Torta de Maçãs e Caramelo, da que fiz em SP semana passada!


Olás, tudo bem??
Andei sumido, né? Eu sei. É que experimentei uma câmera muuuito melhor do que a minha, e depois cadê a vontade de usar minha câmerazinha outra vez? Parece que toda foto que tiro agora, com ela, fica péssima! Mas estou trabalhando nisso, psicologicamente... e também tentando trocar de câmera.. hahaha. Vamos ver qual solução vem primeiro.
Mas o post de hoje é sobre semana passada, quando fui para São Paulo falar sobre e fazer tortas na Cozinha Conceito da Dedo de Moça! Lembra que eu tinha anunciado aqui? Então, o grande dia chegou e já passou, mas deixou tantas lembranças!
Primeiro que, caipira que sou, vou muito pouco para a capital, então só isso já dá uma aventura [juro, toda vez que chego no Tietê sinto uma vontade louca de pegar um busão de volta, imediatamente - sim, sou jeca]. Mas passando o 'medinho' inicial, as coisas melhoram. Minha sorte foi que a Gábs, leitora antiga aqui do blog, foi me buscar na rodô [e não tive como fugir de volta hahaha]. Ela me levou pra uma volta rápida pela Liberdade [onde quero muito voltar, adorei!] e depois me acompanhou à Dedo de Moça.
Na Dedo de Moça funciona a redação do site Dedo de Moça e a Cozinha Conceito, onde são as aulas, treinamentos e os jantares que eles promovem. O lugar é lindo e as pessoas são tão fofas que quase me senti em casa! Quase, porque lá tinha um forno elétrico incrível, e uma Kitchen Aid sonho de consumo, que eu quase tentei por na bolsa e sair de fininho hahaha. Ah, e comprar ingredientes [para a demonstração] em São Paulo é tão legal!!! Tem tanta coisa que a gente nunca viu nem comeu, que só ouvimos falar, né?! Fiquei feito criança na loja de brinquedos. 
Fazer três tortas [com as quais estou super acostumado] na frente dos outros não foi tão fácil quanto eu imaginava [a gente 'vicia' no próprio forno e fogão, né? Demora pra pegar o jeito na cozinha dos outros]. Sorte minha que a primeira torta [de chocolate!] ficou pronta rapidinho e estava tão gostosa [sério, melhor do que as que já preparei em casa!] que perdi o medo/ timidez/ insegurança e o resto foi que foi! Me diverti muito conversando sobre cozinha enquanto cortava fatias de torta pra todo mundo provar! É bom bater papo com gente que fala a nossa língua!
Muuuito obrigado às 'alunas', que foram tão gentis, que me deixaram à vontade e que anotaram tanto! [achei tão bacana!], a Dedo de Moça pelo convite e pela simpatia em me receber na linda cozinha deles e a Gábs, por ter me apoiado tanto o tempo todo!


Lá na Dedo de Moça preparei a Minny's Chocolate Pie [minha torta-coringa]; a clássica Torta de Limão e Merengue [das fotos acima] e essa, que segue abaixo. Espero que gostem! :)


Torta de Maçãs e Caramelo
[rende uma torta fechada de 22cm de diâmetro]

Ingredientes para a massa:
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de sopa de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
1/2 xícara [50g] de gordura vegetal gelada picada em cubinhos;
1/2 xícara [50g] de manteiga sem sal gelada, picada em cubinhos;
5 ou 6 colheres de sopa de creme de leite fresco gelado.

Ingredientes para o recheio:
4 maçãs tipo Fuji [ou Pink Lady, que descobri que tem em São Paulo!] sem casca/ sementes e picadas em cubos médios;
4 maçãs tipo Granny Smith sem casca/ sementes e picadas em cubos médios;
1/4 de xícara de farinha de trigo;
1 e 1/4 xícaras de açúcar;
1/4 de xícara de água;
3 colheres de sopa [45g] de manteiga sem sal;
2 colheres de sopa de água.

Água para pincelar;
Creme de Leite ou ovo batido para pincelar;
Açúcar cristal para polvilhar.

Prepare a massa:
Em uma tigela grande misture a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Adicione a gordura vegetal e a manteiga geladas, picadas em cubinhos, e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa úmida. Adicione as
colheradas de creme de leite gelado, uma a uma, amassando o suficiente para formar uma bola de massa. Divida essa bola em duas partes, forme com elas dois discos e envolva-os em filme plástico. Leve à geladeira por pelo menos 20 minutos.

Enquanto isso prepare o recheio:
Em uma tigela grande coloque os cubos das maçãs e adicione a farinha. Misture bem para envolver todos os cubos. Reserve.
Em uma panela pequena coloque o açúcar e 1/4 de xícara de água e leve ao fogo baixo, mexendo com uma colher até o açúcar se dissolver. Pare de mexer e deixe ferver por 10 minutos, balançando a panela de vez em quando, até formar uma caramelo dourado e perfumado, como para calda de pudim - cuidado para não passar do ponto! Retire do fogo, deixe esfriar por alguns minutinhos e adicione a manteiga e a água. Misture para dissolver. Volte  panela ao fogo baixo somente até a mistura espumar.
Retire do fogo e derrame, com cuidado, sobre os cubos de maçã. Misture e deixe descansar por 10 minutos, até que as maçãs soltem seus sucos.

Montando a torta:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Sobre uma superfície limpa e enfarinhada [ou sobre uma folha grande de papel manteiga] abra, usando o rolo, um dos discos de massa até conseguir um circulo de uns 25cm de diametro. Forre a fôrma de tortas com a massa, deixando uma borda de 1.5cm em toda a borda, e reserve na geladeira.
Abra o segundo disco de massa até conseguir um círculo de uns 24cm de diâmetro, da mesma maneira que o primeiro. Perto do centro do disco, faça quatro furos usando um cortador de biscoito ou uma faquinha afiada. Essa massa será a tampa da torta.
Retire a base da torta da geladeira e recheie om a mistura de maçãs e caramelo. Pincele água na borda da massa da base e com cuidado, transfira a tampa de massa para a torta [enrole com cuidado a massa da tampa no rolo, sem apertar, e desenrole sobre a torta recheada]. Aperte levemente as bordas e corte com uma tesoura o excesso de massa. Pressione a borda com as pontas dos dedos ou com os dentes de um garfo para colar bem a tampa na base.
Coloque a fôrma dentro de uma assadeira retangular, grande, e leve ao forno por 50 minutos/ 1 hora, até que a massa esteja bem dourada e o recheio esteja borbulhando pelos cortes da tampa.
Retire do forno, deixe esfriar sobre uma grade e sirva morna ou em temperatura ambiente.
Vai muito bem com uma bola de sorvete de baunilha!

Comentários

  1. Estarei sempre à disposição! :D Dá próxima vez, a gente faz tour pelos mercadinhos da Liberdade! (entre outros lugares)
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto obrigado, Gábs! Quero voltar logo, bjo!

      Excluir
    2. Hoje encontrei algo que queria ter te dado qdo vc estava aqui. Comprei um para vc. Quer vir buscar ou quer que eu te mande pelo correio?? Vale até novembro/2013 ;)

      Excluir
  2. Ficou linda essa torta,adoro torta de maça.
    Pena não seres meu vizinho ,senão pegava quando ela estava na janela....coisa tão tentadora.
    bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixi, a janela é bem alta, não ia ser fácil pegar sem derrubar a torta toda, viu? hahaha Que bom q vc gostou, bjo e ótimo fds pra vc tb!

      Excluir
  3. Pois a última foto está magnífica!!

    ResponderExcluir
  4. aspecto delicioso:-)

    a minha de limão e merengue não fica tão amarelinha,não sei porquê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gemas de ovo caipira é o meu segredo! Se não a cor fica mto sem gracinha, né? Tenta da próxima! Obrigado

      Excluir
  5. Adorei o post !!!! As tortas estão maravilhosas. Desta vez não consegui participar. Avisa quando estiver para as bandas de cá novamente. Quem sabe consigo participar no próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mal posso esperar para a próxima, Ana! Não vejo a hora, tb! bjo e mto obrigado!

      Excluir
  6. Que coincidencia! Já preparei todas essas tortas aqui em casa! São PERFEITAS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Kaarina?! Que bom ue voce tb gostou, bjo! Obrigado!

      Excluir
  7. Opa, acho que vou testar em casa! Adoro torta de maçã!

    Dá para fazer a tampa em forma de gradezinhas ao invés de fazer do jeito que você mostrou na receita? Fica bom tb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim, Imyra! Até uma farofinha de manteiga, canela, açúcar e farinha vai bem, se der preguiça de tampar com massa. bjo e obrigado!

      Excluir
    2. Obrigada, Richie! =D

      Uma amiga faz as gradezinhas e coloca vários pedaços de queijo minas em cima +_+ Certas coisas deviam ser proibidas! Deve ficar ainda mais delicioso +_+

      Excluir
  8. Oi Richie,
    muito feliz por você! Imagino quanto realizador deva ter sido!
    bjo Tati Candeias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati, foi mto legal.. e super cansativo! Adorei!

      bjo e mto obrigado!

      Excluir
  9. Richie, eu estava contando os dias pra você postar as receitas rs. Ficaram lindas e claro que devem estar, super, mega gostosas. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Ro! Pra saber se ficaram gostosas, tem que testar em casa, né?rsrs bjo e mto borigado!

      Excluir
  10. Que delícia! Deu vontade de estar lá :)
    Sucesso, porque você merece!
    Lindas as tortas e deliciosas, sem dúvida! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, na próxima vc pode estar, Renata! :)
      Mto obrigado viu? Abraço!

      Excluir
  11. que sucesso maravilhoso querido amei ...parabens e que voce venha mais para sampa city

    parabens pela torta esta divina bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso ir mesmo, pra acostumar, né Sadhia?rsrs Bjo e mto obrigado!

      Excluir
  12. Uma torta de corvos!!! (sabe aquela torta toda fechadinha que o pica-pau abria e saiam os corvos?)
    Eu tava doida por uma receita dessas!!!

    Puxa, queria ter ido à sua aula.
    Acompanho o blog tem um tempo e adoro suas receitinhas. :-D
    Fazem mó sucesso quando repito aqui em casa...
    Essa mesma já está impressa, vou providenciar os ingredientes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poi zé, Lia! Isso vem de uma cançao de ninar inglesa - chama-se Four and Twenty Blackbirds - que fala do costume medieval de se assar tortas com animais vivos dentro, pra divertir os banquetes reais - quando a crosta era aberta, o bichinho saia correndo feito louco, e o povo ria. Vai entender, né?

      Na próxima espero vc!

      bjo e mto obrigado! Ah, e me conta da torta, depois??

      Excluir
  13. Oi Richie, sabe que sou fã das suas tortas.Fiquei toda animada quando li aqui que você viria a Sampa pra dar um curso.Mas qdo entrei no site estava fora dos meus planos o valor do curso.Tenho certeza que você se saiu muito bem e ter apoio de uma amiga faz toda a diferença.São Paula assusta até quem mora aqui.A gente se perde com tantos lugares diferentes.Também adoro o bairro da liberdade.
    Vale mesmo à pena voltar pra conhecer melhor.Sua torta ficou divina como sempre.Adoraria ter feito parte da sua aula, quem sabe em uma proxima oportunidade, pois tenho certeza que foi sucesso total.Beijos e sucesso pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, tomara que na próxima dê certo de vc ir, Léia! :)
      E pretendo voltar logo pra SP sim, pra perder o medinho..rsrs

      bjo e mto obrigado!

      Excluir
  14. Que linda e apetitosa torta! fiquei com água na boca!
    I Love Cupcakes

    ResponderExcluir
  15. Que aspecto fantástico! Adorei!
    Bom fim de semana
    Lena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Helena! Mto obrigado, abraço e ótimo fds!

      Excluir
  16. Olá,
    Essa visita a São Paulo deve ter sido muito emocionante.
    Que linda torta!
    Deve ser super deliciosa!
    As fotos são todas um mimo.
    Bom fim de semana
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo, viu?! Bjão e mto obrigado! Bom fds pra vc tb!

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Richie, antes de mais nada que bom que foi um sucesso a sua aula. Estou com o coração partido até agora de não ter podido ir, mas foi por uma boa causa que tem 30 dias exatos e mama a cada 3 horas, tornando impossível minha saída de casa.

    Conheci seu blog por acaso e tenho que admitir que é um dos meus preferidos. Imagino que essa câmera que você testou deve ser incrível, meu marido é fotógrafo e a máquina dele é um avião perto da minha carroça, mas as fotos já são lindas como estão e os posts também.

    Espero conseguir voltar a minha cozinha em breve para tentar fazer essas tortas, mesmo sabendo que não substituirá uma aula. Queria dizer também que foi graças ao seu blog e um filme que vi um dia desses que enfrentei o medo de fazer a minha primeira torta e fiquei feliz com o resultado. Desejo muito ingredientes novos para você ( se precisar de algo de SP é só avisar que a gente manda pelo correio ), uma kitchenaid e uma câmera novinha, mas principalmente muita inspiração para continuar fazendo essas delícias!

    Um abraço, Lua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha ah, Lua, é um ótimo e fofo motivo esse seu! :) Parabéns pelo filhote! Ou seria filhota?

      Muito obrigado pelas palavras fofas e pelos desejos! A câmera nova já consegui!!! Falta a Kitchenaid, agora! hehehe

      Abraço e mta saude pro baby!

      Excluir
  19. Eu adoraria assistir vc preparando essas maravilhas que nos apresenta aqui, com certeza as tortas arrasaram e eu ainda vou todas, espere pra ver!rs,
    Um ótimo final de semana p vc!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe na próxima você não vai lá assistir, Cristina?? Faça sim, e me conta depois, o que achou, tá?
      Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  20. Mais uma tentação Richie :) que bela tarte, de maça e caramelo só pode ser deliciosa.
    Onde fica essa janela? :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janela do meu quarto, Isabel..rsrsrsrs

      bjo, mto obrigado!

      Excluir
  21. hummm que delícia.
    a torta na janela, lembou as da vovó Donalda da Disney :-) amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha torta na janela é um clássico né Veridiana?! Que bom que gostou, mto obrigado!

      Excluir
  22. Parece que correu tudo bem, parabéns Richie! :)
    E esta torta, ficou qualquer coisa de muito deliciosa! Vem fazer tortas para Portugal, és bem vindo. :D
    Abraço

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Td vai bem quando acaba bem, né Jota? Adoraria fazer tortas em Portugal, quem sabe um dia, né?
      Abraço e mto obrigado pela força!

      Excluir
  23. Nossa, que delícia de torta. Linda!
    Adoro sobretudo suas fotos... me inspiram!
    Já o estou seguindo seu blog!
    Gostaria de convidá-la a também visitar e seguir meu blog.

    http://receitaesperta.blogspot.com.br

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila, tudo berm? Que bom que vc encontra inspirações por aqui! Sinal de que A Cozinha Coletiva está funcionando!

      Abraços e obrigado

      Excluir
  24. Adoro tarte de maçã e essa ficou perfeita.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderExcluir
  25. Foi bom demais te ter aqui, Ricardo! Esperamos que você volte logo!

    ResponderExcluir
  26. Que bom que também gostaram, meninas! Até breve, espero! :)

    ResponderExcluir
  27. Você merece o sucesso, afinal de contas faz tanta coisa linda e gostosa! É o Rei das Tortas, Richie! :)

    ResponderExcluir
  28. Ah como eu amo ler seus posts! Perfeição na descrição das receitas!

    ResponderExcluir
  29. Que bom aspecto!!
    Parabéns pelo blogue.

    Sofia
    www.paladarescompanhia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Eu fico por aqui a babar... Espere que passo aqui. Desta vez nao é excepção! Adorei!

    ResponderExcluir
  31. Olá, Richie! tudo bem?
    Suas receitas são maravilhosas, e as fotos são lindas!
    Gostaria de saber qual é a marca e o modelo da câmera que você usa, e qual configuração.

    Obrigada. Atenciosamente,
    Carolini

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P