Chess Pie de Chocolate ao estilo sulista


Olás, tudo bem?
Faz mais de 5 anos que publiquei aqui uma receita de Torta de Chocolate baseada na receita da Lee Ann Flemming, food-stylist do filme 'Histórias Cruzadas', e foi um sucesso! A grande questão daquela receita, para mim, é o uso do leite evaporado - um produto que atualmente não é mais comercializado no Brasil. Apesar de em receitas assim sempre usar substitutos, permanece em mim aquela dúvida - será que usando leite evaporado de verdade fica diferente? Minha curiosidade com esse laticínio é tanta que comprei algumas latas importadas, para testar e comparar com as substituições. Excentricidades, né? Quando a encomenda chegar faço um post compartilhando minha impressões.
Enquanto isso, encontrei essa receita de Chess Pie de Chocolate, ao estilo do Sul dos Estados Unidos, que - adivinha - não leva leite evaporado! Problema resolvido! O recheio no forno cria uma crosta quebradiça, que infla e racha quando está pronta. E sob essa camada, um creme escuro, brilhante, denso, e forte de chocolate. Eu adoro! Ainda mais combinado com uma massa perfeitamente assada, flocada e crocante. Me enche a boca d'água só de lembrar!

Fazer esse tipo de torta desperta alguma coisa muito boa em mim. Sério mesmo, acho de uma despretensiosidade caseira que beira o kitsch mas que significa cuidado, alegria. Tive um professor na faculdade de arquitetura, o Sérgio Ferro, que ao mostrar uma faixa de tijolos encaixados de modo a formar desenhos em um prédio de tijolos aparentes, construído em mutirão, dizia que aquele barrado não previsto no projeto era a tradução do prazer no trabalho: erguer uma parede empilhando tijolos é o básico. Brincar com os encaixes, formar padrões novos, sair do básico demonstra que você gosta do seu ofício, que ele não é apenas uma obrigação. E é assim que eu me sinto decorando as bordas da minha torta e vendo o recheio trincar no forno.
Espero que gostem :)



Chess Pie de Chocolate {southern style}
[receita levemente adaptada daqui, rende uma torta de 22cm de diâmetro]

Ingredientes para a massa:
1 e 1/4 xícaras [180g] de farinha de trigo;
1/2 colher de chá de sal;
1 colher de sopa [12g] de açúcar;
120g de manteiga sem sal bem gelada, cortada em cubinhos;
1/4 de xícara [60g] de água bem gelada;
1/2 colher de sopa de vinagre de maçã.

Ingredientes para o recheio:
1/4 de xícara [50g] de manteiga sem sal;
80g de chocolate amargo [pelo menos um bom 70% cacau] picadinho;
1 e 1/2 xícaras [300g] de açúcar refinado;
1 colher de sopa [10g] de farinha de trigo;
1 colher de sopa [8g] de cacau em pó;
1 pitada de sal;
1/2 xícara [125ml] de leite;
2 ovos, levemente batidos;
1 colher de chá de extrato de baunilha.

Creme de leite fresco bem gelado, batido em picos firmes, para servir.

Prepare a massa:
Em uma tigela misture farinha, sal e açúcar. Adicione a manteiga em cubos e amasse, apertando com as pontas dos dedos, até formar uma farofa grossa e úmida. 
Em um copo misture a água gelada com o vinagre e adicione à massa, aos poucos, 2 colheradas por vez, amassando rápido, apenas o suficiente para dar liga. Se sobrar água não tem problema.
Forme uma bola com a massa, achate formando um disco, envolva em filme plástico e leve para a geladeira por 1 hora.
Retire a massa da geladeira, coloque-a sobre uma superfície lisa, limpa e levemente enfarinhada e dê umas batidas com o rolo sobre toda a massa, para dar maleabilidade e facilitar para abrir.
Polvilhe um pouquinho de farinha sobre a massa e abra com o rolo, com cuidado para a massa não grudar na bancada, até conseguir um círculo de mais ou menos 26cm de diâmetro. 
Enrole o círculo de massa com cuidado no rolo e desenrole sobre uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro. Pressione com cuidado sobre o fundo e as laterais,  corte o excesso das bordas com uma tesoura e pressione toda a borda, com os dentes de um garfo ou com os dedos*, para dar acabamento.  Fure toda a massa para ela não inflar enquanto assa. Leve ao freezer por 10 minutos, para firmar.
Enquanto isso, aqueça o forno a 200 graus, com a gradinha no apoio mais baixo do forno. Se você tiver uma pedra do forno, coloque-a sobre a gradinha, para aquecer junto. Se não tiver, pode ser uma assadeira grande com bordas baixas.
Retire a massa do freezer, cubra com uma folha de papel manteiga ou alumínio e preencha a cavidade com feijões ou arroz cru, para fazer peso. Leve ao forno por 20 minutos.
Retire a torta do forno, descarte os feijões e o papel alumínio e volte ao forno por mais 2 minutos.
Retire do forno e deixe a massa esfriar sobre uma gradinha.

Prepare o recheio:
Abaixe a temperatura do forno para 175 graus e passe a gradinha para o apoio central.
Em uma panelinha, sobre fogo bem baixinho, coloque a manteiga e o chocolate picado e derreta, mexendo sempre. Reserve.
Em uma tigela misture açúcar, farinha, cacau e sal. Adicione a mistura de manteiga e chocolate derretidos e misture bem. Junte o leite, os ovos e a baunilha e misture por uns 3 minutos, até ficar bem homogêneo.
Passe o recheio para a massa pré-assada, já fria. 
Leve ao forno por cerca de 40 a 45 minutos. A superfície do recheio vai formar uma crosta e ela vai crescer levemente, quebrando essa superfície. Esse é o ponto. Não se preocupe se o recheio sob a crosta parecer mole, ele continua cozinhando fora do forno. 
Retire a torta e deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.

Sirva em temperatura ambiente, acompanhada de uma bela colherada de creme de leite fresco batido em picos firmes.

*Para essa torta específica, quis fazer um charme na finalização das bordas: fiz a receita da massa em dobro, depois de forrar a fôrma abri o restante da massa e cortei em tiras finas. Pincelei toda a borda da massa na fôrma com água e fui colando as tiras sobre a borda, dobrando sempre sobre ela mesma para formar um franzido. É claro que isso não interfere no sabor da torta, por isso passe a receita com um acabamento mais simples e mais fácil mesmo.

Comentários

  1. Richie, eu amo essa receita da torta de chocolate da Lee Ann Flemming, acho que é a minha favorita da vida! E apesar de não usar o leite evaporado original, acredito que aquele caseiro, com creme de leite fresco, realmente faz uma diferença muito boa no sabor. Mas fico ansiosa pra saber suas impressões com o leite encomendado (:

    Tô torcendo pra poder fazer essa receita da Chess Pie em breve, me encheu muito os olhos! Obrigada por compartilhar essa delícia, como todas as outras. Gosto muito daqui <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uia, essa substituição com creme de leite fresco não conheço, Gabi! Você só troca um pelo outro?
      Espero que você faça e seja um sucesso aí tb! :)
      Abraço e mto obrigado!

      Excluir
    2. Ahh, acho que sei sim.. creme de leite fresco mais leite integral, né?

      Excluir
    3. Isso mesmo (: Gosto bastante do resultado!
      Beijos

      Excluir
  2. Essa tarte além de linda ficou com um aspeto divinal.
    Ai que eu ando a tentar fugir das receitas doces mas começa a ser complicado com tantas tentações no teu blogue.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/09/queques-de-abobora-e-coco.html

    ResponderExcluir
  3. Ahnnn morro quando entro aqui, ainda mais em tempos de dieta! kkkk... Vc sempre arrasa nas tortas, que receita maravilhosa, quero fazê-la em breve! Parabéns pelas fotos que sempre são incríveis! Obrigada por compartilhar! Beijão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine, faz sim, e me conta o resultado depois, please! Bjo, mto obrigado!

      Excluir
  4. Faz muito tempo que não entro aqui, mas adoro quando quero uma sobremesa diferente e perco horas lendo os posts e num deles vi sua saga com o coco fresco.
    Tem uma receita aqui em casa, mãe do brigadeiro, que é basicamente transformar uma cocada em bolo de chocolate e depois cobrir com brigadeiro (siiiim, bem doce) e...tem que ser com coco fresco, então dicas mesmo que anos depois, porque dei uma olhada nos comentários e não vi nada disso:
    1- o furo eu consigo fazer com a ponta de uma faca de serrinha, a dica é que apenas um dos 3 pontinhos tem o lugar próprio para abrir e você tem que ir testando, até achar o que é mais facil fazer
    2- antes de furar, pegue um martelinho e vá batendo o coco inteiro, DIZ a mãe de uma amiga que isso ajuda a polpa a soltar da casca e depois fica mais facil
    3- eu quebro na base de marteladas mesmo, mas tem um video do manual do mundo, onde se congela a fruta e depois vai no fogo....
    Nunca tentei a coisa do manual do mundo, pq esqueço e... essa sobremesa é tçao demorada que evitamos ao maximo fazer.

    adoro suas receitas, bjs

    ResponderExcluir
  5. Fiz e deu errado, acho que meu forno não ajudou muito, tirei como explicado, com crosta rachou e ainda mole... mas tava mole demais, deixei esfriar e tcharan.... recheio pra tudo que é lado. Paciencia, tempo aprendido, vamos ver se tento de novo ela um dia. :(

    ResponderExcluir
  6. Olá venho até vocês trazer uma super oportunidade de adquirir produtos da Electrolux com preços especiais direito de fabrica sou funcionária e possuo o código de acesso ao site www.shopclub.com.br entre e confira código 20402430

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas! quem quiser saber como eu faturei 5 mil reais mensais trabalhando como confeiteira, clique no link abaixo: http://bit.ly/Confeiteira_profissional

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P