Bolo Mocha.. ou Mocaccino


Olás, tudo bem?
Sim, Bolo Mocha é um nome engraçado, a menos que você esteja familiarizado com todas essas bebidas oriundas do café que eu nunca sei qual é qual. Para mim [e se você é leitor de Monteiro Lobato ou velho o suficiente para ter visto o programa, vai concordar comigo] não tem como não pensar na vaca do Sítio do Pica-pau Amarelo - a vaca Mocha - ao ouvir esse nome.
Mas calma, esse Mocha aí se refere a uma bebida que combina café, leite e calda de chocolate. E esse bolo também combina esse trio de sabores, além de canela e caramelo [do mascavo]. Aliás, lendo a definição de Mocha eu descobri o Mocaccino, mais uma bebida a base de café e chocolate, só que essa, como o Cappuccino, com adição de canela. Então talvez Bolo Mocaccino fosse um nome mais apropriado, né? Mas vai ficar Mocha mesmo, como na receita original.
Esse bolo é mais uma prova para esfregar na minha cara que doces/ sobremesas com café podem ser realmente muito bons! Como já contei aqui, nunca gostei da combinação café + açúcar, nem na xícara, muito menos nas sobremesas - isso é fruto de um possível trauma causado por um frappuccino [basicamente um milk shake de café] que tentei tomar uma vez e odiei! Mas tudo mudou com a descoberta do Tiramisù! Descoberta essa que me incentivou a procurar e provar novas combinações de café em receitas. Por isso se você leu que vai café e já torceu o nariz, dê uma chance a esse bolo ;)
Eu tive que dar uma segunda chance a ele, por sinal. Não por conta do café, mas porque ao preaquecer o forno [meu forno é elétrico com resistência superior - dourador - e normal, no 'piso' do forno] liguei o dourador no máximo e desliguei a parte de baixo. Resultado: em 10 minutos a superfície do bolo ficou totalmente queimada, preta mesmo, e o restante mole. Respirei, lavei tudo e refiz o bolo. Dessa vez sem distrações. 
Valeu a pena. Mesmo!
E se por algum segundo eu tive o receio de que o bolo, por conta da cobertura estilo farofinha só que sem manteiga, pudesse ficar meio seco [na verdade só me toquei que isso pudesse acontecer depois do bolo no forno], o resultado se provou o contrário: uma massa úmida, macia, com casquinha crocante e sabor de chocolate, café, canela e caramelo. Adorei!
Espero que gostem!


Bolo Mocha
[receita retirada daqui, rende um bolo de buraco no meio de 25cm de diâmetro e 7cm de altura]

Ingredientes para a farofinha:
2/3 de xícara [120g] de mini gotinhas de chocolate [usei metade mini gotinhas de chocolate Callebaut e a outra metade gotinhas sabor doce de leite, nacionais];
1/2 xícara [70g] de nozes pecã picadinhas [imagino que funcione bem com outras castanhas também];
1/3 de xícara [60g] de açúcar mascavo;
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
1 colher de sopa de café instantâneo granulado [vulgo Nescafé].

Ingredientes para a massa:
2 e 3/4 [385g] xícaras de farinha de trigo;
2 colheres de chá de fermento em pó;
1 colher de chá de canela em pó;
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio;
1/4 da colher de chá de sal;
1 xícara [200g] de açúcar refinado;
1 xícara [215g] de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
1/2 colher de chá de extrato de amêndoas [usei pasta de amêndoas, se você usar essência, coloque só umas 2 gotinhas];
3 ovos em temperatura ambiente;
1 xícara [245ml] de sour cream*.

Para o glacê [opcional, fiz para ficar mais bonito, confesso]:
1/2 xícara de açúcar impalpável;
1 ou 2 colheres de sopa de leite.

Prepare a farofinha:
Misture todos os ingredientes em uma tigelinha. Reserve.

Prepare o bolo:
Preaqueça o forno a 170 graus.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma fôrma de buraco no meio de 25cm de diâmetro e pelo menos 7cm de altura. Como esse bolo não é servido "virado" sobre um prato, e sim com a parte de cima para cima mesmo, você pode usar uma fôrma lisa mesmo.
Em uma tigela médio misture a farinha, o fermento, a canela, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Na batedeira, com o garfo tipo raquete, bata o açúcar com a manteiga por uns 4 minutos em velocidade média, até conseguir um creme fofo e claro. Junte o extrato de amêndoas e os ovos, um a um, batendo após cada adição. 
Mude a velocidade da batedeira para baixa e adicione metade da mistura de farinha. Bata apenas até incorporar. Junte o sour cream e bata para incporporar. Por fim adicione o restante da farinha e bata para incorporar. 
Espalhe metade da massa na fôrma preparada, alisando com uma colher. Espalhe metade da farofinha sobre a massa. Espalhe o restante da massa por cima, alise novamente a superfície e espalhe o restante da farofinha.
Asse o bolo por 55 a 60 minutos, ou até que enfiando um palito de madeira no centro da massa, ele saia limpo.
Retire do forno e deixe esfriar dentro da fôrma por pelo menos 20 minutos. Desenforme sobre uma gradinha, vire o bolo e deixe esfriar completamente.

Prepare o glacê:
Misture o açúcar impalpável com o leite até ficar um glacê grosso e liso. Espalhe sobre o bolo.

*Para o sour cream caseiro você pode azedar 1 xícara de creme de leite fresco em temperatura ambiente com uma colher de sopa de suco de limão. è só misturar e deixar pelo menos uma hora em temperatura ambiente.

Comentários

  1. Richie você acertou meu ponto fraco... CAFÉ... vou fazer hoje mesmo, depois te conto!! amo-te!! beijocas

    ResponderExcluir
  2. Posso usar o buttermilk em vez do sour cream?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum acho que interferiria bastante no resultado.. buttermilk e sour cream são coisas completamente diferentes

      Excluir
    2. Obrigada Richie! Vou fazer então como passou! Realmente parece delicioso! Obrigada! Bjos!

      Excluir
    3. Magina, eu é que agradeço! Bjo!

      Excluir
  3. Adoro receitas com café. Esse bolo ficou uma perdição.
    Ainda bem que não te conehço pessoalmente senão chateava-te para me trazeres uma fatia. :-D

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/09/pate-de-berinjela-assada-e-atum.html

    ResponderExcluir
  4. Esse bolo tem a minha cara, é bem do jeito que eu gosto, simples, mas com toque especial, vai pra lista gigante que tenho daqui!;D
    Eu e a Lylia do Simples Assim, falamos de vc nesse fds, no encontro gourmet...tipo: porque o Richie não vem? Queríamos te conhecer! rs
    Bjo e boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonada por café. Richie, você tem alguma susgestão para substituir as gotinhas de doce de leite? Onde moro não tem. Irei fazer com certeza esse bolo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar tudo gotas de chocolate mesmo, Juliana! Mto obrigado :)

      Excluir
  6. Olá venho até vocês trazer uma super oportunidade de adquirir produtos da Electrolux com preços especiais direito de fabrica sou funcionária e possuo o código de acesso ao site www.shopclub.com.br entre e confira código 20402430

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas! quem quiser saber como eu faturei 5 mil reais mensais trabalhando como confeiteira, clique no link abaixo: http://bit.ly/Confeiteira_profissional

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P