Casadinho, amanteigado, Beijo de Dama ou falso alfajor


Olás, tudo bem?
Sim, eu sumi. Sim, eu apareci! A vida é assim, né? Não precisa explicar.
Enfim. 
Quando meus pais tinham padaria eu adorava um biscoitinho amanteigado chamada Beijo de Dama, feito com farinha de castanha de caju e casadinho com doce de leite [uma versão brasileira do Bacio di Dama italiano, feito com avelãs e ganache]. E detalhe: eu gostava mais dessas bolachinhas alguns dias depois de feitas, já meio velhinhas, quando o doce de leite cristaliza nas bordas mas se mantem cremosinho no centro. Sentir em uma mesma mordida o macio esfarelante da massa, o crocante do doce cristalizado  na beirada e a parte cremosinha no meio é uma sensação incrível!
Alfajor eu também gosto, mas menos, porque alfajor leva amido e eu não sou muito fã da textura meio desestruturada de biscoitinhos com amido. Mas adoro quando vem bem recheado de doce de leite [e quem não adora, né?] e com cobertura branca de glacé. Sim, todo mundo gosta com cobertura de chocolate, eu sei, mas eu prefiro glacé. Me julguem.
Pois bem, ontem foi meu aniversário e, por já ter comido bolo [esse bolo aqui, aliás, o melhor e mais simples bolo do mundo, na minha singela opinião] na festinha de aniversário coletiva que fiz com meus amigos no final de semana, resolvi variar e fazer uns amanteigados de amêndoas, só para beliscar.
Como eu tinha um pouco de farinha de castanha de caju me lembrei dos Beijos de Dama e resolvi adaptar os amanteigados: fiz a massa com castanha de caju [mas você pode usar farinha de qualquer castanha, amêndoa ou noz], casei com doce de leite [pra parecer alfajor mas com uma massa mais crocantinha] e, para dar aquele toque especial do cristalizado, cobri com glacé de açúcar, daqueles que ficam sequinhos. Caprichei na pitada de sal da massa e aromatizei o glacé de cobertura com limão para cortar um pouco do doce e funcionou, ficou bem equilibrado!
Comi quase todos sozinho, afinal é meu aniversário, né? ;)
Espero que gostem!


Casadinhos Amanteigados

Ingredientes da massa:
2 xícaras [260g] de farinha de trigo;
1 xícara [150g] de farinha de castanha de caju;
3/4 da colher de chá [3g] de sal;
1 xícara [220g] de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
1/2 xícara [100g] de açúcar refinado;
1 colher de chá [5g] de extrato de baunilha;
2 gemas.

Para casar os docinhos:
1 lata de doce de leite.

Para o glacé da cobertura:
2 e 1/2 xícaras de açúcar impalpável;
1 colher de chá de suco de limão;
5 colheres de sopa de água morna.

Preparo:
Em uma tigela misture a farinha de trigo, a farinha de castanhas e o sal e reserve.
Na batedeira com o garfo tipo 'leque' bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo e claro. Adicione a baunilha e as gemas e bata para incorporar. Por fim adicione a mistura de farinha, e bata até conseguir uma massa homogênea. Divida a massa em duas partes.
Abra uma folha de papel manteiga de 35x45cm sobre uma superfície de trabalho e coloque a massa sobre ela. Cubra com outra folha de papel manteiga do mesmo tamanho e usando um rolo, abra a massa entre as folhas até conseguir uma espessura de 0,5cm. Faça isso com as duas partes da massa.
Leve as massas, sem desembrulhar, à geladeira por 1 hora.
Preaqueça o forno a 180 graus.
Forre 2 assadeiras de 35x45cm com papel manteiga e reserve.
Retire as massas da geladeira, descarte as folhas superiores de papel manteiga e, usando um cortador do formato desejado, corte os biscoitos. Espalhe os biscoitos pelas assadeiras preparadas, deixando uma margem de 2cm entre eles.
Leve as assadeiras de volta à geladeira por 10 minutos [assim os biscoitinhos não perdem o formato quando assam], e depois ao forno preaquecido por cerca de 12 minutos ou até as bordas ficarem douradas. Retire do forno e deixe os biscoitos esfriarem completamente.

Para casar os docinhos:
'Case' os biscoitos, aos pares, usando uma colherada generosa de doce de leite. Espalhe os casadinhos sobre uma grade e reserve.

Para a cobertura:
Em uma tigelinha misture todos os ingredientes até formar uma calda grossa e homogênea. Se for preciso adicione mais uma ou duas colheres de sopa de água quente, mas vá adicionando aos poucos, com cuidado.
Derrame a cobertura sobre os casadinhos generosamente e deixe secar.

Comentários

  1. Parabéns atrasado, Richie! Que a vida reserve ainda mais doçuras pra você! (e coma todos os biscoitinhos, mesmo quando não for seu aniversário - você merece!) Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha vontade não me falta! Mto obrigado, Letrícia! Bjao!

      Excluir
    2. Parabéns Riche! Sou fã do seu blog já fiz várias receitas, tenha um dia maravilhoso!

      Excluir
    3. Eba! Espero que tenham ficado boas! Mto obrigado :)

      Excluir
  2. Oi Richie, bem vindo de volta pro seu reduto de delícias, sempre que abria sua página ficava pensando "que estranho, será que sou só eu que não estou visualizando as postagens?"... a gente acaba se acostumando e sentindo falta😊. Então Feliz aniversário ! Que esta nova fase Seja repleta de doces pesquisas, doces experimentos, doces amores, doces amizades.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Richie! Que sua vida seja tão doce e gostosa como os doces que você partilha conosco.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Ah que saudades de você, que bom que voltou.

    ResponderExcluir
  6. primeiro parabéns pelo aniversário e pelo blog, também já fiz várias receitas suas e ficaram deliciosas (não sei se como as suas rsrsrs) estava com saudades também, toda manhã abria seu blog e nada ... hj enfim achei receita maravilhosa e fresquinha!!! obrigada pelo seu carinho em postar detalhadamente estas delícias!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que tenho que agradecer, Rosangela! Abraço e espero poder ter sempre novas receitas por aqui :)

      Excluir
  7. Ola Richie, parabéns pelo seu aniversário, que seja um novo ano de muita saúde e de muito sucesso! Vc poderia me falar se posso fazer essa receita com a pistola de cookies? Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Olá Richie, parabéns meio atrasadinho mas vale assim mesmo....hahahaha.....andei beeem sumidinha, mas agora estou voltando ao blog e voltando a seguir meus amigos. Que delícia de biscoitinhos. Tenho bastante sobra de farinha de amêndoas dos macarons, pois quando peneiro, sempre vai ficando um pouco e acaba enchendo um pote...hehehe.....vou testar, adorei!!! Beijos doces e muitas felicidades nessa nova etapa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P