor é tão bom quanto, mas é outro. É diferente, não tem memória afetiva.  
Foi vendo receitas de Bundt Cake recheados que me lembrei do nosso bom e velho brigadeiro. Tem Bundt recheado com tudo o que você possa imaginar [cheesecake, manteiga de amendoim, geléias, etc.], mas não tem com brigadeiro. Então eu resolvi que meu próximo bolo de buraco no meio seria de chocolate [um bolo bem úmido e escuro de cacau], recheado com colheradas de brigadeiro tradicional [como se fosse uma versão realmente boa e verdadeira daqueles híbridos de panettone/ bolo recheados de pseudo-brigadeiro que existem por aí] e coberto com brigadeiro mole e claro, granulados. E foi o que eu fiz, na primeira oportunidade.
É óbvio que todo mundo adorou, né? Espero que vocês também gostem!


Bolo {Bundt} de Brigadeiro!
[receita da massa retirada daqui, rende uma bolo de buraco no meio de 24cm de diâmetro e 8cm de altura]

Ingredientes para o recheio de brigadeiro:
1 lata de leite condensado - não economize no leite condensado, tem umas marcas aí que não viram brigadeiro de jeito nenhum!
2 colheres de sopa de um bom chocolate em pó;
1 colher de sopa de manteiga sem sal.

Ingredientes para o bolo de chocolate:
2 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
3/4 de xícara de cacau em pó [não adoçado];
1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
1 colher de chá de sal;
240g de manteiga sem sal, em ponto de pasta;
1 e 1/2 xícaras de açúcar;
4 ovos;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
1/2 xícara de leite;
1/2 xícara de sour cream*.

Ingredientes para a cobertura de brigadeiro mole:
1 lata de leite condensado;
2 colheres de sopa de um bom chocolate em pó;
1 colher de sopa de manteiga;
1/2 xícara de creme de leite;
Granulados de boa qualidade, para decorar.

Comece pelo recheio de brigadeiro:
Em uma panela [eu gosto de anti-aderente e de boca larga] coloque todos os ingredientes. Leve ao fogo médio, mexendo sem parar com uma colher de pau. A mistura vai ferver e começar a engrossar. Mantenha no fogo, mexendo sempre [com cuidado para não pegar no fundo], até que o o fundo da panela comece a aparecer conforme você mexe.
Retire do fogo e bata o brigadeiro com a colher de pau, para chegar no ponto de enrolar e ficar brilhante.
Transfira para um prato e deixe esfriar completamente.
Reserve.

Prepare o bolo:
Preaqueça o forno a 160 graus.
Unte com manteiga uma fôrma de buraco no meio de 24cm de diâmetro e 8cm de altura. Polvilhe a fôrma com cacau em pó, espalhe e bata para tirar o excesso. Reserve.
Em uma tigela peneire juntos a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Na batedeira, em velocidade médio-alta, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro e fofo [por uns 5 minutos]. Adicione os ovos, um a um, e a baunilha, batendo após cada adição. 
Em uma xícara de medida misture o leite e o sour cream. Reserve.
Diminua a velocidade da batedeira para baixa e junte a mistura de farinha em três adições, alternadas com a mistura de leite, em duas adições.
Derrame 3/4 da massa** na fôrma preparada. Espalhe colheradas do brigadeiro totalmente frio sobre a massa, tomando cuidado para que o brigadeiro não encoste nas laterais da fôrma. Cubra com o restante da massa e alise a superfície com uma espátula. 
Leve o bolo ao forno por 50 a 55 minutos, ou até que enfiando um palito de madeira no bolo ele saia limpo.
Retire o bolo do forno, deixe esfriar por uns 15 minutos dentro da fôrma e então desenforme com cuidado, sobre uma gradinha, para terminar de esfriar.

Enquanto o bolo assa, prepare a cobertura de brigadeiro:
Em uma panela [eu gosto de anti-aderente e de boca larga] coloque todos os ingredientes. Leve ao fogo médio, mexendo sem parar com uma colher de pau. A mistura vai ferver e começar a engrossar. Mantenha no fogo, mexendo sempre [com cuidado para não pegar no fundo], até que o o fundo da panela quase comece a aparecer conforme você mexe - o ponto é um pouquinho anterior ao do brigadeiro do recheio, que é o de enrolar.
Retire do fogo e adicione o creme de leite aos poucos, misturando bem, o suficiente para dar ponto de escorrer, mas sem ficar muito mole. Deixe esfriar um pouco.

Cubra o bolo com a cobertura ainda morna de brigadeiro. Espalhe os granulados por cima.

*Para fazer sour cream é facil: meça 1/2 xícara de creme de leite fresco, em temperatura ambiente. Junte 2 colheres de chá de suco de limão, misture ligeiramente e deixe descansar, em temperatura ambiente, por pelo menos uma hora.

**No meu bolo eu segui as instruções da maioria dos Bundt Cakes recheados e espalhei o recheio após metade da massa, e não 3/4. Como o brigadeiro é pesado, ele desceu bastante e o recheio não ficou exatamente no meio, por isso aqui sugiro colocar 3/4 de massa, antes de espalhar o recheio.


Comentários

  1. Que presente você me deu, Richie! Esse vai ser meu bolo de aniversário! Chegou na hora. Muito obrigada por mais essa delicia!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que legal, Lylia!!!! Feliz aniversário, já adianto, e tomara que o bolo seja um sucesso! Bjão e mto obrigado :)

      Excluir
  2. Absolutamente fantástico =)

    De aprendiz a chef

    ResponderExcluir
  3. Amei essa sua nova receita, Richie, mas muito mais amei seu texto, rico em memórias de paladar... e para quem trabalha com Proust - como quem te escreve - ainda melhor... obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu é que tenho que agradecer! Os textos são tão não-planejados e totalmente niformais que as vezes acho que ninguém lê, pula logo pra receita rsrs

      Excluir
  4. O problema sério é que formas Bundt para bolo aqui são proibitivas pelo preço.... tenho uma de silicone... mas, mas... os bolos ficam tão ruins que quero aposenta-la para sempre... .li que o silicone vale para assar só coisas pequenas, tipo muffins e cupcakes....vc qual usa ? onde achou? abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não uso de silicone pra nada, não gosto meesmo - pra mim o bolo fica com a coloração da parte que assa em contato com a fôrma toda desigual, com cara de bolo de microondas. Mas sou chato, então dá um desconto rs.
      As fôrmas Nordic Ware são realmente caras por aqui - já comprei via Amazon mas fica quase tão caro quanto, por causa dos impostos. Acho que a alternativa é procurar outras marcas, tipo Wilton, Kitchenaid, que também são importadas mas mais fáceis de encontrar e custam bem menos [a qualidade é inferior mas funcionam bem tb].

      Excluir
  5. Boa tarde achei a receita ótima!!! Pergunta, o sour cream pode ser substituído? É que para ter 1/2 xícara de creme de leite fresco terei que comprar 500 ml.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. San, já vi aquela moça, Rainha da Cocada, fazer o Sour Cream com creme de leite de lata. Tem também agora umas caixinhas pequenas de creme de leite 30% gordura que pode funcionar também, azedado com limão.
      O iogurte natural pode ser usado também, mas muda um pouco a textura, já que a quantidade de gordura é muito menor.
      Mto obrigado! :)

      Excluir
  6. Gostaria de saber se a quantidade da manteiga da cobertura está correta. É uma xicara mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cybelle do céu, muito obrigado por me avisar! É colher de sopa, não xícara, desculpe! rsrs

      Excluir
  7. Bolo lindo. Vou fazer para a Páscoa. Tem gente aqui em casa q ama brigadeiro.
    Obrigada pela receita.
    Ahhhh eu sou como vc, nao sou fã de leite condensado. Mas eu sou ainda pior: tbm nao sou fã de brigadeiro.
    Mas tenho formiguinhas em casa, entao tenho certeza q esse bolo será um sucesso.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Espero que suas formiguinhas gostem do bolo, Silvia! Abraço e mto obrigado :)

      Excluir
  8. Parabéns Richie, adorei seu texto tanto quanto o bolo! Concordo com tudo o que você falou sobre brigadeiro, a única coisa diferente é que eu gosto com achocolatado, mas acho que já é mais por fazer assim desde criança :) Meu aniversário está chegando e acho que esse bolo vai cair como uma luva, pq se tem uma coisa que me deixa feliz é brigadeiro! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que legal, Livia! Eu prefiro o chocolate em pó por conta da cor e de ficar um pouco menos doce. Ah, uma coisa que eu adoro também é juntar uns amendoins salgados no meio do brigadeiro depois de pronto - nada tradicional, mas fica incrível!

      Bjo e mto obrigado!

      Excluir
    2. De nada!

      Verdade! Eu já tinha visto no Insta isso de você colocar o amendoim, mas não me lembrei de colocar nenhumas das vezes que fiz brigadeiro. Mas um dia vou testar, certeza! O amendoim você coloca direto ou dá uma tostada na frigideira antes?

      Excluir
    3. Uso amendoim sem pele, torrado e salgado, Livia. Pode parecer estranho, mas quebra o doce e combina muito bem!

      Excluir
    4. Ok! Obrigado pela dica! Depois digo o que achei ;)

      Excluir
  9. Sinistro de bommmm!!!! Vc é f.....Fogo!!!! Salvou meu dia...Fiz com farinha sem glúten pq sou celíaca....Mesmo assim ficou maravilhoso!!! Obrigada sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço, Aninha! Nunca usei farinha sem glúten! Aliás, nunca nem vi, vou procurar pra testar! Fica igual?
      Obrigado!

      Excluir
  10. Aiii meu Deus! Esse bolo era tudo o que eu precisava nesse momento! hahahah
    Quanto a forma, pode ser essas de buraco no meio (tradicional de bolo), de teflon?
    Beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, qualquer fôrma de buraco no meio com as mesmas dimensões [24cm diâmetro por 8 de altura] funciona! ;)
      Bjo, mto obrigado!

      Excluir
  11. O novo layout ficou lindo!! E olha só...eu leio o texto sim..viu? Vc escreve super bem!
    Posso dar uma contribuição no quesito formas? A Brinox tem uma opção bem bacana, trabalhada como essas importadas, por R$ 79,90. Eu tenho e o bolo sai direitinho...bem legal!
    Ah...sobre a receita...vai ser minha sobremesa de Páscoa ;)! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto obrigado, Carla! Espero que o bolo fique lindo e seja digno do almoço de Páscoa ;)
      Tenho uma fôrma dessas tb mas confesso que não gosto muito não. Acho fina demais e comigo esses bolos, que precisam ficar por volta de 1 hora no forno, acabam sempre passando um pouco do ponto, na parte que fica em contato com a fôrma :S

      Excluir
  12. Olá, já fiz bolo que leva bicarbonato na receita e ficou horrivel o sabor; como não deixar gosto de bicarbonato no bolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre faço bolo com bicarbonato e nunca aconteceu de dar gosto. Acho que é importante seguir a medida correta, né? ;)

      Excluir
  13. Adoro suas receitas e fotos! Nesta receita, o bicarbonato vai agir como o ácido do sour cream e dispensa fermento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto obrigado, Lá! Exatamente isso! :)

      Excluir
    2. Adorei! Fiz umas adaptações no modo de preparo, porque prefiro bater claras em neve, mas não alterei em nada as proporções da receita. Ficou fofinho e muito gostoso!

      Excluir
  14. Olá você acha que doce de leite daria certo ou ainda um creme patissiere pra ficar tipo um flan no meio? O blog é inspirador, parabéns pelo talento! Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Vou fazer que cara boa esse bolo!!! Eu adoro como vc se descreve as receitas, tudo com muito cuidado e carinho, parabéns!!! Vc faz tudo com muito amor!!! Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Richie!
    Sigo sempre seu blog e vivo traduzindo as receitas para o inglês já que qdo faço um bolo eh sucesso sempre!
    Duas perguntas, eh sour cream mesmo o buttermilk?
    E por aki, USA, só vejo cacau em pó e não chocolate, acredito que posso usar correro? Nesse caso qual seria a medida, 1 colher de cacau em pó?
    Sucesso Richie :) bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francieli, que bom, mto obrigado!
      É sour cream mesmo.
      Pode usar cacau sim, 1 colher acho que dá conta, mas vai do seu paladar ;)
      Bjo!

      Excluir
  17. Olá, qual a diferença desse bolo para o devils food cake? Em textura, maciez. Qual você acha melhor??

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P