Pound Cake de Cream Cheese
Olás, tudo bem?
Uma das comidas-símbolo da minha infância é bolo. Bolo simples, sem recheio ou cobertura ou sabor especial. É bolo do que? Bolo Mata-fome, como chama a minha avó. Ou Bolo de Nada, como diz a chef Heloísa Bacellar. Fato é que fosse na nossa casa ou em casa da vó ou da tia ou da tia-avó, sempre havia um bolinho branco, para no meio da tarde acompanhar a xícara de café dos adultos e o leite com Nescau das crianças. De buraco no meio ou de assadeira [a receita era a mesma, mudava só o formato], as vezes vinha acompanhado de um pote de geléia de goiaba [e a gente abria as fatias no meio e recheava com gosto, antes de comer], outras aromatizado com suco de laranja [que eu torcia o nariz, mas comia], as vezes polvilhado com açúcar e canela e as vezes sem nada mesmo, simprão. Mas estava sempre lá, cortado em quadrados, dentro de uma tupperware amarela, ou virado sobre um prato e guardado dentro do forno.
O Pound Cake, apesar de mais elaborado e mais farto de ingredientes do que os bolos da minha infância, segue o mesmo princípio: bolo básico, que pode ser servido com quase tudo [geléias, manteiga, frutas, creme batido, sorvete, caldas] mas que vai muito bem também com nada, purinho mesmo.
O nome Pound Cake aparentemente vem da proporção de ingredientes na receita original: 1 pound [ou libra, que é igual a 453.59 gramas] de cada [manteiga, açúcar, ovos e farinha, que é daquela com fermento]. Nessa versão [que não segue muito bem a proporção original, mas enfim], a manteiga é completada com cream cheese e o bolo ganha aromas de baunilha [use a fava ou o extrato] e raspas de casca de limão cravo, que é aquele vermelho, perfumado. Simples, mas nada simplório, né?
Espero que gostem!
Ah, essa receita dá um bolo grande, de 30cm de diâmetro com furo no meio. Mas nada impede que você faça meia receita, usando uma fôrma de bolo inglês pequena, ou faça a receita toda mesmo e congele as sobras. Se sobrarem, claro.
Pound Cake de Cream Cheese
[receita retirada daqui, rende um bolo grande de 30cm de diâmetro e furo no meio]
Ingredientes:
3 xícaras [390g] de farinha de trigo;
1 colher de chá de fermento em pó;
1/4 da colher de chá de bicarbonato de sódio;
1/2 colher de chá de sal;
340g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
230g de cream cheese, em temperatura ambiente;
2 e 3/4 xícaras [550g] de açúcar refinado;
2 e 1/2 colheres de sopa de extrato de baunilha, ou as sementes de uma fava;
Raspas da casca de 2 limões cravo [ou capeta, ou galego, ou do normal mesmo, se você não encontrar desses limões vermelhos];
6 ovos, em temperatura ambiente.
Preparo:
Unte uma fôrma de 30cm de diâmetro e buraco no meio com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Bata a fôrma para retirar o excesso de farinha e reserve.
Preaqueça o forno a 170 graus.
Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Na batedeira, usando o garfo tipo 'pá' ou 'leque' [ou na mão mesmo, com uma colher de pau] bata a manteiga e o cream cheese até ficar cremoso. Adicione o açúcar aos poucos, batendo bem e raspando as laterais da tigela. Continue batendo em velocidade médio-alta por 5 minutos, até conseguir um creme claro e bem fofo. Adicione a baunilha e as raspas de limão e bata para incorporar.
Adicione os ovos, um a um, batendo após cada adição e raspando as laterais da tigela.
Adicione a mistura de farinha, 1/3 por vez, misturando com uma colher, para incorporar.
Passe a massa para a fôrma preparada e alise a superfície com as costas de uma colher.
Leve ao forno por pelo enos 55 minutos, ou até 1 hora e 10 minutos. O meu ficou pronto em 65 minutos - faça o teste enfiando um palito de madeira bem fundo no bolo - se ele sair limpinho, o bolo está pronto.
Retire o bolo do forno e deixe esfriar na fôrma por meia hora. Então desenforme e espere esfriar completamente, se você conseguir.
Richie, que belezura de bolo! Achei muito apetitoso, agora pro café da manhã! Hummmmm.... Adorei!!!
ResponderExcluirQuero dizer que seu blog já está listado no meu como os que eu sigo...
Um ótimo dia!
Abraços
Café da manhã, café da tarde, antes de dormir.. estamos acabando com ele nesses momentos, Priscila! rs
ExcluirMuito obrigado, bom dia pra vc tb, e abraço!
Adorei a receita do bolo. Mas gostei mais ainda da sua descrição bem detalhada dele sempre presente na infância. Me identifiquei muitooo! Era bem assim mesmo! 'Cortado em quadrados dentro de uma tupperware amarela' rsrs já vi essa cena!
ResponderExcluirMuito legal! Vou guardar a receita e fazer por aqui.
Parabéns, adoro seu blog!
^_^
Acho que todo mundo tinha uma pupperware amarela grande naquela época, né?rs Até porque ainda não existiam as lojas de 1,99 com suas vasilhas genéricas e quase descartáveis. Em casa ainda temos umas!
ExcluirFiquei feliz que gostou das minhas lembranças!
Muito obrigado, abraço!
Ameiiiiii a receita desse bolo, parece ser saborosíssimo, o aspecto dele é maravilhoso!!!!
ResponderExcluirAcho que farei metade da receita, será que dá certo?
Beijinhos
Mto saboroso e muuuito perfumado, Rosangela!
ExcluirDá pra fazer meia receita sim, em uma fôrma de buraco no meio pequena ou em uma de bolo inglês, pequena. Mas se fizer o bolo todo, dá pra usar as sobras pra fazer pavê, que tal? rs
beijo e mto obrigado!
Olá Richie,
ResponderExcluirBolo para mim é comida de poesia.Rima com a vida, com amor , com prazer. Uma palavra poética que, com certeza, faz a vida ficar mais leve.
E esse bolo é o próprio poema.Adorei!
Lylia
Ah, lindo comentário, Lylia! É isso mesmo!
ExcluirMuito obrigado, que bom que gostou!
Abraço
Ah, querido, bolo tem a mesma conotação pra mim, acho que por isso gosto tanto de fazê-los! Depois que a minha mãe morreu minha avó continuou com a tradição dos bolos para o lanche da tarde (e que iam na lancheira tb). E depois que meu pai casou de novo eu comecei a preparar os bolos em casa. Minha irmã pequenininha já devorava e também levava na lancheira. É um ciclo, né?
ResponderExcluirLindo o seu bolo, já fiz bolo com cream cheese e fica uma loucura de tão macio.
xx
É um ciclo lindo, né Pat? Mais que o costume ou a receita, leva a tradição em agradar, em cuidar, prover. Bom saber que estamos levando o ciclo em frente, né?
Excluirbeijo, muito obrigado!
Minha vó falava que era "bolo de bolo" quando tinha um bolinha assim sem nenhum ingrediente especial saborizar. Saudades dela.
ResponderExcluirO bolo ficou lindo Richie parabéns.
Abraço
Avós são ótimas pra dar esses nomes, né? E claro, pra fazer esses bolos são invencíveis! Que bom que te trouxe lembranças boas, Augusto!
ExcluirAbraço e mto obrigado!
Nossa, e a cor? Lindo! Parece delicioso... Já estou de olho nos limões da vizinha... rsrsrsrsrs. Parabéns! Adoro tuas receitas... Que tal mais algumas sobre geléias?! Beijos!
ResponderExcluirEsse amarelo todo vem dos ovos caipiras, Laine! Procuro sempre usá-los quando vou fazer bolo, pra dar essa corzinha. Preciso mesmo fazer geléias, o último pote de geléia de uva está no finzinho!
ExcluirBeijo e muito obrigado!
Ola Richie,
ResponderExcluirQue receita deliciosa! Dá vontade de trincar uma fatia! :)
Bjinho
Katia
entretachosebimby.blogspot.pt
Se deu vontade é sinal que consegui passar minhas próprias impressoes que esse bolo me causou, Katia!
ExcluirMto obrigado, bjo!
Que bolo tão bom, como diz a Cátia dá mesmo vontade de comer!
ResponderExcluirBjs
Que legal que você também gostou, Lurdes!
ExcluirMto obrigado, bjo!
Bolo Mata-fome, adorei isso! As expressões de vó são as melhores.
ResponderExcluirBolo para mim mata fome de corpo e de alma!
A receita já foi para lista, eu sou apaixonada por limão cravo, só não o encontro com tanta facilidade.
bjs
Mata a fome do corpo e da alma meesmo, Beta! Bom mesmo era ter um pé desses limões no quintal, né? Por aqui também não é sempre que se vê.
ExcluirBjo, mto obrigado
Impossível não querer testar! Mas esse final de semana vou repetir "o melhor bolo de chocolate" para o aniversário da cunhada, que quer um bolo todo pretinho! :)
ResponderExcluirCecília
Nossa, agora me deu vontade de fazer outra vez o melhor bolo de chocolate, Cecilia!
ExcluirAbraço e mto obrigado por confiar e testar!
Na minha casa era bolo de fubá ou bolo de cenoura, sem cobertura!: )
ResponderExcluirDe vez em quando esse pipocavam lá em casa também, mas o comum era o branco mesmo, Barbara. bjo e mto obrigado!
ExcluirNossa Richie!! o bolo ficou tentador, mas não dá prá diminuir um pouco esse açúcar??? bjs
ResponderExcluirMaura
Oi Maura, olha, acho que até dá, viu? Mas não testei. Se você testar, por favor, conta pra gente!
ExcluirBjo e mto obrigado!
fiz pound cake com pasta de amendoim e cobertura de côco do blog da Paty, esse será o próximo! obrigada por colocar gramas na receita, facilita muito né? e obrigada por me fazer lembrar dos meus bolos de infância também, na tupperware amarela :)
ResponderExcluirbjos
Da Pat Scarpin, Grazi? Adoro o Technicolor!
ExcluirEu costumo medir tudo em xícaras de medida mesmo, confesso. Mas como a receita original trazia em gramas, repassei.
Beijo e muito obrigado!
Ah Richie que delícia!
ResponderExcluirNa minha casa a coisa toda era mais "gordice", bolinho de chuva com bananas, sonho de goiabada... ;)
Mas esse bolo com certeza irá na lancheira do meu filhote, que adora bolo de nada!!
Beijos!
Nossa, bolinho de chuva e sonho todo dia é o sonho de toda criança, hein Simone?!
ExcluirEspero que goste do bolo, me conta se voce fizer, tá?
beijo e obrigado!
Af Maria.....quem resiste? Estou super atarefada com macarons para sexta feira, mas vou precisar fazer esse bolo, não vou aguentar esperar...hahaha....beijão meu querido e muito obrigada por mais uma vez nos surpreender com uma receita maravilhosa!!!!
ResponderExcluirOi Carol faça sim! Entre uma fornada de macarons e outra ;) Tenho certeza que uma fatia vai aliviar o estresse da correria!
ExcluirBejo e eu é que agradeço!
Pra mim os melhores bolos sãos os simples.Obrigada pela receita, esse será o proximo da minha lista de espera kkkk, bjs e Deus te abençoe..
ResponderExcluirOi Genilce, que bom que entrou pra lista. Me conta o que achou, quando fizer!
ExcluirBeijo e mto obrigado!
Adorei Richie! Estava mesmo procurando receitas diferentes com Cream Cheese! Por coincidência, também estou fazendo um "Upside-down cake" de Morangos com Cardamomo e uma das receitas que pesquisei foi deste site americano! Muito bom!! Bjs e parabéns! Bia (desafiosgastronomicos.com.br)
ResponderExcluirAh, então a receita veio bem a calhar, hein Bia? Confio muito no Joy of Baking, tudo que fiz de lá deu certinho!
ExcluirBjo e muito obrigado!
Oi, Richie! Bolos maravilhosos, sempre eles... Gosto muito de comer mas a maior poesia é fazê-los! A arte da transformação de ovos e açúcar em um creme clarinho, o barulhinho da batedeira, o calor do forno e a surpresa do resultado! Bolo fofo, de fubá com goiabada, molhadinho, recheado, mármore, com glacê ou o branquinho básico.
ResponderExcluirVale tudo e esta sua receita, com certeza não vai passar embranco: vou conferir. Obrigada por compartilhar conosco suas delicadas lembranças!!!
Confira sim kaka, e depois me conte o que achou? Lindo comentário, muito obrigado!
ExcluirAbraços :)
Delícia! Minha sogra chamava de Bolo Comum, quando os filhos eram pequenos. Até que um dia meu cunhado perguntou: "o que é Mum, mãe?" LOL
ResponderExcluirhahahaha Bolo com mum! Adorei! rs Mto obrigado por contar o nome da sua família para o bolinho simples, é um mais divertido que o outro!
ExcluirNossa, que delicia maravilhosa.
ResponderExcluirKiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html
Obrigado Susana, que bom que vc gostou! :)
ExcluirBolo tem gosto de infância mesmo, lembro -me que ficava esperando a vasilha que mamãe batia o bolo, para lamber o restinho da massa crua que ficava. Richie, seus bolos são lindos, e adoro bolo amanteigado e macio, hummmm :-) bjs
ResponderExcluirAh, um bolinho vai sempre tão bem!
ResponderExcluirE essa fotografia com a fatia, gostei. :)
Abraço
Jota
http://searchncook.blogspot.pt/
Que maravilha!! Até abriu o apetite ;)
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirNada se compara ao cheiro de bolo acabado de fazer.... Este seu chama por uma chávena de cha. Uma delicia com toda a certeza!
ResponderExcluirAdorei a receita, o bolo esta com uma aparência ótima, deve ter ficado muito gostoso. Eu queria testar a receita, mas gostaria de diminuir um pouco a quantidade de manteiga e açúcar, será que da certo?
ResponderExcluirOlá Richie, Finalmente tive coragem de fazer o bolo, pound cake de Cream Cheese. Pesquisei um pouco sobre o bolos pound cake na internet e aprendi muito, mas a sua receita! Eu quero te dizer que é um dos bolos simples, se é que pode se chamar um bolo desses de simples, mais deliciosos que já fiz e comi na vida, fiz só algumas pequenas mudanças na receita por motivo de força maior, é que estou lutando contra a balança, já se foram 9 quilos mas se eu soltar de mais lá vem o efeito sanfona, não me privo de prazeres como esse, mas prefiro não ter sobras de ingredientes muito calóricos em casa, senão você pode imaginar onde vai parar não é mesmo. Na minha cidade só encontrei potes de cream cheese de 150 gramas a manteiga é bem mais fácil por aqui compra-se no mercado publico a granel,mas em geral os vendedores não entendem muito bem um pedido de 453.59 gramas, então foram 400 gramas mesmo, fique registrado cidadezinha bem do interior de Pernambuco, e também que não tenho balança de cozinha em casa,quanto ao cream cheese optei por usar dois potes, 300 gramas ao total, o restante da receita transcorreu como você descreveu, usei uma xícara de 250 ml com medidas rasas, ficou maravilhoso! Maravilhoso mesmo ! O cream cheese conferiu um sabor único a esse bolo,tirei umas fotos e se você me permitir e eu conseguir posto junto com esse comentário, minhas habilidades com ferramentas On-line não são das melhores. Muito obrigado pela receita! Um abraço grande! Dielson Silva.
ResponderExcluir