Bolo de coco, o injustiçado
Num mundo dominado pelo paladar infantil, onde absolutamente tudo tem gosto de Nutella e leite ninho, o bolo de coco é o mais injustiçado. Eterno injustiçado, aliás, porque não é de hoje que esse pobre desse bolo é evitado sem dó: quem nunca, ao escolher seu bolo de aniversário, torceu o nariz para o coco e correu para o chocolate que atire a primeira pedra.
Em casa sempre foi uma briga: meu irmão contra [time bolo de chocolate] e eu totalmente a favor do bendito coco. Não é a toa que meu favorito durante a infância era o delicioso Bolo Toalha Felpuda, um clássico brasileiro que certamente você conhece. E se conhece, talvez também ame ou odeie. E se não conhece, logo eu posto ele aqui.
Acho que grande parte desse desdém é causado pelo coco ralado de saquinho que a gente compra: seco, esturricado, parece miolo de painel de compensado, daqueles de fazer fundo de móveis. Serve no máximo para decoração, e olhe lá! Coco ralado fresco é outra coisa, incomparável.
Leite do coco caseiro também é infinitamente mais gostoso! Eu, que as vezes sou bem preguiçoso, normalmente compro de garrafinha, de uma boa marca. Assim acabo também evitando a tentação de tomar puro, gelado! Serio, já provou? É muito bom!
O bolo de hoje não leva coco ralado [na verdade só um pouquinho na decoração, mas é totalmente dispensável ou altamente cambiável por umas lascas bonitas de coco fresco tostadas - que eu não tinha aqui]. É que coco ralado na massa acaba sempre formando uma casquinha dura na superfície, o que pode ser ótimo se você estiver fazendo bom-bocado, mas não funciona para esse tipo de receita. Todo o sabor de coco vem das quase duas xícaras de leite de coco que a receita pede. Não tem como ficar ruim, tem?
Espero que gostem!
Espero que gostem!
Bolo de Coco [ou Coconut Bundt Cake]
[receita levemente adaptada daqui, rende um bolo de buraco no meio com 24cm de diâmetro e 8cm de altura]
Ingredientes para a massa:
3 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de sopa de fermento em pó;
1/2 colher de chá de sal;
1 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
2 xícaras de açúcar;
2 ovos;
2 gemas;
2 colheres de sopa de extrato de coco - usei Malibu [rum + licor de coco];
2 colheres de chá de extrato de baunilha;
1 e 1/3 xícaras de leite de coco, de ótima qualidade.
Para a cobertura:
1 xícara de açúcar de confeiteiro;
1/2 colher de chá de extrato de coco [ou Malibu];
3 ou 4 colheres de sopa de leite de coco.
Coco ralado tostado, para decorar [opcional].
Prepare o bolo:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Unte uma fôrma de buraco no meio [24cm de diâmetro e 8cm de altura, ou capacidade para 10 xícaras] com manteiga, polvilhe farinha por toda a superfície interna e bata bem, para descartar o excesso. Reserve.
Em uma tigela misture farinha de trigo, fermento e sal. Reserve.
Na batedeira bata a manteiga com o açúcar em velocidade média por uns 5 minutos, até conseguir um creme clarinho e fofo. Eu uso a batedeira planetária com o garfo tipo raquete.
Adicione os ovos e as gemas, um a um e batendo após cada adição. Não esqueça de raspar as laterais da tigela da batedeira com uma espátula.
Adicione o extrato de coco [ou o Malibu] e o extrato de baunilha, e misture bem.
Fora da batedeira, junte a mistura de farinha em três partes, alternando com o leite de coco em duas partes, misturando bem com uma espátula, sem bater.
Passe a massa para a fôrma preparada e alise a superfície, com uma espátula.
Leve ao forno por 60 a 70 minutos [a receita original diz que 55 minutos são suficientes, mas aqui não foram, não]. Faça o teste do palito: enfiando fundo um palito de madeira no centro do bolo ele deverá sair limpo.
Retire o bolo do forno e deixe esfriar, ainda dentro da fôrma, por 15 minutos.
Desenforme o bolo com cuidado, sobre uma gradinha, e deixe esfriar.
Para a cobertura:
Em uma tigelinha coloque o açúcar de confeiteiro. Junte o extrato de coco e 2 colheres de sopa de leite de coco. Misture vigorosamente até virar um creme. Vá adicionando mais colheradas de leite de coco, só o necessário para conseguir uma textura cremosa, não muito líquida.
Cubra o bolo ainda morno com essa cobertura e espalhe um bocadinho de coco ralado tostado, para decorar.
Que delícia Richie, eu sou como você, gosto sim de bolo de chocolate, mas bolo de coco é maravilhoso, assim como sorvete de coco, cocada (bem feita e sem muito açúcar ) e etc com coco. Vou fazer. Obrigado sempre por essas delícias.
ResponderExcluirAdoooro cocada tb! Principalmente aquelas meio moles, com o coco ralado bem grosso, vendidas em parque de diversões. Nossa, encheu a boca d'água aqui!rs
ExcluirMto obrigado pelo carinho :)
Oi Clara, tudo bem?
ResponderExcluirMto obrigado pela visita e pelo carinho!
Bjo!
Amo suas receitas e suas fotos!!!
ResponderExcluirFico muito feliz, mto obrigado, Cris! :)
Excluirparabéns pelas receitas e concordo com você não aguento mais receitas onde só reinam nutella e leite ninho =)
ResponderExcluirOlá, poderia dizer qual é a marca desse leite de coco de ótima qualidade? Obrigada!
ResponderExcluirPS: parabéns pelo blog, amo as receitas, são diferenciadas e tudo parece feito com muito carinho :)
Richie
ResponderExcluirGostaria de ter essas formas de bolo. Onde encontrar? Gratidao
Richie
ResponderExcluirGostaria de ter essas formas de bolo. Onde encontrar? Gratidao