Uma Torta de Mirtilos...
Olás,
eu já contei aqui que sábados são meus dias favoritos, né? Eu acordo sem despertador, faço uma faxina básica, tomo banho e, quando é quase hora do almoço, começo a pesquisar qual será a receita para o fim de semana. Normalmente lá pelas 3 da tarde a sobremesa escolhida já está pronta para ser fotografada [nesse horário bate uma luz bacana aqui, boa para fotos] e o post da semana fica assim, só esperando o texto para a publicação. Acontece que no fim de semana passado fiquei sem internet [onde geralmente pesquiso as receitas daqui] e tive que trabalhar no sábado [e no domingo]. E é por isso que, ao invés de uma elaborada sobremesa de Páscoa, estou começando a semana com uma nada original e básica, porém saborosa, receita de torta de mirtilos. Vai bem com sorvete de baunilha, creme de lite batido e filme antigo no final de semana ;)
A receita abaixo rende uma torta grande, mas optei por fazer meia receita [agora só estamos morando em dois, sabe?] e aproveitei para estrear essa travessa refratária que ganhei do pessoal da Canele Store, perfeita para porções menores!
Torta de Mirtilos
Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de chá de canela em pó;
1/4 da colher de chá de sal;
1/2 xícara de gordura vegetal gelada, picada em quadradinhos;
1/2 xícara de manteiga sem sal gelada, picada em quadradinhos;
1 ovo;
2 colheres de chá de vinagre branco;
2 colheres de sopa de água gelada.
Açúcar para polvilhar.
Para o recheio:
3/4 da xícara de açúcar mascavo claro, apertado na xícara;
1 colher de sopa de suco de limão;
1/2 colher de chá de canela em pó;
1/4 de xícara de farinha de trigo;
4 xícaras de mirtilos, frescos ou congelados;
1 colher se sopa de manteiga.
Preparando a massa:
Combine a farinha, o sal e a canela em uma tigela. Adicione a gordura vegetal e a manteiga e amasse com as pontas dos dedos até ficar com textura de farofa grossa. Em uma tigelinha, bata levemente com um garfo o ovo, o vinagre e a água gelada. Adicione essa mistura aos poucos à mistura de farinha e manteiga, amassando o mínimo, somente até conseguir formar uma bola com a massa. Divida essa bola em dois discos, embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por 2 horas.
Preaqueça o forno em 200 graus.
Faça o recheio: em uma tigela misture o açúcar, o suco de limão, a canela e a farinha. Adicione os mirtilos e misture-os com cuidado, até que fique recobertos. Reserve.
Abra um dos discos de massa, com o rolo e sobre uma bancada enfarinhada, e cubra o fundo e laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro. Recheie a massa com a mistura de mirtilos e espalhe a manteiga por cima. Reserve na geladeira.
Abra o outro disco de massa até conseguir uma espessura de 0.5cm. Corte tiras de uns 25cm de comprimento. Retire a torta da geladeira, pincele as bordas da massa com água e faça um trançado com as tiras, sobre o recheio, aparando e apertando as pontas nas bordas.
Polvilhe açúcar e leve ao forno por 30 minutos. Abaixe o forno para 170 graus e asse por mais 30 minutos ou até o trançado ganhar um tom bem dourado. Retire do forno, deixe esfriar por 1 hora e sirva.
Não é tão básica assim! hehe Adorei!!!
ResponderExcluirrs é que é batida nos foodblogs, né Mauro? Ainda mais depois do filme My Blueberry Nights..rsrs Que bom q vc gostou, obrigado!
ExcluirSendo receitas gostosas, básicas ou não, são sempre bem vindas! Linda torta! Bjos
ResponderExcluirÉ exatamente isso, Taís! bjo e obrigado!
ExcluirNossa, eu acho que engordo só de entrar no seu blog e ver essas receitas...cada uma parece ser mais deliciosa do que a outra
ResponderExcluirAhh, mas essa é doce de fruta, Danny.. engorda menos que bolo de chocolate, vai?rs bjo!
ExcluirMirtilos são tão tão difÍceis de encontrar nehh? Vi no mercado semana passada mas uma caixa com um punhadinho minimo estava coisa de R$ 12,00 achei muitissimo caro pra tão pouquinho. os congelados estão um pokinho mais em conta, mas essa receita vc fez com frescos neh. Ficou linda
ResponderExcluirPois é, Augusto, costuma custar R$8,00 por aqui [e eu acho realmente caro], mas de vez em quando caem para metade do preço.. talvez porque ninguém compre, né?rs Dei sorte, dessa vez. Obrigado pelo comentario!
ExcluirIncrível!! Tanto a receita quanto a foto!!
ResponderExcluirAdorei!
Eh tanta coisaaaa pra gente testar, alem do meu curso de chef de cuisine eu quero fazer
todas as suas sobremesas haahahha! Nao tem exercicio fisico que baste neh!!
Beijos Richie
Que delicia um curso de chef, Camila! O jeito é cozinhar e repartir os "experimentos" com os amigos, para todo mundo ter que fazer exercícios juntos depois!hehehe bjo!
ExcluirAh básica ou não a cara é deliciosa!
ResponderExcluirO que é aquela foto da torta na colher? Me deu água na boca!
E ficou linda como sempre...
Beijos Richie!
Jour, acredita que eu quase descartei aquela foto? Que bom saber q deu água na boca! :D
Excluirbjo!
Ainda bem que não descartou! :P
ExcluirAdorei!
Bjs
Ai ai que delícia!!!! Acho que nasci torta, porque amo salgado com doce e quente com gelado! Quando imaginei essa torta saindo pelando do forno com o sorvete que vc descreveu, deu vontade de parar tudo e correr para o fogão!
ResponderExcluirhahaha Então corre pro fogão, Giselle! :D Fico feliz q tenha gostado! :)
ExcluirSuas receitas são maravilhosas, sem falar nas fotos que são um espetáculo a parte. Toda vez que eu e meu marido entramos aqui já imaginamos que algo irá nos surpreender. Dá sempre água na boca.
ResponderExcluirOi Josie! Agradeço as visitas de vc e seu marido, e que bom que voltam sempre! Obrigado por me contar! :)
ExcluirHummm que aspecto delicioso!! e que fotos lindas! :)
ResponderExcluirObrigado, Nay! E obrigado por comentar :D
ExcluirRichie!!!! Que delícia!!!! Onde você comprou os mirtilos???? Ah, tb sou de São Carlos. Bjo
ResponderExcluirNatalia, que legal - adoro quando pessoas de São Carlos comentam por aqui! Eu comprei lá no Extra! ;) Obrigado por comentar!
ExcluirMeu sonho fazer uma torta assim com um "trançado" de massa por cima :-D Ficou linda! Bjs
ResponderExcluirLu, é mais fácil do que parece! E fica bonitinho, né? hehe
ExcluirObrigado por comentár, e bjo!
Richie, eu uso muito blueberries, e dia desses conheci uma "pastry chef" de um restaurante finíssimo em NY e descolei uma receita incrível com ela de muffins de mirtillo (nada fino, mas o básico é bom demais né?). Fotografei e tudo mais e to querendo postar no blog. Fico adiando por achar que o pessoal tem dificuldade de encontrar mirtilos. Me inspirasse a postar, mesmo que só eu consiga fazer! Comecei a escrever o texto agora! :)
ResponderExcluirOi Mariana, tudo bem? Pode postar tranquila que a gente arranja os mirtilos por aqui, mesmo que congelados :D
ExcluirJá está postado! Se não se importar, coloquei o link do preparo do buttermilk que vc postou no blog uns tempos atrás! Me avisa se tudo bem! :)
ExcluirOi Mariana! Eu vi a receita e já anotei! Nunca tinha vista usar creme de leite batido na massa - vou aproveitar para usar uns mirtilos congelados que tenho aqui.
ExcluirAvisando atrasado: pode usar sim! :D
bjo
Oi, Richie! Pois é, já fiz duas vezes aquele bolo. Uma vez do post e outra como cupcakes para meu aniversário, que foi ontem. Gostei mesmo da receita, é tão prática! Obrigada por publicar aqui no seu blog pois só assim tive acesso a ela e desculpe por não ter vindo avisar que a tinha testado, na correria acabei esquecendo...
ResponderExcluirTudo que vejo aqui na Cozinha fico com vontade de testar. O que eu faço???? =)
Talita
Talita, que bom que gostou! Preciso fazer cupcakes com essa massa também!
ExcluirObrigado por testar, por citar A Cozinha Coletiva e por vir me contar!
Ah, e se tudo dá vontade de fazer, faça! hehe
bjo!
Lindíssima a torta!
ResponderExcluirQue bom que gostou, Marina! Obrigado :)
ExcluirAdoro seu conceito de básico...forte abraço & feliz Páscoa
ResponderExcluirhahaha tá bom, mirtilo não é nada básico, mas a torta é, né? Super simples hehehe
ExcluirFeliz páscoa atrasado, Wair! :)
Adoro mirtilos, e consequentemente quase todas as receitas que são "a base" de mirtilos *-* mas é tão dificil encontrá-los na minha cidade :x
ResponderExcluirIxi, Mylena, mas nem congelado não se acha por aí?
ExcluirDá pra trocar por amoras, em todo caso ;)
Olá
ResponderExcluirPasso pra saber como está e desejar-lhe que esteja muito bem junto aos seus...
Também pela Pascoela no dia de hoje meu voto de felicidade!!!
Uma torta de paladar tão bom como a aparência, certamente!!!
Abraços fraternos de paz e pascal
Olá! Agradeço seus votos de páscoa - estou atrasado para retribuí-los mas espero que tenha sido um feriado ótimo!
ExcluirObrigado e abraço!
Divina sua torta! Eu tb prefiro os doces a arquitetura KKKKKK
ResponderExcluirEita, estamos ficando sem arquitetos, Brasil! hehehehe
ExcluirOlá Richie sou formada em gastronomia e amo a alquimia das panelas, mas admito que minha maior afinidade é com a cozinha quente e com os salgados, por muitos anos meus bolos não cresciam, hoje finalmente crescem mas minha verdadeira paixão continua sendo a parte dos salgados.
ResponderExcluirPelas suas postagens e pela criatividade nas receitas verifico que você se enquadra no grupo daquelas raras pessoas que nascem com um verdadeiro dom natural, com um talento para a arte dos doces.
Admiro seu trabalho, afinal confeitaria é química pura, é exatidão, paciência e delicadeza.
Parabéns seu blog é melhor que muitos livros de receita.
Oi Marina,
Excluirque bonito seu comentário! Espero ter mesmo pelo menos um pouquinho desse "dom" que você diz :) Obrigado pelas palavras e por passar por aqui! Melhorou meu dia :D
no me animo ha hacerlo asi que simplemente los compro para poder disfrutar de este delicioso postre . . saludos
ResponderExcluirGraciela, dá menos trabalho do que parece, pode acreditar! Abraços
ExcluirUNA VERDADERA DELICIA,PASE A CONOCER TUS RECETAS Y ME HAN ENCANTADO,
ResponderExcluirTE ENVIO UN GRAN SALUDO DESDE MONTEVIDEO-URUGUAY.
http://lacocinademirtita.blogspot.com/
Obrigado pela visita internacional, Mirtita! Fico feliz que tenha gostado.
ExcluirUm abraço do Brasil! :)
Hum..não gostei que vai gordura vegetal, mas gostei da cobertura. Vamos ver o que da pra fazer :)
ResponderExcluirModaedecoracao, a verdade é que a gordura vegetal pode ser trocada facilmente por manteiga gelada. Eu recomendo a mistura de manteiga e gordura pois a manteiga dá o sabor à massa, e a gordura vegetal [que não é margarina] dá a crocância que esfarela na boca... por isso as duas trabalham muito bem juntas! :)
ResponderExcluirFarei para o dia das maes, mirtilhos aqui na Alemanha sao bem acessíceis nesta época, adoro! Obrigada!
ResponderExcluirAdorei o blog!!! Quando puder, pleeeease, posta umas dicas pra fazer o trançado! Trançado for dummies hehehe
ResponderExcluir