Rala o coco, mexe a canjica!
Gente, muito obrigado pelo carinho de vocês e pelos votos de sorte na minha banca. Faltam 11 dias pra entrega das monografias, estou atrasadíssimo da silva mas vai dar tempo! Pelo menos é o que eu espero.
Eu tinha preparado um post para o dia de São João, mas como não preparei mais nada desde então, vou postar ele mesmo, tá? Um beijo e boas festas juninas pra todo mundo!
Eu tenho lembranças realmente muito boas de festas juninas. Das minhas primeiras lembranças, algumas são das festas juninas de rua que aconteciam perto da casa da minha avó.
Depois, quando eu tinha uns sete anos, minha família mudou de cidade, e minha mãe começou a organizar as fstas juninas nas ruas que moramos: morávamos em média 1 ano em cada cidade, e em todas elas minha mãe reunia as vizinhas para fazer uma festa junina de rua. E depois que a gente mudava, elas continuavam fazendo.
A que mais me lembro foi em Tapiratiba, uma cidadezinha pequenininha na divisa com Minas Gerais. Era a copa de 94, a escola estava em greve e a nossa sala ficava cheia de crianças da vizinhança toda, fazendo bandeirinhas verde e amarela e assistindo os jogos. E de hora em hora chegava alguem com mais um litro de leite, para as panelas enormes de chocolate quente e canjica que ferviam na cozinha. Nossa casa tinha jardim e nele que ficava o mastro com as bandeiras dos santos juninos, onde o padre puxava o terço, na noite da festa. Lembrando parece outro mundo! A gente adorava.
E é só sentir o aroma do leite com canela da canjica que não tem como não lembrar dos meses de junho da minha vida!
Ok, chega se sentimentalismos... rs. Segue a receita:
Canjica Moreninha
Ingredientes:
500g de canjica branca;
1 pau de canela;
1 fatia de casca de laranja [retire a casca com cuidado, sem a parte branca, que é amarga];
1/2 xícara de açúcar refinado;
1 lata de leite condensado;
1 vidro de leite de coco;
3 xícaras de leite de vaca.
Preparo:
Colque a canjica branca de molho em uns 2 litros de água por 2 horas. Coloque a canjica com a água do molho na panela de pressão em fogo alto. Assim que pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 1 hora. Retire do fogo, escorra e reserve.
Enquanto isso, em outra panela em fogo alto, despeje o açúcar e vá mexendo com uma colher de pau até derreter. Pare de mexer e espere ficar dourada [cuidado pra não queimar!]. Assim que ficar dourada despeje o leite de vaca e vá mexendo até o açúcar queimado se dissolver. Junte a canela e a casca de laranja e deixe ferver. Quando ferver adicione o leite de coco, o leite condensado e a canjica escorrida. Deixe ferver em fogo baixo por uns 15 minutinho, até ficar cremosa e pronto! Pode ser servida quente ou fria, como você preferir.
Que lembranças mais lindas!! Não é a toa que hj vc é um ás na cozinha, menino! vivendo tantas coisas boas em volta do fogão rss. Só podia dar nisso.
ResponderExcluirbjk.
boa sorte (de novo) na banca.
Adorei a receita e quero fazer...a foto esta de uma poesia sem tamanho assim como seu texto...as lembranças são as fotografias gravadas em nossas almas.
ResponderExcluirO croissant vai assar agora a tarde rs estou rezando.
Beijos
Paula
Nham! Que delícia!
ResponderExcluirFiz canjica esses dias, mas antes de chegar no meio do pote alguém me fez o favor de derrubar tudo no chão =/
Vou testar essa sua receita qualquer dia, mas sem a laranja. Minha perdição é quanto tem amendoim moído nela, mas não tãoooo moído que fica uma farofa.
A época que mais gosto do ano é essa, porque faz frio e tem muitas comidas gostosas, sem contar que não tem que ficar dando presentes, reunindo a família e colocando roupas bonitinhas. hehehe
Sempre penso nas festas juninas como um "halloween brasileiro". rs
Ah! Eu tenho muitas memórias de festas, principalmente aquelas de escola onde a gente dançava quadrilha (vc também faz parte da turma que odeia o "galope"?), se preparava toda pra dançar e depois suava de vergonha. Aliás, na minha primeira quadrilha eu abandonei meu par... muitos anos depois, sem nem ter idéia de quem era, 'conheci' a pessoa pelo ICQ. rsss
Bjs
Richie, os sentimentos atrelados aos sabores são a melhor parte das lembranças.
ResponderExcluirCanjica é a principal comida de festa junina para mim. Simples, sem amendoim, só com canela polvilhada.
Aguardo seu retorno depois da banca.
Um abraço.
Richie,
ResponderExcluirTb fiz canjica, o post já está programado.
Junho é tudo de bom, só comilanças nas Minas Gerais....kkkk
Bj e ótimo fim de semana.
Que bonita lembrança. E sua mãe, que sementeadora de vida! Ia colocando as sementes por onde ia - e, quando partia,deixava os frutos para serem colhidos pelos que se permitiram participar da sua festa! Vou testar essa canjica, confesso que com casca de laranja nunca fiz! Um abraço, Deia.
ResponderExcluirCada receitinha, uma lembrança,não?Lindo isso!
ResponderExcluirQue termines bem teus trabalhose logo,logo,estarás mais tranquilinho e descansado,né?abração,chica
Eu adoro canjica e sempre que vou ao mercado brasileiro, compro um pacote para fazer.
ResponderExcluirÉ uma dos pratos que mais gosto desta época de festas.
Bjs :)
ADORO CANJICA E AGORA ESTÁ NA ÉPOCA CERTA, MÊS DE JUNHO TEM PRA TODO LADO!!
ResponderExcluirADOREI SUA CANJICA MORENINHA!!!
BJIM
Adoro canjica e com esse toque da casca da laranja deve ficar o máximio.Vou fazer!
ResponderExcluirhttp://myblogsaborear.blogspot.com/
eu gosto de festa junina até hoje, mas não suporto canjica! :S
ResponderExcluiragora, me dá um arroz doce procê ver o estrago que eu faço... hihihi.
=***
boas festas juninas, julinas, agostinas, pra semprinas pra vc.
saudade.
vc é uma graça! termino meu comentário por aqui!
ResponderExcluirGlau
Somos feitos dessas pessoas da nossa vida e essas lembranças, as que ficam, as boas, seletivas, fazem parte (eu creio) daquela pessoa que vamos escolhendo ser pela vida. Adorei seu post! Mais votos de muito sucesso!! Um beijo!
ResponderExcluirCada vez que venho visitar você Richie passo mal de tanta vontade de experimentar as gostosuras que publicas aqui!
ResponderExcluirHummm...vou fazer esta canjica com casca de laranja...deve ser deliciosa.
Lindo post e lindas lembranças...perfeito!
Sucesso nos trabalhos!!!
beijo
Astrid Annabelle
Olá, a recordação de família fica sempre e nós queremos comer a tal canjica não so por ela em si que é tão gostosa mas porque nos recorda nossos queridos também.
ResponderExcluirBjs e ótimo fim de semana com paz!
Uma comidinha de infância...ai que saudade de um tempo que não volta mais!!
ResponderExcluirNão tem uma festa que lembre mais a minha infância do que os festejos juninos.
Obrigada pela ótima receita da canjica e pela linda apresentação do prato, os meus olhos agradecem,rsrs.
Abraço
Voltei para lhe desejar muito sucesso hoje e sempre!!
ResponderExcluirAbraço
Tô com muita vontade de comer canjica, este ano ainda não fiz. Agora piorou a vontade rsrsrs.... :-)
ResponderExcluirAté hoje pensei não gostar muito de canjica... Até ver esta tua receita! Com estes ingredientes e esta apresentação, impossível não gostar! Parabéns pela receita e boa sorte na defesa da tua monografia! Ju
ResponderExcluirAdoro canjica, essa está de dar água na boca...hummmmm!
ResponderExcluirE aí, nada da cesta da Tirolez ainda???
Bjuss!!!
Canjica nesse friozinho?! Mais que bom!!
ResponderExcluirBeijos, sumido!
Banca ja ??? Muito boa sorte pra vc, sucesso, querido!
ResponderExcluirQto a canjica nem comentarei essa falta de educação ! hahaha .... já até engordei só de ver ... rs
Bjao
Guri...seu blog é demais...tenho q arrumar mais tempo pra te visitar...bjks
ResponderExcluirEstou passando aqui para divulgar que estou fazendo um SORTEIO no meu blog de CUPCAKES...e peço um mega favor em divulgar para seu seguidores..pois acredito que será um sucesso...além de serem deliciosos...rs
Desde já agradeço.
bjs
Tati Bonotto
http://www.tatidesignercake.blogspot.com
Richie
ResponderExcluirVem participar da Blogagem Coletiva #SOSOPERNAMBUCO. Faça um post e divulgue, todas as informações aqui: http://goo.gl/fb/uUbzg
Convida todos os blogs seus amigos para participar também.
Beijos
Patty Martins
Por acaso falei dos sabores da infância em meu último post e uma das pessoas questionou sobre quais as lembranças as crianças de hoje levarão para o futuro, onde as mães sem tempo oferecem fast-food e toda a gama de comida industrializadas, sem o tempero do afeto!
ResponderExcluirAh, essa canjica está uma beleza para acompanhar o friozinho que faz!! Salve a nova estação!! E boa sorte na mongrafia!! Beijus,
Adorei o blog já estou a seguir, para vir aqui mais vezes!!
ResponderExcluirParabéns
Sandra
Nossa... Eu cantava muito essa música na escola!! E na época eu detestava canjica. Bobinha... Fiz teus cupcakes e postei lá no Maria Pirão, se puderes, dá uma olhada e vê se aprovas.
ResponderExcluirBeijos!
Eu fiz!
ResponderExcluirEspetacular...só acrescentei amendoim.