Galette de Maçãs com manteiga salgada



Olás, tudo bem?
Galettes são chamadas de 'tortas rústicas', mas para mim são sempre 'tortas preguiçosas'. Rápidas e bem práticas, dispensam fôrmas especiais, podem ser abertas e montadas direto sobre a assadeira, não precisam ser pré-assadas e tem um tempo de forno menor do que tortas de frutas tradicionais. Além disso conseguem ficar sempre com a massa bem crocante [não tem problema da base encharcar ou não ficar bem assada] e tem um visual bem bonito, principalmente, na minha opinião, quando fechadas e formato retangular. Ótimas para quando você está doido de vontade de uma fatia de torta mas doido também de preguiça de prepará-la. Ou, no meu caso, com falta de tempo.
As duas últimas semana foram um verdadeiro 'intensivão' por aqui de trabalho, o que é ótimo, mas me deixou com pouco tempo para cozinhar. Mas como ninguém é de ferro, numa daquelas pequenas -juro que foram pequenas e raras - pausas para espiar o Facebook, me deparei com o link para uma receita de galette de maçãs do site da Bon Appétit e foi desejo à primeira vista!
Aproveitei uma folga enquanto o computador fazia a parte dele gerando uma imagem de maquete eletrônica [faço maquetes eletrônicas e esse trabalho se resume a duas etapas: você fica um tempão modelando a maquete e depois o computador fica um tempão gerando a imagem do que você modelou em alta resolução] e fiz a torta rapidinho! Deu tão pouco trabalho que até aceitei a sugestão da receita e preparei um bocadinho de creme de leite batido com xarope de Maple, para servir de acompanhamento!
Bom, a torta não me decepcionou: dourada, linda, massa crocante e açucarada, maçãs fatiadas fininho e temperadas com açúcar mascavo e manteiga salgada [o que dá um equilíbrio surpreendente] e o chantilly de Maple que me fez pensar seriamente em por que cargas d'água nunca tentei isso antes?! 

Ah, e só para facilitar ainda mais: as maçãs do recheio nem precisam ser descascadas, e se você tiver uma mandoline, fatiá-las vai ser vapt-vupt! [fica a dica: mandolines geralmente custam uma fortuna na maioria das lojas, mas encontrei sem querer uma versão mais simples e barata em uma loja popular que pra maçãs funcionou perfeitamente!].  

Espero que gostem!



Galette de Maçãs com manteiga salgada e chantilly de Maple
[receita adaptada daqui]

Para a massa:
1 xícara de farinha de trigo;
1/3 de xícara de farinha de amêndoas [deixa a massa mais com sabor de biscoito amanteigado, mas pode trocar por farinha de trigo mesmo, se preferir];
1/4 da xícara de chá de açúcar refinado;
1/4 da colher de chá de sal;
1/2 xícara [100g] de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos;
1 gema;
3 a 5 colheres de sopa de água gelada.

Para o recheio:
1/4 de xícara [50g] de manteiga com sal;
1/2 fava de baunilha;
3 maçãs boas para cozinhar [mais ou menos meio quilo - pode ser a Pink Lady, Fuji ou Granny Smith, que é uma variedade de maçã verde - foi a que usei] lavadas, secas e fatiadas fininho;
3 colheres de sopa de açúcar mascavo;

1 ovo batido para pincelar;
Açúcar cristal ou demerara para polvilhar.

Para o chantilly de Maple:
1 xícara de creme de leite fresco bem gelado;
1 colher de sopa de xarope de Maple.

Prepare a massa:
Em uma tigela grande misture a farinha de trigo, a farinha de amêndoas, o açúcar e o sal. Junte os cubinhos de manteiga gelada e misture, apertando com as pontas dos dedos, até conseguir uma consistência de farofa úmida.
Em um copo misture a água com a gema e vá adicionando colheradas à mistura de manteiga, amassando apenas o suficiente para conseguir formar uma bola de massa. Achate formando um disco, envolva em filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos.

Prepare o recheio:
Preaqueça o forno a 190 graus.
Em uma panela pequena coloque a manteiga. Parta a fava no sentido do comprimento e raspe as sementes de baunilha, adicionando sementes e fava à manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que a manteiga derrete e espume. Cozinhe até ficar com um tom castanho, mas com cuidado para não queimar. Retire do fogo e descarte a fava.

Montando a torta:
Cubra o fundo de uma assadeira retangular invertida [com o fundo para cima] grande com uma folha de papel manteiga e sobre ela abra a massa gelada, utilizando um rolo, até conseguir um retângulo de mais ou menos 35cm por 25cm. Sobre ele ,espalhe as fatias de maçã, meio sobrepostas, deixando uma margem de 4cm nas bordas. Pincele bem as maçãs com a manteiga derretida e por cima espalhe o açúcar mascavo.
Dobre as bordas da massa sobre o recheio, fechando em toda a volta. Pincele as bordas com o ovo batido e polvilhe açúcar cristal.
Leve ao forno por  45 minutos, até a massa dourar bem e as maçãs cozinharem.
Deixe esfriar enquanto prepara o creme chantilly de acompanhamento.

Prepare o chantilly:
Bata o creme de leite fresco bem gelado, na batedeira ou com o fouet, até conseguir picos macios. Adicione o xarope de maple e misture com cuidado.

Sirva a torta morna ou fria, cortada em quadrados e com uma colherada de creme por cima.

Comentários

  1. Que maravilha, um aspeto fantástico. A maçã está cortada de forma tão perfeita que melhor impossível.
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nel, muito obrigado! Cortei a maçã na mandoline e fica reralmente bem uniforme e fininha.. mas dá pra fazer na faca tb, né? bjo!

      Excluir
  2. Fico babando as receitas que você coloca aqui, a minha única dúvida é se eu, reles mortal, conseguiria fazer alguma delas !!!
    Seguindo as orientações dá certinho ou tem que ter algum macete que só gente especializada da cozinha sabe ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha Marcela, é só seguir! E nessa ainda tem, no link original, um videozinho! Aposto que vc tb consegue! Muito obrigado :)

      Excluir
  3. Escandalosamente bonita e tentadora!
    Como sempre arrasou, mas essa eu vou arriscar!rs
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito o brigado, Cristina! Essa é moleza, hein? ;) Me conta depois como ficou, please!

      Excluir
  4. Que preparo lindo de se ver, deve estar muito saboroso! O seu talento é inquestionável.

    Abraços e até a próxima.
    http://www.bistrogastronomic.com.br

    ResponderExcluir
  5. Irresistível! Sou apaixonada por qualquer coisa que envolva maçã e canela e seja acompanhada por creme ou nata!
    Tenho o mesmo questionamento da Marcela hahaha e talvez se meu forno fosse melhor (ainda aguardando seu post sobre o forno elétrico), eu me animasse mais a tentar. Você bem que podia vender suas tortas pela net e enviar por sedex xD eu seria cliente fiel com ctz haha. Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, não tem erro, já fiz galette no meu antigo forno tb e sempre rolou fácil, viu? Hahaha vou perguntar se o Sedex tem caminhão refrigerado! ;) bjo e mto obrigado!

      Excluir
  6. Que galette maravilhosa!
    O efeito douradinho e crocante e a maça tão linda, fininha... Adorei e só dá vontade de provar. Excelente proposta :)

    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito brigado! :) Adoro esse desenho das fatias de maçã tb.. e qdo cortada em quadrados fica linda tb!

      Excluir
  7. Nossa que beleza, ficou lindo e uma delicia com certeza, adorei
    Beijos, Pri!
    http://www.receitaesperta.com.br

    ResponderExcluir
  8. Saludos desde España.
    Qué pinta más buena tiene esa tarta de manzana, igual me animo y la preparo en casa. Gracias por la receta.
    Te dejo aquí mi blog por si quieres echarle un vistazo: http://cocinaromanaapicioantiguedad.blogspot.com.es
    Trata sobre la comida de la Antigua Roma.
    Un abrazo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P