Key Lime Pie


Olás, tudo bem?
A Key Lime Pie é uma torta típica de Florida Keys, um arquipélago no litoral da Florida, sudeste dos Estados Unidos. Feita com massa de biscoito triturado, leite condensado, ovos e suco de pequenos limões verdes [chamados em inglês de 'Lime' - 'Lemon' é só o limão amarelo], acredita-se ter sido criada pelos pescadores das ilhas e hoje, devido à sua fama, é considerada a torta oficial do estado da Florida [não é legal cada estado americano ter uma torta oficial?!].
Históricos à parte, momento-confissão: eu sempre tive o maior preconceito com essa torta. Achava uma versão exageradamente facilitada da francesa Torta de Limão e Merengue, que abusava de ingredientes prontos, como biscoitos esmigalhados e leite condensado. Key Lime Pie? Coisa de americano que adapta receita clássica e estraga tudo. Receita pra criança preparar.
E tudo bem, a Key Lime Pie pode ser quase tudo isso mesmo - iconoclasta, preguiçosa, sem muita técnica - mas é tão, tão gostosa que depois de provar o primeiro pedaço, quem liga pra clássicos e técnicas e complexidade, né? ;)
Então se você quer uma sobremesa fácil e inesquecível, aproveita essa receita: massa de biscoitos triturados é moleza, recheio com leite condensado é 'café-com-leite', e a cobertura você ainda pode escolher entre creme chantilly [baba, né?] ou merengue [mais complicadinho, mas ótimo para aproveitar as claras que sobram do recheio]. Eu fiz duas tortas, uma com chantilly e outra com merengue, e não consigo escolher qual a melhor!
Espero que gostem :)


Key Lime Pie
[receita retirada daqui, rende uma torta de 23cm de diâmetro]

Ingredientes para a massa:
200g de biscoito tipo 'Maria';
100g de manteiga sem sal, derretida.

Ingredientes para o recheio:
1 lata [395g] de leite condensado;
3 gemas de ovo;
1/2 xícara [120ml] de suco de limão verde [usei Thaiti];
2 colheres de chá de raspas de casca de limão.

Escolha a cobertura:
Se você preferir a cobertura de creme chantilly:
1 xícara de creme de leite fresco gelado;
2 colheres de sopa de açúcar;
Raspas de 1 limão para decorar.

Se você preferir a cobertura de merengue:
3 claras de ovo;
180g de açúcar refinado;
Raspas de 2 limões.

Prepare a massa:
Preaqueça o forno a 180 graus.
No liquidificador ou processador, triture os biscoitos até obter uma farinha grossa. Transfira para uma tigela, adicione a manteiga derretida e incorpore bem. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 23cm de diâmetro com essa mistura, apertando com as costas de uma colher para compactar a massa.
Leve ao forno por 10 minutos, retire e deixe esfriar enquanto prepara o recheio.

Prepare o recheio:
Na batedeira ou usando um fouet, bata as gemas por uns 2 minutos, até formar um creme fofo e pálido. Adicione o leite condensado e bata por mais 3 minutinhos, lembrando de raspar as laterais da tigela com uma espátula. Por fim, junte o suco e as raspas de limão, misture bem e recheie a massa preparada com esse creme.
Leve novamente ao forno por 15 ou 20 minutos, até o recheio firmar [balance levemente a torta para testar se o creme já firmou].
Retire do forno, deixe esfriar completamente e leve para gelar [você pode cobrir a torta com plástico filme, se preferir] por pelo menos 2 horas, ou de um dia para o outro.

No momento de servir, prepare a cobertura:
Se você escolheu o creme chantilly:
Na batedeira, bata o creme de leite fresco bem gelado com o açúcar até conseguir picos firmes. Cubra a torta com o creme chantilly usando uma espátula ou o saco de confeitar. Polvilhe com as raspas de limão e sirva.

Se você escolheu o merengue:
Leve as claras e o açúcar ao fogo em banho-maria por uns 4 minutos, misturando até o açúcar se dissolver completamente. Passe a mistura para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta até que se forme um creme branco, fofo, brilhante e com picos firmes. Adicione metade das raspas de limão e bata para incorporar.
Cubra a torta com o merengue usando uma espátula ou o saco de confeitar, se preferir. Polvilhe com as raspas de limão restantes e sirva.

Comentários

  1. Acabo de voltar do almoço e dou de cara com o que? Samaravilha chamada torta de limão e merengue. Sim, porque a melhor é com merengue. Essa é a minha torta preferida. Não pode colocar na minha frente porque some! Richie, agora vc castigou. Apesar disso, beijinus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então foi uma sobremesa providencial, Marta! Fico feliz que você tenha gostado! :)
      bjo e mto obrigado

      Excluir
  2. Olá Richie,

    esta tarte ficou super linda e apelativa! Dava umas trincas, com toda a certeza.

    Parabéns!

    Beijinho

    Sofia
    http://paladarescompanhia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se dava umas trincas, é pq tá aprovada, né Sofia?rs
      Mto obrigado, beijo!

      Excluir
  3. Adoro torta de limão, e tanto faz a cobertura, rs!
    A sua ficou um espetáculo!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao consigo decidir qual prefiro, ainda, Karen! Acho que uma fatia de cada é a melhor opção aqui..rs

      Mto obrigado, bjo

      Excluir
  4. Aiaiai que delícia! Eu adoro a clássica torta de limão com merengue, mas essa versão americana parece deliciosa! Acho que vai fazer muito sucesso lá em casa :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb prefiro a clássica francesa, mas essa funciona muito bem na correria, viu?

      Mto obrigado, abraço!

      Excluir
  5. Hi, Richie!

    A sua torta ficou linda e com aspecto super apetitoso, "para variar", rsrs. Esta torta não é quase idêntica à torta de limão à brasileira? rsrs. A diferença são as gemas no recheio, que o povo deve ter tirado com receio da salmonela. Eu não sou paranoica com relação à salmonela, acho que se a gente usar ovos frescos, limpos e de boa procedência não corre riscos, rsrs.

    Um beijo e tudo de bom pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly, tudo bem?
      É bem parecida mesmo com a brasileira.. mas acho que as gemas dão o tom amarelo que a gente espera ver em uma torta de limão, né? E o tempo de forno deixa o recheio mais firme para cortar, independente da altura da camada [assim evita a adição de gelatina sem sabor, que já provei por aqui e não gostei nao..rs}.

      beijo e mto obrigado!

      Excluir
    2. Mas não fica com gosto do ovo não? Esta é a minha dúvida, estou querendo fazer esta torta hoje para meu marido ele é apaixonado por torta de limão.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Ahh, sinal de que o post funcionou, Gi e Rafa! Obrigado!

      Excluir
  7. Oi Richie, que coisa mais delicada e saborosa.Fico sempre salivando com suas tortas.Estou para participar de uma blogagem coletiva onde elegi uma receita sua para a minha participação.Claro que te darei todos os creditos.Assim que fizer te conto.Beijos querido, salivei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que legal Léia! Qual vai ser? Fiquei curioso!!rs

      bjo e mto obrigado!

      Excluir
  8. Parece muito saborosa! Vou tentarei fazer!!Fiz um curso de tortas e acabei me apaixonando por elas. Beijos e saiba que seu blog é uma grande inspiração pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, tudo bem? Que legal, onde foi o curso?? Fiquei interessado nele!

      Mto obrigado, e é incrível saber que A Cozinha Coletiva te inspira!

      beijo

      Excluir
  9. Adorei sua frase...quem liga p clássicos, técnica e complexidade, claro que tudo isso tem seu valor, mas o importante é o sabor!!
    Mais uma vez parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem vê pensa, né Cristina?hahaha Sou super caxias com clássicos, na verdade..rsrs... mas dessa vez tive que deixá-los de lado, por um ótimo motivo, alias..rs.

      Muito obrigado, beijo!

      Excluir
  10. Não pode ter preconceito com torta em Richie. Apesar de adorar a sofisticada torta francesa com curd de limão eu sempre me rendo a esta de leite condesado com muito gosto kkk.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, sou meio chato com adaptações/ facilitações, Augusto. Mas dessa vez tive de me render! :)

      Abraço e muito obrigado!

      Excluir
  11. Adoro sabor a limão e essa tarte ficou divina, era bem capaz de comer meia...
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Richie, ficou linda. Vou fazer e depois te conto, pois essa JOY só faz coisa boa.

    ResponderExcluir
  13. Vou engordar 10 quilos só com a foto... se depois de acrescer do merengue e colocar no grill do meu forno , não viraria um suspiro? Que delícia....

    ResponderExcluir
  14. Richie, esta torta parece realmente apetitosa, vou fazer ainda esta semana para experimentar e queria te pedir uma coisa: por favor faz a receita de Mississippi Mud Pie. Abraços

    ResponderExcluir
  15. Sempre faço essa torta (até para o trabalho e para a faculdade eu já levei), mas não gosto nem do merengue nem do chantilly. Eu faço um suspiro bem salpicado com as aspas de limão e decoro com o recheio ainda cru. Coloco no forno por uns 25 min. e ela sai durinha e super bronzeada! rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Gennnte, mas é sobremesa que mais fiz na vida rs, primeiro porque é realmente muito simples e segundo porque fica uma delícia. Aprendi a receita em um restaurante em que estagiei.
    Está rolando um sorteio lá no blog, venha participar!
    http://www.nutribobagens.blogspot.com.br/

    BjoS

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Vou testar a receita. Eu particularmente acho complicado esse merengue suíço, sou muito acostumado ao método italiano, que é mais cri cri, entretanto torna o merengue mais estável e fácil de trabalhar!

    ResponderExcluir
  19. Seu Blog é uma TENTAÇÃO... Huuuuuuuuuuummmmmmmmmm!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. não tenho preconceitos contra o leite condensado, apesar de sempre achar que o gosto fica marcado. mas - whatthehell! - esta torta está com uma cara linda...
    forte abraço, rapaz.

    ResponderExcluir
  21. não tenho preconceitos contra o leite condensado, apesar de sempre achar que o gosto fica marcado. mas - whatthehell! - esta torta está com uma cara linda...
    forte abraço, rapaz.

    ResponderExcluir
  22. não tenho preconceitos contra o leite condensado, apesar de sempre achar que o gosto fica marcado. mas - whatthehell! - esta torta está com uma cara linda...
    forte abraço, rapaz.

    ResponderExcluir
  23. Eu já fiz essa receita e é divina...sempre preferi chocolate. mas devo dizer que me apaixonei por torta de limão, mas eu ponho pouco suco de limão porque senõa fica muito azedo.

    ResponderExcluir
  24. Acabei de conhecer o teu blog e fiquei encantada! Receitas verdadeiramente deliciosas e fotos fantásticas...Arranjaste mais uma seguidora.
    Já agora fica o convite para visitar o meu cantinho.

    Sílvia Martins
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  25. Acabei de conhecer o teu blog e fiquei encantada! Receitas verdadeiramente deliciosas e fotos fantásticas...Arranjaste mais uma seguidora.
    Já agora fica o convite para visitar o meu cantinho.

    Sílvia Martins
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  26. Gente, o que é isso? Acabei de descobrir teu blog e dou de cara com uma maravilha dessa! :9 Pena que eu sou horrível na cozinha, senao tentava agora, hahaha
    Quem sabe eu crio coragem e faço? Pelo jeito vale a pena! ;)
    Adorei teu blog, beijos.

    ResponderExcluir
  27. Adorei saber que essa torta tem toda essa história! É uma sobremesa que faço há muitos anos, desde a adolescência (muitos anos mesmo, hahaha) e que é sucesso garantido! A única diferença é que pra cobertura faço um merengue comum, ponho por cima do recheio, raspinhas de limão e levo tudo junto ao forno. O merengue fica douradinho, com uma textura aerada e a torta fica linda. Ah! E eu não bato nada na batedeira, um bom fouet resolve a situação (com bem menos sujeira).
    Abração!

    ResponderExcluir
  28. Fantástica!!! Que delicia. ^^

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  29. Assim não vale Richie :) uma tarte tão simples e tanta gulodice junta?!! :)
    Esta não me escapa num dia com menos tempo, é perfeita.
    Como sempre as tuas fotos estão fantásticas e apetece entrar no computador para roubar a tarte inteira :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderExcluir
  30. Tô chorando aqui com essa receita! Deve ser maravilhosa!

    beijão,

    Tracy
    http://www.megauteis.com.br

    ResponderExcluir
  31. Richie, querido, eu tô sempre por aqui acompanhando e testando suas receitas, dentro das limitações que morar em um cidade pequena permitem...
    Dentro desse contexto vai uma perguntinha: qual a alternativa para o creme de leite fresco, vez que aqui ninguém sequer sabe do que se trata???
    Quero fazer aquele recheio de bolo que usa creme de leite fresco e leite em pó... que vc fez no aniversário da filha de uma amiga,lembra?
    E aí, tem como substituir por outra coisa que de o mesmo efeito e sabor?
    Muito obrigada!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Ola Richie, estou adorando seu blog, já anotei varias receitas incriveis.
    As fotos são muito bem feitas, são suas? Vc usa qual máquina?
    obrigada
    Juliana

    ResponderExcluir
  34. Olá! Fiz a torta e ficou maravilhosa, só que substitui o receio por Lemon Curd. Ela fica mais azeda por não ir leite condensado. Se quiseres a receita do Lemon Curd, aí vai:

    ingredientes:

    3 ovos
    3/4 de xícara de açúcar
    suco de 3 a 4 limões sicilianos
    1 colher de sopa de zests de limão
    3 colheres de sopa de manteiga

    modo de preparo:

    Bate os ovos levemente em uma tigela, leva pra panela com o açúcar e o suco. É importante que a panela não seja de alumínio, se vc não tiver outro tipo, pode ser feito em banho-maria.

    Leva para fogo baixo, mexendo sempre para que os ovos não cozinhem e o creme fique grumado. Caso isso aconteça, e só passar um mixer ou colocar no liquidificador, que ele volta.

    Quando atingir a espessura de um creme, desliga o fogo e adiciona as zests e a manteiga.

    Experimente fazê-la com Lemon Curd, abraços!

    ResponderExcluir
  35. Oi! Eu fiz ela aqui (falta o merengue), mas achei que ficou pouco recheio. Será que fiz algo errado? :/

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Fiz essa receita, ficou boa, mas faria algumas alteraçõ8es: se for usar o limão taihti, use uma quantidade menor que meia xícara do suco no recheio, porque acabou ficando azedo demais. E olhe que eu gosto de doces cítricos! E quanto ao merengue, essa medida de açúcar eu usaria para duas claras, e não três. O merengue ficou esponjoso e nada brilhante. Tive que fazer uma nova calda de açúcar para consertá-lo e obter a consistência que queria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P