Post Alaranjado: Geléia de Pêssegos
Olás pessoas, comentadores, visitantes, twitteros, enfim, quem aparece por aqui!
Essas duas semanas têm sido correria total: prova terça e sexta passada, outra amanhã e pré-banca na terça, além de concurso no próximo domingo, mas apesar disso, quando chego em casa e bate uma fominha faço algo rapidinho e fotografo pra dividir aqui com vocês!
O tema da postagem coletiva Colorindo a Vida desta segunda é Alaranjado, ou cor-de-abóbora. Mas não fiz nada com laranjas, nem com abóboras e, apesar dessa ter sido a idéia inicial, nada com cenouras.
Eu adoro fazer geléia em casa. Muito mais natural, muito mais bonita e muito mais gostosa. As de supermercado ou são caríssimas ou parecem ser de chuchu com corante: sem gosto total. No começo eu 'pelejava' pra acertar o ponto, mas agora já aprendi. Pois então, eu tava com vontade de fazer geléia mas morangos a essa época nem pra remédio, e vendo uns pêssegos bonitos no supermercado, decidi tentar. Fiz, gostei, mas não fotografei nem postei. Hoje, ao abrir o segundo pote, resolvi tirar uma foto despretensiosa e taí, deu certo e to postando a geléia, que tá um laranja meio ocre mas tá valendo. E acredite-me: você nunca mais vai querer comprar geléia no mercado depois de fazer a sua primeira em casa!
Geléia de Pêssegos
Ingredientes:
1 quilo de pêssegos maduros [vale a pena comprar um só, provar pra ver se não está sem gosto e se estiver bom comprar o quilo todo.. geléia sem gosto não dá, né?];
750g de açúcar [usei metade cristal, metade refinado];
1 colher de sopa de vodca [geléia pálida nunca mais! A vodca conserva a cor que é uma beleza];
2 cravos [opcional].
Preparo:
Reserve um pires no congelador [para verificar o ponto].
Descasque os pêssegos mergulhando-os em água fervente por um minuto [igual tirar pele de tomate], corte-os ao meio e retire os caroços. Corte os pêssegos em pedaço menores, coloque-os em uma panela grande, com os cravos e o açúcar, e deixe descansar por pelo menos 2 horas.
Passado o tempo você verá que os pêssegos soltaram água, que umideceu o açúcar. Leve a panela ao fogo, e quando ferver adicione a vodca [retire a panela do fogo pra fazer isso, evitando acidentes]. Cozinhe em fogo baixo, mexendo [não precisa ser o tempo todo, mas é bom estar sempre por perto] até o pêssego derreter e tomar consistência de geléia. Quando estiver chegando no ponto, mexa constantemente, para não pegar no fundo. Se os pêssegos forem muito duros, pode ser necessário acrescentar água aos poucos.
O ponto dessa geléia é o seguinte: depois de uns 40 minutos no fogo, pingue um pouquinho da geléia no pires gelado e passe o dedo no meio: as duas partes devem ficar separadas.
Divida a geléia, ainda quente, em potes de vidro esterilizados [na internet você acha fácil e bem explicadinho como esterilizar vidros] e tampe-os, depois que esfriar.
Rende dois vidros médios.
Oi!
ResponderExcluirEu ia fazer o bolo hoje, mesmo sem iogurte (que eu esqueci de comprar) e no meio do preparo do jantar, acabou a luz aqui em casa. Na verdade, caiu/queimou uma fase e fiquei sem luz na cozinha e na sala e tb fiquei sem chuveiro. O resto da casa estava ok.
Não achei as velas, só a lanterna e não ia rolar fazer as coisas só com a laterna. Se a minha desenvoltura na cozinha não é lá essas coisas com luz, imagina sem :P :P
Aí, estou por aqui copiando a receita direitinho e aparece mais uma coisa de dar água na boca???
Assim não vale...
Acho que apesar da sua cidade ser pequena, tem algumas vantagens em relação a capital, no quesito coisas frescas e saborosas.
Até em Sorocaba, as frutas são mais gostosas!
Nem sempre as frutas que tenho por aqui estão supimpas...
Ah! vc conhece pitaya? Já comeu?
http://www.tropicalfruitnursery.com/dragon/images/featured-grower/dragon-fruit-varities.jpg
bjs
Eu nunca fiz geléia em casa por uma razão: Eu só consumo um certo tipo dietético.
ResponderExcluirPor outro lado, concordo que as prontas, em geral, são ruins, pois são puro açúcar. Eu só compro com açúcar se for "low sugar" e de uma boa marca.
A sua ficou muito bonita e achei excelente as dicas.
Eu gosto muito de geléia de pêssego com croissant. Um casamento perfeito!
Parabéns pela participação! :)
Oi menino! Maravilha sua receita.nunca fiz geléia, mas com. Suas dicas deu vontade de fazer. Valeu a dica da vodca, não sabia.
ResponderExcluirBoa semana para vc!
Adoreiii o seu blog, adicionado!!
ResponderExcluir=)
Bjos
Mais um blog de cozinha que eu adorei! hahahaha
ResponderExcluirMuito legal!
O meu eu comecei faz pouco tempo...Se quiser passa lá!
beijo
Qiue legal e essa geléia é dos deuses!!!abração,chica
ResponderExcluirOlá Richie!
ResponderExcluirEncontrei seu blog a pouco tempo atrás e adorei!
Fazer geléia em casa é maravilhoso! Depois de experimentar a caseira comprar a industrializada fica mais difícil.
Preciso postar a que fiz de caqui. Mas a foto não esta muito boa.
Já fiz uma de uva que ficou muito gostosa.
Parabéns e abração,
Fernanda
Richie para de estudar pra prova e concurso e abre logo uma doceria, rs! Sempre uso geléia pronta, agora fiquei com vergonha, vou ter que providenciar uma geléia feita em casa. Adorei sua visita!! bjs
ResponderExcluirNossa Richie...só vc !!! Parece coisa da vovó essa geléia caseira..deu uma vontade de comer com bolo quentinho...ui...vou fazer tb!
ResponderExcluirBeijos e parabéns pela criatividade!
Richie,
ResponderExcluirEu adoro geléias, principalmente as caseiras, sem exceção. No café da manhã, não podem faltar mesmooo. Sabe q na semana passada, eu almocei num restaurante árabe, e eles tem umas frutinhas secas (devem ser importadas) de tamanho mini, embaladas e lacradas em papel tipo celofane transparente, ai vi lá, pera, figo, pessego, tangerina, fiquei apaixonada. O sabor é idêntico ao das geléias.
Suas fotos, sem comentário né, sempre lindas!
Bjo gde e uma ótima semana, Dani
Realmente a geléia ficou com uma cor linda, nao sou comedora de geléias mas a sua deu vontade!!
ResponderExcluirbjs
Maura
Está tão bonita a sua geleia, que me deu vontade de fazer também!
ResponderExcluirBeijinho
Nossa, que geléia mais linda! Quanto brilho! Só fiz uma experiência com geléia até hoje, confesso que tenho uma preguiça/medo da parte da esterilização...
ResponderExcluirBeijos!
Olha,
ResponderExcluiré a primeira vez que passo aqui e já fui surpreendida com esta receita maravilhosa..não deixo mais de vir aqui..adorei..
amo geléias e caseira então..adorei e vou fazer.
bj
violeta
Minha nossa, mas que delícia de geléia!!! Sou doidinha por geléias e esta sua geléia ficou MARA!!! Parabéns!
ResponderExcluirBjinhos
adoro fazer (e comer) doces de fruta caseiros! este de pêssego está uma verdadeira tentação!
ResponderExcluirbabette
Richie, que geleia linda! Adorei a dica da vodka e super bem pensada a dica de comprar uma fruta só, ver se está doce e comprar o resto... como não pensei nisto antes?? :-) Aquelas crostatas de framboesa também ficaram de matar... tô de regime depois da viagem e foi torturante entrar no seu blog hoje rsrsrs!
ResponderExcluirBoa sugestão para o dia alaranjado.
ResponderExcluirJá fiz muita geleia e tenho algumas publicadas. Você já fez de maracujá? É um espetáculo! Se interessar, veja a receita no Naco.
Pena que o povo de casa não é chegada a geleias, só eu. Mas ó, já vendi muita e você que tem clientela, não perca oportunidade de oferecer mais um produto...
A cor ficou linda mesmo e nunca fiz de pêssegos.
Boa semana!
Qual é o site?
ExcluirOiii....
ResponderExcluirGente mais que Blog legal,inesperado....adorei....surpresa mesmo....
Beijim
Deusa
vasinhos coloridos
Richie!
ResponderExcluirAssim não vale...que delícia meu Deus! Só de olhar já fiquei com vontade de experimentar...vou fazer. Nunca fiz mas vou me esforçar seguindo sua receita.
Bjksss
Astrid Annabelle
Richie, que delícia... E que linda a textura, a cor também... Enfim um luxo!
ResponderExcluirbeijo,
Dani
Oii
ResponderExcluirQue delicia deve ter ficado essa geleia.
Estou ainda dando os primeiros passos na cozinha, vou guardar a receita.
bjs
Marilac
Richie,
ResponderExcluirMais uma vez uma coisa deliciosa né?
Mas me fala uma coisa: este pêssego tem que ser aquele amarelinho né, que é mais duro. Pq os clarinhos quase brancos são bem mole...
Também adorei a cor e a textura da geléia! As feitas em casa são realmente superiores às compradas prontas.
ResponderExcluirBeijinho e bom fim de semana.
Richie, há tempos também não compro geléias...ou ganho da minha mãe, da Mary (ela trouxe uma de groselha da última vez que veio da França, fez em casa, delícia total!) ou faço. Mas eu não gosto muito da geléia com muito açúcar e ele é que conserva e dá o ponto. Então uso uma pectina da Oetker, divina, que trazem para mim lá de fora. Caso tenha alguém que vá viajar, encomende e nunca mais você vai querer outra vida!
ResponderExcluirEssa sua geléia ficou linda, babei!!!!
Ah, o truque da vodka eu nunca tinha lido...vou usar!
Beijos!