Torta de Cheesecake de Maracujá




Olás, tudo bem?
Desde que provei as groselhas pela primeira vez tenho andado com uma vontade tremenda de maracujá! Ok, eu sei que soou bem non-sense essa frase, mas explico: é que as groselhas me fizeram pensar em uma cena do programa Diário do Olivier, quando o chef francês, ao preparar calda de maracujá para um cheesecake, comenta que a cobertura clássica seria de frutas vermelhas, mas que o nosso azedinho é muito mais gostoso. 
Inspirado pelo cheesecake de maracujá do Olivier, saí à procura de receitas e me rendi a essa torta elegante e dourada da Martha Stewart: base de biscoito triturado [ótimo, porque ando com preguiça danada de fazer massa de torta] + camada fofinha de cheesecake [cheesecake assado, nada de gelatina] + camada de creme de maracujá com leite condensado [engrossado com gemas e assado até o ponto de firmar] + creme de leite batido para servir [a Martha serviu com colheradas.. eu preferi decorar as bordas da torta com estrelinhas brancas]. E como sobraram dois maracujás da receita, aproveitei para exagerar e fazer uma caldinha para decorar. Não ficou linda?!
Só nao sei se fica mais bonita com ou sem a geléia, o que vocês acham?
Tudo bem que não leva chocolate, mas rende uma bela de uma sobremesa de páscoa, não rende? O chocolate a gente deixa pras receitas de depois da páscoa ;)
Aliás, feliz páscoa! 

Em tempo: ao escrever esse post, me lembrei de outra cena engraçada. No Mercadão, quando comprei as groselhas, enquanto os brasileiros todos fotografavam as berries, dispostas com destaque nas bancas de frutas, um feirante explicava a uma senhora estrangeira encantada com um fruto exótico: 'this is caju nut, do you know? So this is caju fruit'.



Torta de Cheesecake de Maracujá
[receita retirada e levemente adaptada daqui, melhor fazer com um dia de antecedência]

Ingredientes para a base:
200g de biscoito tipo 'Maria';
5 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida.

Ingredientes para a camada de cheesecake:
120g de cream cheese, em temperatura ambiente;
1/2 de xícara de açúcar refinado;
1 pitada de sal;
1 ovo.

Ingredientes para a camada de maracujá:
1 lata [395g] de leite condensado;
4 gemas [usei de ovo caipira];
1/2 xícara de polpa de maracujá peneirada [deixei algumas sementinhas porque gosto do crocante];
1 pitada de sal;

Ingredientes da calda de maracujá: [opcional]
1/2 xícara de polpa de maracujá com as sementes;
1/2 xícara de água;
1/2 xícara de açúcar.

Creme de leite fresco gelado batido em picos macios, para servir.

Prepare a base:
Preaqueça o forno a 180 graus.
No processador ou liquidificador, triture os biscoitos até conseguir uma farinha grossa.Passe para uma tigela, adicione a manteiga derretida e misture bem, até formar uma massa com textura de areia molhada.
Espalhe essa massa sobre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 23cm de diâmetro, pressionando cuidadosamente com as costas da colher.
Leve ao forno, por uns 10 ou 12 minutos, até a superfície dourar levemente.
Retire do forno e deixe esfriar.

Prepare o recheio de cream cheese:
Na batedeira, com o garfo tipo 'raquete', bata o cream cheese, açúcar e sal em velocidade média até formar um creme claro e fofo. Adicione o ovo e bata para incorporar.
Espalhe o creme sobre a base já fria da torta e volte ao forno por mais 15 minutos, apenas para o recheio firmar.
Retire do forno e deixe esfriar.

Prepare a camada de maracujá:
Abaixe o forno para 160 graus.
Em uma tigela média misture leite condensado, gemas polpa de maracujá e sal. Espalhe sobre a camada de cheesecake já fria e volte ao forno por mais 18 a 20 minutos, até a camada de maracujá firmar nas laterais.
Apague o forno, retire a torta e deixe esfriar.
Leve à geladeira por pelo menos duas horas.

Prepare a calda de maracujás:
Em uma panela pequena junte a polpa de maracujá, a água e o açúcar. Leve ao fogo alto, mexendo até dissolver o açúcar. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos, para a calda reduzir e engrossar.
Deixe esfriar completamente.

Na hora de servir: Coloque o creme de leite batido em um saco de confeitar e espalhei algumas estrelas pelas laterais da torta. Cubra o meio com a calda de maracujá fria. Mas você pode servir as fatias com colheradas do creme de leite batido e um pouquinho de calda por cima, se preferir.

Comentários

  1. Esta tarte é tudo de bom, fiquei com imensa vontade de provar, que delicia!

    beijinhos
    Joana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Joana, super recomendo! Parece trabalhosa mas o preparo é bem tranquilo!

      bjo e mto obrigado!

      Excluir
  2. Humm babei naquela com a geleia e extra de creme de leite... :D
    Linda torta Richie!
    Feliz Páscoa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A geléia dá mais vontade ainda, né Simone?! Sobrou aqui e é boa até pura!

      Feliz páscoa, bjão e mto obrigado!

      Excluir
  3. Pura tentação....mais uma para minha lista bjus e feliz páscoa!

    ResponderExcluir
  4. Um escândalo com a calda de maracujá!!
    Feliz Páscoa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que a calda era um exagero, mas parece que não, né Cristina?! Feliz páscoa, abraço! :)

      Excluir
  5. pretty nice blog, following :)

    ResponderExcluir
  6. Ui, que tarte deliciosa! Tem tudo para ser uma delicia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. A sua tarte ficou muito, muito bonita, Richie. E a calda traz ainda mais encanto à fatia, pelo que não deve ser opcional. ;)

    Maracujá e leite condensado é uma combinação maravilhosa, já que um complementa o outro tão bem! Cá por casa, a Páscoa foi um exagero pelo que tenho de guardar esta sua receita para outras festas.

    Um abraço*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Susana! Muito obrigado pela visita e pelo comentário.. adoro seu blog, mto mesmo!rsrs

      Também ainda estou de ressaca culinária da páscoa hehe

      Abraço!

      Excluir
  8. Linda mesmo Richie!
    Pena estar longe da minha cozinha por uns tempos, mas estou certa que quando regressar esta e uma das prioridades.
    Um abraço,
    Guida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Guida, que triste ficar longe da própria cozinha! Sei como é, to sem uma cozinha pra chamar de minha tb..rs. Mas logo passa.

      Abraço! Mto obrigado!

      Excluir
  9. Amei ter descobrido este blog! Fico impressionada com a forma artesanal e apaixonada que você posta as receitas, da vontade de provar tudo, rssr...
    Vou tentar fazer =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Luana, seja bem-vinda!

      Muito obrigado, abraço e volte sempre!

      Excluir
  10. Richie.. você demora um pouquinho pra postar..mas sei que a espera é valiosa porque suas receitas são sempre incríveis..tenho certeza que elas jamais serão só pra encher linguiça rs.
    Meus mais sinceros parabéns pelo blog de excelente qualidade..com fotos maravilhosas! beijos e todo o sucesso pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha tenho demorado muito, né Thaynara? Sabe o que é, não tem quem come e fazer só pra mim perde a graça, né? Muito obrigado, inclusive pela paciência!

      bjo!

      Excluir
  11. Nossa... ai.... acho que só consigo escrever onomatopeias aqui... afff.. que delícia.

    ResponderExcluir
  12. Eu amei a geleia, tão brilhante! Que torta linda, Richie!

    ResponderExcluir
  13. Que coisa linda é essa torta! Farei para o dia das mães :D Só tenho uma dúvida Richie: indo tantas vezes ao forno, não tem perigo da massa queimar? Brigadão!

    Ps: Tive que fazer a sua receita da Boston Cream Pie umas 10x porque o pessoal aqui adorou! Só me dando trabalho, rapaz!

    ResponderExcluir
  14. Olá ! mulher abençoada...

    vim deixar meu carinho....
    seus mimos são lindos.
    te seguindo, me aprova vai....
    para sempre estar aqui.
    neste espaço criativo....

    boa semana.....cheia de alegrias....

    BEIJOS !!!

    ResponderExcluir
  15. Incrível! Sempre me encanto com suas fotos e receitas! Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Richie, adorei a receita obrigado! eu a usei no meu trabalho sobre cozinha fria na faculdade, de forma indireta você me ajudou muito, foi um grande sucesso da mesa de sobremesas. Obrigado! Abraço grande!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P