sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Bolo {Bundt} Churros


Olás, tudo bem?
Preconceito culinário. As vezes eu tenho, confesso. Por exemplo com coloridos artificiais, com uso exagerado do leite condensado, com gelatinas e cremes 'engrossados' com gelatina, com pasta americana, com alimentos que teimam em parecer com qualquer outra coisa que não alimento. Ah, e com bolos da moda, tipo Bolo Churros.
Nunca concordei que um bolo de massa saborizada com canela [e os churros nem levam canela na massa!], assado [churros são fritos!] e macio [churros tem casca crocante!] entupido de doce de leite por todos os lados [alerta paladar infantil!] seja chamado Bolo Churros. As texturas são completamente diferentes! E as proporções de massa, canela e doce de leite também! Sim, estou ficando velho, estou ficando cri-cri.
Mas você não leu o título deste post errado, não. É isso mesmo, dei o braço a torcer, neguei minhas crenças e caí no clichezão do Bolo Churros! Mea culpa!
Sim, ele leva canela na massa. Não, é claro que ele não é frito, como um churro, mas depois de assado é todo pincelado com manteiga derretida e passado no açúcar com canela.
Sim, tem doce de leite. É coberto com doce de leite cremoso, não muito, o suficiente para atiçar nosso lado criança de 'queria mais'. E sim, esse 'mais' aparece, como uma bela surpresa, no meio da massa. Tão apelativamente simplório que chega quase a ser vulgar, né? Quase, porque não dá para não achar gostoso. Sério, se você disser que não gosta, é mentira.
Outubro é aniversário de praticamente metade da minha família, e Bolo Churros é o pop do pop, né? [ou era.. talvez já tenha passado, qual a nova mania nacional?]. Então aproveitei essa receita para o aniversário da minha mãe, e para todos os demais aniversariantes do mês, que nesse feriado pipocaram na casa da minha avó e que levaram cada um a sua fatia para casa. Nem preciso dizer que todo mundo gostou, né? Inclusive eu, que tive de engolir meu preconceito. Mas oh, não espalha, tá? ;)
Espero que gostem!


Bolo {Bundt} Churros
[receita adaptada daqui, rende um bolo de 25cm de diâmetro e 9cm de altura]

Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo;
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
1 colher de chá de canela em pó;
1 xícara [200g] de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
2 xícaras de açúcar;
5 ovos;
2 colheres de sopa de extrato de baunilha;
1/2 xícara de iogurte natural;
1/2 xícara de creme de leite;
1/2 lata* de doce de leite cremoso.

Para pincelar e polvilhar:
3 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida;
1/2 xícara de açúcar;
2 colheres de chá de canela em pó.

Para a cobertura:
1/2 lata* de doce de leite cremoso;
3 colheres de sopa de leite.

Prepare o bolo:
Preaqueça o forno a 170 graus.
Unte com manteiga uma fôrma de buraco no meio com capacidade para 10 xícaras de massa. Polvilhe com farinha, espalhando bem, e bata para tirar o excesso. Reserve.
Em uma tigela misture farinha, bicarbonato e canela. Reserve.
Na batedeira bata a manteiga com o açúcar em velocidade médio-alta por uns 5 minutos, até conseguir um creme fofo e claro. Adicione os ovos, um por vez, batendo após cada adição e raspando as laterais da tigela com uma espátula. Junte a baunilha e bata para misturar.
Junte a mistura de farinha em três adições, alternando com o iogurte misturado ao creme de leite. Misture bem com uma espátula [sem bater] após cada adição, até conseguir uma massa lisa e uniforme. 
Despeje metade da massa na fôrma preparada. Espalhe o doce de leite sobre a massa e despeje o restante por cima.
Leve o bolo ao forno por cerca de 1 hora, ou até que enfiando um palito de madeira fundo na massa, ele saia limpo.
Retire o bolo do forno e deixe esfriar dentro da fôrma por 15 minutos.
Desenforme o bolo sobre uma gradinha.

Para pincelar e polvilhar:
Misture o açúcar com a canela. Reserve.
Pincele todo o bolo, generosamente, com a manteiga. Polvilhe a mistura de canela sobre todo o bolo, inclusive nas laterais. 
Deixe terminar de esfriar.

Prepare a cobertura:
No momento de servir, misture bem o doce de leite com as colheradas de leite [ você não precisa usar as 3 colheres, só o suficiente para deixar o doce mais cremoso]. Derrame o doce de leite sobre o bolo.

*A medida está em lata porque cozinhei uma lata de leite condensado na pressão, por 20 minutos, para virar doce de leite. Meia lata significa aproximadamente 200g de doce.

26 comentários:

  1. Respostas
    1. Realmente, João Paulo! É bom que bolo doce rende, a fatia é menor ;)
      Mto obrigado!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, verdade! E eu achando que tô na crista da onda! haha
      Vou esperar passar e quem sabe não rola um Bundt de Nutella caseira ;)
      Uma coisa eu digo, quando a moda forem tortas, esse blog vai bombar! hahaha
      Bjo, mto obrigado!

      Excluir
  3. Que maravilha que vc se rendeu, sorte nossa! ;)
    Também torço o nariz para modismos, justamente por conta da realidade que geralmente é distorcida na versão "gourmetizada" em comparação com o original, como vc bem disse no post. Maaaaas, o danado é gostoso né?
    E respondendo à sua pergunta: a nova mania nacional envolve Leite Ninho & Nutela em qquer formato (brigadeiro, bolo, picolé e por aí vai...).
    bjos,
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, verdade! E eu achando que tô na crista da onda! haha
      Vou esperar passar e quem sabe não rola um Bundt de Nutella caseira ;)
      Uma coisa eu digo, quando a moda forem tortas, esse blog vai bombar! hahaha
      Bjo, mto obrigado, Ana!

      Excluir
  4. Então não sou só eu que tenho preconceito com pasta americana e gelatina pra engrossar? <3

    Uma vez tentei fazer um cupcake de churros - mesmo. Fiz a massa de churros, moldei e fritei. Não ficou bom, mas valeu a tentativa. :) Agora vou testar essa versão, porque a cara está ótima. Beijos e parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louise, aqui no blog tem uma receita de churros da Nigella facílimo de fazer, e muito delicioso!

      Olha, pasta americana as vezes até deixo passar, mas cremes com gelatina, bolos verde com gelatina, etc. eu passo loooonge!
      Bjo e mto obrigado! :)

      Excluir
  5. Moda é aquilo que faz sucesso na tua cozinha Richie, sempre delicioso e atraente!Tenho intenção de fazer mini bolinhos churros, talvez qdo todos esquecerem, rs
    Bom fds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Cristina, bondade sua! Aposto que em tamanho individual ficariam ótimos!
      òtimo fds, e mto obrigado!

      Excluir
  6. Nunca experimentei fazer o bolo churros, mas depois de ler a receita e ver as fotos que demonstram um bolo lindo e com um aspecto delicioso fiquei com vontade de experimentar.

    http://maisdocequesalgado.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos, que bom que gostou, mto obrigado! Abraço

      Excluir
  7. Nossa, como isso parece maravilhoso *-*

    ResponderExcluir
  8. Eu via as receitas de bolo de Churros e tinha uma preguiçaaaa...mas essa receita vinda do teu blog que gosto tanto deu vontade de fazer. E, por acaso, tenho um vidro de doce de leite uruguaio passeando por aqui :) Nunca comentei mas parabéns pelo blog, pelas fotos lindas e pelas receitas, adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carine, que bom que a receita te animou! Mto obrigado por visitar o blog e por resolver comentar! eheh abraço!

      Excluir
  9. Oi, Richie!
    Sobre o doce de leite que vai no recheio, não ficou clara a quantidade usada, pois não é mencionado nos ingredientes.

    ResponderExcluir
  10. Oi Richie! Sou sua fã incondicional menino! Confesso que também sou um pouco preconceituosa com modinhas, apesar de fazer o bolo de leite ninho e nutella! :(
    Talvez o que me incomode mais nessa nova onda são estes copos anti-higiênicos cheios de melecas, como eu as chamo, impossível saber como as pessoas comem aquilo, começando a lamber pelos cantos... ainda não descobri!
    Só uma pergunta, esse bolo não vai fermento? Somente o bicarbonato?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, esses copos eu ainda não vi não.. parece estranho hehe. Não vai fermento não, Cristina!

      Mto obrigado pelo carinho, abraço!

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi Richie!

    Nao é de hoje que te acompanho por aqui, mas só hoje decidi comentar... menino, tudo o que vc faz é encantador! Suas fotos são maravilhosas, e as receitas super bem explicadas!!
    Até que não sou muito preconceituosa com modinhas não (sou meio de lua, risos), mas nunca fiz um bolo de churros... esse teu, com certeza entrou para minha to do list, está fantástico!
    Estarei te acompanhando por aqui com mais frequencia!
    Bjs,

    Mari
    www.playfulcuisine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu também detesto doces e Cremes com gelatina, até cheesecake com gelatina o povo faz!! Não gosto mesmo é não acho seja preconceito! Bjos
    seja prconceito

    ResponderExcluir
  14. Vou estreitar fôrma nova hj com esse bolo. Hummm

    ResponderExcluir
  15. Bolo lindo, fotos lindas, senti falta da fatia cortada...

    ResponderExcluir
  16. Que bolo mais lindo, Richie! Vir aqui é cometer pecado da gula rsrs
    Bj e obrigada por partilhar tantas delícias,
    Lylia

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós ;P