sexta-feira, 28 de junho de 2013

Torta de Maçãs e Caramelo, da que fiz em SP semana passada!


Olás, tudo bem??
Andei sumido, né? Eu sei. É que experimentei uma câmera muuuito melhor do que a minha, e depois cadê a vontade de usar minha câmerazinha outra vez? Parece que toda foto que tiro agora, com ela, fica péssima! Mas estou trabalhando nisso, psicologicamente... e também tentando trocar de câmera.. hahaha. Vamos ver qual solução vem primeiro.
Mas o post de hoje é sobre semana passada, quando fui para São Paulo falar sobre e fazer tortas na Cozinha Conceito da Dedo de Moça! Lembra que eu tinha anunciado aqui? Então, o grande dia chegou e já passou, mas deixou tantas lembranças!
Primeiro que, caipira que sou, vou muito pouco para a capital, então só isso já dá uma aventura [juro, toda vez que chego no Tietê sinto uma vontade louca de pegar um busão de volta, imediatamente - sim, sou jeca]. Mas passando o 'medinho' inicial, as coisas melhoram. Minha sorte foi que a Gábs, leitora antiga aqui do blog, foi me buscar na rodô [e não tive como fugir de volta hahaha]. Ela me levou pra uma volta rápida pela Liberdade [onde quero muito voltar, adorei!] e depois me acompanhou à Dedo de Moça.
Na Dedo de Moça funciona a redação do site Dedo de Moça e a Cozinha Conceito, onde são as aulas, treinamentos e os jantares que eles promovem. O lugar é lindo e as pessoas são tão fofas que quase me senti em casa! Quase, porque lá tinha um forno elétrico incrível, e uma Kitchen Aid sonho de consumo, que eu quase tentei por na bolsa e sair de fininho hahaha. Ah, e comprar ingredientes [para a demonstração] em São Paulo é tão legal!!! Tem tanta coisa que a gente nunca viu nem comeu, que só ouvimos falar, né?! Fiquei feito criança na loja de brinquedos. 
Fazer três tortas [com as quais estou super acostumado] na frente dos outros não foi tão fácil quanto eu imaginava [a gente 'vicia' no próprio forno e fogão, né? Demora pra pegar o jeito na cozinha dos outros]. Sorte minha que a primeira torta [de chocolate!] ficou pronta rapidinho e estava tão gostosa [sério, melhor do que as que já preparei em casa!] que perdi o medo/ timidez/ insegurança e o resto foi que foi! Me diverti muito conversando sobre cozinha enquanto cortava fatias de torta pra todo mundo provar! É bom bater papo com gente que fala a nossa língua!
Muuuito obrigado às 'alunas', que foram tão gentis, que me deixaram à vontade e que anotaram tanto! [achei tão bacana!], a Dedo de Moça pelo convite e pela simpatia em me receber na linda cozinha deles e a Gábs, por ter me apoiado tanto o tempo todo!


Lá na Dedo de Moça preparei a Minny's Chocolate Pie [minha torta-coringa]; a clássica Torta de Limão e Merengue [das fotos acima] e essa, que segue abaixo. Espero que gostem! :)


Torta de Maçãs e Caramelo
[rende uma torta fechada de 22cm de diâmetro]

Ingredientes para a massa:
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de sopa de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara [50g] de gordura vegetal gelada picada em cubinhos;
1/2 xícara [50g] de manteiga sem sal gelada, picada em cubinhos;
5 ou 6 colheres de sopa de creme de leite fresco gelado.

Ingredientes para o recheio:
4 maçãs tipo Fuji [ou Pink Lady, que descobri que tem em São Paulo!] sem casca/ sementes e picadas em cubos médios;
4 maçãs tipo Granny Smith sem casca/ sementes e picadas em cubos médios;
1/4 de xícara de farinha de trigo;
1 e 1/4 xícaras de açúcar;
1/4 de xícara de água;
3 colheres de sopa [45g] de manteiga sem sal;
2 colheres de sopa de água.

Água para pincelar;
Creme de Leite ou ovo batido para pincelar;
Açúcar cristal para polvilhar.

Prepare a massa:
Em uma tigela grande misture a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Adicione a gordura vegetal e a manteiga geladas, picadas em cubinhos, e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa úmida. Adicione as
colheradas de creme de leite gelado, uma a uma, amassando o suficiente para formar uma bola de massa. Divida essa bola em duas partes, forme com elas dois discos e envolva-os em filme plástico. Leve à geladeira por pelo menos 20 minutos.

Enquanto isso prepare o recheio:
Em uma tigela grande coloque os cubos das maçãs e adicione a farinha. Misture bem para envolver todos os cubos. Reserve.
Em uma panela pequena coloque o açúcar e 1/4 de xícara de água e leve ao fogo baixo, mexendo com uma colher até o açúcar se dissolver. Pare de mexer e deixe ferver por 10 minutos, balançando a panela de vez em quando, até formar uma caramelo dourado e perfumado, como para calda de pudim - cuidado para não passar do ponto! Retire do fogo, deixe esfriar por alguns minutinhos e adicione a manteiga e a água. Misture para dissolver. Volte  panela ao fogo baixo somente até a mistura espumar.
Retire do fogo e derrame, com cuidado, sobre os cubos de maçã. Misture e deixe descansar por 10 minutos, até que as maçãs soltem seus sucos.

Montando a torta:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Sobre uma superfície limpa e enfarinhada [ou sobre uma folha grande de papel manteiga] abra, usando o rolo, um dos discos de massa até conseguir um circulo de uns 25cm de diametro. Forre a fôrma de tortas com a massa, deixando uma borda de 1.5cm em toda a borda, e reserve na geladeira.
Abra o segundo disco de massa até conseguir um círculo de uns 24cm de diâmetro, da mesma maneira que o primeiro. Perto do centro do disco, faça quatro furos usando um cortador de biscoito ou uma faquinha afiada. Essa massa será a tampa da torta.
Retire a base da torta da geladeira e recheie om a mistura de maçãs e caramelo. Pincele água na borda da massa da base e com cuidado, transfira a tampa de massa para a torta [enrole com cuidado a massa da tampa no rolo, sem apertar, e desenrole sobre a torta recheada]. Aperte levemente as bordas e corte com uma tesoura o excesso de massa. Pressione a borda com as pontas dos dedos ou com os dentes de um garfo para colar bem a tampa na base.
Coloque a fôrma dentro de uma assadeira retangular, grande, e leve ao forno por 50 minutos/ 1 hora, até que a massa esteja bem dourada e o recheio esteja borbulhando pelos cortes da tampa.
Retire do forno, deixe esfriar sobre uma grade e sirva morna ou em temperatura ambiente.
Vai muito bem com uma bola de sorvete de baunilha!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Torta de Abacaxi


Olás, tudo bem? 
Feliz dia dos namorados! [apesar de que hoje, logo cedo, ouvi que o publicitário João Dória inventou essa data para alavancar as vendas do comércio em Junho, que era um mês meio parado... mas enfim, não é porque Papai Noel não existe que a gente vai deixar de achar graça nele, né?].
Já fiz essa receita de torta umas cinco vezes, e gosto muito dela não apenas pelo creme com casquinha dourada cheio de pedaços de frutas, mas principalmente pela fruta escolhida - abacaxi!
Toda vez que falo sobre framboesas frescas, mirtilos de um azul vivo, ou groselhas brilhantes como pérolas vermelhas, e da dificuldade de encontrá-los frescos no Brasil, me lembro com um sentimento de prazer e compensação da nossa fartura de mangas de todos os tamanhos, do limão cravo vermelho e perfumado, das goiabas carnudas e dos abacaxis suculentos que vem, se não do nosso quintal, da quitanda mais próxima ou do moço do caminhão que passa na nossa porta.
Da mesma forma que usamos berries congeladas, os americanos usam abacaxi enlatado para essa receita [o abacaxi enlatado em suco, não em calda, como encontramos por aqui]. Nem preciso dizer que o abacaxi fresco dá um sabor muito mais gostoso, né?
Espero que gostem, e desejo um feliz dia dos namorados, pra comprometidos e solteiros!

Ah, quer fazer tortas comigo Terça-feira, dia 18 de Junho? Clique aqui e saiba como:
www.dedodemoca.net/calendario


Torta de Abacaxi
[receita retirada do lindo Sweety Pies]

Para a massa:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
1/2 colher de chá de sal;
1 colher de chá de açúcar;
100g de manteiga gelada picada em cubinhos;
De 3 a 5 colheres de sopa de água gelada.

Para o recheio:
3 ovos;
1 xícara de açúcar;
1 colher de sopa de farinha de trigo;
1/4 de xícara de glucose de milho amarela [tipo Karo];
1/4 de xícara [50g] de manteiga sem sal, derretida;
1 colher de sopa de extrato de baunilha;
1 xícara de abacaxi picado em cubos [você pode picar o abacaxi em cubinhos bem pequenos ou cubos maiores, como eu fiz. Deixe-os escorrendo em uma peneira enquanto prepara a torta].

Prepare a massa:
Em uma tigela grande misture a farinha, o sal e o açúcar. Adicione a manteiga picada e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa úmida. Adicione três colheradas de água, amassando o suficioente apenas para formar uma bola de massa [adicione mais duas colheres de água se for necessário]. Envolva a bola de massa em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 20 minutos.
Sobre uma superfície limpa e enfarinhada, abra a massa gelada, com o rolo, formando um disco de 0,5cm de espessura e 25cm de diâmetro. Cubra o fundo e laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro com essa massa. Corte os excessos, decore a borda como preferir e reserve no freezer enquanto prepara o recheio.

Prepare o recheio:
Preaqueça o forno a 170 graus.
Na batedeira, em velocidade média, bata os ovos até formarem um creme fofo, espumante. Adicione o açúcar, a farinha, a glucose e a manteiga, e misture bem com uma colher. Junte a baunilha e os pedaços de abacaxi, misture e recheie a massa de torta com esse creme.
Leve ao forno por cerca de 40 minutos, até o recheio dourar e firmar.
Deixe esfriar por 2 horas, em temperatura ambiente, antes de servir.

PS: polvilhei minha torta com açúcar de confeiteiro, mas é totalmente dispensável. 


segunda-feira, 10 de junho de 2013

Tortas Americanas comigo na Dedo de Moça!


Olás, tudo bem??
Super novidade que me deixou muito muito feliz! Na terça-feira que vem, dia 18 de Junho, das 19h às 22h eu estarei em São Paulo, na linda Cozinha Conceito da Dedo de Moça, contando um pouco da história das tortas americanas, dos segredos para se assar uma massa crocante perfeita e fazendo, junto com vocês, três receitas típicas - uma fruit pie, uma custard pie e uma meringue pie! Quem for de São Paulo ou estiver por lá, bora fazer [e comer] tortas comigo???
Para se inscrever ou saber mais sobre isso, é só acessar:
 http://www.dedodemoca.net/calendario/# 
e procurar por 'Tortas Americanas com Ricardo Spósito' [que sou eu ;)]. Aproveita para conferir a programação completa de atividades da Dedo de Moça!
Espero vocês! :D