Bolo Chiffon de Baunilha com recheio e cobertura de Buttercream de Framboesas


Olás, tudo bem?
AVISO IMPORTANTE: anote e guarde muito bem guardada a receita dessa massa de bolo que vou passar aqui hoje. Ela vai servir para todo e qualquer bolo em camadas que você precisar fazer na vida! 
É sério! Eu sempre fui de usar pão-de-ló genovês para bolos em camada, até experimentar o Chiffon. Seu preparo é tão simples quanto o de um pão-de-ló: basicamente faz-se um merengue, uma mistura de ingredientes líquidos e uma de secos, e depois é juntar tudo, mexendo delicadamente. E dá para variar bastante no sabor: a quantidade de água que vai na massa pode ser trocada [em partes ou totalmente] por suco de laranja, de maracujá, de abacaxi, do que você quiser. 
Além disso, o bolo fica enorme de alto: essa receita rende um bolo de 23cm de diâmetro e 8cm de altura, o que significa que para fazer um bolo de 3 camadas de massa e 2 recheios, como esse de hoje, só é preciso assar uma receita de massa! Não são necessárias várias fôrmas iguais nem várias rodadas de forno! Fora que, depois de descansar um pouco na geladeira, ele pode ser cortado facilmente em até umas 8 camadas, se a sua ideia for fazer um bolo com muitas camadas finas de massa e recheio. 
Bolo Chiffon é super [super mesmo!] macio, uniforme, não endurece na geladeira e nem fica seco demais. Não precisa ser umedecido com calda nem nada.
Assei esse bolo na noite da última sexta-feira, pensando: deixo na geladeira e no final de semana resolvo o recheio. Decidi que o bolo precisava de um recheio bem leve, que não gritasse muito nem mascarasse a massa, então optei por buttercream de merengue, bem clássico, mas com um toque de framboesas. Ficou lindo e de sabores realmente delicados.
Espero que você goste da dica! Ah, e se precisar da versão de chocolate dessa massa coringa, tem  clicando aqui.


Bolo Chiffon de Baunilha com Buttercream de Framboesa
[receita retirada daqui e daqui]

Ingredientes para a massa:
1 xícara de farinha de trigo;
1 colher de sopa de amido de milho;
3/4 de xícara de açúcar refinado;
3/4 da colher de sopa de fermento em pó;
1 pitada de sal;
4 gemas;
90ml de água;
90ml de óleo [milho ou canola, de preferência];
1 colher de chá de extrato de baunilha;
4 claras;
1/2 colher de chá de cremor tártaro.

Ingredientes para o Buttercream:
3 xícaras de framboesas [usei das congeladas, deixei descongelar antes de usar];
8 claras;
2 xícaras de açúcar refinado;
400g de manteiga sem sal, em textura de pomada;
1 colher de chá de extrato de baunilha.


Framboesas frescas para decorar [eu só tinha congeladas].

Prepare a massa:
Cubra o fundo de uma fôrma de 23cm de diâmetro com um disco de papel manteiga. Reserve.
Preaqueça o forno a 160 graus.
Em uma tigela peneire juntos farinha, amido, 1/2 xícara do açúcar, fermento e sal. Reserve.
Em outra tigela bata as gemas, a água,o óleo e a baunilha. Junte a mistura de farinha e bata por 2 ou 3 minutos, até a mistura ficar clara e leve [a receita recomenda bater na batedeira, mas eu fiz essa parte à mão, com um fouet]. Reserve.
Na batedeira, bata as claras e o cremor tártaro até começar a espumar. Vá adicionando o restante do açúcar [1/4 de xícara], com a batedeira em velocidade alta, até conseguir um merengue brilhante e de picos firmes [uns 5 minutos de batedeira].
Adicione 1/3 do merengue à massa e misture vigorosamente para incorporar. Adicione o restante do merengue, em duas partes, mas agora misturando delicadamente, sem bater, em movimentos circulares e de baixo para cima.
Passe a massa para a fôrma, alise a superfície com uma espátula e leve ao forno. Asse por cerca de 45 minutos ou até que enfiando um palito no centro do bolo, ele saia limpo.
Retire o bolo do forno, passe uma faquinha por toda a borda, para desgrudar o bolo da fôrma, e vire-o sobre uma gradinha. Inverta o bolo sobre outra gradinha e deixe esfriar completamente.
Depois de completamente frio, use uma régua e uma faca grande de pão para medir e cortar o bolo em 3 fatias de mesma espessura [2cm, aproximadamente]. Reserve.

Prepare o Buttercream:
Triture as framboesas no processador ou liquidificador. Peneire para retirar as sementes e reserve.
Em uma panelinha de fundo grosso misture as claras e o açúcar. Leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, por uns 2 minutos ou até que o açúcar se dissolva completamente [você pode fazer isso em banho-maria, se achar necessário].
Passe a mistura de claras e açúcar para a batedeira e bata em velocidade alta por pelo menos 10 minutos, até conseguir um merengue leve, branco, brilhante e completamente frio.
Diminua a velocidade da batedeira para média e vá adicionando a manteiga, uma colherada por vez. A mistura vai parecer que desandou, mas continue adicionando e batendo que antes de 10 minutos ela começa a engrossar novamente e tomar forma. Se sua cozinha estiver quente demais, deixe a tigela na geladeira por 5 ou 10 minutos, depois de ter adicionado toda a manteiga, então volte a bater.
Assim que o creme ganhar corpo, junte a baunilha e a framboesa e bata para ficar homogêneo.

Montando o bolo:
Coloque a fatia de base do bolo sobre o prato de servir [com a face cortada virada para cima] e sobre ela espalhe 1/3 do Buttercream em uma camada uniforme [use uma espátula grande ou mesmo o saco de confeiteiro com bico liso] . Coloque a segunda fatia de massa e sobre ela espalhe mais uma camada uniforme de Buttercream. Coloque a terceira fatia de massa [com a face cortada virada para baixo].
Espalhe uma camada fina de Buttercream sobre todo o bolo e leve à geladeira por 10 minutos. Retire o bolo da geladeira e então espalhe uma camada mais grossa de Buttercream no topo e laterais do bolo, alisando com uma espátula. Eu gosto de, nessa hora, raspar bem com a espátula para tirar o excesso de cobertura e deixar o bolo mais rústico.
Decore o topo do bolo com pitangas de Buttercream e framboesas.
Atenção: esse bolo pode ser conservado na geladeira sem problemas, mas é preciso retirar pelo menos uns 15 minutos antes de servir, para que a cobertura [que é à base de manteiga] amoleça.

Comentários

  1. Amo demais suas receitas e a forma como as compartilha conosco! Uma dúvida: algum ingrediente que possa substituir o cremor tártaro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena, muito obrigado! Você pode usar a mesma quantidade de vinagre branco ou suco de limão, mas eu realmente recomendo o cremor tártaro, viu?
      Abraço!

      Excluir
    2. Fica bom substituir o cremor tártaro pelo vinagre branco ou limão? Eu não encontro aqui em minha cidade.

      Excluir
    3. São os substitutos usuais, Denise, mas pode dar diferença no resultado sim. O Cremor é tipo um "secante", ajuda o bolo a manter a estrutura sem murchar ou suar.

      Excluir
  2. Sua receita caiu como uma luva para mim! Amanhã minha madrinha está de aniversário, e não queria fazer um bolo de chocolate ou QQ outro recheio, quando vi este recheio disse de mim para mim: está aí a solução!! Gratidão é o meu sentimento!! Grato!!! PS:vou fotografar e te marcar no IG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos, tudo bem? Ah, que bom que essa receita vai te ajudar! Eu é que agradeço pela visita. Vou torcer pra ficar tudo perfeito!
      PS: nao esquece de tirar o bolo da geladeira antes de servir para amolecer o buttercream, viu?

      Abraço!

      Excluir
  3. Bolo Maravilhoso hein... final de semana tendo um tempinho e irei executar a receita!! É possível substituir a framboesa por alguma outra fruta? Alguma sugestão?! Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, muito obrigado! Olha, eu nunca testei, mas tem receitas que levam morangos frescos amassados, morangos assados [leva-se os morangos ao forno 150 graus por pelo menos uma hora, para secar um pouco da água e concentrar o sabor], ou mesmo mirtilos ou amoras. Abraço!

      Excluir
  4. Uau, era isso que eu precisava! Lindas fotos, devem ter ficado uma delícia! Vou testar no final de semana 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto obrigado, Deise! Conta o resultado depois, please ;)

      Excluir
    2. Não consegui fazer, faltaram alguns ingredientes... Mas vou tentar!
      Ah, qual o número do bico pitanga que usou? 😘😘😘 Eu nunca sei qual o melhor.

      Excluir
    3. Oi!! Para usar chocolate no recheio e cobertura, como sugere? Dá para misturar o buttercream com chocolate?

      Excluir
  5. É muito dificil achar framboesas, pode substituir por outra fruta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu nunca testei, mas tem receitas que levam morangos frescos amassados, morangos assados [leva-se os morangos ao forno 150 graus por pelo menos uma hora, para secar um pouco da água e concentrar o sabor], ou mesmo mirtilos ou amoras. Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  6. Que lindo, obrigada por compartilhar essa maravilha!!! Richie, o bolo cresce muito (enquanto está assando) ou fica no tamanho da massa inicial mesmo? Minha fôrma não é muito alta e acho que não sobrará espaço pra massa crescer. Obrigada.

    rma não é muito alta... por isso a pergunta. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Olá! É possível substituir o açúcar refinado por mascavo ou demerara? Não costumo utilizar o refinado.. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tentei, Michele... mas o cristal ou demerara deve funcionar melhor, sem alterar sabor
      Obrigado!

      Excluir
  8. Olá
    Fiz o bolo e ficou uma delícia, contudo, o bolo murchou.
    Vc recomenda desenformar com ele ainda quente ou esfriar dentro da forma?
    Vou repetir.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desenformar quente e deixar esfriar sobre uma gradinha, como na receita, Katia. Como vc fez? Fez o teste do palito?

      Excluir
    2. Eu desenformei quente e deixei sobre a grade. Sim, fiz o teste do palito.

      Excluir
  9. Richie, meu bolo tbm murchou. Eu estou acostumada a fazer bolo Chiffon, aquele que fica de ponta cabeça. Até estranhei esse nao precisar. Acho que foi meu nervosismo que fez ele murchar, rs. Fiquei com medo de tirar ele direto do forno e pensei em deixar ele uns 2 minutos com o forno desligado e aberto antes de tirá-lo totalmente. Foi o tempo suficiente pra murchar e estava suuuper bem assado. Sei que esse tipo de bolo, se vc tirar ele um pouquinho "mal passado", já era. Será que se eu tirar direto e desenformar ele não murcha? Não faz sentido pra mim. Rs!
    Desde já agradeço! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que estranho, Juliana! Como eu disse na receita, desenformei o bolo assim que saiu do forno, e não murchou não, viu? E segui essa recomendação da receita original.
      Fiquei encucado e acabei de rever a receita do chiffon de chocolate que já postei aqui e mesmo assado em forma comum, naquela receita é recomendado também esfriar o bolo de ponta cabeça. Talvez valha tentar. Mas estranho aqui não ter murchado..
      Abraço,

      Richie

      Excluir
    2. Estranho mesmo... Bom, vou tentar mais e se tiver algo interessante venho aqui contar.
      Muito obrigada!
      Abraço!

      Excluir
    3. Richie, acabei de encontrar na receita original o motivo pelo qual se deve tirar o bolo imediatamente da forma. Mas eu deixei tão pouco tempo la... Enfim, só fiquei mais encucada. Acho que vou assar outro agorinha e volto mais tarde para contar!

      Excluir
  10. Resolvido! Realmente faz diferença, vc tirar ele imediatamente da forma! Agora saiu!

    ResponderExcluir
  11. Oi Richie, que massa linda!
    Você acha que se molhar ele fica bom?
    Eu gosto de bolo de camada molhadinho rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho desnecessário molhar essa massa, viu? Mas se você gosta pode molhar sim.. só não exagere pq ela é muito delicada
      Abraço, mto obrigado!

      Excluir
  12. Olá Richie
    Acabei de fazer esse bolo, ficou bem fofinho, mas ele afundou bem no meio enquanto estava assando! e ele também não cresceu como o seu...tem alguma ideia do aconteceu?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ou a temperatura do forno estava errada, ou o forno foi aberto fora de hora, ou o forno foi desligado antes do tempo. Normalmente bolo quando abaixa é sinal de que cresceu mais não teve tempo/ temperatura de estruturar para "se segurar".
      Muito obrigado por testar, abraço!

      Excluir
  13. Na massa, não vai extrato de baunilha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim, eu é que tinha esquecido de colocar! Mto obrigado por lembrar :)

      Excluir
  14. Oi Richie, esse buttercream aguenta fora da geladeira? Qt tempo acha que posso deixar o bolo na mesa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aguenta muito não, viu? Eu costumo tirar da geladeira e assim que fica a temperatura ambiente devorar. rs

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá, fiz o bolo 2 vezes e das duas vezes murchou!!! Acho que talvez possa ser da mistura das gemas de ter de ser muito bem batida ou do merengue ter de ficar mais forte. Excelente receita e vou repetir. Obrigada. Anagc3@yahoo.com

    ResponderExcluir
  18. Olá Richie
    O que é cremor tártaro?
    Como fazer/ adquirir?
    Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P