Berry Tart, ou Torta de Frutos Silvestres
Outro dia eu estava assistindo MasterChef na TV [reprise da temporada de 2012, se não me engano] e a prova de eliminação entre dois cozinheiros concorrentes era fazer a mais perfeita torta de frutas frescas [Fruit Tart]. A Fruit Tart tem origem francesa e é composta de uma base de massa doce [pâte sucrée], recheada de creme de confeiteiro e coberta com frutas frescas fatiadas ou inteiras, pinceladas com alguma geléia para dar um acabamento brilhante.
Super clássicas e realmente lindas [algumas lembram verdadeiras jóias incrustadas de pedras preciosas pela distribuição ordenada e pelo brilho das frutas, outras lembram arranjos primaveris, com amontoados quase ao acaso de vários tipos de frutas decorados com folhas de hortelã e pétalas de physalis], as tortas de frutas frescas realmente boas acabam sendo difíceis de se encontrar, já que o que parece prevalecer é a versão 'de padaria', feita com creme amarelo-hepatite, meia dúzia de fatias de fruta e uma tonelada de gelatina de brilho sem sabor algum por cima. Por isso, quando no MasterChef vi as três tortas lindas apresentadas pelo Gordon Ramsay para inspirar os concorrentes [uma de frutas vermelhas, outra de frutas tropicais e uma mais variada] me bateu aquela vontade de preparar uma também!
Para reforçar ainda mais minha vontade, sábado eu vou ao supermercado perto da casa da minha mãe [mercadinho de bairro mesmo - em uma cidade de 25 mil habitantes] e me deparo com caixinhas de morangos pequenos e bem vermelhos [sem aquela parte branca por dentro], mirtilos, framboesas frescas [coisa que só tinha visto em São Paulo!], romãs enormes cor de vinho, amoras gordas e physalis. Parecia presente de Natal! Peguei um pouco de cada [imagina a alegria!] e com os morangos, framboesas e mirtilos preparei a receita de hoje. Preparei o creme de baunilha enquanto a massa da torta assava, deixei tudo esfriar bem e, como bom virginiano, montem a torta distribuindo as frutas cuidadosamente por cima, em círculos concêntricos. Mas você pode, claro, fazer como preferir. E usar também as frutas que preferir.
Espero que gostem [eu confesso que fiquei muito orgulhoso com o resultado] e desejo um feliz natal a todos vocês!
Berry Tart [ou Torta de Frutos Silvestres Frescos]
[receita retirada daqui, rende uma torta de 23cm de diâmetro]
Para a massa de base:
1 xícara de farinha de trigo;
1/4 de xícara de açúcar;
1 pitada de sal;
100g de manteiga sem sal gelada, picada;
1 gema de ovo;
4 ou 5 colheres de sopa de água gelada.
Para o creme de confeiteiro:
2/3 de xícara de açúcar;
1/4 de xícara de amido de milho;
1 pitada de sal;
2 e 1/2 xícaras de leite integral;
1fava [sementes e vagem] de baunilha;
4 gemas;
2 colheres de sopa de manteiga sem sal.
Para a cobertura:
150g de framboesas frescas, lavadas e secas;
150g de mirtilos frescos, lavados e secos;
200g de morangos frescos, lavados, sem cabinhos e secos e partidos ao meio [escolha os menores e mais maduros].
2 colheres de sopa de geléia de damasco ou maçã [ou qualquer geléia transparente/amarelada];
4 colheres de sopa de água.
Prepare a massa de base:
Em uma tigela misture a farinha, o sal e o açúcar. Adicione a manteiga picada e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa úmida [textura de areia molhada].
Separadamente, misture a gema com a água gelada. Adicione à mistura de manteiga, amassando somente até conseguir formar uma bola de massa.Achate a bola de massa para formar um disco, envolva-o em filme plástico e leve para gelar por meia hora, pelo menos.
Preaqueça o forno a 190 graus.
Abra a massa gelada com um rolo até conseguir a espessura de meio centímetro. Cubra o fundo e as laterais de uma forma canelada para torta de 23cm de diâmetro com a massa, apare as bordas com uma faca, cubra com papel alumínio e feijões [para fazer peso e a massa não crescer] e asse por 20 minutos.
Retire a massa do forno, retire o papel alumínio com os feijões e volte a massa ao forno por mais 15 minutos até dourar bem.
Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Enquanto a massa assa, prepare o creme de confeiteiro:
Leve ao fogo baixo o leite, as sementes e a fava de baunilha. Quando começar a ferver, apague o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 15 minutos.
Depois disso, retire a fava e volte o leite ao fogo baixo.
Enquanto isso, em uma tigela e usando um fouet, bata o açúcar, amido, sal e as gemas até conseguir um creme amarelo pálido. Quando o leite começar a ferver novamente, retire do fogo e derrame metade sobre o creme, batendo sem parar para que os ovos não cozinhem.
Volte a mistura de leite e creme para a panela, junto com o restante do leite, e cozinhe em fogo médio, mexendo com o fouet, até o creme ferver e engrossar [marque um minuto após iniciar a fervura].
Fora do fogo, incorpore a manteiga, cubra o creme com filme plástico e leve à geladeira por uns 45 minutos, pelo menos.
Montando a torta:
Em uma panelinha, leve a geléia e á água ao fogo baixo, misturando até amornar. Reserve.
Desenforme a massa de torta, já fria, e passe para o prato de servir.
Retire o creme da geladeira e bata bem com o fouet [ou rapidamente na batedeira] para ficar bem homogêneo e sem carocinhos. Recheie a torta com esse creme e alise a superfície.
Por cima, distribua as frutas em círculos concêntricos [comecei por uma borda de framboesas, depois mirtilos, depois mais framboesas e completei o meio com os morangos] ou da forma que preferir.
Pincele as frutas com a geléia diluída fria.
Leve à geladeira até o momento de servir.
Maravillosa, perfecta!!! Enhorabuena por tu pastel tan delicioso y magnífico!!!
ResponderExcluirMuito obrigado, Mary! :) Feliz natal!
ExcluirUma só palavra: perfeita
ResponderExcluir:)
Adorei! Obrigado, Filipa! Feliz natal :)
ExcluirQue delícia Richie.
ResponderExcluirVotos de um Natal cheio de amor, paz e esperança e uma excelentes entradas em 2014.
Bjnhos,
http://saborescomtempo.blogspot.pt/
Oi Manuela, feliz natal e ótimo ano novo pra você e sua família também, viu? Bjo e mto obrigado!
ExcluirOla Richie, tudo bom?? Fiz a torta para a ceia do Natal.... Meu creme nao ficou durinho, o que sera que aconteceu??? Ah, feliz natal!!! Bjo
ResponderExcluirOi Natalia, tudo bem? Poxa, se ele nao firmou o suficiente pode ser por 2 motivos: ou o creme não esfriou na geladeira o suficiente, ou o amido não cozinhou o suficiente. Mas ficou muito mole, Natalia?
ExcluirMuito obrigado por testar, boas festas e bjo!
Ola Richie, tudo bom??? Qdo peguei a torta na geladeira, pensei "poxa, primeira receita do Richie que faco e nao då certo". Para minha surpresa, no dia seguinte o creme estava durinho!!!!! Suas receitas sempre dao certo.... Adoro vc..... bjo
ExcluirOlá Richie,
ResponderExcluirque tarte maravilhosa e com cores fascinantes. Adorei e vou levar a receita comigo.
Feliz Natal!
Oi Sofia, que bom que voc^gostou! Boas festas pra voce tb, bjo e mto obrigado!
ExcluirEu REALMENTE posso sentir o sabor dessa torta :D
ResponderExcluirVou comprar baunilha na semana que vem, pq já faz uns meses que eu estou sem.
Quando eu fizer te conto o resultado ;) bjs e obrigada!
Aeeeee faz sim, Gábs!!! Bjão e mto obrigado!
ExcluirLinda, linda, linda! E, tenho certeza, deliciosa! Pena que em Fortaleza não se acham morangos assim...
ResponderExcluirFiz de novo a receita do melhor bolo de chocolate: infalível! Sempre rende muitos elogios.
Feliz Natal!
Cecília
OI Cecília! Mas você pode varias as frutas, à vontade! Abacaxi, kiwis, pêssegos, etc.
ExcluirMUito obrigado e fiquei feliz em saber do sucesso do bolo de chocolate! :)
bjo!
Richie..que delícia de torta! Sou uma leitora assídua..mas anônima rs. Hoje não deu pra ficar sem comentar..a torta parece maravilhosa! Meus parabéns e um 2014 de muita paz!
ResponderExcluirEsqueci de por o nome né..rs
ExcluirBjos Thaynara
Oi Thaynara, tudo bom?
ExcluirQue legal que essa torta te convenceu a escrever aqui, é bom conhecer os leitores! Muito obrigado e feliz 2014 pra vc tb, bjo!
Que maravilha!! :)
ResponderExcluirAdoro frutos silvestres! Adoro o toque que dão em qualquer bolo!
Adorei! :) Estou tentada a ir para a cozinha experimentar a receita!
Ana, faça sim, é mais simples do que parece, e o visual é tão lindo!rsrsrs
ExcluirSe fizer por favor me conte, tá? bjo e mto obrigado!
Richie,
ResponderExcluirTambém assisti a esse episódio do Masterchef e tive a mesma vontade que você, mas acabei por não fazer. Perante o seu resultado tão encantador e perfeito, parece-me que será uma das opções a ir à mesa na noite de fim de ano.
Tudo de bom para você e que 2014 seja um ano que corresponda aos seus desejos e expetativas.
Um abraço deste lado do oceano.
Guida
Acho uma ótima opção pras festas, Guida! E se houverem muitos convidados, imagina que lindo fazer várias, variando os frutos?!
ExcluirFeliz 2014 pra todos nós, abraço e muito obrigado, Guida! :D
Richie, sabe que sou apaixonada pelo seu blog, por suas receitas, por suas fotos, enfim vc me encanta profundamente com seus textos, suas histórias e tb por sempre disponibilizar tempo para responder os comentários deixados tanto no blog quanto no face, testar suas receitas é sempre um imenso prazer!! Sabe qual será meu maior desejo para 2014? testar todas as receitas do seu blog, como no filme Julie & Julia rsrs, pretensiosa não?? vamos ver se consigo pelo menos chegar na metade delas!! Querido, te desejo em 2014 todos os seus desejos realizados, e que sua vontade de cozinhar e de compartilhar só aumente para alegrar a todos nós, pobres mortais hehehe!! beijo grande
ResponderExcluirTambém sou daquelas de círculos concêntricos perfeitos. hehehe.
ResponderExcluirVou fazer assim que achar essas frutas todas. Feliz 2014!
Olá Richie!
ResponderExcluirFaz tempo que não deixo comentários, o primeiro foi no dia 29 de Março de 2010, em Papos de Anjo na cozinha portuguesa. Ainda voltei a comentar e também no face e ainda pedi se gostaria de ver o meu insignificante blog. Estes últimos dois anos tenho publicado muito pouco, por motivos de saúde. Como gostava de vir ler os seus textos lindos e bem humorados, coisa que eu não tenho jeito algum.
Parabéns pela tarte de frutos silvestres que ficou como tudo aqui acontece... perfeito e lindo. O novo Banner ficou muito original.
Beijinho e um feliz ano 2014.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIt is difficult at this development confectionery to invent some unheard combination of flavors. But you love to experiment with the already known and very favorite combinations. Great flavor! Hmmm so yummy! http://thegodwithinu.blogspot.com/
ResponderExcluirAbsolutamente perfeita e divina esta tarte!
ResponderExcluirBeijinhos grandes e feliz 2014,
Lia.
Richie etou aguardando a receita do suspiro do casamento.
ResponderExcluirRichie, gostaria que vc fizesse uma matéria apresentando os utensílios essenciais de sua cozinha, os que não poderiam faltar, elétrico e manuais :D
ResponderExcluirSe feita aqui em SP a gente pode chamar de berry tart de 1 milhão de dólas...hoje ainda vi os preços da frutinhas e quase enfartei!!
ResponderExcluirOlá. A minha massa ficou muito mole! Mesmo depois de horas na geladeira. So leva mesmo uma chávena de farinha? Obrigada
ResponderExcluir