Torta de Chocolate e Pecã de Pobre {a.k.a. Torta de Aveia e Chocolate}


Olás, tudo bem?
A receita de hoje tem vários apelidos. O primeiro, do inglês "Black Bottom Pie" quer dizer algo como "Torta de Fundo Preto" e indica que existem uma camada escondida de chocolate [escura, preta] no fundo. Existem vários tipos de Black Bottom Pie, já que a camada de cima varia bastante - inclusive aqui no blog já apareceu a Black Bottom Lemon Pie, com de curd de limão por cima e chocolate por baixo.
O segundo apelido, muito mais divertido, é "Poor Man's Pecan Pie", isto é, Torta de Pecã de Pobre. É claro que pecã é só no nome, a torta é de aveia mesmo. Mas depois de assada, o resultado fica crocante e caramelado, muito parecido [muito mesmo!] com uma torta de noz pecã! E óbvio que aveia é muito [e bota muito nisso, atualmente] mais barata que a noz pecã, daí o nome. 
Eu sou um verdadeiro fã de noz pecã, e já testei variações com outras castanhas, algumas mais em conta: dá para fazer com castanha do pará picada, com noz comum [aqui tem uma receita de Torta de Nozes e Maple, aliás] e com amendoim [fica delicioso, alias! Tem receita aqui], por isso estava um pouco cético quanto à Torta de Aveia. Mas olha, dou o braço a torcer: é claro que dá para perceber que não é de pecã, mas fica igualmente gostosa! Aliás, o gengibre em pó, que essa receita pede, dá um toque suave mas tão bom que vou começar a usar em tortas de pecã também!

Agora, cá entre nós, essa Torta de Pecã de Pobre veio bem a calhar - esses dias eu estava em Ribeirão Preto com o Mauro, do blog Escoffiando, e fomos procurar pecã. Só encontramos em uma loja, e custando mais de duzentos reais o quilo!!! Desse jeito, só com aveia mesmo, né? ;)

Espero que gostem!


Torta de Aveia e Chocolate 
{ou Torta de Chocolate e Pecã de Pobre}
[receita retirada daqui, rende uma torta de 23cm de diâmetro]

Ingredientes para a massa:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
1 e 1/2 colheres de chá de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
110g de manteiga sem sal gelada, picada em cubinhos;
1/4 de xícara de água bem gelada misturada com
2 colheres de sopa de vinagre de maçã.

Ingredientes do recheio:
1 e 1/2 xícaras de aveia em flocos graúdos;
1/4 de xícara de creme de leite;
120g de chocolate meio amargo [usei 70%], picadinho;
3/4 de xícara de açúcar mascavo [aperte na xícara para medir];
1/4 de colher de chá de gengibre em pó;
1/2 colher de chá de sal;
5 colheres de sopa [75g] de manteiga sem sal, derretida;
1 xícara de glucose de milho;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
2 colheres de chá de vinagre de maçã;
4 ovos.

Prepare a massa:
Em uma tigela misture a farinha, o açúcar e o sal. Junte a manteiga picada e amasse, usando as pontas dos dedos, até formar uma farofinha grossa úmida. Junte 3 colheres da mistura de água gelada e vinagre, e amasse o suficiente apenas para conseguir formar uma bola de massa. Adicione mais 2 ou 3 colheres de água, se precisar.
Forme um disco com a massa, envolva em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos meia hora.
Sobre uma superfície limpa e enfarinhada abra a massa gelada, usando um rolo enfarinhado, até conseguir um círculo de uns 27cm de diâmetro e mais ou menos meio centímetro de espessura. Com cuidado, enrole a massa no rolo e desenrole sobre a fôrma de torta, pressionando a massa, com cuidado, sobre o fundo e as laterais. Corte o excesso de massa e aperte as bordas com os dedos ou com um garfo, para dar acabamento. Fure toda a massa com um garfo e leve ao freezer por 15 minutos, até ficar dura.
Preaqueça o forno a 200 graus. Retire a massa do freezer, cubra com 2 folhas de papel alumínio e encha a cavidade com feijões crus ou outro tipo de peso, para a massa não crescer. Leve ao forno por 20 minutos, até as bordas secarem, mas sem dourar.
Retire a massa do forno, descarte os feijões e o papel alumínio e deixe esfriar completamente.

Prepare o recheio:
Abaixe o forno para 180 graus.
Espalhe a aveia sobre uma fôrma retangular grande e leve ao forno por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, para dourar. Cuidado para não queimar! Retire do forno, deixe esfriar e reserve.
Para a ganache, aqueça o creme de leite até quase ferver. Coloque o chocolate picadinho em uma tigela pequena e por cima derrame o creme quente. Deixe descansar por um minuto e então misture bem, até ficar homogêneo. Espalhe a ganache sobre o fundo da torta pré-assada e fria e leve ao freezer, para firmar.
Abaixe o forno para 165 graus.
Para a camada de aveia, em uma tigela grande misture o açúcar mascavo, o gengibre, o sal e a manteiga derretida. Junte a glucose, a baunilha e o vinagre e misture para incorporar. Junte os ovos, um por vez, misturando bem após cada adição. Junte a aveia tostada e misture bem. 
Retire a base do freezer e cubra com a mistura de aveia. Asse por mais ou menos uma hora, girando a torta 180 graus no meio do tempo de cozimento. A torta estará pronta quando as bordas do recheio estiverem firmes e inchadas, e o meio ligeiramente firme ao toque, tipo gelatina. 
Sirva morna ou em temperatura ambiente.




Comentários

  1. Só passei pra dizer que acompanho seu blog faz pouco tempo e adoro!
    As fotos e as receitas escolhidas são demais!
    Parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Carla, que legal! Espero que o blog sempre te sirva com boas inspirações :)
      Mto mto obrigado,

      bjo!

      Excluir
  2. Humm... Que belo aspecto... Que gulosa... :)
    Beijinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Richie.
    Agradecia que um dia destes colocasse aqui no seu maravilhoso blog uma receita de um bolo que comi e que "chorei por mais" como se diz aqui em Portugal e que é um Streusel Cake, ou Bolo Granulado pois leva um granulado feito com açúcar mascavado(amarelo) e nozes pecã.
    Adorei esse bolo e caso o podasse aqui colocar a receita eu ia amar você para sempre.
    Um bjo e continue com as suas receitas de se babar!

    ResponderExcluir
  4. Também há tempos comi uns muffins recheados de compota.
    Seria pedir muito se fosse postasse aqui receita de muffin recheadinho de compota que a pessoa "se mata" para alcançar um?
    Agradecia muito.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Fátima, tudo bom? Vou procurar boas receitas dos temas que você pediu e quem sabe logo aparecem por aqui? ;)
      Mto obrigado, bjo!

      Excluir
  5. Muito Obrigada Richie. Fico aguardando.
    Bjs para ti.

    ResponderExcluir
  6. Oiiii. Teria alguma coisa pra substituir a glucose? Tipo mel. Ou não ficaria bom?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso para essa quantidade, o mel daria muito gosto, Millena. Você pode trocar por xarope de bordo, golden syrup, xarope de agave, mas todos tem vantagens e desvantagens.
      Bjo e mto obrigado!

      Excluir
  7. Adorei .. Eu estou começando um canal de culinária agora ... E gostaria que olhasse meu vídeo ... Eu vou ensina as coisas que eu sei fazer .. arroz ,feijão, macarrão, lasanha, doces etc
    Mas estou marcando suas receitas incríveis aqui tbm obrigado pela ajuda ,mesmo sem saber que está me ajudando

    https://youtu.be/O-58rGzORcQ

    ResponderExcluir
  8. Adorei .. Eu estou começando um canal de culinária agora ... E gostaria que olhasse meu vídeo ... Eu vou ensina as coisas que eu sei fazer .. arroz ,feijão, macarrão, lasanha, doces etc
    Mas estou marcando suas receitas incríveis aqui tbm obrigado pela ajuda ,mesmo sem saber que está me ajudando

    https://youtu.be/O-58rGzORcQ

    ResponderExcluir
  9. Oi Richie!! Estou prestes a fazer mais esta receita tua :) Uma dúvida só: o creme de leite tem que ser fresco?
    Obrigada!! Beijo!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P