Torta de Pudim de Chocolate e Amendoim


Olás, tudo bem?
Se tem uma coisa que evito ao máximo comprar é manteiga de amendoim importada. E se compro, só tiro aquela película metálica de lacre no momento de usar em alguma receita. Sim, porque senão é batata: como o pote todo às colheradas, não tem jeito. E vamos combinar que manteiga de amendoim é calórica demais da conta para se comer assim, né? Haja fígado! Não dá. 
Até não muito tempo atrás, a gente só encontrava no supermercado aquela pasta de amendoim nacional, pálida, adoçada e sem sabor de nada. Eca! Agora, aparentemente pelo consumo da manteiga de amendoim por quem levanta peso em academia [ou algo assim], começaram a aparecer marcas nacionais de manteiga integral, isto é, sem adição de açúcar, apenas amendoim processado. É uma boa alternativa às importadas que, dependendo de onde você mora, são difíceis de se encontrar, mas ainda acho meio estranho abrir o pote e dar de cara com dois dedos de puro óleo - a manteiga nacional decanta. Eles mandam misturar bem antes de usar, mas eu descarto o óleo todo. Passo longe também das versões "paçoca cremosa" que inventaram agora e que assustam pela adição de [muito] açúcar e ainda mais gordura vegetal a um alimento que em si já é muito gorduroso. Nem pensar!
Já tentei fazer manteiga de amendoim caseira também. É muito fácil de preparar - basicamente triturar amendoim torrado sem pele até virar pasta - e muito mais barato que comprar pronta. Mas lisinha como as compradas nunca fica, né? Você pode triturar por horas que ainda fica meio granulada, por isso prefiro não usar em receitas, só para consumo tipo no sanduíche. Aliás, manteiga de amendoim caseira adoçada com um pouquinho de chocolate branco derretido é deliciosa! 
É que amendoim e chocolate formam um bom par, né? Os americanos casaram a manteiga de amendoim com a geléia de uva num clássico sanduíche, mas ainda prefiro combinar com chocolate mesmo, como nos bonbons. Como na receita de hoje. 
Essa torta deliciosa e bem simples de se fazer. E se você quiser simplificar ainda mais, pode trocar a base por aquela massa de biscoitos triturados com manteiga derretida. Os recheios, um de pudim de chocolate e o outro de creme de manteiga de amendoim, combinam perfeitamente e são equilibrados com o chantilly pouco doce da cobertura. Não tem erro, não tem quem não goste!
Aqui em casa fomos prova disso. Espero que vocês também gostem :)


Torta de Pudim de Chocolate e Amendoim
[receita retirada daqui, rende uma torta de 23cm de diâmetro]

Ingredientes para a massa:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
1 e 1/2 colheres de chá de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
110g de manteiga sem sal gelada, picada em cubinhos;
1/4 de xícara de água bem gelada misturada com
2 colheres de sopa de vinagre de maçã.

1 clara de ovo para pincelar.

Ingredientes para o creme chantilly: [usado metade no creme de amendoim e metade na decoração da torta]
2 xícaras de creme de leite fresco, bem gelado;
2 colheres de sopa de açúcar refinado;
1 colher de chá de extrato de baunilha.

Ingredientes para os recheios:
3/4 de xícara de manteiga de amendoim;
250g de chocolate meio amargo, picadinho;
1 xícara de açúcar mascavo claro;
1 pitada de sal;
1/4 de xícara de amido de milho;
2 xícaras de leite;
4 gemas de ovos;
2 colheres de sopa [30g] de manteiga sem sal;
2 colheres de chá de extrato de baunilha.

2 Paçoquinhas esmigalhadas, para decorar [a receita original sugere raspas de chocolate, mas é porque eles não conhecem paçoquinha].

Prepare a massa:
Em uma tigela misture a farinha, o açúcar e o sal. Junte a manteiga picada e amasse, usando as pontas dos dedos, até formar uma farofinha grossa úmida. Junte 3 colheres da mistura de água gelada e vinagre, e amasse o suficiente apenas para conseguir formar uma bola de massa. Adicione mais 2 ou 3 colheres de água, se precisar.
Forme um disco com a massa, envolva em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos meia hora.
Sobre uma superfície limpa e enfarinhada abra a massa gelada, usando um rolo enfarinhado, até conseguir um círculo de uns 27cm de diâmetro e mais ou menos meio centímetro de espessura. Com cuidado, enrole a massa no rolo e desenrole sobre a fôrma de torta, pressionando a massa, com cuidado, sobre o fundo e as laterais. Corte o excesso de massa e aperte as bordas com os dedos ou com um garfo, para dar acabamento. Fure toda a massa com um garfo e leve ao freezer por 15 minutos, até ficar dura.
Preaqueça o forno a 200 graus e coloque a gradinha na posição mais baixa. Retire a massa do freezer, cubra com 2 folhas de papel alumínio e encha a cavidade com feijões crus ou outro tipo de peso, para a massa não crescer. Leve ao forno por 20 minutos, até as bordas secarem, mas sem dourar.
Retire a massa do forno, descarte os feijões e o papel alumínio e deixe esfriar por 5 minutos. Pincele a clara de ovo por toda a base da torta e volte a massa ao forno por cerca de 10 minutos, até que a massa ganhe um tom dourado. A clara de ovo vai criar uma película impermeabilizante que impede a umidade do recheio de chegar à massa.
Deixe esfriar completamente, sobre uma gradinha.

Prepare o creme chantilly:
Na batedeira bata o creme de leite fresco bem gelado até conseguir picos moles. Junte o açúcar e bata até conseguir picos mais firmes. Adicione a baunilha e bata apenas para misturar.
Reserve na geladeira enquanto prepara os recheios.

Prepare os recheios:
Coloque a manteiga de amendoim em uma tigela média e o chocolate picadinho em outra tigela média. Reserve.
Em uma panela média misture, fora do fogo, o açúcar mascavo, o sal, o amido, o leite e as gemas. Leve a panela ao fogo médio, mexendo sempre. Quando começar a ferver, continue cozinhando, sem parar de mexer, por 2 minutos, até a mistura engrossar. Retire a panela do fogo e junte a manteiga e a baunilha. Misture bem. Passe o creme por uma paneira, se quiser, para retirar quaisquer grânulos que possam ter se formado.
Divida o creme quente, igualmente, entre as tigelas de manteiga de amendoim e de chocolate. Misture cada uma delas até formarem cremes homogêneos.
Cubra a tigela do creme de chocolate com filme plástico e reserve.
Misture metade do chantilly preparado à tigela de creme de amendoim. Recheie a massa de torta já pronta e fria com esse creme e leve para a geladeira por 20 minutos. Retire a torta e espalhe o pudim de chocolate sobre o creme de amendoim. Volte à geladeira por pelo menos mais 45 minutos.
Na hora de servir, cubra a torta com o restante do chantilly batido e decore com as paçocas esmigalhadas.

Comentários

  1. Que maravilha de bolo!! :) Fiquei a babar!

    ResponderExcluir
  2. A minha mami comprou amendoim nesta semana! Ela faz a pastinha em casa!

    ResponderExcluir
  3. Essa torta ficou com bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/mousse-de-limao-e-banana.html

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ricardo, estava mesmo procurando uma receita com chocolate e amendoim. Fiz paçoca, e morando aqui na Alemanha, a tendência é comer de colherada :) Assim uso, pelo menos uma boa parte pra decorar esta belezinha. Obrigadão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P