quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Massa choux


Olás!
Massa base para éclairs [o nome chique da nossa Bomba], bolachas Samantha, carolinas, profiteroles [a prima rica da carolina], Torta Saint Honoré, beignets, croquembouches, churros, Paris-Brest e muito mais [inclusive muitas versões salgadas - algumas até lembram pão de queijo], a massa choux, ou pâte à choux foi criada no século XVI pelo confeiteiro da corte de Catarina de Médici.
Composta de uma mistura de água, manteiga e farinha, que é cozida e acrescida de ovos ainda morna, a massa choux quando assada ganha uma crosta fina, um interior oco e uma aparência de inflada [o alto teor de umidade da massa evapora no cozimento, e esse vapor é responsável pelo crescimento da massa e pelo oco característico].
Algumas receitas substituem parte da água por leite, o que resulta em uma massa mais macia do que crocante, mas eu prefiro a receita básica mesmo. Andei preparando bombas de creme e carolinas açucaradas por esses dias, e não vou parar por aí, já que a massa tem uma versatilidade incrível!




Receita Básica de Massa Choux
[retirada do super interessante ThinkFood]

Ingredientes:
250ml de água [pode-se trocar metade da medida por leite];
100g de manteiga sem sal;
1g de sal;
165g de farinha de trigo peneirada;
5 ou 6 ovos.

Preparo:
Preaqueça o forno a 200 graus, e prepare uma assadeira grande, untada e coberta com papel manteiga.
Em uma panela média ferva a água, a manteiga e o sal. Adicione a farinha de trigo toda de uma vez e cozinhe, mexendo sem parar com uma colher de pau, por uns 3 ou 4 minutos, até a massa se desgrudar do fundo da panela [para quem já viu, lembra muito a massa de coxinha].
Passe a massa para a tigela da batedeira e deixe amornar [você vai precisar de uma boa batedeira, de preferência com o garfo para massas médias, ou paciência e braço forte].
Quando amornar, comece a bater em velocidade baixa, acrescentando os ovos aos poucos. Bata até formar uma massa mole, lisa e brilhante, como a da foto.
Passe a massa para um saco de confeitar com bico liso de uns 2,5 ou 3 cm de diâmetro [você pode moldar os doces também com colheradas, se não tiver o saco de confeitar.
Modele a massa do formato desejado, sobre o papel manteiga: pequenas bolinhas para carolinas, linhas de uns 10cm de comprimento para bombas, etc.
Leve ao forno por 10 minutos. Depois disso, abaixe o forno para 160 graus e asse por mais uns 40 minutos, até a massa dourar.
Retire do forno, deixe esfriar por uns 5 minutos e passe os doces para uma grade, para terminarem de esfriar [assim a massa não forma umidade na base, o que comprometeria sua textura].
Recheie, decore, cubra, á vontade.

Algumas receitas com massa choux que já apareceram por aqui:

34 comentários:

  1. Ficaram super perfeitinhos! Agora só falta recheá-los e colocar uma boa cobertura para ficaram completos ;)
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra! Acho que um creme de confeiteiro de recheio e uma polvilhada de açúcar por sim já resolvem maravilhosamente o problema, né?rs

      Excluir
  2. :( eu quero comer, sem ter que fazer... Tenho trauminha dessa massa, pq uma vez, a uns 23 anos atrás (uia qto tempo) eu tentei fazer e não funcionou. Ficou horrível, do tipo que nem deu para comer. Acabou indo tudo para o lixo mesmo... Amo os docinhos/salgadinhos feitos com ela. Na verdade, amo-a!

    Richie, no dia em que eu for te visitar vc faz umas coisas bem gostosas para eu comer?? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Gábs! Olha, antes da batedeira eu perdi umas 3 tentativas de massa choux, batendo à mão. Depois deu certo {mas quase perdi o braço hahaha]. Agora na batedeira está dando certo sem o trabalho pesado, ufa!
      Vem me visitar que eu faço! :)

      Excluir
    2. Eêêêêêêêêêêêêêêêêêêêê!!!

      Então vou programar a visita para o final deste mês :)
      Vamos nos falando!
      bj

      Excluir
  3. Morro de vontade de fazer essa massa. Não sou muito fã de carolinas por causa do doce de leite industrializado que colocam, mas fazer em casa, com leite condensado cozido na panela de pressão. Só de imaginar já dá água na boca. Aproveitando, fiz receitinhas suas essas semanas. Passa lá pra dá uma olhada ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Augusto! Eu acho meio exagerado também, o recheio de doce de leite e ainda o chocolate por cima. Mas tem tantas variações, né?
      Adorei as pop tarts com recheio de maçã!

      Excluir
  4. Esses dias estava pensando em fazer choux para o blog!! Mas vendo as suas tão lindinhas fiquei desanimada! heheh não sou doceira, sou formiga! :)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desanimada pq, Andréa?! rs
      Anima aí e faz uma fornada também! hehehe

      bjo

      Excluir
  5. Adorei o blog e as receitas.
    Ja estou seguindo.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla,
      oba, que bom que gostou!
      Obrigado por seguir, bjo!

      Excluir
  6. O melhor de tudo para mim, nesse momento, é não levar açúcar. Mas depois vem os recheios e é um pecado :) Obtiveste um belo exército choux ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ameixinha, fiz uma versão aqui sem recheio, só açucarada por fora... é doce, mas não tão enjoativo nm tão exagerado, né?
      Obrigado por comentar! :)

      Excluir
  7. Hello from Greece!I just discovered your delicious blog!I will follow you with pleasure!If you want to get a taste of greek cuisine,drop by my blog!Greetings from sunny Greece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Lenia! Wow, a greek follower! Cool! Thanks for the visit! :D

      Excluir
  8. Deu vontade de correr pra cozinha... As fotos estão LINDAS, pra variar né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corre entao, Mauro! rs Obrigado, abç!

      Excluir
  9. Richie, escrevi um comentário pra vc em um outro post, vc lê os comentários mais antigos? Posso escreve-lo aqui se preferir! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, tudo bem? Achei seu comentário! hehe
      Sobre a câmera, eu prefiro não recomendar pq ela é uma semi-profissional das piores..hehe só sai foto boa se o sol está radiante. Editor de imagens costumo usar o Photoshop mesmo.
      Era isso, né?

      :D

      Excluir
    2. Poisé, eu tbm sinto dificuldades de tirar fotos, a não ser de dia e com uma iluminação ótima. Vc nunca tira fotos a noite? Podias me dar sua opinião nas minhas fotos? www.cravoepanela.com

      Excluir
    3. Oi Mariana, tudo bem?
      Sobre o que vc me perguntou, só fotografo de dia.. de preferência de manhã pela questão do sol bater aqui em casa nesse horário.. e se está nublado geralmente as fotos não ficam legais.. ja perdi muita receita com isso.. hehe bjo!

      Excluir
  10. Então samanthas tbm são feitas com essa massa, mas que delícia mais versátil!Adorei, acho que vou me arriscar...meu filho ama profiterolis!
    Ótimo fds...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Cristina, elas são! Aliasl adoro Samanthas!
      Se arrisca sim me conta!rs bjo

      Excluir
  11. Richie que delicia ...tinha uma amiga da min ha mãe que fazia muito ...adoroooo faz anos que não como ..amei obrigado pela receita e a sua ficou linnndaaaaa eu hoje tenho bolo de fubá com gotas de chocolate da mamãe
    bjokas boa segunda feira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sadhia, anos é muito tempo, corre pra cozinha e assa uma receita! hehehe bjo!

      Excluir
  12. ooi gostaria de saber se fizer com manteiga com sal da errado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá errado não! É só não adicionar o sal que a receita pede que dá tudo certinho :)

      Excluir
    2. oi tenho mais uma duvida só pode fazer com manteiga ou pode ser margarina ?

      Excluir
    3. Manteiga é bem mais gostoso, mas pode ser margarina sim!

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Richie!
    É um prazer seguir suas receitas! Uma delas, que eu fiz, foi a massa choux.
    Veja no meu blog, com os devidos créditos para você: http://farelascarpetta-mariagloriadamico.blogspot.com.br/2013/06/eclair-e-profiterole.html
    Fiz também a 'Bolo de Frutas Silvestres e Creme'. Delícia! Quando postar no meu blog, te escrevo!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. oi vou experimentar a sua receita para fazer uns cisnes e talvez profiteroles :D depois venho disser como correu :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós ;P