Manteiga fresca caseira
Uma das vantagens de se morar no interior é ter uma casa de vó onde o feijão é refogado na banha de porco, o ovo frito tem gema assustadoramente vermelha e o leite gordo é perfeito para fazer doce de leite. Aliás, é esse leite gordo que minha tia traz do sítio, separa a nata e vai congelando os potes cheios, que eu trago na mala térmica, feliz da vida, quando vou visitar minha mãe.
Chegando aqui a nata descongela na geladeira e, no dia seguinte, vira manteiga. Como geralmente são por volta de dois quilos de nata, uso duas tigelas grandes - o processo de bater manteiga pode espirrar um bocado - e pelo menos quatro litros de água gelada para lavar a manteiga, depois de batida. E sim, é preciso força: já tentei usar a batedeira, mas o ponto se perde com facilidade, então prefiro começar com um fouet ou um garfo grande, e terminar com uma espátula resistente.
O processo é bem simples: em uma tigela funda, coloque a nata [um quilo de nata rende mais ou menos meio quilo de manteiga, então não compensa fazer se você tiver pouca nata] e vá batendo com o fouet. Ela vai ficar bem líquida no começo, mas depois de uns 15 minutos vão se formar grumos amarelados e vai aparecer um líquido branco leitoso no fundo da tigela - sinal de que tá dando certo! Quando isso acontecer, esprema bem esses grumos, usando uma espátula ou colher grande, e escorra o líquido [que é o soro do leite, o chamado buttermilk, super comum em receitas, então reserve esse soro, coe e conserve no freezer!]. Repita esse processo de espremer os grumos de manteiga e escorrer o soro mais umas 3 vezes.
Agora é hora de lavar a manteiga, e minha vó diz que a água tem que sair transparente, sem nenhum resíduo de soro, por isso uso, para cada quilo de nata, dois litros de água bem gelada. Vá adicionando água gelada aos poucos e mexendo a manteiga, apertando com a colher. Escorra bem e repita o processo até que a água saia limpinha e a manteiga esteja sem manchas brancas. Quando isso acontecer, aperte muito bem a manteiga com as costas da colher, para que saia toda a água [você pode fazer isso sobre uma peneira].
Eu tempero a manteiga fresca com uma pitada de sal para ajudar na conservação, mas não é regra.
Depois de pronta, separo a manteiga em pequenos potes, congelo alguns e deixo na geladeira somente o necessário para o consumo de uns 4 dias, ou mais se já tenho receita em vista. É que a manteiga caseira depois desse tempo de geladeira ganha um sabor meio acre [tem gente que gosta], que prejudica seu uso em receitas, e mofa mais rapidamente, por não levar conservantes.
Ah, dois últimos lembretes: se você for juntar nata em casa e congelar, é legal utilizá-la com no máximo um mês de freezer, senão seu sabor também se altera. E, na falta de nata, o mesmo processo pode ser feito usando creme de leite fresco.
ai q delicia...com pao caseiro no cafe da manha..
ResponderExcluirhmmmm que petisco :) me dá "inveja"!
ResponderExcluirQue maravilha vou fazer de certeza!!
ResponderExcluirque coisa boa...é verdade..no interior é bem melhor de viver e tem essas delicias..bjo
ResponderExcluirJesusssssss... Mais uma coisa pra eu testar!!! rs
ResponderExcluirSerá que o gosto da manteiga caseira é bom? desconfio que sim nao é rsrs como não tenho como arrumar nata assim tão fácil, me deu vontade de tentar com creme de leite, procede-se da mesma forma?
ResponderExcluirabraço
Nossa que tudo essa receita.
ResponderExcluirBeijos
coisa linda, Richie, e você deve estar com um muque, hein... hehehe.
ResponderExcluirminha avó fazia manteiga quando morava em sítio e tinha suas vaquinhas (faz um tempão já...). mas depois de um tempo ela batia no liquidificador, será que não dá certo também?
pode ser que minha memória esteja maluca, mas lembro mesmo dela batendo pequenas porções de nata no liqui. que delícia que era aquela manteiguinha de manhã, besuntando aquele delicioso pão que ela fazia... puro amor.
beijo, querido. bom fevereiro!
Sim. So bato as minhas em liquidificador aprendi com minha avo
ExcluirSim. So bato as minhas em liquidificador aprendi com minha avo
ExcluirO sabor da manteiga caseira não tem comparação, é deliciosa num pão caseiro recém-assado!
ResponderExcluirMinha mãe costumava fazer no tempo que recebíamos o leite na porta da casa trazido pelo leiteiro!Saudade...
letthesunshine, faltou o pão caseiro hoje, aqui :S
ResponderExcluirSaboracasa, inveja branca pode! hahaha
Sandra, faz sim! E me conta o que achou, please!
Iliane, o interiorzão tem suas vantagens! ;)
Mauro, a massa de torta fica super saborosa com manteiga caseira! Se testar me conta o que achou! :)
Augusto, pode confiar que é bom sim, viu? Com o creme de leite fresco é o mesmo processo, não tem erro!
Joana, que bom que gostou! bjo
Quéroulz, nunca tentei bater no liquidificador, mas na batedeira é fácil perder o ponto (pelo menos pra mim), por isso prefiro no muque! haha Da próxima vou tentar e conto aqui.. o triste é lavar o copo do liquidificador depois, né?rs bjo
Cristina, tem toda razão! Quanto ao leite, aqui em São Carlos tem um senhor que entrega em casa, mas ainda não comprei... to esperando coragem pra tentar fazer queijos. bjo!
ResponderExcluirmantem tudo isso, ñão deixes estragar esse bem maior do que qq ouro ou diamante...
ResponderExcluirParab+ens, pelo local e todas asvantagens adjacentes
Pode deixar, Mané! Obrigado bjo!
ExcluirNão conseguiria fazer manteiga em casa, cadê a força para isso? Meus bracinhos não aguentavam :) Gostava de provar manteiga verdadeira!
ResponderExcluirAmeixinha, vi em outro blogs e em sugestões a receita sendo feita em batedeira ou liquidificador, então dá pra tentar sem forçar os braços, né?rs
Excluir:)
Richie,
ResponderExcluirQue delícia de receita!!!Com certeza vou fazer. Vou divulgar no face, com todos os créditos claro.Beijos, Maria.
Richie,
ResponderExcluirEssa receita está maravilhosa.
Parabéns!
www.blogmago.com.br
Nossa, que manteiga mais bonita! *-*
ResponderExcluirMas parece dar um trabalhão...onde eu moro não tem como arrumar nada, e eu nunca consegui achar creme de leite fresco em lugar nenhum! Mas quem sabe um dia eu não tento? O pior é que em casa o povo aqui só compra margarina mesmo...aiai
Richie,
ResponderExcluirA aparência dessa manteiga é muito atraente, mas tem alguns fatores que nos impedem de seguir seu exemplo: ter as natas frescas e ter braços pra isso. O meu braço direito já tem uma epicondilite por uso excessivo, logo..., me dê licença que vou ali no mercado comprar manteiga, a melhor que eu achar, ok?
Bom final de semana.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, gosto muito de visitar seu blog sempre tem algo que acho muito legal, eu já fiz manteiga só que com creme de leite fresco, não tenho a mesma sorte que você rs mas deu certo e temperei a minha com alecrim ficou maravilhosa.
ResponderExcluirBeijos
Joyce
Cozinha & Mulher Moderna
oies Richie!
ResponderExcluirAdmiro muito a sua vontade e dedicação em preparar tudo de forma caseira. Eu imagino que deva ficar muuuito bom uma manteiga caseira, mas só de pensar, já me vejo pegando a chave do carro e correndo para o supermercado...
Mas ainda vou chegar no seu nível, hehehe, um dia, vou preferir fazer tudo em casa também!
Uma ótima semana para vc querido!
Beijooo...
nossa essa manetiega desse ser boa demais da conta ..eu adoro agra sei pq ela é cara né....pois é bem trabalhosa para fazer não é mesmo ??? admiro sua dedicação bjokas sadhia
ResponderExcluirNunca fiz manteiga em casa exceto um dia que estava fazendo chantilly quando bobiei e passou do ponto,a sorte é que não tinha colocado o açúcar (acho que inconscientemente eu queria manteiga) para não perder o creme eu tirei da batedeira para não espirrar e bati com a força do braço como minha mãe fazia ao preparar manteiga. Como aqui em casa nada se perde e tudo se transforma, tivemos manteiguinha fresca no café da manhã hehe.
ResponderExcluirÉ, ser do interior tem lá suas vantagens - aprende a fazer de tudo.
Abraço
com pão quentinho no café da tarde fica uma delícia!
ResponderExcluirTô chegando agora e me encantei com todas essas delícias...Parabéns!Essa manteiga ficou um deslumbre...beijkas
ResponderExcluirNossa que delícia!!!! Imagino as receitas feitas com essa manteiga caseira......um sabor bemmmm diferente.Parabéns!!!
ResponderExcluirRichie, vc está virando um patissier mesmo! Que manteiga linda!
ResponderExcluirBeijo grande!
Que maravilha, que delícia!! que dedicação em preparar tudo de forma caseira, gosto muito de visitar seu blog
ResponderExcluirMuito legal seu blog, a manteiga está de dar água na boca, vou acompanhar. Tenho também um blog de culinária e um de pensamentos, se puder dar uma olhadinha, bjs.
ResponderExcluirNossa, a melhor receita bem explicadinha sobre como fazer manteiga! Muito obrigada! Adorei esse blog. Explica muito bem, com detalhes, e pra mim é melhor, pois sou uma mera iniciante na cozinha!
ResponderExcluirbjos
que delicia. Adoro manteiga assim.
ResponderExcluiroi adorei seu espaço aguardo a sua visitinha...
ResponderExcluirAdoro manteiga, que legal ter alguém que passou isso pra vc e repassar pra gente, valeu!!!!
ResponderExcluirPaula
Será q dá pra fazer buttercream com essa manteiga?
ResponderExcluirDá sim Nathália, é manteiga normal. Só não acrescente sal, para o buttercream :)
ExcluirSabe que amooo essa manteiga,lembrei que minha avó fazia num vidro de nescafe,ela colocava ali e ficava batendo na perna,o vidro fechado sabe,e de ladinho,batia batia ,passava as tardes batendo,eu amava isso,hj nao tenho mais ela....mas lembrei muito dela...
ResponderExcluirOi Vanessa, que lembrança mais linda essa da sua vó fazendo manteiga! Obrigado por compartilhar :)
ExcluirHummmm vou tentar com creme de leite!
ResponderExcluiragua quente amigo! lava tudo fácil fácil!
bjoo
ADOREI ESTE ESPAÇO, TUDO QUE É DERIVADO DO LEITE É BOM DEMAIS,FAÇO QUEIJO FRESCAL É UMA DELICIA, AGORA TUDO QUE AQUI ESTÁ POSTADO É TUDO BOM.
ResponderExcluirGosto muito de fazer bolos e tortas...
ResponderExcluirE agora pretendo me aventurar a fazer coisas diferentes como manteiga, doce de leite, quejos...
Ah, e que ótimo seria fazer uma torta alemã com manteiga caseira hein..
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e experiências na cozinha.
Carolina.
Aqui na minha cidade eu ainda recebo o leite fresco na porta, to doido para fazer essa receita de manteiga
ResponderExcluirAqui na minha cidade eu ainda recebo o leite fresco na porta, to doido para fazer essa receita de manteiga
ResponderExcluirSó quem mora/morou no interior sabe o prazer de ter não só leite, como alimentos em geral bem fresquinhos! Meu pai tem uma fazenda e aqui é região cacaueira, então cocada de cacau, leite gordo, siriguela, jenipapo, acerola, carambola, etc vem fresquinho. Pela grande quantidade que chegam aqui quase sempre viram doces para não "perder". Uma delícia sem sombra de dúvidas!
ResponderExcluirMinha mãe acabou de fazer desta manteiga de leite, e ficou uma delícia. Ela fez com a nata de leite de vacas Jersey, lá da fazenda dela... Adorooo!
ResponderExcluirnão presisa bater na mão eu apuro ela no licuidificador com agua gelada tambem esxperimente e vera.
ResponderExcluirhummm eu quero kkkk...
ResponderExcluirSempre faço com creme de leite fresco mas..... Não tenho esse braço todo não, uso o multiprocessor, é rapidinho
ResponderExcluirSempre faço com creme de leite fresco mas..... Não tenho esse braço todo não, uso o multiprocessor, é rapidinho
ResponderExcluirSempre faço com creme de leite fresco mas..... Não tenho esse braço todo não, uso o multiprocessor, é rapidinho
ResponderExcluirTentei fazer, mas não sei o que aconteceu que minha nata não virou manteiga, ficou só cremosa, não separou o soro, o que sera que pode ter dado errado, alguém poderia me ajudar?
ResponderExcluirVc usou o termo, grumos amarelados, foi isso que não formou na minha, pq será
ResponderExcluirEstou triste, pq demorei tanto para juntar a nata, e agora não virou nada
ResponderExcluirMinha nata é tirada do leite de vaca criada em pasto, sou do interior e aqui tem bastante sitiantes que vendem.
Provavelmente faltou bater mais a nata... antes dela criar grumos ela fica cremosa mesmo ;) Na dúvida os sitiantes produtores de leite com certeza podem ajudar!
ExcluirJá fiz algumas vezes manteiga com a nata comprada numa cidadezinha. Mas por último quando cheguei em casa ao bater na batedeira logo vi que não ia dar ponto de manteiga. Como devo utilizá -la? Agora que virou um creme?
ResponderExcluirdá pra fazer com nata de supermercado?
ResponderExcluirNunca consegui fazer!! Fica no ponto de chantilly e não passa disso!! Uso leite de vaca tirado na fazenda. Já mudei de leiteiro e não dá certo. A batedeira bate, bate, bate... e não vira manteiga nem a pau!! Afff! Não pus sal!!
ResponderExcluirEstou com o mesmo problema. E não sei como utilizar esse creme. Ficou lindo mas não separou a gordura do soro
ExcluirA minha também não deu certo. Porque será?
ExcluirA minha também não! Virou um creme lindo, vem espesso e depois desandou... Ficou líquida e nada de separar a manteiga!! Por que será que isso acontece?
ExcluirGente ,não deu certo,o que fazer com o creme que sobrou????
ResponderExcluirAlguma resposta sobre o creme. Também não consegui o ponto da nata.
ResponderExcluirAmados o meu tbm as vezes não dá certo so vira um creme de nata, eu não sei dizer prq mas tbm não desprezo!
ResponderExcluirEsse creme eu tempero com:sal,oregano,azeite,alho,manjericão... o que preferir ou somente com sal mesmo fica delícia nos pães,torrada,bolacha...
Ou tbm faço biscoitos de nata ou bolo 😉