terça-feira, 12 de junho de 2012

Tarte Tatin de Bananas


Olás, tudo bem?!
Hoje é dia dos namorados, eu sei, mas minha receita [sorry!] não leva morangos nem é em formato de coração. A verdade é que Tarte Tatin, apesar de ser uma sobremesa super clássica, é muito muito fácil de ser feita [pode confiar, não tem erro! Ah, e a massa pode ser comprada, se você estiver realmente com preguiça] e ainda permite uma variedade enorme na fruta a ser utilizada como recheio [eu mesmo já preparei versões com maçãs, pêras e ameixas]. Por essa praticidade toda, essa Tatin é minha sugestão de sobremesa para um jantarzinho romântico [imagina impressionar seu amor com a sua sobremesa francesa caseira? ;) ] ou mesmo para os solteiros [à la Bridget Jones] se acabarem, junto com o tradicional pote de sorvete das noites solitárias hehehe [tô rindo mas tô nessa rs]. 
Então, feliz dia dos namorados, e bora pra receita!

Tarte Tatin de Bananas
[receita retirada desse blog lindo]

Para a massa: você pode usar um disco de 24cm de diâmetro de massa folhada pronta, ou preparar a massa dessa receita clicando aqui.


Para o recheio:
60g de manteiga sem sal;
160g de açúcar cristal;
1 colher de chá de raspas de laranja;
1/4 da colher de chá de canela em pó;
4 bananas maduras cortadas ao meio no sentido do comprimento [usei banana nanica].

Preparo:
Prepare a massa como indicado na receita do link. Reserve na geladeira.
Preaqueça o forno a 180 graus.
Você pode preparar a torta em uma fôrma redonda, de 24cm de diâmetro ou, como eu fiz, em uma frigideira [desde que ela não tenha cabo de plástico ou madeira, ou tenha o cabo removível, como a minha].
Leve a fôrma [ou a frigideira] sobre a chama do fogão, em fogo baixo. Coloque a manteiga e deixe derreter. Em seguida adicione o açúcar e mexa até dissolver. Continue a cozinhar por cerca de 5 minutos, até o açúcar derreter e a mistura ganhar uma bela cor dourada [cuidado para não queimar a calda ou se queimar com ela]. 
Apague o fogo e arrume as fatias de banana sobre o caramelo, com o lado do corte para baixo. Polvilhe com a canela e as raspas de laranja e reserve.
Abra a massa com o rolo sobre uma superfície limpa e enfarinhada até conseguir um disco de uns 26cm de diâmetro [pouco maior que o diâmetro a fôrma] e a espessura de mais ou menos 0,5cm. Transfira o disco para a fôrma, sobre as bananas, e aperte bem nas laterais. Fure a massa em alguns pontos com a ponta de uma faca.
Leve ao forno por cerca de 30 minutos, até a massa dourar. Vire, ainda quente, sobre um prato. Sirva morna, com um bom sorvete de creme ou creme de leite batido.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Torta Rústica de Morangos


Olás, eu voltei!
O blog ficou parado por um mês, e eu super agradeço a paciência dos visitantes e os e-mails carinhosos de leitores em 'crise de abstinência' hehehe. 
A verdade é que A Cozinha Coletiva está sem uma cozinha 'física' e 'oficial'. Saímos da nossa casa em São Carlos e enquanto não me mudo para a casa nova, estou hospedado na casa do meu pai - isso significa longe do meu fogão e dos meus utensílios de cozinha e totalmente desacostumado com a luz daqui, para fotografar.
Mas andei treinando na cozinha da minha avó, e fotografando em horários e luminosidades diferentes, e depois de umas quatro tentativas finalmente consegui uma torta assada perfeitamente [o forno aqui é um pouco complexo..rs] e fotos minimamente boas.
A receita da massa, que leva cream cheese, eu encontrei na Martha Stewart e simplesmente adorei! Saborosa e tenra, ela desmancha na boca a cada mordida! E o recheio super simples vem bem a calhar nesse começo de estação de morangos. Enfim, combinação deliciosa - espero que gostem!



Torta Rústica de Morangos

Para a massa:
4 colheres de chá de água gelada;
2 colheres de chá de vinagre branco gelado;
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar;
1/2 colher de chá de sal;
1 colher de sopa de açúcar;
240g de manteiga sem sal gelada, cortada em cubinhos;
240g de cream cheese gelado, cortado em cubinhos.

Para o recheio:
450g de morangos frescos sem cabinho, lavados e fatiados;
1/4 de xícara mais 1 colher de sopa de açúcar refinado;
2 colheres de chá de amido de milho;
Suco de meio limão.

1 gema para pincelar;
açúcar cristal para polvilhar

Preparo:
Em uma tigelinha misture a água gelada e o vinagre. 
Em uma tigela grande misture a farinha, o sal e o açúcar. Adicione a manteiga e o cream cheese gelados e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa com flocos grandes. Adicione a mistura de água e vinagre às colheradas, amassando somente até formar uma bola de massa. Achate essa bola, formando um disco de massa, envolva em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.
Em uma tigela grande misture os ingredientes do recheio e deixe tomar gosto por 5 minutos.
Preaqueça o forno a 180 graus.
Sobre uma superfície enfarinhada e usando um rolo, abra a massa até conseguir um círculos de uns 7mm de espessura [e uns 35cm de diâmetro - se sobrar massa você pode congelar]. Distribua o recheio sobre a massa, deixando uma borda de 5cm em toda a volta.  Delicadamente, dobre essas bordas sobre o recheio, formando um fechamento. Passe com cuidado a torta para o fundo de uma assadeira de pizza e leve à geladeira por 15 minutos.
Retire, pincele a gema de ovo sobre a massa, polvilhe com açúcar cristal e leve ao forno por cerca de 40 minutos, até a massa ficar dourada e o recheio borbulhar.
Sirva morna, acompanhada de sorvete de creme ou creme de leite batido.