Doce casamento!


Olás, tudo bem?
Essa história começa em junho, quando eu - inseguro, perfeccionista e auto-crítico - num momento de inspiração divina [ou loucura total] aceitei o convite da Vivi, uma amiga da faculdade que eu não via faz tempo [e freguesa da época em que eu vendia tortinhas de limão, trufas e brownies na facul], de fazer com ela os doces e bolo para uma festa de casamento.
Depois de doces escolhidos e imagens de referência definidas, o tempo passou, a semana passada de repente chegou e com ela cheguei eu em São Paulo, munido de mala de roupas, bicos de confeitar e batedeira planetária.
Na casa da Vivi sabe aquela coisa de ficar meio sem graça ao rever alguém que a gente não vê faz tempo? Pois não teve nada disso! Incrivelmente, parecia que a gente não se encontrava fazia dois dias,  não uns dois anos. Começamos pelo trabalho de fada [ou de freiras cegas do Himalaia]: passando pétalas de mini-rosas comestíveis, uma por uma com pinça cirúrgica, na clara de ovo e depois no açúcar, para a decoração dos doces. Depois, de tanto praticar, conseguimos um ritmo quase fabril [ e febril também] no processo de abrir/ gelar/ cortar/ gelar/ assar/ esfriar/ guardar biscoitinhos amanteigados de amêndoas, e no segundo dia de trabalho o andar todo do apartamento cheirava a biscoitos quentinhos e a gente já tinhas todos os amanteigados enfileiradinhos nas caixas, prontos para rechear. Depois foram pequenos suspiros coloridos cientificamente segundo os padrões de pantone da decoração da festa [ou quase]. Quebrar um suspiro recém-assado e ver que ficou perfeito - sequinho, brilhante e sem sinais de dourado na superfície - é uma sensação incrível! [eu nunca tinha feito um suspiro decente na vida, mas liguei pra minha mãe pra pedir a receita dela].
Então passamos para a super-equipada cozinha da Kelly, e o ritmo começou a acelerar: a Vivi preparava as massas de bolo de casamento tao perfumadas [aromatizadas com raspas de laranja e limão] enquanto eu dava um fim às bordas de massa [comendo, claro] e preparava assadeiras de brownies baixinhos para serem cortados em forma de coração. Na noite anterior ao feriado ficamos presos no engarrafamento rumo a Campos do Jordão [local do casamento] atolados de caixas de doces até o pescoço [literalmente, com pilhas de caixas no colo que quase tampavam a visão], com um enjoo considerável de açúcar e com o bagageiro lotado de ingredientes.


Em Campos ficamos nem uma casa enorme com a família da noiva [sabe aquelas famílias que no segundo dia de convívio você já chama todo mundo de tio/ tia?]- expulsamos todo mundo da cozinha [ninguém entra sem touquinha!] e começou a saga dos mini-cheesecakes. Ou quase começou, já que três dos quatro quilos de cream cheese que compramos ficaram em São Paulo [mea culpa! Compramos mais]. Mea culpa também ter derrubado uma fôrma grande de cheesecake assim que saiu do forno! De repente tudo ficou difícil: brigadeiros que não pegavam o ponto, copinhos de chocolate que demoravam demais pra secar, ganache que não firmava. Foi quando decidimos que isso tudo nunca mais, que nosso negócio era mesmo arquitetura, que amávamos autoCAD! Calma, respira, canta Lua de Cristal [olha o desespero!] e tudo foi voltando para os eixos e ver a maioria dos doces prontos e embalados foi nos dando um pouco mais de sanidade. A noite chegou com uma tigela enorme de creme de baunilha para o recheio do bolo [e a panela que todo mundo raspou!] e mais alguns tabuleiros de suspiro.


E daí o grande dia chegou num turbilhão: um parque incrível como local do casamento [lindo, de sonho, mesmo!], a decoração impecável [ também homemade, feita por mais amigos arquitetos, pela noiva e pela mãe da noiva], a simpatia das pessoas com a gente [nem parecia que tinham acabado de nos conhecer!], o nosso desespero para montar a mesa de doces, terminar a montagem do bolo [o que quase parecia impossível, mas a Vivi fez mágica e de repente o bolo estava pronto e lindo!], preparar um panelão de calda de frutas vermelhas, ir tomar banho e voltar para o casamento. Uff, que correria!
Mas não é que no fim tudo deu certo?! E nossos medos, arrependimentos e inseguranças e juras de nunca-mais-fazer-isso deram lugar ao orgulho, alívio, surpresa e à alegria do dever [bem] cumprido! E eu, mesmo perfecicionista, auto-crítico e inseguro, me vi pensando em talvez fazer isso pelo o resto da vida!
E claro, o casamento foi inesquecível!

Vou deixar a receita dos amanteigados de amêndoas por aqui, e em posts futuros coloco as outras, afinal esse teto já está longo demais. Aproveito esse finzinho para agradecer a Vivi, a Rena e a Kelly pela simpatia, oportunidade e confiança que depositaram em mim, e desejar toda a felicidade do mundo aos noivos!



Amanteigados de Amêndoas
[rende aproximadamente 35 biscoitos de 4,5cm de diâmetro]

Ingredientes:
2 xícaras [260g] de farinha de trigo;
1/2 colher de chá [2g] de sal;
1 xícara [200g] de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
1/2 xícara [100g] de açúcar refinado;
1/4 de xícara [50g] de açúcar de confeiteiro;
1 colher de chá [5g] de extrato de baunilha;
2 gemas;
1 xícara [150g] de farinha de amêndoas.

1 lata de doce de leite para rechear.
Castanhas de caju moídas, pistaches em lascas ou pétalas de mini-rosas açucaradas para decorar.

Preparo:
Em uma tigela misture a farinha de trigo com o sal e reserve.
Na batedeira com o garfo tipo 'leque' bata a manteiga com os açúcares até formar um creme fofo e claro. Adicione a baunilha e as gemas e bata para incorporar. Por fim adicione a farinha de amêndoas e a mistura de farinha de trigo e sal, e bata até conseguir uma massa homogênea. Divida a massa em duas partes.
Abra uma folha de papel manteiga de 35x45cm sobre uma superfície de trabalho e coloque a massa sobre ela. Cubra com outra folha de papel manteiga do mesmo tamanho e usando um rolo, abra a massa entre as folhas até conseguir uma espessura de 0,5cm. Faça isso com as duas partes da massa.
Leve as massas, sem desembrulhar, à geladeira por 1 hora.
Preaqueça o forno a 180 graus.
Forre 2 assadeiras de 35x45cm com papel manteiga e reserve.
Retire as massas da geladeira, descarte as folhas superiores de papel manteiga e, usando um cortador do formato desejado, corte os biscoitos. Espalhe os biscoitos pelas assadeiras preparadas, deixando uma margem de 2cm entre eles.
Leve as assadeiras de volta à geladeira por 10 minutos [assim os biscoitinhos não perdem o formato quando assam], e depois ao forno preaquecido por cerca de 12 minutos ou até as bordas ficarem douradas. Retire do forno e deixe os biscoitos esfriarem completamente.
'Case' os biscoitos, aos pares, usando uma colherada generosa de doce de leite. Depois disso, passe as laterais dos biscoitos na castanha escolhida, para dar o acabamento.

Comentários

  1. Meu Deus, Rick!

    Tudo lindo, perfeito! E a decoração da festa foi complementada magnificamente pelos doces... e o sabor, não deve ter ficado atrás.

    Olha, eu não queria/planejava casar não, mas depois dessa... Vou te avisar, a casa da minha vó tem uma cozinha enorme (maior que a kasanet [mistura de casa com kitnet] que eu morro) e a mesa tem bem uns dois metros (ou mais?)... Você leva a sua e ainda teremos mais 2 planetárias disponíveis, além de um armário embutido de duas portas até o teto LOTADO de tranqueiras culinárias que eram do meu avô.

    Só falta o pedido (do "noivo"), a data, a grana, o vestido e... você pra cozinhar! heheh

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A decoração estava incrível mesmo, né? Nossa, maior responsa igualar o nível nos doces!rs
      Quero morar na cozinha da sua avó, adorei!rsrsrs
      E vamo apressar esse ´noivo' né?rs
      Bjo Nai, mto obrigado!

      Excluir
  2. Eu acho que li o texto todo sem respirar! Tudo ficou lindo, perfeito! Amei. Você tem muito talento e deve mesmo pensar em fazer isso pro resto da vida. Todo o cansaço some quando vemos o resultado e tudo vale muito a pena.
    Simplesmente incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrevi sem respirar tb, Sandra!rs E nem li pra não ficar consertando.rsrs. Saber que você, profissa na área, gostou, é mto gratificante!
      bjo e mto obrigado :)

      Excluir
  3. Uau Rick, que lindeza ficou tudo.
    Dos sonhos e como tudo que vale a pena, cheio de histórias impagáveis.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc tb achou, Karla! Muito obrigado, abraço!

      Excluir
  4. Você é sucesso garantido, meu querido amigo! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ô amore, obrigado! Vou fazer suas bodas, c sabe né bjo!

      Excluir
  5. Cara, olha....são momentos assim que fazem a vida valer muito....e eu troquei a arquitetura pela gastronomia...e não me arrependo, não.
    Abraços.
    Matheus Belloto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses momentos compensam um monte de coisa, né? A gente se sente super realizado! Vc tb arquiteto na cozinha? Somos muitos, né?

      Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  6. Richie, eu jamais duvidaria da sua capacidade diante de tantas maravilhas que sempre dividiu conosco aqui! Ficou tudo lindíssimo, caprichado e tenho certeza, delicioso, parabéns!! E já me metendo, acho sim, que vc deveria fazer isso para o resto de sua vida, seria sucesso absoluto!
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas fazer para os outros poe muita pressao/responsa sobre a gente, né? Fazer só pra casa é bem mais sussa..rs Mas ainda bem q deu tudo certo!
      Muito obrigado Cristina, abraçao!

      Excluir
  7. :D que aventura bacaníssima!!

    Eu já visitei esse parque! É um lugar lindo e delicioso, com uma mesa assim, foi um sonho mesmo!

    Boa sorte sempre Richie querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é lindo lá, Gábs?! Fiquei besta! Isso pq nao deu tempo de andar pelo parque.. disseram q tem caminhos lindos.
      Muito obrigado Gábs! Saudade de vc!

      Excluir
  8. Lindamente apaixonante :-) ! Muita delicadeza e amor juntos! Amei dos docinhos a charmosa mesa!!!

    ResponderExcluir
  9. linda postagem, foto de perder o fôlego, delicadeza e talento, parabéns

    ResponderExcluir
  10. Richie você nasceu pra fazer doces, abraça isso meu filho. Ainda quero te ver à frente de uma doceria de grande sucesso, porque talento você tem de sobra.
    Parabéns, tá tudo muito lindo!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Maria, se for assim então amém, viu?rs PReciso encontrar meu caminho, seja na arquitetura, na cozinha vou em nenhuma das anteriores..rs. Muito obrigado, bjão!

      Excluir
  11. tudo lindo Richie! estava aguardando desde ontem o post e enquanto o lia ia pensando "tomara que tenha a receita do amanteigado" e bingo! parabéns por tudo! e querendo a receita do bolo e aprender como foi feita a cobertura - ficou linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suse, preciso conversar com a Vivi pra fazer um bolo passo a passo, com calma, pra postar aqui. Tudo explicadinho pra nao ter erro, né? Muito obrigado, abraço pra vc!

      Excluir
  12. MARAVILHOSO,totalmente lindo ...você surpreende sempre.PARABÉNS!!!
    A decoração perfeita tornou o evento muito mais romântico,muito clean,e que seja ainda maior o seu $UCE$$O.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Dorinha! Tomara que tenham mais mesmo, adorei a experiencia! rs

      Excluir
  13. Não costumo comentar por aqui, mas tenho que falar: Que show!
    Tudo muito lindo, Parabéns Richie, que seus caminhos sejam abençoados em tudo o que fizer... e já guardo a receita na manga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que bom que dessa vez comentou! :)
      Muito obrigado por isso e pelas palavras de incentivo, viu? Abraço

      Excluir
  14. Respostas
    1. Own amore.. obrigado! :) Ja tem seu bolo de casamento, viu? :P

      Excluir
  15. PARABÉNS RICHIE!
    Que sonho! Tudo lindo e o texto está apaixonante!
    Sempre te digo que os doces estão no seu destino! ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Simone! Nossa, o texto é uma surpresa, pq escrevi como contando.. nem reli. Que bom que deu certo!

      beijo e mto obrigado viu?!

      Excluir
  16. Tudo LINDO! Parabéns! Eu teria pirado o cabeção! rs

    Cecília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente pirou, Cecilia..rs. Mas voltamos a tempo..rsrs
      Mto obrigado!

      Excluir
  17. quanto emoção ao ler um post só :) parabéns!
    quase noiva feelings

    ResponderExcluir
  18. Olha li tudinho, e amei as fotos......parabéns! tenho certeza que tudo ficou maravilhoso!.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela paciencia e pelas palavras Milena! Bjo

      Excluir
  19. Parabéns! Parece uma mesa de sonho!!! Lindo.
    E obrigada pela receita; a ser realizada ja neste final de semana...;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeco, Elaine! Depois me diz o que achou das bolachinhas! bjo

      Excluir
  20. Maravilhoso...sem palavras...Quero a receita dos suspiros..please!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia, podexá, logo posto elas aqui! abraço mto obrigado!

      Excluir
  21. Richie,

    Estava aguardando ansiosa este post.
    Quanta delicadeza... tudo lindo, perfeito e impecável, como vc sempre faz!
    Parabéns!!!!!!!!!!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintya, que bom que você gostou de tudo, mto obrigado!
      bjão!

      Excluir
  22. Rick querido! Coisa mais linda do mundo! Estou aqui arrepiada lendo o post com minha sogra :) Você deve sim fazer isso pro resto de sua vida! Ou pelo menos até o meu casório, hein hein hein?! Beijo no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao quero parecer parcial.. mas eu concordo! rsrs

      Excluir
    2. Gau, fala pra sua sogra me por de estagiário nos bolos dela?? rsrsrs Assim aprendo mais rápido até seu casório! rsrsrs bjo sumida!

      Excluir
  23. A saga de um casamento em kkk.
    Nunca fiz nada tão grande assim Richie. uma vez eu fiz a comunida do aniversário da minha mãe. Foi o dia mais estressante e mais feliz da minha vida :D
    Essa mistura me mostrou que é isso que eu quero, que gosto de fazer.
    tenho certeza que foi assim com vc tb.
    PS: TUDO está lindo demais. O bolo ficou delicado e muito lindo. Adorei a decoração tb.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a falta de experiencia é o que mais estressa a gente, né Augusto? Acho que com o tempo deve melhorar.. espero..rs.

      Muito obrigado, abraço!

      Excluir
  24. Richie,
    Ficou tudo lindo demais!! Superprodução!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Olá, acabo de visitar seu blog e segui-lo. Lhe desejo foco, sucesso e força. Que conquiste muitas realizações através do mesmo. E também convido você e seus/suas leitores/leitoras a conhecer o meu blog: toobege.blogspot.com.br . Beijinhos e espero você lá também *0*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Mariana, pelas palavras de incentivo! E seja bem vinda, espero que se divirta por aqui! Abraço!

      Excluir
  26. Parabéns, um tour de force com resultado belíssimo.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que tudo acabou bem, né Wair?! Abraço e obrigado viu?

      Excluir
  27. Olá Richie
    Adorei tudo. As fotos estão absolutamente fantásticas. A receita é para guardar. Mas o que mais gostei neste post foi mesmo o texto. Deu para rir e confirmar que na vida temos mesmo de relativizar tudo: sucessos e insucessos. Tudo faz parte, a sabedoria está na atitude que temos perante eles. E eu adorei a tua postura em relação aos percalços.
    Um abraço deste lado do atlântico.
    Guida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Guida, vou ler esse texto dnovo pq não to entendendo esses elogios!rsrsrs A minha postura frente aos percalços foi graças a Vivi, minha parceira no crime. Senão eu já teria corrido.rsrs

      Abraço e muito obrigado!

      Excluir
  28. Estou encantada! Tudo ficou incrível! Parabéns!

    ResponderExcluir
  29. Ricardo, adorei te conhecer!!
    Muito obrigada por tudo, por toda a dedicação! Ficamos super satisfeitos com o seu trabalho e da Vivi! Ficou tudo lindo!! Adorei o texto tbm... hahaha Vc escreve muito bem e tem um senso de humor nota 10!! Super obrigada e muuuito sucesso para vc! Bjao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, adorei conhecer você e sua família! Muito obrigado pela oportunidade, pela hospedagem, pela festa, pela confiança, foi mto especial pra nós tb! Sucesso e mtas alegrias no casamento! bjo!

      Excluir
  30. Sou apaixonada pelo teu blog... Que lindo tudo que vc faz!

    ResponderExcluir
  31. oi... adorei seu texto,,, a vida é cheia de surpresas e aventuras... que bom que você está aproveitando as suas.. um abraço.

    ResponderExcluir
  32. Coisas tão lindas que dá vontade olhar...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P