Torta de Creme de Coco e Merengue



Olás, tudo bem?
Outro dia eu estava vendo um programa de culinária no youtube onde a moça fazia seu próprio leite de coco, e fiquei super animado com a idéia: o coco batido com água fervente formava um leite com uma bela camada de gordura por cima, bem diferente dos fracos leites de coco industrializados que encontramos por aí. Fui ao mercado já com a idéia de preparar uma bela Coconut Cream Pie, com o creme do recheio enriquecido com o tão sonhado leite de coco caseiro e com o próprio coco fresco ralado na hora. Praticamente Bela Gil, né?rs
Pois é, mas esse espírito 'faça você mesmo' logo foi se dissolvendo ao entrar em contato com as dificuldades de se usar coco fresco [dificuldades essas que obviamente não apareceram no programa de culinária]. A começar por furar a tal casca dura do coco para retirar a água, né? O saca-rolhas velho entortou e quase partiu na metade [pois é, usei um saca-rolhas para abrir um furo em um daqueles 'olhinhos' que o coco tem], mas com muito custo consegui abrir um buraquinho. 
Depois de tirar a água de dentro o plano era botar o coco sobre a chama do fogão e deixar lá até rachar [vi alguém fazendo isso em algum lugar].  Bom, isso deve demorar porque o coco ficou preto, a cozinha ficou cheirando a incêndio e nada desse coco rachar. Desisti de esperar, fui para o quintal e abri, à marteladas, os dois cocos. Nunca vou esquecer a cena, já que o ladrilho quebrado sem querer vai me lembrar disso forever.
Ufa, a parte difícil passou, pensei eu. Mas não: descolar o coco da casca é chato. Raspar a 'pele' dura marrom que fica grudada na parte branca do coco com um descascador de legumes é bem chato. E ralar os pedaços de coco no ralador grosso é uma tortura, literalmente. 
O veredito foi dois cocos frescos e quatro dedos da mão ralados. Ossos do ofício, eu acho.
Lembra daquelas polêmicas tangerinas que apareceram nas redes sociais, vendidas com os gomos soltos em embalagens de isopor? Por que diabos não fazem isso com coco fresco, gente? Enfim.
Nem preciso dizer que a torta ficou incrível, né? Coco fresco ralado tem uma textura completamente diferente de coco seco de saquinho - é suculento, massudinho, saboroso, bom de mastigar. E se creme de confeiteiro já é delicioso em si, fica ainda mais quando feito com uma parte de leite de coco bem gordo, como o caseiro.
Mas oh, pode fazer com coco de saquinho e leite de garrafinha sem problemas, tá? As vezes a praticidade fala mais alto.
Espero que gostem :)



Torta de Creme de Coco e Merengue
[receita retirada daqui]

Ingredientes da massa:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
1/2 colher de chá de sal;
1 e 1/2 colheres de chá de açúcar;
1/2 xícara [110g] de manteiga sem sal gelada, picada em cubinhos;
1/2 xícara de água gelada.

Ingredientes do creme de coco:
5 gemas;
2/3 de xícara de açúcar;
1/3 de xícara de amido de milho;
1/4 de colher de chá de sal;
2 xícaras de leite integral;
1 xícara de leite de coco;
2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
1 xícara de coco ralado grosso.

Ingredientes para o merengue:
5 claras;
2/3 de xícara de açúcar;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha.

Lascas de coco fresco tostadas para decorar [opcional].

Prepare a massa:
Em uma tigela grande junte a farinha, o açúcar e o sal. Adicione a manteiga e amasse com as pontas dos dedos, formando uma farofa úmida. Adicione 3 colheradas de água gelada e amasse rapidamente com as mãos, apenas para conseguir formar uma bola de massa [você pode adicionar mais colheradas de água, conforme a necessidade].
Achate a bola de massa até formar um disco, envolva em filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos.
Preaqueça o forno a 200 graus e coloque a gradinha no apoio mais baixo do forno.
Sobre uma superfície limpa e enfarinhada coloque a massa gelada e abra com um rolo enfarinhado, até conseguir um disco de uns 27cm de diâmetro e pouco mais de meio centímetro de espessura.  Enrole a massa cuidadosamente no rolo e desenrole sobre uma fôrma de torta de 23cm de diâmetro.
Corte os excessos e pressione as bordas com um garfo ou decorativamente com as pontas dos dedos para dar acabamento. Fure o fundo da masa com um garfo em diversos pontos.
Leve ao freezer por 10 minutos.
Retire a fôrma do freezer, coloque sobre uma assadeira retangular [para ficar mais fácil de transportar para o forno] e cubra a massa com uma folha de papel alumínio. Cubra o papel alumínio com grãos de arroz ou feijão crus, para fazer peso. Leve ao forno por 20 minutos.
Depois disso, diminua a temperatura para 180 graus, passe a gradinha do forno para o apoio do meio, retire os feijões e o papel alumínio e deixe a torta assar por mais 7 ou 10 minutos, até dourar as bordas.
Retire do forno e deixe esfriar antes de rechear.

Prepare o creme de coco:
Leve o leite mais o leite de coco ao fogo, numa panela grande, para ferver.
Em uma tigela bata com um fouet as gemas com o açúcar, o sal e o amido. Quando o leite ferver, despeje metade dele sobre a mistura de gemas, batendo com o fouet sem parar para as gemas não cozinharem.
Volte tudo para a panela e cozinhe em fogo médio até ferver, mexendo sem parar para não grudar no fundo. Cozinhe por um minuto depois de começar a ferver.
Retire a panela do fogo e deixe esfriar por 10 minutos. Depois disso, adicione a manteiga, a baunilha e o coco e misture bem.
Recheie a massa assada com esse creme, cubra com um filme plástico, para não formar película no creme, e leve para a geladeira por pelo menos duas horas.

Na hora de servir, prepare o merengue:
Em uma panela, no fogo baixo, leve as claras e o açúcar, mexendo sem parar, até que o açúcar se dissolva completamente.
Passe a mistura para a batedeira e bata, em velocidade alta, até conseguir picos firmes. Adicione a baunilha e bata para incorporar.
Retire a torta da geladeira, descarte o filme plástico e cubra a torta com o merengue, formando picos ao espalhar com uma colher.
Doure o merengue no forno quente, por cerca de 4 minutos, ou com um maçarico. Decore com as lascas de coco e sirva.

Conserve a torta na geladeira.

Comentários

  1. Olá Richie!
    Lembrei desse post que li no Panelinha, nunca testei mas talvez ajude: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/meuBlog/pitadas--1880

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uia, a dica do forno eu gostei, Camila! A da faca acho que não, sou meio desastrado hehehe. Mto obrigado pela dica, abraço!

      Excluir
    2. Muito cuidado se forem descolar a polpa da casca com a ponta da faca... minha mãe já atravessou a mão com uma faca ao fazer isso. Cena horrível!!
      Bjs e parabéns pela torta Richie. Pra variar, ficou um escândalo de linda!
      Ana

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Tente mesmo a técnica do forno. Funciona.
      Hoje em dia, só uso essa. Nunca consegui abrir coco (sou uma negação para isso, tentava com martelo pq via meu pai fzr isso com facilidade ... mas eu quebrava qquer coisa, menos o bendito do coco).

      Mas ao contrário do pessoal do Panelinha, enfio o coco com água e tudo. Coloco o coco numa assadeira e espero ele rachar. Se vazar água, depois recolho o que vazou na assadeira :)

      Excluir
  2. Olá...a foto ficou muito apetitosa! Só um detalhe: na parte do merengue tu escreveste gemas, não são as claras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, oh eu ficando doido! hehe São as claras mesmo, mto obrigado! ;)

      Excluir
  3. Oi Richie,
    fico imaginando o sabor. As fotos estão lindas, a torta.... hummm
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Desculpa, mas fiquei rindo da sua saga com o coco, pelas fotos acho que tanto sangue e suor recompensaram, né?
    Na casa da minha mãe o quintal é de caquinho, minha vida inteira assisti minha mãe atirando o coco porta da cozinha afora para quebrar no quintal! Sutil e prático! Por aqui, onde faço compras, o coco fresco já vem descascado e embalado a vácuo, poderiam espalhar essa prática para outros lugares :)
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha o bom do quintal de caquinho é que se partir vai ser só mais um caquinho hehe. Aqui meus avós iam morrer do coração se eu começasse a atirar os cocos [vontade não faltou]. Adorei a idéia do coco descascado e embaladinho, praticidade mais que necessária! Bjo Tatiane, mto obrigado!

      Excluir
  5. Nossa, esta irresistível!! Já quero!!

    ResponderExcluir
  6. Socorro! Que torta linda Richie, vou fazer. Em Salvador, onde moro, acho o coco fresco já ralado pra vender, já comprei algumas vezes, porém voltei a moda a moda antiga, quebrar o coco com martelo e fazer todo o processo, dá trabalho, mas é outra coisa. Parabéns Richie pelas suas gostosuras e belezuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, dá um mega trabalho, mas realmente é outra coisa meeesmo! Muito mais saboroso, né? Da próxima vou fazer aquele cubinhos de coco 'fritos', amo aquilo!rs
      Bjo e mto obrigado! :)

      Excluir
  7. Socorro! Que torta linda Richie, vou fazer. Em Salvador, onde moro, acho o coco fresco já ralado pra vender, já comprei algumas vezes, porém voltei a moda a moda antiga, quebrar o coco com martelo e fazer todo o processo, dá trabalho, mas é outra coisa. Parabéns Richie pelas suas gostosuras e belezuras.

    ResponderExcluir
  8. Fico imaginando sua cara na saga pra quebrar o coco. Até joguei no google "abrir coco fácil" pra ver se te dava uma dica da proxima vez (se bem que acho que o leite de coco de garrafinha prevalecerá kk).
    Ao menos o esforço valeu a pena e a torta ficou muito linda. Gosto muito de suas receitas porque você costuma passar muitas medida em xícara e colher, e eu que ainda não tenho balança culinária (e um montam de gente) agradecemos.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que é útil, Augusto! Tem gente que não gosta não, mas receitas caseiras perdem o charme todo com medida em grama, ml, etc. E o que a maioria das pessoas que criticam não sabem é que xícara, colher de chá, de sopa, etc. são medidas padrão de volume. Eu comprei recentemente uma balança e olha, uso muito pouco. Mas minha xícara medidora e o jogo de colheres de medida são fundamentais!
      Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  9. aqui em SP, acho coco ralado fresco à venda na feira. É comum ver os feirantes ralando lá na hora, talvez vc consiga em pedaços tb. quer dizer, se onde vc mora tiver essa opção. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que aqui é interior mas nem feira tem, acredita? rsrs Mas da próxima vou encarar rachar o coco como terapia hahaha. Vamo ver se ajuda ;)

      Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  10. Hilária sua saga....rsrsrsr. Tb gosto de fazer uso do leite de coco fresco, e aprendi a tirar a pele c/ o ralador de queijo, é só ir ralando que toda aquela parte escura sai e fica só a branquinha, mas ultimamente eu só tenho comprado na feira, o coco descascado e se quiser até cortado em fita, ajuda muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usei tb o descascador de legumes.. acho q funciona parecido com o ralador, né? Preciso de uma feira por perto urgente! hehe Mto obrigado!

      Excluir
  11. Suas receitas me deixam com água na boca! Que coisa mais charmosa!!! Parabéns!!
    ;*

    ResponderExcluir
  12. Oi, Richie,

    não pude deixar de rir visualizando a cena...meu sonho de consumo é achar coco fresco ralado na feira, aqui ainda não tem disso não. Mas lendo a sua sequência, daria uma dica: primeiro quebre o coco, segurando-o em uma das mãos e com cuidado, dê uma porretada bem no meio dele. Cuidado com os olhos, com a sua mão e com os ladrilhos, tem que ser certeiro! Só aí é que vc passa as metades na chama, com o lado da casca virado para baixo. Não deixe queimar. Espete o indivíduo com um garfo para ficar mais fácil. Ele apenas deve ser chamuscado. Com uma faquinha afiada e mais cuidado, vá descolando a polpa devagar. Ufa!! Se ao final do trabalho ainda der vontade de comer coco fresco, parabéns, você é dos meus! Bj,
    Patrycia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh |Patrycia, essa coisa de segurar o coco em uma mão e dar uma porretada ou facada com a outra já não dá para mim, sou mto desastrado pra isso hehehehe. Mas disseram que se botar no forno ele racha e ainda desgruda da casca, quem sabe assim fica mais seguro p mim né?rsrs

      Bjo e mto obrigado!

      Excluir
  13. Geralmente nas barracas de tapioca de feira também vendem o coco já ralado na hora. Se estiver em São Paulo, no hortifruti União vende em bandejinhas também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixi Juliana, aqui não tem feira, nao tem hortifruti, no máximo uma quitanda hehehe. Mto obrigado, abraço!!

      Excluir
  14. Richie sabe que aqui numa das feiras da cidade tem uma banca só de coco. Aí eles vendem coco ralado, coco já sem casca inteiro, coquinhos no açucar e canela para vc morrer comendo enquanto faz o resto da feira. Pena que é longe aqui da minha casa, mas eu vou me aventurar com um coco mesmo e abrir em casa e passar pelo mesmo processo que você. Pq eu amo coco e sabemos muito bem que o de saquinho não é nem de perto o que um coco fresco pode ser em nossa vida huehauhauha. Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara, tenta por ele no forno.. diz que racha e desgruda da casca em 15 minutos! Parece até bom demais pra ser verdade, né? Desejo sucesso com a torta, depois me conta. bjo!

      Excluir
  15. A rede Hortifruti vende coco fresco em pedaços, embalados a vácuo.
    Não sei se gosto mais de ler suas postagens ou de ver suas fotos.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Fiz essa torta hoje, Richie!!! Foi sucesso. Realmente o sabor do leite de coco fresco é sem comparação! Tive a oportunidade de testar meu maçarico! :D Tenho bastante confiança nas suas receitas, sempre faço uma em datas importantes aqui em casa. Brigadão!

    ResponderExcluir
  17. Richie, que torta deliciosa! Fiz ontem e também utilizei coco fresco e o sabor é divino. Adoro suas receitas.

    ResponderExcluir
  18. Richie, pra evitar tudo isso quando vou na feira já mando ralar o coco, e no mercado também compro ele já ralado e congelado. Porque ralar coco não dá né. rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P