Creme de Tapioca com Côco
Olás!
Faz pouco tempo que ganhei de um amigo dois saquinhos cheios de pequenos flocos brancos muito leves, com textura semelhante a isopor. "Como você cozinha bastante, vai usá-las pra alguma coisa", ele disse. Meio sem jeito eu perguntei o que era aquilo. "É Tapioca". E aí começou minha confusão mental - mas tapioca não é aquele negócio que parece um pastel recheado feito na chapa? Eu já tinha ouvido falar de farinha de tapioca, mas imaginava um pó, igual farinha de trigo. E já tinha visto tapioca em vários sites americanos, mas para mim aquilo era sagu - esferas duras e brancas que quando cozidas ficam transparentes. Até tentei seguir uma receita dessas gringas, mas os floquinhos derreteram totalmente com o tempo longo de cozimento, afinal as bolinhas de sagu levam um tempo até ficarem macias, né? E pior que quando pesquisava 'tapioca' em sites brasileiros só aparecia o tal do pastelzinho branco.
Mas o google, que não é bobo nem nada, entendeu quando digitei 'tapioca + isopor', e lá estavam as bolinhas brancas como ingrediente de pudins, bolos, mingau e creme.
Daí ficou fácil: meia hora depois eu já tinha uma panela de creme amarelinho, com sabor de côco e aroma de baunilha, cheio de carocinhos macios e encharcados. O creme vai muito bem com frutas frescas [já imaginei gomos de laranja por cima, delícia!] mas como a fruteira estava vazia, tostei em forno médio um coco fatiado bem fininho com o descascador de legumes por uns 20 minutos e espalhei sobre o doce. Ficou perfeito!
Creme de Tapioca com Côco
Ingredientes:
1/2 xícara de farinha de tapioca [dessa da foto, que parece com flocos de isopor];
2 xícaras de leite de côco;
1 xícara de leite integral;
2 gemas levemente batidas;
2/3 de xícara de açúcar;
1/4 de colher de chá de sal;
Raspas de meio limão;
1/2 fava de baunilha;
Raspas de côco tostado, para decorar.
Preparo:
Em uma tigela coloque o leite integral e a tapioca e deixe descansar por 20 minutos. Passe a mistura para uma panela, adicione o leite de côco, as gemas, o açúcar, o sal, as raspas de limão e a baunilha [raspe o interior da fava com uma faquinha para retirar as sementes e adicione a fava também]. Misture bem e leve ao fogo médio, mexendo sem parar. Quando começar a ferver, abaixe e fogo e cozinhe por uns 5 ou 7 minutos, até o creme engrossar. Apague o fogo e retire a fava de baunilha.
Passe o creme para uma tigela, cubra com filme plástico e deixe esfriar completamente. Distribua em potinhos, cubra com as raspas de côco e leve à geladeira até o momento de servir.
Conheço a farinha de tapioca, a granulada e bolinhas idênticas a sagu, mas essas irregulares parecendo isopor ainda não tive oportunidade de ver, de qualquer forma o creme me deixou com água na boca!
ResponderExcluirUm abraço!
Cristina, eu tb não conhecia e gostei muito! O sabor do creme lembra manjar e a textura arroz doce cremoso. Bom saber que ainda tenho bastante desses floquinhos! hehe
ExcluirAbraço e obrigado
Richie,
ResponderExcluiracompanho seu blog e adoro.....
Adoro tb a tapioca. conheci essa que vc usou no Rio de Janeiro numca casa de comida nortista. Comia com açai e açucar, muito açucar pois o açai natural não é doce. Destesto esses açai que entrou pra moda c/ guaraná, banana e outras misturebas que o deixam com gosto de nada-bem-doce...
Enfim, essa tapioca encontro tb aqui aonde moro(Brasília) e até p/ ficar mordiscando é boa...
Final de semana passado fiz um pudim de tapioca e um cuscuz de tapioca. Não sei qual ficou melhor.....rsrs
Mas qto ao sagu, que tb gosto muito, O segredo é justamente não cozinhar demais. Lavar antes de cozinhar ajuda a tirar o excesso de amido, as bolinhas ficam mais "nítidas" tanto no visual qto na textura. Claro, de nada adianta ter esses cuidados se usar um sagu fraco...rsrs Esses de supermercado nem sempre são bons, tenho algumas marcas que compro, as melhores são do RS ou de SC, de preferência marcas desconhecidas.... Pegou, né?
Olá, muito obrigado por acompanhar A Cozinha Coletiva :)
ExcluirConcordo plenamente - não gosto do açaí extremamente doce que vendem por aí. Tenho uma amiga que come no calor, pra refrescar, mas não acho nada refrescante..rs.. até pq vc é obrigado a tomar baldes de água depois, né? Esse meu amigo do Pará diz que lá comem o açaí de verdade até em pratos salgados, com peixe por exemplo.
Sagu eu já não gosto muito não.. pelo menos não o tradicional, com vinho tinto. Acho bem indigesto...
Muito obrigado pelas dicas! Abraço :)
Ahh, cuscuz de tapioca tá na minha lista! rs
Só pra completar....
ExcluirO sagu tradicional é feito com vinho tinto mas vc pode fazer c/ vinho branco tb ou rose, ficam deliciosos.... Claro que a qualidade do vinho é tudo mas.... faço muito aki em casa com suco de uva, é 10!!!
Sei que no Maranhã comem açaí c/ farinha d'água.... Nunca me apeteceu...
Faço recheio de açaí p/ pão de mel... boooommmm....
Pois é, acho que um pouco do meu não gostar de sagu é pela qualidade dos que comi.. geralmente tem em sobremesa de restaurante do dia-a-dia, sabe? Nao deve ser dos melhores rsrs.
ExcluirNossa, deve ficar bom esse pão de mel! O açaí fica grossinho? Com textura de brigadeiro, assim?
abraço!
Hummm, que delícia!!!Como boa nordestina, amo tudo que leva tapioca e coincidentemente postei no blog um pudim de tapioca que fiz no domingo passado. Como moro na Alemanha sinto uma falta muito grande desses produtos por aqui, mas achei em uma loja que vende produtos brasileiros um saquinho com granulados de tapioca, diferente do aspecto da sua e fiz o pudim a minha moda,que ficou maravilhoso também!!!! Vou tentar fazer com a minha tapioca a sua receita, de repente, vai que dá certo ,né? Bjos
ResponderExcluirhttp://desdeminhajanela.blogspot.de/2012/10/pudim-de-tapioca-delicioso.html
Rosangela, que lindo que ficou o pudim! Nossa, vou ter q fazer pra provar! hehehe Será que dá certo com essa minha tapioca? Se der, logo ele aparecerá por aki hehehe
Excluirbjo e mto obrigado!
AHA, acabou o mistério dos floquinhos brancos. Adorei o resultado Richie, parece um creme bem aveludado. As lascas de coco arremataram bem. As fotos estão incríveis!
ResponderExcluirBeijos
hahahaha Pois é, Sandra, mas parece que era mistério só pra mim, né, que ainda não conhecia..rsrs. O leite de côco em abundância deixa bem aveludado mesmo, e delicioooso! Que bom q vc gostou, bjão e obrigado!
ExcluirRichie, parabéns pela obra de arte!!! Você é 10000 cara!!!
ResponderExcluirUma dica: como faço para comprar esses livros que você consulta em sua receitas de tortas e posta os nomes para a gente? Dá pra comprar da propria AMAZON mesmo? Abraços, Gesiane
Oi Gesiane, tudo bem? Promeiramente muito obrigado hehe
ExcluirOs livros dá pra comprar no Amazon sim, ou em livrarias nacionais que importam livros.. demora um bocadinho pra chegar, se eles não tiverem em estoque, mas compensa! :)
Mas dá uma procurada que alguns livros que cito são ou tem versão em portugues, viu? Mais fácil.
Abraço!
Aiaiaiai, outra coisinha...abusando + um pouquinho :) :)
ResponderExcluirVocê tem alguma receita mara de brioche? Nossa, vi o seu post do Bostocks e ameiiiiii, mas não tem a receita de brioche lá...
Um abração da sua seguidora...
Gesiane
Ixi, Brioche ainda não tentei não... sou meio medroso com fermento biológico, sabe?rs Mas quando eu fizer e der bom resultado podexá que eu coloco aqui!rs
ExcluirAbraço e obrigado!
Nunca provei tapioca, mas pelo aspecto do teu creme bem que comia um pouco
ResponderExcluirBeijinhos
belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/
Belinha, eu tb nunca tinha comido e agora que provei recomendo e muito, viu?rs
Excluirbjo e mto obrigado
FALA SÉRIOOOOOOOOOOOOOO!!! DEVE SER O MELHOR DOCE EVER!!!
ResponderExcluirNão sei se o melhor, mas é mto gostoso, Patilda! E com gostinho de Brasil, né? :)
ExcluirRichie meu amigo que delicia.Ainda bem que o google te ajudou, assim você dividiu essa receita deliciosa conosco.Ja comi pudim de tapioca que é uma delicia, mas esse creme você arrasou querido.
ResponderExcluirBeijos, tenha uma linda noite.Babei, pra variar.
Que bom que vc curtiu, Léia! O pudim vai ser minha próxima tentativa com essas bolinhas! heheh
Excluirbjo e mto obrigado
Ricardo,
ResponderExcluirFicou perfeito, lindo maravilhoso, apelativo, guloso, apetitoso, gostoso,... e demais adjectivos. Adorei o creme e amei a sugestão do coco em cima.
Bjnhos e uma semana maravilhosa.
http://saborescomtempo.blogspot.pt/
Nossa Manuela, fiquei feliz em saber que o creme causou essa impressão toda! hehehe
Excluirbjo, muito obrigado e ótima semana
"tapioca + isopor"...
ResponderExcluirAh, Richie, como eu te amo. :D
(escândalo essas lascas de côco, es-cân-da-low!)
hahahaha :P Obrigado pelo es-cân-da-low assim divididinho, Quérouls
Excluirbjo!
Nunca comi tapioca mas adoro coco e esse creme esta lindo,tentador.
ResponderExcluirGostei muito.
bjs
É difícil achar por aí? Aqui mesmo nunca vi pra comprar.. essas ganhei de um amigo paraense que trouxe de lá.
ExcluirQue bom que gostou, bjo!
Richie, essa tapioca é minha conhecida há muitos anos porque sou do Rio e lá é tradicional. Se você conhecesse meu blog há mais tempo, saberia o que é tapioca...rs! Publiquei cuscuz de tapioca a long time ago...
ResponderExcluirAdoro!!
Bjs.
Ah, comprei esses dias o coco em lâminas e agora já tenho mais um uso para elas, obrigada!!
ExcluirGina, a tapioca do RJ não é igual a essa não, a tapioca do Richie é paraense. A confusão dos nomes é grande!!
Excluirbjs
Gina, vou olhar! Tô caçando receitas 'tapioquentas' hehehe
ExcluirComprar o côco em lâminas facilita bastante, né? Mas eu gosto do côco fresco tb, recém-aberto, com água dentro e tudo. Bjo e obrigado!
Andréa, como são essas do Rio? São bolinhas duras tipo sagu? É bem confuso mesmo..rs bjo!
É verdade, Andréa, agora que prestei atenção melhor à tapioca da foto... Não é igual à do Rio mesmo.
ExcluirRichie, as do Rio não são bolinhas tipo sagu, são granuladas, irregulares e duras. Precisam ser embebidas em leite, de preferência quente, para amolecer. O cuscuz é uma delícia!! Bj.
Ri muito com "tapioca+isopor"!
ResponderExcluirSó você mesmo! E ainda conseguir como resposta esse creme com cara de maravilhoso!
Nunca comi tapioca, mas agora vou ter que provar!
Beijo!
As vezes o google entende as relações mais doidas, Jour..rsrsrs
ExcluirTem que provar mesmo, eu recomendo!
bjo e obrigado :)
Acabei de voltar de Belém com um saquinho desses! A tapioca rende umas sobremesas bem interessantes, seu pudim parece ótimo. Tenho foto dela no mercado nos Aromas e Sabores do Pará.
ResponderExcluirbjs
Andréa, essas são paraenses mesmo. Que delicia, vc foi no Ver-o-peso? Tenho mta vontade de conhecer!
ExcluirMas fiquei encucado: como é a tapioca do RJ?
obrigado e bjo!
Espectacular!!!
ResponderExcluirADOREI!!! Deve ser uma delíca e as fotografias estão lindas.
Nunca provei, mas vou procurar aqui em Portugal.
Bjs.
Olá,
ResponderExcluirGosto muito desse creme... a tapioca tem um sabor excelente!!!
Abraços fraternos de paz e bem
Uma sobremesa digna do mais chique dos restaurantes!! :D
ResponderExcluirFicou fantástica, com as raspas de coco a finalizar em beleza.
Jota
http://searchncook.blogspot.pt/
Já te falei mil vezes e vou falar mais mil...amo seu trabalho, acho voce fantastico e espero comer seus doces algum dia em uma linda casa com seu nome !!!
ResponderExcluirbeijos desta amiga que mesmo em silencio sempre, mas sempre mesmo acompanha seu trabalho.
Paula Labaki
Que tentação!!!!
ResponderExcluirParabéns pelo blog. Estou aguardando suas próximas receitas!!
Um abraço!
Richie, essa tapioca é ótima para bolo também. Estou me aventurando nos doces, trouxe essa tapioca de Recife e mandei ver num bolo. Calórico, deliciosamente calórico, mas...
ResponderExcluirForte abraço, já copiei sua receita. Sobrou tapioca em casa...