Nosso Bolo de Cenoura


Olás, tudo bem?
Você deve estar olhando esse post e pensando: sério? Bolo de Cenoura?! Mas todo mundo sabe fazer bolo de cenoura! 
Pois é, todo mundo sabe, mas eu gostei tanto das fotos do meu que tive que postar! Me julguem.
É que outro dia eu estava comprando pão em São Paulo e tinha um bolo de Cenoura na vitrine da padaria. Era uma dessas padarias de rede que tem na cidade inteira, sabe? E o bolo, sabe-se lá porquê, custava uma pequena fortuna! Pensando nas minhas recentes experiências "gastronômicas" em São Paulo - prejuízo: tudo é caro, nem tudo é bom - fiquei com vontade de comer mas não de pagar, então resolvi fazer eu mesmo o bolo. 
Bolo de Cenoura com cobertura de chocolate é um clássico brasileiro, né? Todo mundo já comeu, quase todo mundo já fez. Receita de liquidificador, não tem dificuldade alguma. 
Ou melhor, tem uma, a cobertura: a versão tradicional pede um calda feita com água, manteiga, açúcar e chocolate em pó que se feita corretamente forma uma casquinha crocante e fina por cima e se mantém úmida por baixo. O problema é que o ponto dessa calda é complicadinho - eu já fiz muitas vezes e mesmo assim nem sempre dá certo. Toda vez que faço penso em usar um termômetro pra registrar a temperatura correta do ponto e toda vez me esqueço. Até minha mãe que é confeiteira diz que evita essa cobertura! 
Então como eu não estava a fim de correr o risco, dessa vez troquei a cobertura por ganache de chocolate mesmo, que não deixa de ser paixão nacional e é bem mais fácil de se fazer. E adicionei um pouco de chocolate meio amargo picado na massa, pra dar um tchanzinho. Simplificar sem deixar simplório, né? rs
Aqui é óbvio que todo mundo gostou, e tenho certeza que você também vai gostar!



Bolo de Cenoura Clássico 
Receita levemente adaptada daqui, rende um bolo quadrado de 23x23cm, ou redondo de 24cm de diâmetro, ou 2 bolos em fôrma de bolo inglês de 22x10cm]

Ingredientes da massa:
2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de sopa de fermento em pó;
1 pitada de sal;
3 cenouras médias descascadas e picada e rodelas;
4 ovos;
1 xícara de óleo de milho;
1 e 1/2 xícaras de açúcar;
120g de chocolate meio amargo [usei 56%] picadinho, ou gotas de chocolate meio amargo.

Manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar a fôrma.

Ingredientes da cobertura:
100g de chocolate meio amargo [usei 56%] picado;
100g de chocolate ao leite picado;
120ml de creme de leite fresco.

Prepare a massa:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Unte a fôrma no tamanho escolhido [quadrado de 23x23cm, ou redondo de 24cm de diâmetro, ou 2 bolos em fôrma de bolo inglês de 22x10cm] com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Bata para descartar o excesso e reserve.
Em uma tigela grande misture a farinha , o fermento e o sal. Reserve.
No liquidificador coloque as rodelas de cenoura, os ovos, o óleo e o açúcar. Bata até ficar uma mistura quase que totalmente homogênea - eu gosto que sobrem uns pontinhos de cenoura no meio do bolo.
Transfira aos poucos a mistura do liquidificador para a tigela com a mistura de farinha, mexendo bem com uma colher grande ou um fouet, até ficar homogêneo.
Polvilhe o chocolate picado com uma pitada de farinha de trigo, misture bem e junte à massa.
Passe a massa para a fôrma preparada.
Asse por cerca de 45 ou 50 minutos ou até que enfiando um palito de madeira no centro do bolo ele saia limpo.
Deixe esfriar sobre uma gradinha.

Prepare a cobertura:
Em uma tigela pequena coloque os chocolates meio amargo e ao leite picados.
Aqueça o creme de leite sem deixar ferver, e derrame quente sobre os chocolates. Deixe descansar por 1 minuto e então mexa delicadamente com uma colher, até formar uma ganache lisa e brilhante.
Espalhe sobre o bolo morno e deixe esfriar completamente.


Comentários

  1. Adoro bolo de cenoura e com a cobertura fica perfeito.
    Esse ficou lindo ,o interior esta uma tentação.

    ResponderExcluir
  2. olá! parabéns pelo blog lindão!
    já vi algumas receitas falando sobre misturar o açúcar junto aos secos (sem bater no liquidificador). acha relevante? tem algum efeito especial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caio, muito obrigado!

      Acho que não faz grande diferença não. No caso como usei açúcar cristal, bater com os líquidos facilita dissolver, mas é só.
      Abraço!

      Excluir
  3. O chocolate picado deu um ar “elegante” ao bolo. Amo suas fotos!
    Sobre a cobertura tradicional, eu acerto uma vez em cada reencarnação... kkk. A ganache é melhor!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Acabei de fazer!! Ficou maravilhoso!! Obrigada por compartilhar a receita!! ♥️

    ResponderExcluir
  5. Mais um bolo seu inesquecível, Richie! Você sempre tem um toque especial que faz com que seus bolos sejam únicos.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bondade sua, Lylia! Nesse caso a receita é classicona, todo mundo já fez, né? :)
      bjo!

      Excluir
  6. Mais uma receita massa! Só uma dúvida, tem alguma medida em gramas ou em xícaras para a quantidade de cenouras? É que acho tão abstrato cenouras médias kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Richi, muito lindo e parece estar delicioso, como todo bolo de cenoura deve ser.
    Aproveito este momento para lhe tirar uma dúvida:

    Toda vez que vou fazer uma receita e tem chocolate picado na massa do bolo, mesmo eu enfarinhando o chocolate antes de adiciona-lo na massa, quando ele assa fica todo no fundo e não misturado.
    Aconteceu isso com o Delvis Cake (RECEITA SUA E MARAVILHOSA), claro que ficou gostoso, pois ficou uma casquinha crocante no fundo do bolo, mas sempre fico encasquetada.

    O que estou fazendo de errado? Uso Callebout de gotinhas.

    ResponderExcluir
  8. Realmente a casquinha causa um estresse! Mas adoro com ela. Uma coisa que facilitou foi dobrar a receita,o que facilita na hora de espalhar e tirar do fogo logo que ela aquece,para não açúcarar rápido.
    Adoro suas publicações. Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Adoro bolo de cenoura Obrigada pela partilha

    ResponderExcluir
  10. Olá venho até vocês trazer uma super oportunidade de adquirir produtos da Electrolux com preços especiais direito de fabrica sou funcionária e possuo o código de acesso ao site www.shopclub.com.br entre e confira código 20402430

    ResponderExcluir
  11. Richie, adoro eu blog. Gostaria de perguntar porque as recitas de bolo de cenoura usam óleo ao invés de manteiga?

    ResponderExcluir
  12. Richie foi o primeiro bolo da minha filha! Fiz questão de fazer :) Ela adorou!! E a mamãe ficou toda orgulhosa - hehee. Beijão!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P