Bostocks e Feliz Natal


Olás,
Talvez toda família seja estranha, mas a minha eu sei que é. Estranha e complicada. Não temos conversas profundas, não falamos do nosso dia-a-dia uns para os outros, nos aturamos no tempo em que temos que passar juntos. A minha família é, ainda, muito pequena e manca de um pé, desde que meus pais se separaram. A gente não faz churrasco, nem almoços de festa e a gente não comemora natal. Mesmo assim nessa época do ano meu irmão e eu viajamos para cá, na casa dos meus avós, e passamos alguns dias nos aturando.
Mas dessa vez aconteceu uma coisa engraçada: eu inventei de fazer rabanadas [e por aqui inventar moda é quase proibido] e, no meio da bagunça que eu fazia na cozinha enquanto fatiava pão velho, passava no leite, no ovo, fritava, escorria, passava no açúcar com canela e escorria outra vez, as pessoas foram chegando, provando, comendo, puxando papo e por alguns instantes pairou naquele ar cheirando a fritura aquilo que as pessoas chamam de espírito do natal, e foi suficiente.
A receita que vai hoje é lembra uma rabanada, com um toque de amêndoas e manteiga, e assada no forno. Ela vem do livro da Ladurée e como tudo que vem de lá, é simplesmente deliciosa. E apesar de combinar com Natal, pode ser preparada em todo café da manhã mais caprichado.
Um beijo e feliz Natal pra todos nós!


Bostocks
[do livro Doces Maison Ladurée – rende 10 fatias]

Ingredientes:
1 brioche Nanterre [retangular] de 20cm de comprimento
250ml de água
375g de açúcar semoule;
30g de farinha de amêndoas;
25g de água de flor-de-laranjeira;
1 receita de creme de amêndoas [click para ver a receita];
100g de amêndoas laminadas;
5 colheres de sopa de rum;
Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Preparo:
Em uma panela coloque a água, o açúcar e a farinha de amêndoas para ferver. Ferva por uns 7 minutos, apague o fogo e adicione a água de flor-de-laranjeiras. Reserve.
Corte o brioche em fatias de 2cm de espessura. Com uma espátula, mergulhe as fatias, uma a uma e com cuidado, no xarope ainda quente, para que fiquem encharcadas. Escorra-as sobre uma grelha.
Coloque as fatias de brioche sobre uma assadeira forrada de papel manteiga e borrife o rum.
Prepare o creme de amêndoas conforme essa receita. Preaqueça o forno a 170 graus. Espalhe uma fina camada [2mm] de creme sobre cada fatia e polvilhe as amêndoas laminadas.
Asse por cerca de 12 minutos. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

Comentários

  1. Oh, querido, que post lindo!

    Famílias são assim mesmo, quase todas mancas. A minha é um tanto assim também, a do meu marido, a dos meus amigos, a dos meus vizinhos...hahahha. C'est la vie.
    O fato é que que nos momentos de lucidez a gente sente aquele prazer de estar no ninho, né?!

    Bom, quero te desejar um 2012 cheio de coisas gostosas, de momentos saborosos e muita, muita alegria. Que seja um ano de descobertas já que acabastes de terminar um ciclo. Muita paciência, muita determinação e muita, muita inspiração para cozinhar, pois com isso nós aqui, teus leitores e admiradores é que ficamos felizes.

    Um super beijo.
    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  2. Pois aqui também complicou. Sempre tivemos natais familiares, mas agora,cada irmã em uma cidade diferente, os filhos também, muitos maridos, ex-maridos, ex-mulheres, namoradas e mulheres de filhos,pronto. Não comemorei nada esse ano, nem rabanada!! :-)) Acho que só nós dois no mundo inteiro!

    Pelo menos Richie, uma vantagem do silêncio da sua família é que reunião de família não vira análise em grupo. Ah! como tem família assim! só se encontram para trocarem acusações.

    ResponderExcluir
  3. uma familia manca e em silencio talvez seja mais honesta q uma familia enorme, com sua hipocrisia barulhenta anual...
    Amo rabanada, qq uma, ate da padaria de esquina...com amendoas não tem como dar erro...
    Feliz Natal pra vc e um 2012 de muito sucesso, alegrias e com a familia q vc escolher como sua!
    Andréa

    ResponderExcluir
  4. Eh... família! A minha é assim um marido que veio numa promoção: compre um e leve quatro! Então no dia 24 para 25, os meninos passam com a mãe(agora que estão crescidos, com as namoradas)e, o almoço do dia 25 com a gente(eu e o pai)... -e a vida1

    ResponderExcluir
  5. Oi Richie, primeiro PARABÉNS pelo desabafo, vc. falou o que muitos de nós sentimos e não temos coragem de falar!!!
    Toda família é parecida, muda o endereço e o sobrenome, o resto ... tudo igual!
    Sou filha de pais separados também, mas nem vou entrar muito neste tema!

    Vc. já assistiu "PARENTE É SERPENTE"?, se não, assista e vai ver que em outro país, outra família, é tudo igual!!!

    Te desejo um Natal Maravilhoso, um ótimo domingo de Natal, e ... por pior que seja, um dia ainda vamos sentir saudades, rsrsrs

    Te desejo também um 2012 de realizações pessoais e profissionais, que nunca falte a saúde, a paz, o amor, que tenham mais união na família, e muito dindim, pq. é bom demais ter dindim, rsrsrs


    Beijos


    Audeni

    ResponderExcluir
  6. GOSTEI DESSA SUA SUGESTÃO POIS ADORO AMÊNDOAS.
    NO NATAL GOSTO SEMPRE DE PASSAR JUNTO COM A FAMILIA OU NO 24 OU NO 25 JUNTAMOS-NOS.
    DESEJO-TE UM FELIZ NATAL.
    BJS

    ResponderExcluir
  7. Oi Richie, família é tudo diferente mas no fundo tudo igual, algumas tem umas particularidades, desde criança sempre me achei uma estranha no ninho e hoje em dia continua sendo assim, tento passar para meu filho e meu marido que a família somos nós três, ir passar o Natal com parentes nem sempre faz bem para nós mesmos, este ano (ontem) resolvemos ir jantar em um restaurante, foi ótimo só quem nos interessa mesmo,sem ter que comemorar algo fictício mas sim estar com pessoas que realmente se importa conosco.
    Desculpe o desabafo, mas estou aqui para evoluir, toda família deveria fazer sua própria reflexão pessoal.
    Te desejo um 2012 maravilhoso, com diversas receitas e história que curto em ler. Felicidades.
    Raquel Silvino.

    ResponderExcluir
  8. É... Família, família, janta junto todo dia, nunca perde essa mania... Como dizem os Titãs!
    São todos mancas, umas um pouquinho mais equilibradas, outras menos, mas todas mancas.
    Agora, menino!! Esse livro já está no correio chegando aqui pra mim e eu não vejo a hora! eheheheh
    Um mega feliz ano novo pra você, de muita alegria e paz!
    Beijos,
    Simone =))

    ResponderExcluir
  9. Muito chique como sempre sua receita.
    Querido com vc, inspirada que iniciei este ano a saga caça da Formigona como sou, e teimosa chequei a melhor receita que nascer aqui: Cheesecake de Frutas Vermelhas Perfeito, passa por la no meu blog.

    Gostaria demais se fosse possivel a sua opiniao comenda da melhor receita.

    Gosto muito da sua cozinha.
    Feliz Natal beijos Priscila Beneducci

    ResponderExcluir
  10. Oi Richie, conheci seu blog tem apenas dois meses, e venho visitando ele em silencio rsrsrs, mas com esse post resolvi me manisfestar...primeiro acho vc uma artista com essas receitas maravilhosas e tanto capricho, agora familia e nosso ceu e inferno né, a minha mesmo somos em quatro filhas, tres sobrinhos, uma mãe, um padastro e tres cunhados, no geral nos damos bem, mas acho que tudo se centraliza na minha mãe, as vezes penso que um dia se ela não estiver, não vamos nos manter unidas, mas a vida é assim, devemos apreciar os momentos felizes, que continuarão conosco, um beijo e um 2012 maravilhoso e cheio de receitas gostosas!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá!!!!
    Como é interessante nossa vida, não é mesmo? A gente começa a ler e...de repente se depara com coisas tão parecidas...aiai
    Devemos então ser do jeito que a gente quer, melhor ainda se houver uma participação sincera e carinhosa....
    Que o ano de 2012 seja para vc e Gi de muuuuuito sucesso, harmonia e muita luz....

    Rosana/Brasilia

    ResponderExcluir
  12. Richie, em primeiro lugar- não há familia, por mais manca que seja, que resista a este prato. Estou pensando até em leva-la para as reunioes de diretoria da empresa, para ver se os membris dessa chegam num consenso.
    Segundo- eu não me lembro qual era a segunda coisa, só fico pensando nesta rabanada insuportável. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  13. Querido!faz o seguinte:o proximo natal,voce passa comigo e minha familia,vamos te encher de carinho e alegria,voce vai passar o melhor natal de sua vida,prometo.Adoro rabanadas,minha cunhada me prometeu que faria esse ano pra mim,mas ja passou o natal e ate agora nem senti o cheiro fazer o que ne ,nao um richie aqui ne.
    QUE SEU ANO NOVO SEJA REPLETO DE BENÇAO.
    E QUE SUA FAMILIA SEJE RENOVADA,CHEIA DE LUZ E HARMONIA.
    UM ABRAÇO E UM CHEIRO!MARCIA-SP

    ResponderExcluir
  14. Cara, seu blogg é lindo, maravilhoso e tudo que você mostra em foto dá vontade de comer (e como dá!)!
    Parabéns, parabéns, parabéns (virei fã!)!!!
    Feliz Natal, feliz 2012 e feliz receitas novas!!
    Abraço,

    Bruna Soares

    ResponderExcluir
  15. Amore!! Família...ainda bem que a vida nos dá a chance de escolher uma outra família, a família dos amigos que viram irmãos e que a gente carrega conosco dentro do peito e pra um almoço semanal...beijos cheios do meu amor por vc, que é graaaande e não caberia aqui e aroma de canela, pra adoçar nossa vida!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Richie, família é assim mesmo, eu odeio as intrigas e fofocas que rolam na minha! Tanto que assim que eu casar no ano que vem, vou me afastar da minha família, é difícil viver na paz qdo se tem parente morando perto de vc, não temos sossego. Beijos e uma ótima passagem de ano pra vc! Erika/SP

    ResponderExcluir
  17. oi querido minha familia não é separada mas é manca muitas vezes nos vemos apenas nas festas anuais ...e é dose aturar cada um mas swempre tem um toque marcante para toda a familia ..aquele cheiriho de comida com gente chegando e saindo....é nesse momento que rola simpatia né
    querido feliz natal e ótimo ano novo adorei sua receita bjokas sadhia

    ResponderExcluir
  18. Oie!

    Sua rabanada estava muito luxuosa :)
    Eu tb ia comer um monte dela!!

    Natal sempre é para se passar com quem se gosta. E reza a lenda, que a família tem que ser sempre unida. Enquanto as pessoas continuarem fingindo que se gostam e se importam a vida vai ser assim. Um bando de covardes fingidos reunidos.

    Neste ano, não teve nenhuma comemoração aqui. Não chamamos as mães para virem (pq no caso são só elas que fazem parte da nossa família). Apesar de eu ter comprado arvorezinha e enfeites novos (na super promoção), nem montei-a. Tenho uns enfeites de papai noel que ficam pendurados nas paredes o ano todo!
    Além da minha almofada-estrela de papai noel.

    O Natal para nós, não tem nenhum significado religioso. Eu gosto da estética e das fofuras, mas nada além disso.

    Acho que natais passados sem stress são mais saudáveis. E foi assim que passamos dessa vez: não preparei nada de especial ou diferente. Até fiz o bolinho-mousse de sempre, pq afinal, é o bolinho-mousse :) [mas não pq é natal]
    Comemos panquecas [que fazemos em geral aos domingos] e passei o dia assistindo novela koreana e foi ótimo!

    Mas pelo que vc escreveu, seu natal foi um dia legal e divertido. E assim que tem que ser, né?

    Que em 2012 a gente se conheça pessoalmente! Esse é o meu primeiro desejo para nós.
    Os outros desejos, eu desejo todos os dias: saúde, disposição, força de vontade, caminhos e decisões corretas, reconhecimento do esforço, recompensa por ele e sucesso. {Consequentemente, o dinheiro tem que vir acompanhando todos eles!!}

    E mais uma vez, obrigada pela melhor receita de bolo que eu poderia já ter feito! Zettai Bolinho-mousse!!

    ResponderExcluir
  19. Ô...Também tenho uma família assim, sou a mãe, e quase uma macaca de circo para que nada, mas nada estrague nosso almoço do dia 25 aqui em casa. A véspera eles passam com o pai. Se vc quiser, ano que vem já está convidado a vir fazer estas rabanadas aqui em casa. Será uma festa. Reconheci neste seu primeiro post confessional. Sinal que é de carne e osso. E CORAÇÃO. Beijo, feliz 2012, Richie

    ResponderExcluir
  20. Adorei seu BLOG, já coloquei na minha lista de visitas... Passei horas visitando suas receitas e adorei seu último post. Tb tenho uma família assim e nunca desisti de fazer a ceia completa nessa época do ano... Bom ano pra vc cheio de delícias!

    ResponderExcluir
  21. Meu querido, fiquei um tantinho triste ao ler seu comentário sobre o seu Natal em família. Mas veja, você com suas rabanadas, conseguiu mudar um pouco o comportamento habitual e isso você pode considerar uma vitória! Garando que ano que vem vai ser melhor...
    Desejo um 2012 repleto de felicidades com muita paz e prosperidade.
    Continue nos brindando com essas maravilhas!
    Um beijo.
    Lúcia

    ResponderExcluir
  22. Lindo o post.
    Acho que o que importa mesmo é passarr bons momentos juntos, com pessoas queridas. Também não passei com a família, cada um mora em uma cidade, mas estive na casa de amigos, o que foi ótimo também!
    Adorei a receita, mas, infelizmente, não é pra mim. Meu namorado é alérgico a amêndoas. Melhor nem tentar! hahaha
    Beijos, Alice/SP.

    ResponderExcluir
  23. Richie feliz 2012, paz e saude bjs.(Diu)

    ResponderExcluir
  24. Richie, rabanada de brioche... até eu que não gosto de rabanada salivei por essas aí!! Meu Deus! Nunca pensei em fazer rabanadas de brioche.


    Feliz 2012 e parabéns(atrasado), pelo blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Richie, em primeiro lugar, parabéns pelo blog!!! Esse espaço é inspirador!!! E você é um gourmet generoso de primeira, como a muito tempo não encontrava...
    Em segundo, será que teria como passar a receita da massa do Brioche também? A muito tempo tento fazer, mas não encontro uma receita legal!! Abraçossss, Gesiane

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P