Pudim de Croissants e Caramelo


Olás!
"Fico em São Carlos? Volto para a casa dos meus pais? Vou pra casa do meu irmão? Renovo contrato de aluguel? Entrego a casa? Continuo no mesmo trabalho? Arranjo outro? Saio mesmo que não tenha arranjado outro? Aguento mais um pouco?..." 
Pois é, 2012 promete ser uma ano de novidades, mas por enquanto tudo está tão enrolado que não consigo decidir nada, e pior, não consigo me imaginar daqui 6 meses porque não tenho a menor idéia de onde estarei e o que estarei fazendo em 6 meses! E isso realmente me tira do sério. 
Nesses momentos onde a vontade é de ligar pro meu pai e perguntar "e agora, José?", uma receita bem fácil, doce e morninha é super bem vinda [e necessária] para trazer energia, conforto e a sensação, mesmo que momentânea, de que tudo vai entrar nos eixos. 
E pensar em uma receita assim é pensar na Nigella, né? Caramelo, creme de leite, ovos e croissants amanhecidos [que trouxe prontos de Bauru, mas que você pode fazer usando essa receita] viram um pudim cremoso por baixo e com uma leve casquinha crocante por cima, simples de fazer e tão confortante quando cama e sessão da tarde em um dia chuvoso!



Pudim de Croissants e Caramelo
[receita retirada daqui, adaptada para 4 porções]

Ingredientes:
5 croissants amanhecidos;
200g de açúcar;
60ml de água;
250ml de creme de leite fresco;
250ml de leite integral;
4 colheres de sopa de uísque Bourbon [ pode ser trocado por rum ou extrato de baunilha, se preferir sem álcool];
4 ovos, batidos.

Preparo:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Rasgue os croissants em 3 ou 4 pedaços cada e arrume-os em um refratário [usei uma fôrma de 22cm de diâmetro]. Reserve.
Coloque o açúcar a a água em uma panela e misture para dissolver o açúcar. Leve ao fogo médio-alto, sem mexer, até que a mistura caramelize e ganhe um tom dourado [cuidado para não passar do ponto]. Abaixe o fogo, adicione o creme de leite, o leite e o bourbon e vá mexendo até que todo o caramelo se dissolva.
Retire do fogo e, mexendo sem parar, vá adicionando os ovos batidos.
Despeje o creme sobre os croissants, deixe descansar por uns 5 minutinhos [ou mais, se os croissants já estiverem secos] e leve ao forno por 20 minutos, até dourar. Sriva morno.

Comentários

  1. Amore, saiba que estou torcendo pra que tudo entre logo no lugar e que você seja muito feliz!! : )
    ass: Barbara

    ResponderExcluir
  2. Mudanças são necessárias! Que suas escolhas sejam doces como tudo que você posta por aqui. Beijão!!!

    ResponderExcluir
  3. Deve ser muito bom.
    É curiosa a receita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. É, é assim mesmo, um ciclo termina, outro começa e isso dá ansiedade e angustia, enquanto isso vc cozinha, sobremesas acolhedoras, lindas! Dedicar-se a gastronomia está no seu leque de opções? Pois deveria, pensa nisso, vc tem talento,
    bj

    ResponderExcluir
  5. Ai ai ai essas decisões são sempre difíceis e consomem muuuita energia... Sei bem como é!
    Que Deus te ilumine e coloque no caminho certo!
    Nigella também é sinonimo de confort food pra mim! =)
    E você caprichou na escolha! Delícia!
    Beijos e bons dias!
    Simone.

    ResponderExcluir
  6. Boa sorte kkkk escolhas são sempre dificeis de escolher kkk nossa....enfim... adorei esse pudim \o/ que que isso meu Deus :D Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Richie, mudanças são assim mesmo... quando nós ficamos inseguros e meio q sem saber o q fazer, mas nada q um pensamento com calma ponderando tudo o q seu coração pede e a razão não possam resolver! ;) Tenho certeza q as mudanças que estão por vir serão para melhor! Mta boa sorte para vc viu!! E seu pudim de croissant ficou um arraso! Queria muito um desses aqui e agora! r rsrsrs Beijo! Tereza

    ResponderExcluir
  8. Ave, Richie, essas fotos acabaram comigo! Uma violência, eu diria, rs. Boa sorte com suas mudanças, eu como a pessoa mais indecisa do mundo sou solidária! Beijo! =)

    ResponderExcluir
  9. Eu não gosto muito de pudim, mas só pela foto desse já deu vontade de comer!

    Períodos de mudanças são sempre complicados, e na maioria das vezes, bem-vindos. Boa sorte aí!

    Aliás, fiz uma receita que tirei daqui esses dias. Passa lá pra ver!

    ResponderExcluir
  10. oi querido tudo bem??? mudanças são necessárias mas cria muitos caus na nossa vida não é mesmo ??? querido que receita dvina eu faço uma parecida ..mas coloco o suco de dois limões e fica maravilhoso tambem...fica um pudinzinho de limão por baixo e uma casquinha crocante por cima ..adorei sua receita
    querido hoje tenho pastel assado ...bjokas

    ResponderExcluir
  11. Olá Richie, já preparei essa receita da Nigella mais de uma vez, mas não com croissants...é mesmo deliciosa!
    Sucesso seja qual for sua decisão...pense naquilo que te trará mais alegria!

    ResponderExcluir
  12. Oiess Richie!!!
    Nossa, quantas decisões a tomar. Mas é assim mesmo, mudanças as vezes nos assustam, mas fazem parte de nossas vidas. E tenho certeza, de quaisquer que sejam as suas decisões, serão para melhor, você vai ver.
    Mudanças fazem parte do nosso amadurecimento, crescimento profissional, nos movem para frente!
    Boa sorte para você, que 2012 seja um ano espetacular para você!
    E essa receita quentinha, me parece super reconfortante mesmo, ainda mais nesses dias que estão fazendo um friozinho gostoso para ficar embaixo das cobertas... hummm...
    Fotos lindas, como sempre!
    Beijos querido!

    ResponderExcluir
  13. espectacular Richie! á vontade de comprar ou fazer croissants só para deixar amanhecer e... :) obrigado pela partilha! :)

    ResponderExcluir
  14. Nossa parece que foi eu quem escreveu esse post rs, recém formado igual atual desesperados, odeio muito essa sensação de " e agora??" com o agravante que sou uma desempregada rs, em pensa que passamos a maior parte da vida reclamando que nossos pais querem tomar conta da nossa vida, td oq eu queria era ouvir a voz grossa e segura do meu pai dizendo "FAÇA ISSO, QUE É O MELHOR CAMINHO " mais é como diz a musica no Nando Reis MARVIN ( que alias sempre me emociono quando escuto) "Meu pai disse boa sorte Marvin agora é com vc, e nao vai adianta chora vai me fazer sofrer "" As vezes acho que não vai da pé, eu queria fugi mais sei muito bem oq ele quis dizer "






    Danielle

    ResponderExcluir
  15. Realmente é uma sobremesa que lembra dias fritos e nublados :) Deve ter ficado tão boa quanto aparenta. Boa sorte pra tudo ;)

    ResponderExcluir
  16. Que delícia de doce.
    Tenha calma Richie, tudo vai se acertar. Sei que pra quem tá fora é fácil falar, mas as coisas acontecem no tempo certo e vc vai ver que a vida lhe reservará o que de melhor existe. Sorte.
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Richie, sempre é bom termos um plano de carreira. O que vc está esperando? Abra uma cafeteria (bem charmosa) para poder vender essas delícias que vc sabe fazer!! Mãos na massa, vai!!!
    Martha

    ResponderExcluir
  18. boa sorte em duas decisões!
    espetacular o pudim!! deu uma vontade gigante de fazer!!

    ResponderExcluir
  19. Boa sorte em suas decisões, e espero que o pudim tenha ajudado!
    Vou guardar essa receita para quando minhas aulas começarem de novo, e os resultados do vestibular seriado saírem... provavelmente vou precisar de algo assim!!

    ResponderExcluir
  20. Suas fotos são lindas, a apresentação é tudo, acabei de comer com os olhos. Parabéns!!!
    Suzane Vismara - Campo Grande/MS

    ResponderExcluir
  21. Richie, que blog lindo, que fotos lindas, que talento gastronômico!

    Se eu pudesse pedir duas virtudes, elas seriam: saber cozinhar bem e saber cantar bem. Como não tenho nenhuma aptidão para a culinária, me contento experimentando (mesmo que com os olhos).

    Uma perguntinha: eu vi que você usa formas de silicone. Elas são realmente melhores que as de alumínio?

    Sobre as dúvidas na sua vida, pense com carinho no que você realmente quer. Eu aprendi a me dar o direito de esperar as coisas acalmarem para que eu não entre em desespero.

    Vou continuar passando por aqui. Sucesso e sabedoria para você!

    Beijos,
    Babi Ferreira

    ResponderExcluir
  22. Oi Richie :) Hoje eu posso dizer...you made my day* Descobri seu blog por acaso, e fiquei super fã! Vou seguir de perto! Sou enfermeira em psico e a cozinha é a minha terapia de relaxamento. Herdei da minha mâe e vovó a mão e o gosto pela cozinha, e quando tenho um dia menos bom, como hoje, a cozinha é o meu tranquilizante :)Adorei o seu blog e mal posso esperar por ter um tempinho para por em prática estas suas fantásticas receitas! Deixo os meus mais sinceros votos de muito sucesso para o Ano de 2012 e um sincero Obrigado pela sua partilha neste blog* Até breve

    ResponderExcluir
  23. Adorei seu blog!!!
    Vou passar sempre por aqui!!! :)

    ResponderExcluir
  24. Cara, muito bacana seu blog...e encontrar um monte de delícias em plena segunda - feira!? Poxa!!!

    Estarei sempre por aqui. Abração.

    ResponderExcluir
  25. Olá Richie,
    esta receita é soberba, apetece meter a colher :)
    já fiz a da Nigella e adorei.
    às vezes as mudanças são necessárias, espero que encontre o seu caminho.
    Bjns
    Isabel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P