quarta-feira, 4 de junho de 2014

Lemon Curd e dias incríveis


Olás, tudo bom?
Semana passada juntei um edredom na mochila e fui, num bate-e-volta de meio de semana, para São Paulo. É que na quarta-feira rolou, lá na editora Globo, o primeiro encontro da revista Casa e Comida com blogueiros de culinária. E foi tão, mas tão bacana! Primeiro porque esse interesse da Casa e Comida na comunicação com os blogueiros é um super reconhecimento, né? A equipe, pequena e super simpática, nos contou um pouco da nova identidade visual da revista [que tá linda!], do 'making of' das matérias e videos [eles fazem vídeos belíssimos, já viu?] e do #amocaseirices, um movimento no Instagram onde os leitores compartilham um pouco do que estão fazendo em suas próprias cozinhas. Segundo que foi muito bom reencontrar amigas queridas, conhecer colegas blogueiras que sempre me inspiraram na cozinha e ser apresentado a novos blogs da área. E depois ainda deu tempo de passar nos Food Trucks do Butantã e comer bem e em boa companhia. Tem coisa melhor?!
Abaixo algumas fotos do evento, e clicando aqui você pode ver um pouco mais do que rolou, no site da Casa e Comida [aliás, a foto da gente batendo papo ali é da Casa e Comida]. E clicando aqui você pode ver o vídeo que fizemos lá!



Agora falando em comida...
... faz tempo que penso em fazer posts com receitas de base, porque toda vez que as uso acabo tendo de escrever tudo novamente, ou fazer links que levam a outras receitas que não são especificamente daquilo e pode acabar virando uma bagunça e complicar a vida do leitor menos experiente. Então acho que essa é a primeira dessas receitas base, um bom curd de limão.
E digo bom porque já tentei muitas variações e essa é, de longe, minha preferida em sabor e textura - ácido na medida, sem gosto de ovo, super aveludado - e ainda é bem prática: não precisa de banho-maria [eu não sei para vocês, mas eu morro de preguiça toda vez que leio 'banho-maria'].
Um curd é basicamente ovos, suco de fruta, açúcar e manteiga. Já vi por aí curds de manga e ameixa, mas por ser um creme bastante gorduroso, prefiro usar sempre frutas ácidas [de maracujá e de diferentes tipos de limão são meus favoritos - já tentei de framboesas também, mas não achei o azedinho da fruta suficiente não]. 
Diferente de outros cremes que sozinhos já são uma sobremesa, os curds, por terem sabor bastante concentrado, funcionam, em geral, como componentes em outras receitas, recheando uma massa de torta baixa, acompanhando bolos ou cobrindo sorvetes, cheesecakes e pavês. Não são muito comuns por aqui [a coisa mais parecida com um curd  na nossa cozinha é a Baba de Moça, que seria quase um curd de coco] mas conquistam facilmente nosso paladar, ainda mais daqueles que gostam de cítricos.
Espero que a receita seja útil para vocês também!

Curd de Limão
[rende aproximadamente 2 xícaras. Você pode usar os limões que preferir]

Ingredientes:
Raspas de 2 limões [usei um siciliano e um limão cavalo - aquele de casca laranja, bem perfumado. Se você for usar o limão verde comum, que é mais ácido, talvez seja preciso aumentar um pouquinho a quantidade de açúcar na receita];
1 xícara [250ml] de suco de limão espremido na hora [usei sicilianos e cavalo];
1 xícara de açúcar refinado [você pode provar e acrescentar mais, enquanto a mistura ferve, mas essa medida fica bem ao meu gosto];
2 ovos mais 2 gemas [se for caipira fica mais lindo ainda!];
8 colheres de sopa [120g] de manteiga sem sal;
1 colher de chá de extrato de baunilha [opcional mas recomendo - fica melhor ainda!].

Preparo:
Em uma panelinha pequena e de fundo grosso, leve ao fogo as raspas, o suco e o açúcar, em fogo baixo até ferver. Enquanto isso em uma tigela bata levemente os ovos e as gemas.
Quando a mistura ferver, derrame metade dela sobre os ovos, misturando sem parar com um fouet, para que os ovos não cozinhem. Volte tudo para a panela e cozinhe em fogo baixo, sem parar de misturar com o fouet, por uns cinco minutos, até que o creme engrosse e fique num tom amarelo translúcido. Faça o teste: mergulhe uma colher no creme - ela deve ficar recoberta de curd. 
Retire do fogo e deixe esfriar por 10 minutos, mexendo de vez em quando para não formar película.
Adicione, então, uma colherada de manteiga por vez, misturando bem até dissolvê-la completamente, antes de adicionar a próxima. Por fim incorpore a baunilha.
E pronto, é só colocar num vidro e conservar na geladeira. Você pode passar o curd por uma peneira fina, se preferir, antes de encher o vidro.
Recomendo consumir em uma semana.

27 comentários:

  1. Que legal participar desse encontro! Muito boa a idéia das receitas base. Boa semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi realmente muito legal, Camila! Boa semana e mto obrigado!

      Excluir
  2. Que delicia, dá vontade de comer assim mesmo humm. Receita anotada

    beijos e abraços de Portugal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu deixo na geladeira e de vez em quando vou la e dou uma colheradinha puro mesmo, Mariana kkkkk. Mas tento me segurar, juro! hahaha bjo e mto obrigado!

      Excluir
  3. Adoro curd de limão, e esta receita explica-o muito bem ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da receita, Inês, mto obrigado!

      bjo

      Excluir
  4. Adoro o seu blogue <3 e mais ainda as suas receitas. Beijinhos de Portugal :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, muito obrigado! :D Bjão e realmente agradeço as palavras :)

      Excluir
  5. Sou fã do seu blog! Adoro suas receitas e tem muitas na fila para serem executadas, espero que saiam tão lindas e gostosas quanto. Até comprei a forma Maryann, mas só tinha de 20 cm de diâmetro (achei meio pequena), é essa q vc usa?
    Quanto ao lemon curd, amo! se eu for fazer de maracujá, seria só trocar o suco de limão pelo concentrado de maracujá?
    Obrigada pela inspiração!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline, tudo bom? Então a minha tb é de 20cm, e realmente tb acho pequena. Mas tenho um truque: dá pra retirar o fundo da Maryann [a minha é fundo removível, a sua tb?] e colocar sobre o fundo de qualquer outra assadeira - eu coloco na de 23cm redonda alta... daí fica um bolo maior e com a piscininha típica da Maryann ;)

      Eu nunca tentei essa receita com maracujá, mas acho que funciona sim, viu? Só recomendo colocar um pouquinho de limão mesmo assim - as vezes o maracujá tá meio sem gosto e o azedinho do limao ajuda. E tenho aqui uma receita especifica de curd de maracujá, se vc quiser dar uma olhada, oh: http://acozinhacoletiva.blogspot.com.br/2011/02/curd-de-maracuja.html

      bjão e mto obrigado! =D

      Excluir
    2. Que ideia incrível! a minha tb é fundo removível, vou testar ;)
      Obrigada pela indicação da receita!
      Beijos

      Excluir
    3. Dá certinho, Jaqueline! Só nao pode ser muito grande pra não ficar desproporcional visualmente, né? bjo!

      Excluir
  6. Hey! Fico anciosa pelos seus posts e adoro suas receitas. Boston American Pie é tipo, a mais pedida aqui em casa :)
    Mas nessa receita tenho uma duvida. Esse limão cavalo é o mesmo do limão cravo ou eles são diferentes??
    Beijinhos e parabens pelo blog. Continue escrevendo!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noooossa Daphny, agora até fiquei com saudade da Boston Cream Pie! Tão boa e tão simples, né?!

      Eu acho que são os mesmos sim.. cavalo, capeta, cravo.. é aquele limão bem perfumado e bem com de laranja!

      bjos e mto obrigado!

      Excluir
  7. Quero muito fazer! :)

    bjusss e muito sucesso rapaz! Vc merece!

    ResponderExcluir
  8. meu querido amigo Richie sempre vejo receitas de curd com muitas gemas e esta sua me deixou com vontade de provar pois a receita leva poucas gemas..amei vou testar e depois te conto ..
    um beijo grande
    Sadhia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Sadhia, eu gosto dessa justamente por não irm uma quantidade absurda de ovos/gemas.. e por não precisar de banho-maria hehe

      Espero que goste! bjo!

      Excluir
  9. Richie querido, já te falei que seus curds me matam de desejo né?!!
    Eu amei te rever e ter o prazer da sua cia por algumas horinhas! Volte mais vezes! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Fábs, eu que adorei o encontro e o passeio! Mto obrigado por me levar na Feirinha! :) Vou tentar voltar mais sim, bjão!

      Excluir
  10. Tenho certeza que vou apreciar cada receita base e sem dúvida me serão muito úteis, o lemon curd vou experimentar com certeza!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente sim, Cristina! É super versatil, bom para engrandecer qualquer sobremesa! E fácil de preparar, né?

      bjo e mto obrigado!

      Excluir
  11. E o tanto que eu gosto do seu blog!!! Não sou boa cozinheira, acho suas receitas maravilhosas, mas muito difíceis para mim.... A única que arrisquei foi o " melhor bolo de chocolate" sem a cobertura e realmente ele êh o melhor.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. você é maravilhoso! suas receitas também!

    ResponderExcluir

  13. Oi Richie...
    Você é fantástico com suas receitas e fotos das mesmas !!!
    Richie amo bolos com ou sem recheios e coberturas,sabes
    a receitinha deste da foto ???Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Olá Richie, acompanho seu blog faz um tempo, fico encantada com a simplicidade que você traz para receitas fantásticas... hoje fiz meu primeiro curd, com esta sua receita. Fiz duas adaptações: usei maracujá e após tirar do fogo (naqueles 10 minutinhos aguardando) dividi ele em dois. Um segui a receita normal com a manteiga (metade do indicado já que dividi) e o outro deixei sem manteiga ... Acabamos aqui em casa preferindo esta versão sem a manteiga, pois o gosto do maracujá ficou mais intenso. Claro, ele assim fica menos denso. Desse jeito talvez seja um meio Curd, mas não menos delicioso! Grande abraço.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós ;P