Bolo {Bundt} no estilo Donut com Geléia de Morango


Olás, tudo bem?
Eu tenho uma resistência muito grande em relação a novas redes sociais. Não é nem uma questão de propriamente não saber mexer, é mais de não conseguir dar conta de ter várias e mantê-las todas atualizadas ao mesmo tempo.
Eu demorei bastante para abrir uma página d'A Cozinha Coletiva no Facebook, e depois que isso aconteceu, praticamente nunca mais entrei na página do Twitter do blog [a página hoje em dia é atualizada através daquele mecanismo que transforma postagens do Facebook em tweets]. Instagram então demorei horrores para usar! Lembro de ter ido a um evento e lá tinha aquelas plaquinhas indicando a hashtag a ser usada e eu não fazia a menor idéia de pra que servia aquilo! Sério mesmo. Snapchat eu nem nunca usei nem nunca vi, e nem pretendo [aliás, fiquei sabendo que já meio que acabou, né?] e a moça do Pinterest vive me mandando mails para eu melhorar minhas pastas lá e eu nunca tenho tempo. 
Instagram hoje em dia é minha preferida. Porém não gosto de fotografar com o celular, então acabo transferindo fotos da câmera para o PC e do PC para o celular, o que imagino que vá um pouco contra a idéia de tempo real do aplicativo, né? Mas me garante fotos bonitas. Sim, nisso sou velho, mesmo com um celular com uma câmera relativamente boa, eu não me acostumo a usar! Nada como o peso de uma câmera nas mãos.
Esses dias descobri as tais das "stories" do Instagram. Achei bacana mas, sinceramente, meu dia a dia não é tão interessante assim, até porque eu trabalho o dia todo e vou para a cozinha uma ou duas vezes na semana, só. E tem a questão do tempo, também: por exemplo, semana passada fiz algumas stories enquanto preparava um bolo, dizendo que a receita completa iria para o blog. Acontece que não tive tempo de escrever o post da receita essa semana então ele [que é esse que você está lendo agora] só vai ao ar mais de uma semana depois das tais stories terem desaparecido do Instagram - o que não faz sentido nenhum se a idéia é atrair visitas ao blog, né? Hahaha. Acho que publicidade não é o meu forte.
Então para quem viu as stories sobre esse bolo [e para quem não viu também, claro] agora sim vai a receita! É um bolo amanteigado simples, aromatizado com baunilha e com um pouquinho de raspas de casca de laranja, que por conta de receber um recheio de geléia de morango [clique aqui para a receita da geléia caseira] e um banho de manteiga derretida e açúcar com canela, é chamado de Bolo Donut. 
Não é um Donut, claro. Mas é tão delicioso quanto! E em tamanho família, o que é ótimo, vamos combinar! :)
Espero que gostem!


Bolo {Bundt} no estilo Donut com Geléia de Morango
[receita adaptada daqui e daqui, rende um bolo de 23cm de diâmetro e 8cm de altura]

Ingredientes para a massa:
200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
1 e 1/2 xícaras de açúcar refinado;
Raspas da casca de 1/2 laranja;
6 ovos, em temperatura ambiente;
2 e 1/4 colheres de chá de fermento em pó;
1 e 1/2 colheres de chá de sal;
3 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de sopa de extrato de baunilha;
3/4 de xícara de leite.

1/2 xícara de geléia de morangos, para o recheio.

Ingredientes para a cobertura:
75g de manteiga sem sal, derretida;
1/2 xícara de açúcar;
1 colher de chá de canela em pó.

Prepare a massa:
Unte com manteiga uma fôrma de buraco no meio de 24cm de diâmetro e 8cm de altura. Polvilhe com farinha, espalhe bem e bata para descartar o excesso. Reserve.
Na batedeira em velocidade média, bata a manteiga com o açúcar e as raspas de laranja por uns 3 minutos, até conseguir um creme leve e fofo. Não esqueça de raspar as laterais da tigela de vez em quando.
Adicione os ovos, um a um, batendo após cada adição.
A mistura vai parecer meio talhada, mas é assim mesmo.
Em outra tigela misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Em uma tigelinha misture o leite e o extrato de baunilha. Reserve.
Com a batedeira em velocidade baixa, junte a mistura de farinha em três adições, intercalando com o leite, em duas adições. Bata apenas o suficiente para a massa ficar homogênea, sem exageros.
Passe 2/3 da massa para a fôrma preparada. Com uma colher de sopa, abra uma "depressão" por toda a massa, para garantir que o recheio de geléia não toque nas laterais da fôrma. Espalhe a geléia de morango nesse "caminho" e cubra delicadamente com o restante da massa.
Leve para assar por cerca de 55 - 60 minutos, ou até que enfiando um palito de madeira no centro do bolo, ele saia limpo.
Deixe o bolo esfriar por 15 minutos dentro da fôrma.
Desenforme com cuidado sobre uma gradinha.

Para pincelar e polvilhar a cobertura:
Em uma tigelinha misture o açúcar e a canela.
Pincele o bolo generosamente com a manteiga derretida. Polvilhe o açúcar com canela sobre o bolo, inclusive nas laterais.


Comentários

  1. Tudo bem que vc não atualiza seu perfil do pinterest, mas tenha certeza que muitas das suas receitas estão no meu, só aguardando o momento de serem feitas e devoradas! =)

    https://br.pinterest.com/nayaracjorge/sobremesas/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, obrigado, Nayara!!! Tá vendo, as coisas vão para o pinterest organicamente, graças a vcs que visitam o blog! Assim é mais legal, né? <3
      Abraço!

      Excluir
  2. Você sabe que sou fã dos seus bolos, né , Richie ? E esse será o próximo a entrar no simples assim. Deu água na boca.
    Obrigada por partilhar tantas delícias conosco.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa, vou lá ver quando vc postar, Lylia! Mto obrigado pelo carinho sempre! :D
      bjão!

      Excluir
  3. Não vou mentir, nunca fiz nenhuma receita do blog. Mas acompanho com carinho por causa dos textos que antecedem a receita, claro que as fotos são lindas. Mas adoro ler como se fossem crônicas do dia a dia alheio. Beijo e continue escrevendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Franciele, que legal! Como eu já disse por aqui, sempre acho que as pessoas só olham as fotos, não leem nada, no máximo a receita .. e olhe lá!rs
      Beijo e muito obrigado :)

      Excluir
  4. Olá Richie...passei ontem aqui para buscar novamente a sua receita de geleia de morango ( que sempre faço por ela é da super certo) e encontro a receita do bolo! Foi uma doce coincidência...já fiz a geleia e bolo! Ficou muito muito bom! Aprovado aqui em casa ...e com certeza repetirei a receita do bolo e também da geleia muitas vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seriooo? Gente, mta coincidencia meeesmo! Que bom que gostaram do bolo por aí tb, e mto obrigado pela confiança nas receitas ;) Abraço!

      Excluir
  5. Oi Richie! Eu ja fiz várias receitas do seu blog, mas gosto mais ainda de ler as suas histórias! Acompanho também seu instagram e já postei no meu algumas receitas que fiz suas! Obrigada por compartilhar sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, eu que agradeço o carinho, as visitas, a confiança e a paciência em ler os textos! :) Mto obrigado!

      Excluir
  6. Oi Richie! Que bolo!!! Amo as frutas vermelhas como um todo: cor, sabor, aroma...mas, infelizmente só eu e meu neto as apreciamos. Eu sei que é uma heresia com esse seu bolo divino, mas será que seu eu colocasse um recheio de brigadeiro ou doce de leite ficaria legal? Um abraço de uma fã de carteirinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evangelina! Dá sim, inclusive tem receitas aqui de Bolo Churros e Bolo Brigadeiro que levam exatamente esses recheios ;) Pode usar que funciona :)

      Excluir
  7. Achei por acaso seu blog.... FANTÁSTICO, FENOMENAL, MARAVILHOSO. Fiz o Flan Parisien ... muuuuuuuito bom... Eu ainda tomei liberdade de modificar... "Brulei" o flan e ficou muito bom também. Suas ideias e receitas e produções... nos permitem viajar no doce mundo da culinária. Parabéns e continue sempre assim. Muito obrigado por tornar nossas vidas doces. :)

    ResponderExcluir
  8. Fiz esse bolo e, como vc comentou da geléia, no post acima, deixei para colocar por cima de tudo, mas ela desceu todinha e ficou no topo do bolo, mesmo assim, ficou maravilhoso, porque a massa é mto saborosa. Comprei geléia de morango e passei nas fatias rsrsrs....

    ResponderExcluir
  9. Descobri vc agora, poxa!! Mas vou voltar desde o início das publicações e ler tudo. Suas receitas e histórias são contagiantes. Vou fazer muitas receitas. Vc tem Instagram? Meu é Dona Glicose. Super beijo e já sou sua fã!

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Gostaria de saber de dá pra usar essa massa em um bolo com 2 camadas de recheio. Tem perigo de desmontar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela, esse tipo de massa amanteigada é para bolos de fôrma de buraco no meio, não bolos em camadas ;)

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P