Torradas francesas com maçãs douradas no bordo
Olás, tudo bem?
A Cozinha Coletiva anda tão parada, não é?! Voltei a morar com a minha família [pois é, outra vez] e agora concorro diretamente, pelo domínio do espaço da cozinha, com uma avó que adora bolos de caixinha e com uma mãe confeiteira. Além de que família já viu, né? Todo mundo quer saber o que você está cozinhando, todo mundo quer sair na foto de comida que você está tentando tirar, todo mundo quer saber porque, o que, quanto, pra que, onde, etc. E ninguém entende quando você quer refazer aquela receita, porque não ficou exatamente como você queria, e nem quando, depois, você fica tirando mil fotos da mesma coisa, tentando se acostumar com a nova [e pouca] luz disponível.
A parte boa é que enquanto me acostumo com eles, eles se acostumam comigo [e com minhas esquisitices culinário-fotográficas] e a gente acaba não se matando. Parte boa também é ter uma vizinha fornecedora de ovos caipiras, daqueles pequeninos e de gema vermelhinha, e descobrir que ainda existem por aqui lugares onde você leva seu latão [aparentemente todo mundo tem um latãozinho de alumínio em casa] e compra leite gordo fresquinho! Mal posso esperar pra fazer queijo!
Sobre a receita de hoje, tudo começou com uma coceirinha de preparar brioche em casa, daquelas que não passam até que a gente faça, sabe? Quase quebrei minha batedeira planetária por causa disso [aquela mesma que pulou da bancada, quase se desmanchou inteira pra bater a bendita massa], mas na segunda tentativa [porque na primeira errei e botei o dobro do fermento pedido] consegui brioches Nanterre [aqueles assados na fôrma de pão] bastante satisfatórios! A receita deles fico devendo ainda [esqueci de fotografar o processo todo] mas deixo aqui uma sugestão incrível de café da manhã preparado com eles! Espero que gostem!
Torradas Francesas com Maçãs douradas no Xarope de Bordo
[receita da Martha Stewart, adaptada daqui]
Ingredientes:
6 ovos;
1 xícara de leite;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
Canela em pó;
6 fatias grossas de brioche amanhecido [você pode comprar um brioche pronto ou substituir por pão de fôrma amanhecido];
2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
3 maçãs, sem cascas e sementes, fatiadas;
2 colheres de sopa de água;
1/2 xícara de xarope de bordo [maple syrup].
Açúcar para polvilhar [opcional].
Preparo:
Bata os ovos, leite, baunilha e uma pitada de canela em pó em um prato grande, onde caibam as 6 fatias de pão em uma única camada. Espalhe as fatias de brioche sobre a mistura, virando as fatias dos dois lados, para que absorvam todo o líquido.
Enquanto isso, leve uma frigideira ao fogo médio, derreta uma colher de manteiga e adicione as fatias de maçã, mexendo para as fatias dourarem dos dois lados. Adicione as 2 colheres de sopa de água e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por uns 4 minutos, até as maçãs ficarem macias. Adicione o xarope de bordo e uma pitada de canela em pó, misture bem e deixe cozinhar por mais um minuto. Reserve.
Em uma frigideira anti-aderente grande, derreta uma colher de manteiga e, com cuidado, distribua as fatias de brioche encharcadas. Deixe dourar, vire as fatias e douro do outro lado [leva uns quatro minutos para dourar dos dois lados].
Retire as fatias, descanse-as rapidamente sobre papel absorvente e polvilhe com açúcar [opcional]. Coloque 2 fatias por prato de servir e cubra com as fatias de maçã e a calda que se formou. Sirva imediatamente!
Vim aqui conferir pra saber o que é essa "coisa" dourada que reforça mais do que nunca a máxima de que a gente come primeiro com os olhos!
ResponderExcluirPreciso fazer!!!!!!
Abraço.
Faça sim, Maria, é incrivelmente delicioso e fácil de se fazer! bjo :)
ExcluirRichie, porque é que eu fico sempre a babar não sei se pela comida se pelas fotos,
ResponderExcluirtenho de descobrir
beijinho de Portugal
Espero que seja pelos dois! :) hehehe
Excluirmto obrigado, bjo!
Fantástico! Fiquei com vontade de experimentar!
ResponderExcluirJá agora, visto não conhecer o termo...o que é brioche "amanhecido" ?
Beijinhos
http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/
Oi Sílvia! Amanhecido é que foi feito no dia anterior.. é como chamamos o pão ou brioche quando ele já está endurecendo e secando, entende?
ExcluirBjo e mto obrigado!
Muita coisa para comentar sobre isso e estou atrasada. Volto depois!
ResponderExcluirTe espero, Gábs! rsrs
ExcluirMeu sonho é também fazer brioche! Vou esperar suas dicas e receita! ;)
ResponderExcluirPreciso fazer outra vez para fotografar tudo e postar, Josafá! Mas haja coragem, pq é bem trabalhosinho, viu?rs Abraço
Excluirmais uma gordice irrecusável para o café da manhã de final de semana...
ResponderExcluirabs!
Gordice é comigo mesmo! hahaha Abraço Wair
ExcluirOlá Richie,
ResponderExcluirIsto é um pecado, não poso vir aqui que engordo logo pelo menos meio kilo :)
mas como sou gulosa mesmo, quero lá saber.
Dá vontade de meter a mão no ecrã e roubar essas torradas agora para o lanche :)
Outro assunto...
Fui avisada que este blogue http://comersaudavel.blogspot.pt/2013/09/tarte-de-limao-com-buttermilk.html plagiou uma receita minha que eu retirei do seu blog mas dei os respetivos créditos.
Este sr deu-se ao trabalho de tirar as letras do meu blog na foto, mas copiou integralmente o meu texto, receita e foto como poderá ver aqui
http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/2013/01/tarte-de-limao-com-buttermilk.html
Agradecia que me ajudasse a denunciar esta situação, por favor
Obrigada pela sua atenção
--
Mª Isabel Figueiredo Patrício
Olá Isabel, tudo bem?
ExcluirSeu comentário me deu certeza que as fotos fizeram jus ao sabor, ufa! hehe
Esse problema de roubo de imagens/ textos é um porre mesmo, né? Nunca sei se é melhor deixar quieto ou botar a boca no mundo, pq sempre acontece outra vez.
Beijo e muito obrigado!
Vc poderia passar a receita do brioche?
ResponderExcluirEvelin, vou fazer o brioche outra vez, fotografar tudo e dai posto a receita, ok? Dessa vez sairia sem algumas imagens importantes, então decidi adiar. Obrigado!
ExcluirQue coisa linda e deliciosa! Adorei :-)
ResponderExcluirObrigado, Lu! Abraço! :)
ExcluirBos dias desde VIGO ,una idea estupenda que tengo que probar ...saludos
ResponderExcluirMUito obrigado pela visita! Prove sim, espero que goste! Abraço
ExcluirOlá
ResponderExcluirAs fotografias continuam ótimas, e as receitas continuam pelo mesmo caminho.
O texto é tão visual que me senti mais espetadora do que leitora.
Já tinha saudades de novidades por aqui!
Um abraço
Guida
Oi Guida, que bom que as fotos estão boas! Elas tem me dado mta dor de cabeça..rsrs. E que ótimo que o texto e as receitas tb estão bons, fico feliz em saber!
ExcluirAbraço e mto obrigado!
Morar com a família é muito bom! Aos poucos você vai encontrar seu cantinho na cozinha.....
ResponderExcluirOlá Richie,
ResponderExcluiras tuas receitas são super deliciosas e as fotos muito bonitas,
parabéns pelo blogue!
Como pode fazer docês deliciosos!! ? É cada lindeza de dar na boca :-)
ResponderExcluirFicou super cativante. Não sei se resisto a esta delícia.....
ResponderExcluirAs fotos continuam lindas.
Um abraço
Menino fui xeretar lá na Martha o seu na foto ficou bem melhor ta lindo,mesmo achando trabalhoso vou fazer depois conto.(Diulza)
ResponderExcluirVocê posta com pouca frequência, o que me deixa sempre ansiosa pq eu sei q vai vir coisa boa. Mas eu sou uma negação. Parabéns o blog é ótimo mesmo. Richie, seus pais colocaram esse nome em você por causa do cantor? sempre tive essa curiosidade.
ResponderExcluirOi, Richie!
ResponderExcluirAcho que nunca comentei aqui, mas acompanho seu blog sempre por RSS. Estou sofrendo MUITO para me acostumar com a luz do meu apErtamento desde que eu me mudei, o que você tem feito? Só tripé resolve?
Ficaram lindíssimas as suas torradas, mas o maple syrup é resquício de férias, como os meus ou você realmente encontra para vender por aqui?
Beijos!
- Carol
www.raizdegengibre.com
Olá, Richie! Comemos hoje as torradas da tua receita... M A R A V I L H O S A!!!! Fizemos no lanche da tarde, aproveitei que minha mãe veio passar uns dias comigo e nos deliciamos com essa receita dos deuses... Obrigada por dividir com a gente! Eu não tinha o xarope de bordo e fiz com mel de laranjeira, ficou muito gostoso. Beijos!
ResponderExcluirOlá Richie,
ResponderExcluirMais uma receita fantástica, que um dia destes irei experimentar!
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html