Torta de Creme, Banana e Manteiga de Amendoim
Olás!
Desde a páscoa ando em uma crise criativa da brava: são receitas que desandam, fotos que ficam sem luz [parece que as nuvens combinam de cobrir o sol toda vez que eu ligo a câmera], brancos na hora de escrever. Apesar disso tudo, essa receita de Torta de Creme, Banana e Manteiga de Amendoim ficou tão gostosa que eu tinha que postar! Parecida com a torta de creme e banana tradicional, essa versão ganha duas camadas extras de sabor [e de gordice, claro]: o chocolate derretido no fundo, que mantem a massa crocante, protegendo-a da umidade do recheio, e a manteiga de amendoim cremosa que envolve as fatias de banana sob o creme e faz toda a diferença. Delícia é pouco, né? Falando em fazer a diferença, o licor de banana é opcional no preparo do creme, mas dá um sabor 'abananado' incrível! [e você não precisa comprar a garrafa toda, né? Compra uma dose em um bar bacaninha e leva para casa - eu faço assim]. A torta leva ainda uma cobertura de chantilly e a receita sugere uma calda quente de chocolate que eu até fiz, mas achei perfeitamente dispensável [ela esconde o sabor da manteiga de amendoim, na minha opinião].
Então o meu remédio para crise criativa [e crise conjugal e crise mundial e qualquer outra crise] é esse: uma bela fatia de torta de banana e um copo de leite gelado. É tiro e queda, pode confiar!
PS: usei manteiga de amendoim importada, que é mais saborosa e menos pálida que as nacionais. Não são difíceis de achar, e a minha veio da Bless Importados [www.blessimportados.com.br, passa lá que está cheio de delicias e produtos difíceis de encontrar!].
Torta de Creme, Banana e Manteiga de Amendoim
[receita retirada daqui, rende uma torta de 22cm de diâmetro]
Para a massa: você vai precisar de uma receita de dessa massa [clique aqui].
Para o creme:
1/4 de xícara de licor de banana [use a mesma medida de água se preferir não usar o licor];
3 e 1/2 colheres de chá de gelatina sem sabor em pó, incolor [é usada para o creme "firmar". Você pode reduzir um pouco essa quantidade se preferir um creme mais molinho];
1/2 fava de baunilha [usei da Bourbon Madagascar, que ganhei da Bless Importados];
2 e 3/4 xícaras de leite integral;
4 gemas de ovo;
3/4 de xícara de açúcar;
3 colheres de sopa de amido de milho.
Para montar:
90g de chocolate meio amargo derretido;
1/4 de xícara de manteiga de amendoim do tipo Creamy [usei da marca MagicTime, que ganhei da Bless Importados];
3 ou 4 bananas fatiadas em rodelas [para rechear e decorar];
Algumas gotas de suco de limão.
Para cobrir:
1 e 1/4 xícaras de creme de leite fresco gelado;
6 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro;
1 colher de chá de extrato de baunilha.
Preparo da massa:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Prepare a massa como indicado no link, e com ela forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro. Faça furos na massa com um garfo, cubra totalmente com uma folha de papel alumínio e encha com algum peso [com feijões dá certinho]. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira retangular e leve ao forno por 20 minutos.
Retire os feijões e o papel alumínio e asse por mais uns 10 minutos até dourar.
Reserve.
Preparo do creme:
Coloque o licor de banana em uma panelinha e salpique a gelatina sem sabor. Deixe hidratar por 5 minutos.
Leve a panelinha ao fogo baixo apenas para amornar o licor e dissolver a gelatina, mexendo com uma colher. Reserve.
Em uma panela média leve o leite a fava de baunilha [raspe as sementes com uma faquinha e adicione também ao leite] ao fogo até ferver. Remova a panela do fogo, tampe e deixe descansar enquanto bate as gemas.
Bata as gemas e o açúcar em uma tigela média, usando um fouet, por uns 4 minutos. Adicione o amido de milho e misture até ficar homogêneo. A essa mistura de gemas adicione, devagar, metade do leite fervido e quente, mexendo sem parar para que as gemas não cozinhem. Junte essa mistura ao resto do leite, na panela, e leve ao fogo médio, mexendo sempre, por mais 5 minutos, até engrossar. Retire a mistura do fogo, retire a fava de baunilha e incorpore a mistura de gelatina e licor. Cubra com um filme plástico, rente à superfície do creme [para não formar aquela película] e deixe esfriar completamente, por meia hora.
Para a montagem:
Pingue algumas gotas de suco de limão sobre as fatias de banana e misture com cuidado [assim ela não vão escurecer]. Reserve.
Pincele o chocolate derretido sobre o fundo e as laterais da massa de torta já fria, formando uma camada fina. Leve à geladeira por 15 minutos, até secar.
Espalhe a manteiga de amendoim sobre o fundo da torta, e sobre espalhe uma camada de fatias de banana. Cubra com o creme, já frio, e espalhe sobre ele mais uma camada de rodelas banana. Cubra com filme plástico e reserve na geladeira.
Na hora de servir:
Bata o creme de leite fresco bem gelado, na batedeira, até formar picos suaves. Adicione o açúcar, às colheradas, e a baunilha, e bata até incorporar [não bata demais].
Cubra a torta com o creme chantilly, espalhe as fatias de banana restantes por cima et voilà!
Você ainda pode decorar a torta com amendoins torrados e servir com calda de chocolate.
E eu imediatamente pensei na Banoffe Pie :)
ResponderExcluirVou comprar creme de amendoim para fazer e espantar um pooouco essa preguiça que me assola!
Saudades de vc Richie querido!
bjs
Oi Gábs! Olha, tem q espantar essa preguiça mesmo, pelo menos pra fazer a receita. Depois, na hora de comer, ela pode voltar..rs
ExcluirPor mais gordice que essa torta seja, acho menos enjoativa que a Banoffee, viu?
Estou esperando sua visita, cadê?
bjo, saudade tb!
Nunca mais na vida vou conseguir ser a primeira a comentar! (isso se alguem ja não comentou nesse tempo que eu estou me enrolando pra escrever tuuudo isso)
ResponderExcluirRichie, eu já estava com vontade de ver alguma coisa linda que sempre sai da sua cozinha! Demais!
é impressionante como sempre tem alguma coisa atrapalhando a foto...e aqui em casa, mesmo sendo fotografos, com luzes etc..a gente sabe que a luz natural é sempre a melhor!
Eu não digo que vou fazer a torta já, pois tenho milhares de receitas do curso pra testar antes das provas! mas que está e dando quase na louca isso está...parece muitoooo boa!!!
Beijoss! Cami!
Ixi Camila, ainda não foi dessa vez rsrs
ExcluirAi, tem horas que dá vontade ter um sol particular, viu? Ou pelo menos uma câmera melhor..rs. Atrasei master, mas já voltei hehe
Ah, que coisa maaaais legal ter q treinar receitas para uma prova! Invejinha [da boa] de você!
bjo e obrigado!
Richie, vem pra curitiba e faz o curso no centro europeu! vc nao vai se arrepender!
ExcluirEu fiquei hoje o dia todo estudando " Conhecimentos de Mercadorias"
Quando vc quiser alguma coisa sobre gastronomia eh soh me dar um toque que eu envio pra vc por email.
nao esquece de visitar meu blog!
beijosss
Hummm!..... Delícia!!! Agora, fala sério, vale mais a pena cozinhar ou estudar? rsrsrsrsrs É eu sei que tem que estudar, mas vamos combinar cozinhar, e comer é muuuiiituuuu melhor,né? hahaha
ResponderExcluirEdna, to me convencendo que estudar sobre comida deve ser mto bacana, viu? Ou estudar comendo uma fatia de torta, também fica mais divertido..rsrs
ExcluirObrigado pelo comentário!
Para variar ficou show, a combinação de sabores deve ser mesmo de arrasar!!
ResponderExcluirBjs,
Cristina, é super gordice e super gostosa! Que bom que você gostou, bjo!
ExcluirRichie, pra variar saio daqui com água na boca!!!
ResponderExcluirQue delícia de torta!!!
Ando "namorando" várias receitas suas, mas ando com uma preguiça de ir pra cozinha... Então estou optando por receitas mais simples.
Mas, com certeza, essa vai pro topo da fila (pra quando eu recuperar a disposição!!! rs).
Beijos
Lari
Lari, tem toda razão! Melhor esperar passar, porque ir para a cozinha com preguiça é receita desandando na certa, né? Eu quando estou nem insisto.
ExcluirQue bom que você gostou da torta! :)
bjo
Que torta maravilhosa!!!! Você sempre se superando! Entrei lá no Bless Importados e achei vários produtos bacanas, obrigada pela dica!
ResponderExcluirbjs
Marcela, obrigado! Fico feliz que tenha gostado da torta! :)
Excluirbjo!
Richie, as vezes eu fico num desaaaanimo pra cozinhar alguma coisa pro blog. Outras eu fico num gas (igual agora) e acabo ficando com uma fila de receitas pra postar rsrsr. Eu fiquei meios em palavras quando vi a foto da torta de banana, sério.. meu.. sério kkk que foto, só por ela já da pra saber que a torta ficou INCRIVEL
ResponderExcluirum abraõ ;)
Augusto, nunca fiquei com fila de receitas prontas pra postar, acredita?!rs Mas essas marés de inspiração são ótimas mesmo.hehe
ExcluirQUe bom que vc teve essa impressão da foto - nao gostei muito delas, na verdade..rs e assim fico mais aliviado :)
Obrigado e abraço!
Nossa Richie, que torta liindaaaa!!!
ResponderExcluirAté eu que não sou muito chegada em tortas de banana, fiquei babando por essa, literalmente!!! Que delícia!!!
Beijos querido!
Se está convencendo até quem não curte torta de bananas, Elaine, sinal que cumpri meu dever! hehe
Excluirum bjo e mto obrigado!
EU QUE NÃO APRECIO BANANA ADOREI ESSA TORTA,FICOU LINDA TÃO TENTADORA.
ResponderExcluirALIAS TUDO O QUE VOÇê FAZ SAI BEM.
BJS
Olás, poxa, que bom q você aprovou a torta, mesmo nao gostando de banana! Mto obrigado pelo comentário, bjao!
ExcluirOlá
ResponderExcluirÓtima variação p/ torta de banana. Ficou fantástica, querido
Bjs
Islene, muito obrigado por escrever e aprovar a variação! bjo!
ExcluirOi Richie, pra variar está MARA! A combinação inusitada (pelo menos pra mim) já despertou minha curiosidade!
ResponderExcluirEstou levando a receita, pra variar também... ;)
Beijos e bom fim de semana!
Jourjour, sabe que não é tão unisitada? O Elvis Presley adoraaaava sanduiches feito com manteiga de amoendoim e fatias de banana, imagina? A Nigella tem uma receita suuuuper gordice deles!rs
Excluirbjo e obrigado pela visita!
Vou procurar então!
ExcluirAcho que tem cheiro de gordice preferida! kkkkkk
Ah! Esqueci de comentar que fiz a torta de morangos de sobremesa da Pascoa e fez o maior sucesso!!
ResponderExcluirThanks!
Ah, q otimo que fez sucesso! Espero que tenha gostado, Jour! rs
ExcluirAh, seus macarons estão lindos lindos! Fui ver ;)
Obrigadão! ;)
ExcluirMagina! ;)
ExcluirOi eu conhecir o seu blog a pouco tempo, mas ja fiquei enloquecida, com tantas receitas deliciosas parabens beijos adri
ResponderExcluirOi Adri, bem vinda! Fica feliz que esteja gostando daqui! :)
ExcluirBjo e obrigado!
Ah! uma vez comi um chessebanana. Estava MUITO BOM. :)
ResponderExcluirVou fazer um sanduiche à la Elvis prá mim.
(Acabo de comentar aqui em casa: PRECISAMOS comprar um pote de manteiga de amendoim!)
Agora tb fiquei com vontade, Gábs! Pior que meu pote já acabou :S
ExcluirFiz outra torta com o resto dele, depois eu posto aqui.
Acabei de publicar uma torta que vi aqui no seu blog e você me vem com outra pra entrar na lista. Assim não consigo diminuir minha lista nunca!
ResponderExcluirBjs.
Ficaram lindas, Gina! Douradas e com a pêra bem glaçada.. espero que tenham gostado!
ExcluirObrigado por testar e por vir aqui me contar, bjão!
Acabei de publicar uma torta que vi aqui no seu blog e você me vem com outra pra entrar na lista. Assim não consigo diminuir minha lista nunca!
ResponderExcluirBjs.
Legal, ótima receita; mas faltou dizer que é um publieditorial, né. Pq o baner da "loja" está logo ali ao lado, então essa receita é patrocinada,não??
ResponderExcluirCuidado com os "jabás" não declarados, pq logo aparece uma "Blogueira-Shame" para os blogs de culinária e daí os autores ficarão com cara de uva passada(murcho).
Bsos.
Olás! Tem toda razão! Pode deixar que da próxima além de citar que o ingrediente veio da loja, vou deixar bem claro que citei a loja porque eles me fornecerm o ingediente.
ExcluirObrigado pela dica ;)
Meu Deusssss do céu....meninoooooo vc quer nos matar???
ResponderExcluirQue torta dos anjoooossssss....
Ai me convida pra ir ai comer essa torta de banana???
Ando com uma preguicite!!!!
Super parabénssssss !!!!!!!!!!!!!! Hummmmmm....
Vc é D+++++....bjussss
Lucy, nao quero matar ninguem não! hahaha Pelo menos no momento ;)
ExcluirQue bom que vc gostou da torta! Pena que estou atrasado em ler os comentários e a torta acabou, senão te convidava! hehe bjo e obrigado
Richie lembra da postagem que eu ia fazer e pedi autorização pra usar algumas imagens suas? Então, já esta no ar, dá uma passada lá no Mosaiko pra conferir. Um abraço ;)
ResponderExcluirAh, que bacana, vou olhar sim, Augusto! Mto obrigado :)
Excluirdas pouquíssimas coisas que não gosto (e são muito poucas mesmo...)manteiga de amendoim é uma delas. mas vou fazer a torta com um outro creme, porque a torta de mirtillo que copiei de você ficou ótima. forte abraço.
ResponderExcluirWair, tenta doce de leite! Acho que essa combinação dá samba! hehe
ExcluirÓtimo saber que vc fez a torta de mirtilos! Espero que tenha agradado, viu?
Abração!
Tarte com banana??? Deve ser deliciosa!!!
ResponderExcluirDepois de influenciado por este e por muitos outros blogs, venho dar a conhecer o meu, http://searchncook.blogspot.pt/, a actualizar brevemente :)
Abraço
Olá, eu sou suspeito para falar, mas é deliciosa mesmo! hehe Sucesso com o blog!
ExcluirAbraço
Richie, sigo o teu blogue com muito interesse. É um prazer ler as tuas receitas, as fotografias e o que escreves! Esta torta deve ser uma delícia!
ResponderExcluirMiaNina, poxa, que bom saber que gosta das receitas e fotos que publico por aqui! Mto obrigado por acompanhar e por comentar :)
ExcluirCom uma torta dessas e sem inspiração...sei!
ResponderExcluirMagina com então!
Que maravilha é essa amigo, babei!
Bjuss!!!
Pelo amor dos meus filhinhos, hein, Richie? Que coisa mais deliciosa essa torta! Sou louca por peanut butter, com banana deve ficar divina.
ExcluirRachel, c sabe que a falta de inspiração pega meesmo é na hora de fotografar, né? Mas dessa vez perdi umas receitas, que desandaram rs. Que bom q vc gostou, mto obrigado!
ExcluirPat, combina super bem! Já diria o Elvis e seu sanduiche de manteiga de amendoim e banana, né? Fiquei feliz que você gostou, bjao!
Excluiruau Que delícia! Adoro tudo que é feito de banana ;-) Muito bom!
ResponderExcluirwww.amenidadesdekelly.blogspot.com
Que bom que vc curtiu, Kelly! Obrigado por comentar :)
ExcluirRichie, sigo o blog tem um tempo, hoje reparei que você mora em uma cidade perto.. Sou de Brotas, trabalho na Rosário, que tem matriz ai em São Carlos... Beijo...
ResponderExcluirOi Jéssica, tudo bem? Somos vizinhos, praticamente, né? Brotas tem lugares lindos, eu adoro!
Excluirbjo e obrigado por acompanhar :)
Essa vida com mil problemas e mil coisas pra fazer quase nos sufoca né? Mas o importante é arrumar tempo pras coisas importantes(!) que nos fazem bem rsrsrs. Foi um prazer falar da Cozinha Coletiva Richie e logo logo faço a torta de caramelo e morangos hein rsrsrs
ResponderExcluirUm abraço
Augusto c tem razão! Tem horas que tenho até vontade de aposentar!hahaha Mais uma fez obrigado e faça a torta sim! :)
Excluirabraço!
Deve ser uma combinação muito boa mesmo, já que banana+pasta de amendoim+pão = maravilha ahhaha mas eu ainda prefiro a banoffe!
ResponderExcluirQue aliás, sempre que estou em Ribeirão Bonito é tradição ela presente na sobremesa =))
Obrigada por compartilhar essa sua receita!
Adoro a Banoffee tb! E vamos combinar que é bem mais prática de se fazer, né?
Excluirbjo!
Muito mais rsrs ..
ExcluirBjooo!
Já engordei mais dois quilos (não permitidos na gravidez), só de ler as receitas e as fotos do seu blog, vou tentar fazer e tentar não comer inteira escondida do meu marido, filha e mãe.
ResponderExcluirEncontrei seu blog quase que por acaso e adorei as receitas!!
Parabéns!
San, que bom que você gostou do blog! Tenta sim.. e se comer um pedaço a mais, grávida pode, né?rs um bjo e mto obrigado!
Excluir