Torta Fácil de Curd de Limão
Olás!
Me apaixonei por Curd de Limão antes mesmo de ter provado pela primeira vez: só a textura daquele creme cor de gemas já me deixava babando nas fotos! Quando resolvi preparar o curd em casa, me deparei com dois problemas: o excesso de gemas na maioria das receitas [o que, mesmo que peneiradas, podem acabar deixando um sabor ou aroma de ovo que não é nada legal] e o alto risco do creme talhar [banho-maria, fogo baixo, mexendo sem parar e olhe lá]. Por sorte, depois de algumas tentativas, encontrei uma receita-coringa, com uma quantidade 'normal' de gemas e sem necessidade de banho-maria, e é ela que uso desde então [é essa receita aqui].
Curd de Limão é um recheio incrível para massa de tortas! Um dos acompanhamentos mais clássicos no chá inglês é justamente a Lemon Tart, uma torta de massa baixa assada recheada com curd e coberta com açúcar de confeiteiro. Super simples, né? E pode ficar ainda mais, se ao invés de cozinhar o curd no fogo, enquanto a massa assa, levar o curd para ser cozido no forno, ao mesmo tempo em que a massa doura. Moleza! E preciso dizer que é delicioso?!
Eu cobri a minha torta com açúcar e dourei com o maçarico, mas se você não tiver um, não se preocupe: a torta fica linda com a sua superfície amarelo-vivo só polvilhada de branco, do açúcar de confeiteiro. Falando em superfície amarelo-vivo, o segredo dessa cor vem dos ovos - eu sempre procuro usar ovos caipiras para preparar curd de limão. Ah, e usei limão tahiti mesmo, nessa receita, mas você pode usar o cravo, o siciliano, o galego ou o que preferir.
Espero que gostem!
Torta de Curd de Limão
[adaptada daqui]
Para a massa:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
1/4 da xícara de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara [100g] de manteiga gelada picada em cubinhos;
4 colheres de sopa de água gelada.
Para o curd:
100ml de suco de limão;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
5 gemas de ovo;
2 claras de ovo;
170g de açúcar refinado;
100ml de creme de leite fresco.
Açúcar de confeiteiro para polvilhar.
Prepare a massa:
Em uma tigel misture a farinha, o açúcar e o sal. Adicione a manteiga gelada em cubinhos e amasse com as pontas dos dedos até conseguir uma farofa úmida. Adicione as colheradas de água, uma a uma, amassando o suficiente para formar uma bola com a massa. Achate essa bola de massa, envolva em filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos.
Preaqueça o forno a 180 graus.
Abra a massa, utilizando um rolo de macarrão, sobre uma superfície limpa e enfarinhada. Com ela cubra o fundo e laterais de uma fôrma para tortas canelada e baixa, de 22cm de diâmetro. Apare as bordas, fure a massa em vários pontos, com um garfo, cubra a massa com papel alumínio e preencha com feijões, para fazer peso. Leve ao forno por 20 minutos.
Retire a massa do forno, e o papel alumínio com os feijões. Reserve a massa enquanto prepara o recheio.
Prepare o recheio:
Abaixe o forno para 120 graus [como a temperatura mínima do meu forno é 160 graus, eu deixo a porta entreaberta, com o cabo de uma colher de pau].
Em uma tigela peneire as gemas, sem apertar. Junte as claras e o açúcar e misture com um garfo, devagar para não formar espuma. Adicione o suco de limão, a baunilha e o creme de leite. Misture bem.
Peneire o recheio sobre a massa de torta já pré-assada. Leve de volta ao forno, com a porta entreaberta, por 40 minutos, até que o curd fique firme nas laterais mas continue um pouco mole no centro.
Retire a torta do forno e deixe esfriar completamente.
Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir, coberta com filme plástico.
No momento de servir, retire a torta da geladeira e peneire açúcar de confeiteiro sobre toda a superfície dela. Se preferir, doure o açúcar com o maçarico culinário.
:D nham!
ResponderExcluirGábs, e a sua visita, hein?? :P
Excluirbjo, obrigado!
Lindíssimo.
ResponderExcluirUm abraço, Fábio.
Muito obrigado, Fábio!
Excluirabraço!
Parece delicioso!!!!!! Que fome!
ResponderExcluirE é, viu Nizz?rs
Excluirbjo e mto obrigado!
Que maravilha, Richie! Está com um aspecto delicioso, já comia uma fatia.
ResponderExcluirBeijinhos
Olha, garanto que não é fácil comer uma fatia só não, viu?!rs
Excluirbjo e mto obrigado!
hum,parece boa e simples de fazer.Gostei
ResponderExcluirSuuuper simples, Dulciléia!
ExcluirQue bom que gostou! Bjo, obrigado!
Olá Richie
ResponderExcluirA tua tarte deve ser absolutamente divinal. Sobretudo para apreciadores do acre limão, como é o meu caso.
Eu uso uma receita prática do Nigel Slater que nunca me deixa mal:
http://panelasemdepressao.wordpress.com/2013/04/10/lemon-curd/
Um abraço
Guida
Tambem sou um amante dos cítricos, Guida! Nunca testei essa do Nigel, mas até que não vai tanto ovo, né? Perto de algumas..rsrs. Gostei!
ExcluirMuito obrigado, e abraço!
Richie, achei bem estranho ler que quando você usava receitas com muitas gemas o curd ficava com cheiro e gosto de ovos. Esse problema nunca aconteceu comigo e uso uma receita da Cook's Illustrated que vai 7 gemas + 1 ovo. De qualquer forma essa torta deve ser deliciosa!
ResponderExcluirEntão, eu acabo sempre sentindo o gostinho de ovo, quando a quantidade é muita :S Mas fora isso, acho essa receita, com poucas gemas, mais saudável, tb. Mas fiquei curioso pra testar a sua receita! Me passa??
ExcluirAbraço e muito obrigado!
Richie, tenho sempre problemas em fazer a pasta frolla, nao consigo estender-la, gruda muito sempre. Alguma dica?
ResponderExcluirCarla, essa massa da torta não é a frola original.. é uma simplificação americana. Mas se gruda muito pode ser por 3 motivos: ou a massa nao resfriou o tempo suficiente antes de abrir, ou tem muita água na massa, ou a manteiga foi amassada demais no processo [no casa dessa massa simplificada]. Mas o jeito é praticar - rapidinho sua massa vai pegar o jeito!
ExcluirMto obrigado, bjo!
Richie, já provei e amei....só não tinha uma receita, bem agora ficou perfeito vou fazer com certeza...obrigado!
ResponderExcluirSerio Clau?! Ah, que ótimo! Muito obrigado por testar e aprovar! bjo!
ExcluirQue aparência maravilhosa. ;)
ResponderExcluirQue bom que gostou! :D
ExcluirFico sempre encantado com as tartes ou tortas que saem do teu forno :D
ResponderExcluirJá experimentei algumas e são sempre DELICIOSAS!
Cor deliciosa a desta torta de curd de limão. ;)
Jota
http://searchncook.blogspot.pt/
Muito obrigado, Jota! Adoro ver quando você faz as tortas daqui! :D
ExcluirOs ovos caipiras deixam a cor linda, né? Não abro mão deles!
Abraço!
Oi Richie!!! Faz tempo que estava querendo fazer uma das suas gostosuras (tenho separado um arquivo com as suas receitas que eu quero fazer). Claro que o curd de limão estava entre elas confesso que torta de limao com leite condensado nao é minha preferida, eu queria algo melhor. Arrisquei fazer e apesar de alguns erros no caminho( sem querer coloquei agua regular na massa e ela nao abriu no rolo, tentei fazer dourar o açucar no grill e eu nunca usei, meio que queimou um pouco) Ok fora tudo isso essa foi a melhor torta de limao que eu ja comi na minha vida, adeus tortas de leite condensado. Obrigada pela receita, simplismente a melhor.
ResponderExcluirOutra coisinha, voce achar que dá pra fazer com a tangerina essa mesma receita? bjs
Oxe, se com todos esses percalços pelo caminho ainda ficou a melhor torta de limão que você já prpvou, me dou por muito satisfeito, viu?! rs
ExcluirNao entendi o q houve com a massa.. ficou mto seca ou mto úmida? Se o problema é seca, basta adicionar mais água gelada da próxima.. varia muito da marca da farinha, a quantidade de água usada. Ah, invejei o grill do seu forno!rsrs
Acho que dá certinho com tangerina - só aconselho usar 100ml de suco de tangerina mais uns 30ml de suco de limao mesmo, e talvez raspas da casca da tangerina, pra acentuar o sabor!
Muito obrigado, fiquei realizado com o seu comentario! :) bjo
O Richie,tudo bom? Nunca fiz curd, estou doido para fazer - e esta não parece ser tão complexa como algumas que havia lido. Forte abraço, para variar lindas fotos.
ResponderExcluirOi Wair, tudo bem e vc?
ExcluirEu só uso essa receita, do link do post, pra curd de limão, Wair! Já fiz outras, mas essa é minha preferida pela facilidade e pelo resultado tb!
Se você fizer me conta o que achou, tá?
Abraço e mt obrigado!
Vc é máximo! Vou fazer a torta com o limão do meu jardim: limão galego ou cravo. Será que vai dar certo?
ResponderExcluirVai ficar delicioso, Vera! Limão cravo é tão aromático e saboroso!
ExcluirMe conta depois?
Bjo, obrigado!
Uauh, de bradara aos céus de tão boa que deve ser.
ResponderExcluirKiss
Olá Deus te abençoe, muito bom, muito bom mesmo amei o seu blog o post esta um sucesso essa torta é uma delicia amei, já estou te seguindo OBRIGADO PELA VISITA. Aguardando retribuição.
ResponderExcluirCurta e participe do meu blog, fan Page, twitter, instragam e canal do youtube.
Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Richie! que blog maravilhoso! me inspiro muito aqui! venho sempre, hehehehe!
ResponderExcluirPreparei duas tortas dessa no sábado. uma não foi fatiada ainda. a outra, devorada por inteiro!
Te pergunto se ainda posso comer esta que sobrou... está na geladeira, dentro do plástico. Qual seria a validade delas?
Beijos e parabéns pelo lindo blog!
Richie, essa torta serve em média quantas pessoas? Obrigada!
ResponderExcluirRichie, eu tenho a mesma dúvida da moça do comentário acima. Qtas pessoas em média essa torta serve, eu gostaria de fazê-la para o aniversário de uma amiga... Obrigada.
ResponderExcluirVocês tem canal no youtube? se sim,favor mande o link
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir