Torta Duas Vezes Chocolate e uma loja para nós!


Olás, tudo bem?
Se você também é louco por cozinha e por tudo que se refere a ela, provavelmente deve compartilhar comigo dos mesmos desejos de consumo: boas facas, utensílios funcionais e ao mesmo tempo com um design bacana, cafeteiras italianas lindas, pilão de pedra sabão, faca mezzaluna igual a da Nigella, panelas francesas de ferro esmaltado de todas as cores. Acertei? Pois é, então, assim como eu, você vai se identificar com a Auguste.cc, uma loja na internet especializada em produtos para a cozinha selecionados a dedo pela beleza e qualidade. Sério, o site parece uma lista de presentes ideal - vontade de comprar um de cada! Clique aqui e conheça a Auguste.cc!
E para quem sempre me pergunta sobre onde comprar fôrmas de torta no Brasil, eles tem a linha de fôrmas da Staub [alias, tudo da Staub é maravilhoso!], em cerâmica colorida, como esse que aparece nas fotos da receita de hoje. Não é linda?!

Uma fôrma dessas pede uma torta especial, né? Então escolhi essa de camada dupla de chocolate: a primeira de ganache assada, escura, forte e densa como trufa, e a segunda aerada e leve como mousse de chocolate!
A massa que usei foi uma básica de tortas, mas acho que pode ficar muito bom também com massa de biscoitos triturados, que se mantém melhor quando refrigerada e é mais simples de preparar. Ah, e unão se assuste, a receita realmente não leva açúcar em nenhuma das camadas, então o doce/ amargo vai depender da porcentagem de cacau do seu chocolate. Eu usei um 56% cacau da Callebaut e não senti falta de açúcar, mas acho que com um 70% já sentiria sim. Além disso recomendo muito o uso de um chocolate de ótima qualidade, já que o sabor da receita depende todo dele. A receita pode parecer um pouquinho trabalhosa, mas é muito prática se você pensar que dá para fazer tudo com antecedência e montar apenas no momento de servir. E claro que uma fatia linda e achocolatada compensa qualquer trabalhinho que se tenha.
Espero que gostem!



Torta 2 Vezes Chocolate
[receita retirada daqui, rende uma torta de 22 ou 24cm de diâmetro]

Para a massa:
1 e 1/3 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de chá de açúcar;
1/4 da colher de chá de sal;
1/2 xícara [100g] de manteiga sem sal gelada, picada em cubinhos;
3 a 5 colheres de sopa de creme de leite gelado.

Creme de leite para pincelar.

Para a camada de trufa de chocolate:
3/4 da xícara de creme de leite fresco;
1/2 xícara de leite integral;
1 e 1/4 xícaras [225g] de chocolate meio amargo [usei 56%] picado fininho;
2 colheres de sopa [30g] de manteiga sem sal em pedacinhos;
1/2 colher de chá de sal;
2 gemas de ovo.

Para a camada de mousse de chocolate:
1 e 1/2 xícaras de creme de leite fresco;
1/2 xícara [90g] de chocolate meio amargo [usei 56%] picado;
1/8 da colher de chá de sal;
1/4 da colher de chá de canela em pó [por minha conta, gosto da mistura].

Para a decoração:
80g de chocolate meio amargo em barra.

Prepare a mousse de chocolate na noite anterior:
Coloque o chocolate picado, o sal e a canela em uma tigela resistente ao calor. Reserve.
Em uma panela pequena, aqueça o creme de leite fresco até quase ferver. Apague o fogo e derrame o creme de leite quente sobre o chocolate. Deixe descansar por 3 minutos e então misture delicadamente, para não incorporar ar, até ficar homogêneo. Deixe esfriar em temperatura ambiente, então cubra com filme plástico e leve à geladeira por 8 horas ou até o dia seguinte.

Prepare a massa:
Em uma tigela média coloque a farinha, o sal e o açúcar. Junte os cubinhos de manteiga e amasse, usando as pontas dos dedos, até conseguir uma farofa úmida. Adicione as colheradas de creme de leite, uma por vez, amassando somente até conseguir formar uma bola com a massa.
Achate a bola de massa para formar um disco, embrulhe-o em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Preaqueça o forno a 200 graus.
Abra a massa gelada sobre uma superfície limpa e enfarinhada, usando um rolo de macarrão, até conseguir um círculo de mais ou menos 30cm de diâmetro. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22 ou 24cm de diâmetro com a massa, cortando o excesso e decorando as bordas apertando com os dedos ou pressionando o garfo de leve.  Leve para o congelador por 10 minutos.
Retire a massa do congelador, cubra com uma folha de papel alumínio e preencha a cavidade com algum peso [uso feijões]. Leve ao forno, na grade mais baixa, por 20 minutos. Então retire a fôrma do forno, descarte os feijoes e o papel alumínio e asse por mais 10 minutos. Retire e reserve.

Prepare o recheio de trufa:
Diminua o forno para 175 graus.
Em uma panela pequena leve o creme de leite e o leite ao fogo até começar a ferver. Coloque o chocolate picado em uma tigela grande, resistente ao calor, e derrame sobre ele a mistura de creme e leite quente. Misture com delicadeza até conseguir um creme brilhante e homogêneo. Adicione então o sal, os pedaços de manteiga e as gemas e continue misturar até tudo ficar bem incorporado no creme.
Recheie a massa de torta já preparada com o creme. Pincele as bordas da massa com creme de leite e volte ao forno por mais 20 minutos, até as beiradas do recheio firmarem mas o meio continuar ainda mole. Deixe esfriar por 2 horas.

Finalizando a mousse e montando a torta:
Bata a mistura da mousse gelada do dia anterior na batedeira, até conseguir picos quase firmes [como creme chantilly]. Espalhes colheradas da mousse sobre a torta fria, e por cima decore com raspas de chocolate.
Mantenha na geladeira por até 4 dias.


Comentários

  1. Torta e loja de babar! Mas devo confessar, sempre achei que as verdadeiras cafeteiras italianas eram feitas com um material mais nobre que alumínio. Caso contrário não vejo muita diferença para as genéricas vendidas em camelôs.
    Ainda estou aguardando você fazer um post sobre o seu novo forno elétrico.
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, super de babar, né?! Nossa eu fico babando nas panelas! Eu não tenho uma cafeteira italiana, nem de camelô..rsrs.. preciso comprar!
      Logo falo mais do forno!
      Abraço e muito obrigado!

      Excluir
  2. Que torta maravilhosa!!! Como tudo que sai dessa cozinha :)
    Muitos Parabéns! Adoro este "cantinho" e as suas sempre deliciosas propostas... As tortas então são sempre magnificas!

    Bjinhos
    Susana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Susana, que bom que gostou! Muito obrigado por aparecer sempre por aqui, beijo!

      Excluir
  3. Richie, tudo bom?? Precisa ser creme de leite fresco??? Eu não me dou bem com ele, rs.....
    Essa torta deve estar maravilhosamente deliciosa!!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália, tudo bem e com vc? Então, precisa sim - o normal pode talhar no forno na camada de baixo e não funciona na camada de cima, porque não vira chantilly. Mas olha, nessa não tem erro não viu? rs
      bjo e muito obrigado!

      Excluir
  4. Oi Richie
    que linda sua Staub e obrigada por apresentar a Auguste !
    Linda torta!
    diliça!
    bjks Tati Candeias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Tati, muito obrigado! Linda a fôrma e linda a loja, né? Até o design da página eu acho lindo!

      bjo, mto obrigado!

      Excluir
  5. Olá. Richie, sou muito sua fã e já reproduzi várias receitas aqui apresentadas, lindas as suas apresentações, inveja das suas formas e lindas travessas, demais! Obrigado sempre pelas dicas, um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Uau, a loja é de babar. Faz tanto tempo que procuro essas formas de torta aqui no Brasil e nada!!! Veio em boa hora =)
    E essa torta parece divina.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Socorro! Vou fazer certo!!!!!!!!! Mas no dia dos namorados sahuisah Talvez eu faça antes pra testar né hahah!

    ResponderExcluir
  8. A massa de biscoito precisa ir todas essas vezes ao forno e tbm precisa ser pincelada com o creme de leite??
    Aquele creme de leite leve pode ser usado no lugar do fresco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, massa de biscoito assa por uns 8 minutinhos só. O creme de leite leve não pode ser usado no lugar do fresco: o leve tem 15% gordura, o fresco 34%

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelas receitas... Dá vontade de comer todas!
    Passeando pelo blog vi o comentário da loja Auguste.cc, o site não funciona mais, você tem outro atualmente que gosta e do mesmo segmento?
    Obrigada, Roberta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P