Torta {sem forno} de Chocolate e Merengue Tostado



Olás, tudo bem?
De todas as sobremesas postadas ao longo desses seis anos de blog eu não tenho dúvidas de que as achocolatadas são as mais populares. Acho que mais do que de sobremesas, as pessoas gostam mesmo é do chocolate! Por isso sábado pela manhã, enquanto eu mexia uma panela de creme quente e ia derramando chocolate por cima, enquanto aquele aroma forte e delicioso subia direto para o meu rosto, eu pensava "essa receita vai fazer sucesso entre os meus leitores!".
Tomei conhecimento dessa torta perto do Ano Novo, através do Instagram da revista Bon Apéttit que alardeava o sucesso dessa sobremesa nas festas de Natal. A revista também destacava a praticidade da receita, que não precisava de forno.
Bom, a receita realmente não precisa de forno, mas o creme é cozido na panela, na boca do fogão, o que para mim acaba dando na mesma. Facilidades à parte, achei a torta tão linda que precisava ser feita sem demora.
Bom, mas o 'sem demora' levou quase três meses, né? A verdade é que no final do ano o meu modesto estoque de chocolate belga [trago de São Paulo sempre um pacote, quando vou] acabou, e por aqui, nessas cidadezinhas de menos de 50 mil habitantes do interior de São Paulo, só existe chocolate ao leite! Sério, nem uma barra de chocolate meio amargo daqueles bem comerciais [que são doces pra dedéu, aliás] você consegue achar!
Deus abençoe os Correios que me trouxeram, semana passada, um quilo de Callebaut em uma caixinha de isopor sem perigo nenhum de derretimento [meu medo de comprar chocolate em lojas na internet era de chegar aqui tudo derretido, por isso nunca comprava] e permitiu a execução dessa torta linda! 
Aqui em casa dividi a torta em três partes: ficamos com uma, minha mãe levou outra e meu irmão a terceira. Todo mundo adorou! Espero que vocês também gostem :)




Torta de Chocolate e Merengue Tostado
[receita levemente adaptada daqui, rende uma torta de 23cm de diâmetro].

Ingredientes para a massa:
5 colheres de sopa de manteiga sem sal;
200g de biscoito de chocolate sem recheio [na receita original eles usam um biscoito americano que lembra, na cor e no sabor forte, o Negresco ou Oreo - como eu não gosto muito usei biscoito de chocolate comum. Ah, se for usar Negresco descarte o recheio, tá?];
Uma pitada de sal;
60g de chocolate meio amargo [usei 56% da Callebaut].

Ingredientes para o creme:
4 colheres de sopa de manteiga sem sal;
4 gemas;
3 colheres de sopa de amido de milho;
1 e 1/2 xícaras de creme de leite fresco;
2 colheres de sopa de cacau em pó;
1 e 1/2 xícaras de leite integral;
3/4 de xícara de leite condensado;
200g de chocolate meio amargo [usei 56% da Callebaut].

Ingredientes para o merengue:
4 claras em temperatura ambiente;
1/2 xícara de açúcar refinado;
3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro;
1 colher de chá de extrato de baunilha [coloquei por conta].

Prepare a torta:
Cozinhe a manteiga em uma panela pequena e em fogo médio, até espumar e ficar marrom meio cor de caramelo, sem queimar - demora uns 4 minutos. Retire do fogo.
Enquanto isso bata os biscoitos no processador até formar uma farinha fina. Transfira para uma tigela média.
Adicione a manteiga preparada e uma pitada de sal aos biscoitos triturados e misture bem, até conseguir uma farofa úmida. Passe a mistura para uma fôrma de torta de 23cm de diâmetro e pressione a farofinha contra as laterais e o fundo da fôrma, usando as costas de uma colher, para compactar e formar a massa. Leve para a geladeira por 20 minutos.
Enquanto isso derreta o chocolate, em banho-maria ou no microondas.
Depois da massa gelada, pincele delicadamente o chocolate sobre a massa, criando uma camada impermeável [que não vai deixar o recheio umedecer a massa]. Volte a fôrma para a geladeira enquanto prepara o creme.

Prepare o creme:
Cozinhe a manteiga em uma panela pequena e em fogo médio, até espumar e ficar marrom meio cor de caramelo, sem queimar - demora uns 4 minutos. Retire do fogo e reserve.
Derreta as 200g de chocolate em banho-maria ou no microondas. Reserve.
Em uma tigela média misture, usando um fouet, as gemas e o amido. Reserve.
Em uma panela média misture o creme de leite fresco com o cacau em pó até desmanchar todos os grumos. Junte o leite e o leite condensado e leve ao fogo médio, até quase começar a ferver.
Quando estiver prestes a ferver, retire a panela do fogo e derrame 1/3 da mistura quente sobre a mistura de gemas, misturando sem parar para não cozinhar as gemas. Volte tudo para a panela e volte a panela ao fogo médio, mexendo sem parar, até que a mistura ferva e engrosse bem [uns 4 minutos após o início da fervura são suficientes]. Retire do fogo.
Adicione o chocolate derretido ao creme, misturando com delicadeza. Por fim adicione a manteiga e a baunilha, e misture bem. 
Cubra o creme com plástico filme, rente à superfície para não formar película, e deixe esfriar por meia hora. Depois disso mexa bem o creme e recheie a massa de torta com ele. Alise a superfície, cubra com um outro filme plástico, também rente à superfície, e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.

Prepare o merengue:
Na batedeira em velocidade médio alta bata as claras até conseguir picos moles. Adicione o açúcar refinado aos poucos, batendo sem parar até que o merengue fique mais firme e brilhante [5 minutos]. Vá juntando o açúcar de confeiteiro e batendo, por mais 2 minutos.
Espalhe o merengue sobre a torta gelada e fazendo movimentos rápidos com uma colher, para decorar. Doure o merengue com um maçarico.

Você pode preparar a torta com 1 dia de antecedência e deixar só para dourar o merengue na hora de servir.

Comentários

  1. Ta trocado os ingredientes do creme e merengue, ou é impressão minha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vdd , não entendi , o merengue ta branco , mas na receita tem chocolate , NÃO ENTENDI

      Excluir
    2. Gente, o chocolate tava no lugar errado mesmo na receita, já corrigi, mto obrigado por me mostrarem ;)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Richie... que escândalo de torta!!! Deve ser simplesmente maravilhosa!!!
    Fico olhando suas receitas e tenho vontade de fazer todas, mas a grande maioria leva creme de leite fresco e moro em uma cidade minúscula, não encontro de jeito nenhum. Posso substituir pelo creme de leite comum (lata ou caixinha)?
    Acredito que cozinhar é sinônimo de amar... vc tem um talento incrível! Parabéns!!!

    Obs: acredito que tenha colocado a descrição de 200g de chocolate no lugar errado... Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei errado mesmo, Daiana, já corrigi, muito obrigado!
      Quanto ao creme de leite fresco, em várias receitas pode ser substituido sim.. vai dar diferença, como um creme que pode ficar mais ralo, por exemplo, mas na falta sem problemas. Nessa receita em específico acho que você consegue trocar até por leite mesmo, e aumentar um tantinho do amido.
      Só fica difícil substituir em receitas onde o creme de leite é batido em picos tipo chantilly - dizem que até dá pra fazer com o de lata, mas nao fica muito estável.

      Abraço e mto obrigado! :)

      Excluir
  4. Uma linda torta. Só achei um absurdo você nãos er fã de oreo, como assim? Eu adoro, principalmente para sobremesas feitas com ele (para comer acho beeem açucarado). Preciso urgentemente comprar um maçarico também. Facilita tanto e dá um acabamento tão bonito né.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que eu não gosto mesmo, Augusto!rs Recheio de bolacha recheada eu já não gosto, agora Oreo não gosto nem da massa. Tem umas receitas do biscoito original, chama Chocolate Wafer Cookies, que fica muito boa e seria o ideal pra usar nessa receita, mas fiquei com preguiça de fazer..rsrs

      Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  5. Linda!! Realmente chocolate agrada a maioria das pessoas e é sempre um sucesso! Esta torta parece ser bem densa! E quanto ao oreo... adoro :) E posso ficar com o creme para comer apenas à gulosa sim!
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, com chocolate gosto de cremes densos, Natacha.. senão fica com cara de que o chocolate sumiu rs. Bjo e mto obrigado! :)

      Excluir
  6. Humm. Ficou linda e gulosa essa torta. Esse merengue está de "comer e chorar por mais" :)

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente divinal!
    Vou ter que experimentar e dar a conhecer no meu blog. Parabéns!! está espectacular, afinal os olhos também comem ! =P
    http://avidadenessy.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Oi Richie, fiz nesse fds essa torta, maravilhosa a receita, deu tudo certo, já se encontra na lista das preferidas aqui de casa. Queria poder te mandar a foto dela, obrigada por dividir conosco receitas ótimas, bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Leila?! Ah, que alegria saber que deu certo, mto obrigado por testar! Oh, vc pode me mostrar a foto pelo Facebook d'A Cozinha Coletiva, ou pelo Instagram ou mesmo me mandar no mail que está ali em cima, não tem erro! bjo!

      Excluir
  9. Olá Richie!
    Vim hoje aqui pela primeira vez e fiquei deliciada com as receitas que encontrei! Não sei qual a minha preferida, mas esta aqui sei que vai fazer um grande sucesso cá em casa!
    Obrigada pela partilha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, bem-vinda, então! Espero que encontre sempre um bom passatempo e boas receitas por aqui! Ah, é dificil escolher a minha preferida tb, mas pra quem gosta de chocolate essa é uma ótima pedida! Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  10. Excelente sugestão.
    Parabéns pelo teu cantinho.
    Tornei-me seguidora do teu blog e ficaria muito feliz que me seguisses também em http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/
    Beijinhos
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia, mto obrigado pela visita, espero que quando passar por aqui saia sempre bem inspirada, bjo! :)

      Excluir
  11. OMG!OMG!OMG!

    Eu quero! Vou fazer!

    Perguntinha: onde vc compra seu chocolate belga, que vem em caixa de isopor? tb quero!

    Parabéns pelo blog. Já sigo ha vários anos, já fiz muitas das suas receitas, sempre com sucesso ( inclusive o bolo exagerado!). Só nunca comentei. Falha nossa!

    ResponderExcluir
  12. Ai, que delícia! Fico sonhando com suas receitas!!
    Mas posso fazer uma sugestãozinha? A callebaut é uma empresa que usa cacau proveniente das plantações da áfrica que usam trabalho escravo infantil, sei que é difícil achar chocolate de boa qualidade, mas existem marcas nacionais que estão subindo na competitividade de cacau premium, vale a pena pesquisar =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jade, olha que coincidência! Quando recebi seu comentário estava numa fazenda de cacau lá na Bahia, acredita? Encontrei um ótimo produtor nacional, que vende massa de cacau inclusive para a Barry Callebaut :) Obrigado pela dica ;)

      Excluir
  13. Olá Richie, a torta já está na geladeira aguardando o merengue......uma dúvida: posso fazer o merengue italiano para usar na torta ??

    ResponderExcluir
  14. Olá Richie, a torta já está na geladeira aguardando o merengue......uma dúvida: posso fazer o merengue italiano para usar na torta ??

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Olá, gostaria de saber quanto fica em gramas essa quantidade de manteiga, acho que fica mais preciso dessa forma. A torta ficou linda, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi, cada colher de sopa de manteiga tem 15g. Isso é um valor de medida padrão ;)

      Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  17. Quem é que não gosta de chocolate? Parece muito muito bom :)

    ResponderExcluir
  18. Que maravilha !!! Eba quero muito, vou tentar fazer em casa !!!
    www.inglesentrevista.com.br

    ResponderExcluir
  19. Na boa! A tua torta ficou muito mais top do que a do site que vc utilizou como referência! meus parabéns!

    ResponderExcluir
  20. E se a pessoinha não tem maçarico mas quer deixar o merengue daquela corzinha... tem outro jeito a não ser comprar um? hahahha

    ResponderExcluir
  21. E se a pessoinha não tem maçarico mas quer deixar o merengue daquela corzinha... tem outro jeito a não ser comprar um? hahahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode tostar no forno bem quente [coloque a torta bem gelada no forno bem quente por uns 3 minutos]. Mas dá para fazer e não tostar sem problemas, tb!

      Excluir
  22. Gente fiz essa torta hj, simplesmente maravilhosaaa sabor suave q derrete na boca ameeei!!!😃

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P