German Chocolate Cake!



Olás, tudo bom?
Ano passado citei aqui a minha listinha de bolos clássicos americanos a serem testados, lembram? Já aprovamos com louvor o Caramel Cake sulista, e o Smith Island Cake é lembrado aqui em casa sempre que se fala de doces. Bem, agora chegou a vez do German Chocolate Cake.
O 'german' do nome do bolo não se refere a Alemanha, como parece, mas sim a uma marca de chocolates em barra para uso culinário americana que foi citada na receita original desse bolo, publicada pela primeira vez em 1957 em um jornal de Dallas, no Texas. O bolo consiste em camadas de bolo de chocolate ao leite ou meio amargo [a barra de chocolate que dá nome ao bolo é adoçada] recheadas com o que para nós seria um tipo de cocada bem cremosa cheia de pedacinhos de noz pecã torrada. Quase o nosso Bolo Prestígio, enriquecido com chocolate em barra na massa e pecãs no recheio. E sem firulas - antepassado do tão falado atualmente Naked Cake, o German Chocolate Cake não leva coberturas, apenas uma camada extra de recheio na parte superior e algumas pecãs inteiras para decorar. E fica lindo, lindo! Bolo para ocasiões especiais, de festa, mesmo!
O único problema para nós, brasileiros, é que a maioria das versões da receita pede leite evaporado. E como bateu aquela preguiça de fazer leite evaporado em casa [e aquele medinho de não dar certo] achei uma opção no Joy of Baking, um site americano que adoro, de preparar o recheio com creme de leite fresco. Foi na busca por essa opção de substituição, aliás, que me deparei com a imagem de um bolo onde, além do recheio de cocada, ia uma camada de ganache bem molinha sobre a massa. E nem preciso falar que tive que fazer, né? Mas oh, é opcional.
Espero que gostem! 



German Chocolate Cake
[eu reduzi a massa e o recheio e fiz um bolo de duas camadas, mas se você quiser a receita para três camadas clique aqui]

Ingredientes da massa:
2/3 de xícara [160ml] de leite em temperatura ambiente;
1 colher de sopa de suco de limão;
90g de chocolate meio amargo picado;
1/2 xícara de cacau em pó, não adoçado;
1 e 1/4 xícaras [150g] de farinha de trigo;
1/4 de xícara [30g] de amido de milho;
1 colhere de chá de fermento em pó;
1/3 de colher de chá de bicarbonato de sódio;
1/4 de colher de chá de sal;
2/3 xícara [160ml] de água morna;
3/4 de xícara [170g] de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
1 e 1/2 xícaras [270g] de açúcar refinado;
3 ovos em temperatura ambiente;
1 colher de chá de extrato de baunilha.

Ingredientes do recheio:
3/4 de  xícara de nozes pecã;
3/4 de xícara [135g] de açúcar cristal;
3/4 de xícara [180ml] de creme de leite fresco [ou leite evaporado];
1/4 de xícara mais 1 colher de sopa [80g] de manteiga sem sal cortada em pedaços;
2 gemas grandes;
1/8 da colher de chá de sal;
1 xícara de coco ralado em flocos [aquele mais grosso];
1/4 colher de chá de extrato de baunilha.

Para a ganache [opcional]:
240g de chocolate meio amargo picado;
1/2 xícara de creme de leite fresco;
1 colher de sopa de manteiga sem sal.

Prepare o recheio:
Preaqueça o forno a 180 graus. Espalhe as nozes pecã  em uma assadeira baixa por  8 minutos, até dourarem levemente.
Retire as pecãs do forno e pique-as em pedacinhos com uma faca. Reserve.
Em uma panela média junte o açúcar, o creme de leite, as gemas, a manteiga e o sal. Leve ao fogo médio, sem parar de mexer, até que a mistura comece a ferver e engrossar. Retire a panela do fogo e adicione o coco, as nozes picadas e a baunilha. Misture bem e deixe esfriar por meia hora em temperatura ambiente mais meia hora na geladeira.

Enquanto isso prepare os bolos:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Corte 2 discos de papel manteiga de 20cm de diâmetro. Unte 2 fôrmas de bolo de 20cm de diâmetro com manteiga e cubra o fundo de cada uma delas com um disco de papel manteiga. Unte também o papel manteiga. Polvilhe cacau em pó e bata para retirar o excesso. Reserve.
Misture o leite com o suco de limão e reserve, para talhar.
Em banho-maria ou no microondas, derreta o chocolate.Deixe esfriar para que fique em temperatura ambiente.
Em uma tigela peneire farinha, amido, cacau, fermento, bicarbonato e sal. Reserve.
Em outra tigelinha misture o leite talhado com a água morna. Reserve.
Na batedeira bata a manteiga até ficar bem cremosa. Adicione o açúcar e bata por mais uns 4 minutos, até a mistura ficar clara e fofinha. Adicione os ovos, um a um, batendo rapidamente após cada adição. Junte a baunilha e o chocolate derretido frio e bata para incorporar.
Agora com a batedeira em velocidade baixa junte a mistura de leite e a de farinha em três adições: um terço dos secos, metade dos líquidos, mais um terço dos secos, o restante dos líquidos e por fim o restante dos secos, batendo para misturar após cada adição.
Divida a massa nas duas fôrmas preparadas, alise a superfície delas com uma espátula e leve-as ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que um palito enfiado no meio do bolo saia seco.
Deixe os bolos esfriarem por 15 minutos nas fôrmas e então desenforme-os com cuidado, retirando o papel manteiga do fundo dos bolos, sobre folhas de papel manteiga novas. Reserve até esfriarem completamente.

Para a ganache opcional:
Em uma tigelinha coloque o chocolate picado em pedaços pequenos e a manteiga.
Em uma panelinha aqueça o creme de leite fresco até quase ferver. Derrame o creme quente sobre o chocolate e a manteiga e deixe descansar por 3 minutos. Então, devagar, vá misturando com uma colher até ficar uniforme.
Reserve por 15 minutos para esfriar e engrossar levemente.


Montando o bolo:
Coloque uma das massas de bolo fria sobre o prato de servir, com o fundo virado para baixo. Nivele a superfície do bolo, cortando uma fina fatia com a faca, se for preciso [os meus não precisaram, ficaram retinhos]. Espalhe metade da ganache sobre o bolo, e por cima metade da cocada fria.
Por cima coloque a outra massa, com o fundo virado para cima. Espalhe também sobre ela o restante da ganache e por cima o resto da cocada.
O bolo pode ser servido imediatamente, e dura até 3 dias na geladeira.


Comentários

  1. Amei este bolo, sera o escolhido para a pascoa desse ano! Richie vi no seu face a foto dos churros que vc publicou aqui... Fiquei louca para fazer. O niver da minha filhota mais velha é em abril e fiqueim pensando se da para fazer o doce de leite (colocar em potes pequeninos) e os churros (colocar em saquinhos pequenos) e dar de lembrancinha na festinha dela. Mas os churros ficam bons se feitos uns dois dias antes da festa? Ou tem que fazer e comer imediatamente? Obrigada, Míriam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam, tudo bom? Que bom que gostou da receita! Nem lembrei da Pascoa, mas veio bem a calhar, né?!
      Olha, os churros, como toda fritura, perdem a crocância depois de um tempo, por isso acho que pode não ser uma boa pra saquinho surpresa, só para servir na festa menos.

      Muito obrigado, Miriam! Abraço!

      Excluir
  2. Ah! Seus bolos, Richie! Quando vejo que tem postagem nova corro aqui para conferir. São perfeitos e inspiradores.Esse, como a Míriam bem lembrou, é uma ótima sugestão para a Páscoa. Lindo e delicioso!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que gostou, Lylia! Ando atrasado na minha listinha de bolos, mas aos poucos ele aparece! Mto obrigado, bjão!

      Excluir
  3. Richie, é notável seu talento! Quantas receitas maravilhosas por aqui! Deve ser uma mais deliciosa que a outra. Parabéns!!! Virei fã do seu blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda, Marcele! Espero que se inspire por aqui! :) Mto obrigado e volte sempre!

      Excluir
  4. Ai ai ai Richie, o que faço contigo? te trago aqui pra casa e te amarro no pé da minha mesa? Ainda bem que o aniversário já passou rsrs, mas fiquei tão tentada...suspiros....beijão meu lindo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era esse que eu tinha pra postar, Kátia, lembra que comentei? Mas tava tão cheio de trabalho que só deu pra postar agora, mesmo..rsrs. Fica pro proximo niver, né?rsrs Bjão, mto obrigado! :D

      Excluir
  5. Lembro sim, tava esperando pra ver!! Vou mostrar pro filho, se ele gostar corre o risco de antecipar o bolo de aniversário dele...ele faz em janeiro hahaha!! beijãoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha o primeiro aniversário que aparecer vc testa!rs bjo!

      Excluir
  6. Esse bolo ficou com um aspecto delicioso.
    Já comia uma fatia.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/quinze-dias-com-pierre-herme-e-um-crepe.html

    ResponderExcluir
  7. Richie, meu lindinho!
    Vou correndo te seguir para não te perder de vista... Antes de falar desse espetáculo de bolo, preciso dizer que amei a postagem anterior...Histórias de família grande,mulheres cozinheiras , fortes...Lembrei demais da minha família! E esse doce de leite do Olivier,eu já havia pego a receita, mas por aqui não encontrei o leite cru... Agora preciso achar!!!!
    Voltando ao bolo maravilhoso de hoje, vai estar presente em nossa mesa de Páscoa com toda certeza... Meus filhotes vão amar,obrigada pela partilha.
    Boa semana,beijinhos, Katia.

    ResponderExcluir
  8. Richie, meu lindinho!
    Vou correndo te seguir para não te perder de vista... Antes de falar desse espetáculo de bolo, preciso dizer que amei a postagem anterior...Histórias de família grande,mulheres cozinheiras , fortes...Lembrei demais da minha família! E esse doce de leite do Olivier,eu já havia pego a receita, mas por aqui não encontrei o leite cru... Agora preciso achar!!!!
    Voltando ao bolo maravilhoso de hoje, vai estar presente em nossa mesa de Páscoa com toda certeza... Meus filhotes vão amar,obrigada pela partilha.
    Boa semana,beijinhos, Katia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Kátia, pelo comentário tão carinhoso! Espero que fique lindo na sua mesa de páscoa esse bolo, e qualquer dúvida só escrever, tá?
      Beijo e mais uma vez, super obrigado! :)

      Excluir
  9. Parece delicioso, adoro côco com chocolate, vou fazer sem falta! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Vivi! Me conta o que achou, quando fizer! ;)

      Excluir
  10. Richie, essa receita veio mesmo na hora certa! Hoje é meu aniversário e vou fazer essa gostosura pra uma festinha em casa. Com certeza vai ser sucesso garantido! Não é a primeira receita sua que faço, todas são infalíveis. Brigadão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raissa, feliz aniversário (atrasado)!!! Espero que o bolo tenha ficado incrível pra comemorar o níver! Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  11. Fantástico. Vou fazer para Domingo de Páscoa!!! Parabens Richie. Venha conhecer nosso novo blog também. Abços!! http://frigideirasmagicas.com/

    ResponderExcluir
  12. Fantástico. Vou fazer para Domingo de Páscoa!!! Parabens Richie. Venha conhecer nosso novo blog também. Abços!! http://frigideirasmagicas.com/

    ResponderExcluir
  13. Fiz o bolo, achei a massa incrível (usei fromage blanc, tipo iogurte aqui da França) no lugar do leite com limão porque era o que tinha em casa. Não fiz o recheio porque os ovos acabaram... Mas pensei em fazer um brigadeiro de nozes, hahaha.

    ResponderExcluir
  14. Hola Richie,sou Maria,Brasileira mas moro na Espanha e sou uma das admiradoras do seu blog,a parte das belíssimas receitas que vcs nos encoraja que tembem podemos fazer pela simplicidade,vcs aporta vida para cada receitas contando sua origem etc...,sendo capaz de apresentar com mais beleza do que a receita original.
    Só te agradeço por vce nos ensinar e nos apresentar receitas lidas bem fotografadas que qdo vemos nos entra a vontade de provar (fazer)e tenho certeza que vcs e um docê de pessoa e amavel,por como nos apresenta tu blog.
    Feliz Ano Novo com muita Luz,Namaste.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,
    Uma duvida!
    Essas nozes pecãs são as mesmas que Nozes comum?
    E parabéns pelo blog! Tudo muito bem feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos, tudo bom?
      Não são não. Noz comum é diferente de noz pecan [ou pecã]. Joga no google que aparece certinho a imagem das duas ;)

      Muito obrigado! Abraço

      Excluir
  16. Bom dia Richie!
    Fiz o bolo e fui um sucesso, mas fiquei com uma duvida: o bolo, após assado, deveria ficar úmido por dentro ou deveria ficar uma massa fofinha?
    Obrigada!
    Luísa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luísa, tudo bom? O bolo não é seco, mas é de massa fofinha sim! Diferente de brownie, por exemplo. Como o seu ficou? Abraço e muito obrigado por testar! :)

      Excluir
    2. Tudo e você? O meu ficou com a massa fofinha, sim! Obrigada você por compartilhá-la!

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P