Torta Merengue de Maracujá




Olá, tudo bem?!
Outro dia fuçando nessas lojas online de produtos para confeitaria encontrei finalmente uma fôrma para tortas canelada e retangular, do tipo que eu já vinha paquerando faz tempo em sites estrangeiros mas que nunca tinha visto à venda por aqui.
Comprei, e enquanto a fôrma vinha pelos Correios, fiquei procurando uma boa receita para estreá-la.
E bom, todo mundo está careca de saber da minha paixão por tortas de frutas cítricas com merengue, né? Além do equilíbrio de sabores que essas tortas tem, é inegável a elegância do contraste entre as camadas branco neve, amarelo forte e dourado da massa. Sou tão fã que por mim toda semana eu assaria uma torta dessas, variando apenas na fruta - já apareceram por aqui a de limão siciliano, a torta merengue de tangerina e a de limão cravo. Dessa vez, escolhi maracujá, que não é exatamente uma fruta cítrica, mas é acido o suficiente e incrivelmente perfumado.
Aproveitei também um pouco de farinha de amêndoas que tinha em casa e fiz uma massa mais delicada, estilo biscoito amanteigado, para a base da torta. E como estava inspirado, ao invés de espalhar o merengue com uma espátula, usei o saco de confeiteiro e o maçarico para dourar os picos brancos. Ficou tão linda que dava até dó de cortar!
Espero que gostem!



Torta Merengue de Maracujá
[rende uma torta de 22cm de diâmetro ou retangular, de 25x15cm]

Ingrediente para a base de amêndoas:
110g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro;
1 xícara de farinha de trigo;
3/4 de xícara de farinha de amêndoas [amêndoas sem pele, torradas e moídas];
1/2 colher de chá de sal.

Ingredientes para o creme de maracujá:
3/4 de xícara de açúcar refinado;
1/4 de xícara de amido de milho;
1 pitada de sal;
1 e 1/4 de xícara de água morna;
1/2 xícara de suco de maracujá coado [aproximadamente a polpa de 2 maracujás grandes passadas pela peneira - eu deixo passar algumas sementes, só para dar uma graça];
4 gemas levemente batidas;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
1 colher de sopa de manteiga sem sal.

Ingredientes para o merengue:
4 claras;
O dobro do volume das claras em açúcar refinado;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha.

Prepare a massa:
Em uma tigela grande [ou no processador, ou na batedeira] bata a manteiga com o açúcar até conseguir um creme claro e fofo. Raspe bem as laterais da tigela e adicione a farinha de trigo, a farinha de amêndoas e o sal. Bata até conseguir uma mistura homogênea, parecida com uma farofa úmida, mas que quando apertada na mão não esfarela.
Cubra o fundo e as laterais da fôrma de tortas [ou redonda canelada 22cm ou retangular, 25x15cm, canelada] com essa massa, pressionando com as costas de uma colher para nivelar bem.
Fure toda a massa com um garfo.
Leve ao freezer por 15 minutos, ou até endurecer.
Preaqueça o forno a 190 graus.
Retire a fôrma do freezer, cubra com uma folha de papel manteiga e encha a cavidade por cima com feijões crus, para fazer peso e a massa não crescer.
Leve ao forno por 20 minutos.
Retire a assadeira do forno e descarte os feijões e o papel manteiga. Deixe assar por mais 10 minutos, até a massa ficar dourada.
Retire do forno e deixe esfriar.

Enquanto a massa assa, prepare o creme de maracujá:
Em uma panela de fundo grosso, fora do fogo, misture açúcar, amido e sal. Junte a água morna e o suco de maracujá e mexa bem até tudo se dissolver. Adicione as gemas e misture bem ara incorporar.
Leve a panela ao fogo baixo, mexendo sem parar, até a mistura ferver e engrossar. Continue cozinhando por mais dois minutos, mexendo sem parar, depois do creme ter começado a ferver.
Apague o fogo e adicione a baunilha e a manteiga. Misture bem.
Recheie a massa da torta já assada com esse creme. Reserve.

Bata o merengue:
Em uma panelinha leve as claras com o açúcar ao fogo baixo, misturando sem parar até o açúcar se dissolver completamente, mas sem ferver.
Passe a mistura para a batedeira e bata até  a misturar esfriar e ficar branca e brilhante, formando picos firmes. Junte a baunilha e bata para incorporar.
Espalhe o merengue sobre o creme de maracujá, com uma espátula ou com o bico de confeiteiro, como eu fiz.

Mantenha a torta por pelo menos duas horas na geladeira, antes de servir.

No momento de servir, retire a torta da geladeira e doure o merengue com o maçarico [ou colocando a torta em forno quente por uns 4 minutos, se você não tiver maçarico].


Comentários

  1. que ótimo aspeto...mesmo de ficarmos a babar e querermos logo comer uma fatia ou várias.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que bom que gostou, muito obrigado! :) E essa sensação é exatamente a que eu espero quando escrevo o post, sinal que funcionou!

      Excluir
  2. Tão linda que dispensa comentários , a foto fala por si. Que talento vc tem. Parabéns !

    ResponderExcluir
  3. Linda, claro que irei fazer tambem! Teria como vc postar o link da lojinha vc comprou a forma? Tambem queira uma dessas e uma retangular (mais estreita que essa). Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam, oi Eloisa, muito obrigado pelos comentários! Estou em contato com a loja, para ver se rola uma publicidade aqui no blog, mas jajá passo a loja, tá?
      :)

      Excluir
  4. Que torta linda. Suas receitas inspiram! Geralmente pensamos em colocar leite condensado, creme de leite.... E essa torta parece ser bem mais saudável. Parabéns pelo dom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, M!a! Pois é, eu gosto também das versões com leite condensado, mas sempre acho que fica com mais sabor de leite condensado do que da fruta em questão. Por isso prefiro ao estilo dessa ;)

      Excluir
  5. Um maravilhoso escândalo essa torta, apreciá-la só não deve ser melhor que prová-la!!Tenho uma forma dessas, acho um charme, quem sabe me arrisco na sua sugestão!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá fácil então, Cristina! Corre pra cozinha! :) Abraço e muito obrigado!

      Excluir
  6. Que torta mara, Richie!! Me diz please onde foi que tu comprou essa fôrma, já faz algum tempo que procuro uma assim pra vender e necas! Bejão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raissa, que bom que gostou! Como eu disse ali em cima, estou vendo se a loja fecha uma publicidade com o blog, então jajá passo a referência, tá?

      Beijo!

      Excluir
  7. Oi Richie, o merengue pode ser o suico(cozido à 60 graus), aprendi a fazê-lo e acho melhor para o macarico, o que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, pode ser sim, sem problemas. Só muda a proporção de açúcar, basicamente, né?

      Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  8. Ei, estou enlouquecida por uma forma destas e até encontrei numa loja de importados, mas me custaria um rim. Então deixei-a por lá e continuo desejando. Vc se importa de dizer onde comprou?

    ResponderExcluir
  9. Essa torta está com uma cara maravilhosa, queria comprar essa forma também, mas procuro e nunca acho =/ Espero que de certo a publicidade, e você nos conte logo o seu segredo! haha

    Beijos, Cassis.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi gente! Todo mundo me perguntou da fôrma! Como não consegui nada concreto com a loja, fica a referência aqui: comprei na Central do Sabor. Eles tem uma loja na Rua Paula Souza, em SP, e tb vendem pelo site. Espero que ajude! :D

    ResponderExcluir
  12. Que torta mais linda!!! Richie, admiro tudo o que você faz, e faz absurdamente bem. As vezes passo por aqui só pelo mero prazer de apreciar as imagens, ou enriquecer meu conhecimento com ingredientes, técnicas, me inspirar...
    Reparei que todas as tortas, assim como essa, tem as bordas perfeitas, são iguais de todos os lados, isso é algo que preso quando faço uma torta mas nem sempre obtenho sucesso, levo um tempinho pra deixar do jeito que eu quero e nem sempre fica rsrsrs Você tem algum método pra deixar as bordinhas lindas?
    Que você continue nos presenteando com essas receitas e imagens maravilhosas!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Adorei esta tortinha! Fiz e publiquei no meu blog .... ficou maravilhosa!
    Dê la um saltinho e veja o resultado! Referenciei para o seu blog! Muito obrigado pela receita! http://dentesedoces.blogspot.pt/2015/08/tarte-merengada-de-maracuja.html

    ResponderExcluir
  14. Adorei a receita! Onde vc comprou a forma?! *-*

    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Richie, parabéns! Que torta divina, acho que vou fazer no natal. Fiquei com dúvida na quantidade de açúcar que vai no merengue, vc poderia me orientar? Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P