Bolo de abóbora, sour cream e especiarias


Olás, tudo bem?
Tenho uma história engraçada sobre abóboras: sempre comi abóbora normalmente, seja em pratos salgados [tipo com carne seca, quem nunca?] ou doce, molinho, de abóbora com coco, ou ainda meu preferido: doce de abóbora cristalizado, daquele que vai cal virgem. 
Acontece que um dia comprei uma abóbora e um pouco de bacon para fazer um risotto que tinha visto em algum programa de TV. Fui para a cozinha e não sei se foi o cheiro do bacon fritando ou se foi a mistura do doce da abóbora com o pungente do refogado de alho e cebola, só sei que quando o risotto ficou pronto eu já estava enjoado. Patologicamente enjoado, digamos. Nem experimentei. E não pude nem pensar em abóbora por anos, sério mesmo. Minha amiga, que presenciou tudo [e que herdou o risotto intocado] ri disso até hoje.
Não parece, mas eu tenho o estômago de uma grávida. Sou muito sensível a cheiro de fritura, de queijo derretido ou de refogado, mesmo adorando alho e torresmo. Minha mãe diz que isso é coisa da vesícula, mas nunca fui atrás de descobrir.
Enfim, depois de uns dois anos longe das abóboras, o negócio passou e eu pude voltar a comer o tal legume. Pelo menos em sobremesas. 
Estou contando isso porque sábado passado meu pai, que é um monstro devorador de doce de abóbora e também um preguiçoso de mão cheia, comprou uma baita de uma abóbora mas desistiu de fazer doce: "Leva pra sua avó, veja se ela quer". 
Peguei a abóbora para mim, e fiz um bom tanto de purê: cortei em fatias grossas, com casca e tudo, descartei as sementes, espalhei as fatias em uma assadeira grande e foram para o forno, 180 graus, por pouco mais de uma hora até que, enfiando um garfo, sentisse a polpa macia. Retirei a polpa da casca com uma colher, passei no processador e deixei escorrei uma noite na geladeira, em uma peneira grande forrada de filtros de papel [daqueles de coar café]. No domingo cedo reservei uma parte para fazer um bolo e o restante foi para o freezer.
E hoje, honrando o São João, preparei meu primeiro bolo de abóbora da vida! Que ficou mega macio, molhadinho e bem amarelinho, puxando para o dourado. Para mim o sabor que a abóbora dá lembra bastante o de bolo de cenoura. O "recheio", que é uma farofinha de especiarias, não apareceu tanto visualmente, depois do bolo assado, mas é presente com seu toque temperado a cada mordida. E a cobertura é de cream cheese com suco de laranja. Sim, abóbora e laranja, uma combinação que eu jamais teria pensado [a menos que o quesito fosse cores]mas que parece ser bem comum nos Estados Unidos.
Espero que gostem!


Bolo de Abóbora, Sour Cream e Especiarias
[receita retirada daqui, rende um bolo de buraco no meio de 25cm de diâmetro e 8cm de altura]

Ingredientes para a farofinha de recheio:
1/2 xícara de açúcar mascavo;
1 colher de chá de canela em pó;
1 pitada de cravo em pó. 
1 pitada de noz moscada ralada;
1 pitada de gengibre em pó;
2 colheres de chá de manteiga sem sal.

Ingredientes para a massa:
3 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de chá de canela em pó;
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
1 colher de chá de sal;
2 xícaras de açúcar;
1 xícara [200g] de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
4 ovos;
1 xícara de purê de abóbora [no texto acima eu ensino como fazer o purê];
1 xícara de sour cream*;
1 colher de chá de extrato de baunilha.

Ingredientes para a cobertura:
90g de cream cheese em temperatura ambiente;
1/4 de xícara de suco de laranja;
1 e 1/2 xícaras de açúcar impalpável.

Prepare a farofinha:
Em uma tigelinha coloque todos os ingredientes e amasse com as pontas dos dedos só até formar uma farofinha com textura de areia molhada. Reserve.

Prepare o bolo:
Preaqueça o forno a 170 graus.
Unte uma fôrma de buraco no meio de 25cm de diâmetro e 8cm de altura com manteiga. Polvilhe farinha de trigo, espalhe bem e bata para tirar o excesso. Reserve.
Em uma tigela misture a farinha, a canela, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Na batedeira [se a sua for planetária use o garfo tipo raquete] bata a manteiga com o açúcar em velocidade média até conseguir um creme fofo e claro. Adicione os ovos, um por vez, batendo após cada adição. Junte a abóbora, o sour cream* e a baunilha e bata rapidamente para misturar.  Desligue a batedeira.
Adicione a mistura de farinha aos poucos, mexendo com uma espátula grande, até ficar homogêneo.
Espalhe metade da massa na fôrma preparada. Com a ponta de uma colher faça um "caminho" mais fundo no meio da massa, seguindo o formato da fôrma. Espalhe a farofinha nesse "caminho", evitando que entre em contato com as bordas da fôrma. Espalhe o restante da massa por cima.
Leve ao forno por 60 minutos, até que enfiando um palito de madeira no meio do bolo ele saia limpo.
Deixe esfriar por meia hora dentro da fôrma, sobre uma gradinha. Desenforme e deixe terminar de esfriar sobre a gradinha.

Para a cobertura:
Em uma tigelinha bata o cream cheese com o fouet até ficar cremoso. Junte os outros ingredientes e continue batendo até conseguir um creme grosso, liso e brilhante.
Espalhe sobre o bolo ainda morninho e deixe esfriar completamente.

*Para fazer Sour Cream caseiro: aqueça levemente uma xícara de creme de leite fresco, só para quebrar o gelo. Adicione 1 colher de chá de suco de limão, misture e deixe descansar em temperatura ambiente por 2 horas.

Comentários

  1. Senti todo o sabor e suculência desse bolinho <3

    ResponderExcluir
  2. Bolo maravilhoso, Richie! Mas acho que já sei porque a sua farofinha ficou misturada. A receita original pede 2 colheres de chá de manteiga, e você colocou 2 colheres de sopa,
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, pior que eu coloque duas de chá e traduzi errado na hora de escrever a receita, acredita? rs Mto obrigado, vou corrigir ;)

      Excluir
  3. Delícia de bolo, Richie. Imagino o perfume na casa inteira. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto obrigado, Karla! Realmente o bolo deixa a casa toda cheirando a especiarias! Bjo!

      Excluir
  4. Adoro bolo de abóbora. Já a muito tempo que não faço um bolo (ups, desde 11 de Junho - comunhão do meu rapaz)...
    Levo a receita comigo. Vou fazer um bolo para esta sexta para os meus alunos Curiosos mas ainda não decidi qual... Gostei da cobertura.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara! Até que não faz tanto tempo assim, né?rs Que bom que vc gostou, mto obrigado!
      Bjo!

      Excluir
  5. De abóbora e com especiarias? Imagina se não vou fazer, amo!! Foi para o topo da lista!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz e me conta se gostou, Cristina! Boa semana e mto obrigado :)

      Excluir
  6. Olá, eu AMO o seu blog. A maneira como escreve, a escolha das receitas e a lindíssima forma como você as reproduz. ue talento! (:

    Eu adorei a ideia do bolo de abóbora com especiarias e cream cheese com laranja! Parece delicioso! (: Uma dúvida: qual abóbora você usou?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, muito obrigado! <3
      Comentários assim iluminam o meu dia!
      Eu usei aquelas abóboras grandes, de pescoço, que aqui são conhecidas como "abóbora de fazer doce". Morangas funcionam mas normalmente são menos saborosas, e aquelas abóboras japonesas funcionam mas visualmente ficam com uma cor meio feia, na minha opiniao..rs

      Abraço

      Excluir
    2. Oi, Richie! Já sei que abóbora é! Muito obrigada pelo carinho da resposta (: Sempre no aguardo dos próximos posts (: Um abração!

      Excluir
  7. Você e seus bolos deliciosos e marcantes, Richie ! Esse, com certeza, entrará na cozinha do Simples Assim.
    Bj e obrigada por partilhar tantas delícias conosco,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa, quero ver por lá, Lylia! Bjão e eu que agradeço suas visitas constantes :)

      Excluir
  8. Oi, Richie! Amo seu blog! As receitas são muito bem explicadas e lindas (afinal comemos também com os olhos)! Sua generosidade em compartilhar suas receitas é admirável! Estou louca para fazer este bolo! Adoro especiarias e abóbora! Mas, a quantidade de bicarbonato é esta mesmo? 2 colheres de chá? Um abraço e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, mto obrigado pelo carinho! :)
      A medida é essa mesmo, abraço!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joaaana do céu, me desculpe! O correto é realmente 2 colheres de chá, e não de sopa. Revisei o texto e me passou despercebido! Sinto mto mesmo, devia ter visto isso antes!!! :(

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P