Linzer Torte!


Olás, tudo bem com vocês?
Ultimamente a bruxa tem andado solta na minha cozinha! Semana passada preparei um bolo perfumadíssimo de peras e especiarias. Teria ficado lindo se, na hora de desenformar, metade do bolo não tivesse ficado preso na fôrma. Triste, porque estava delicioso.
Essa semana resolvi tentar outra vez. Untei a fôrma como se não houvesse amanhã. O bolo assou, cresceu, perfeito. Esperei 15 minutos e desenformei sobre uma gradinha. Senti o bolo soltar da fôrma completamente. Lindo! Era só mudar a gradinha de lugar no balcão, para o bolo não pegar sol enquanto esfriava. E ploft! O bolo escorregou da gradinha [!], eu corri para segurar e foi isso: fiquei com um pedaço do bolo na mão enquanto o restante despencou, quente, para o chão. Esborrachou. Perda total.
Mas como a derrota dá na gente uma certa euforia irresponsável [e meio doida], pensei: quer saber? Vou abrir meu pacote de farinha de amêndoas [reservado para ocasiões especiais] e fazer Macarons. Mesmo que minha balança esteja sem bateria e minhas claras não estejam envelhecidas. Porque né, prudência pra que? Nunca acertei Macarons nem usando balança. 
Parei a tempo. 
Respirei, pensei bem. Melhor não.
No dia seguinte aproveitei a farinha de amêndoas e preparei essa torta. E deu certo!!!
A Linzer Torte, ou Torta de Linz, típica da Áustria, é feita com uma massa amanteigada à base de farinha de castanhas [normalmente avelãs], recheada com geléia de framboesas ou groselhas e coberta com um trançado clássico da mesma massa. A minha fiz com farinha de amêndoas pronta e geléia caseira de framboesas e ficou deliciosa: leve, linda, perfumada de especiarias e esfarelando na boca! Ufa, a bruxa passou.
Espero que gostem!
Ahh, sabe o que pensei? Será que rola uma "versão nacional" com farinha de castanha do Pará e geléia de maracujá? Na próxima, quem sabe? ;)


Linzer Torte
[receita retirada daqui, rende uma torta de 23cm de diâmetro]

Ingredientes da geléia: 
[se preferir, você pode usar um vidro de geleia comprada pronta, de boa qualidade, também]
2 xícaras [250g] de framboesas [frescas ou congeladas];
1/3 xícara [70g] de açúcar;
1 colher de sopa de suco de limão.

Ingredientes da massa:
1 xícara [100g] de farinha de amêndoas;
1/2 xícara [50g] de farinha de avelãs [usei ao todo 150g de farinha de amêndoas e não usei de avelãs];
1 e 1/2 xícaras [195g] de farinha de trigo;
2/3 de xícara [135g] de açúcar refinado;
Raspas de 1 limão;
1 colher de chá de canela em pó;
1/8 da colher de chá de cravo em pó;
1/4 da colher de chá de sal;
1/2 colher de chá de fermento em pó;
200g de manteiga gelada cortada em cubos;
2 gemas;
1 colher de chá de extrato de baunilha.

1 gema mais 1 colher de sopa de água, para pincelar.
Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Prepare a geleia com antecedência:
Em uma panelinha de fundo grosso coloque as framboesas, o açúcar e o suco de limão. Leve ao fogo alto, e quando começar a ferver abaixe o fogo. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por pelo menos 15 minutos, até grande parte do líquido ter evaporado. Apague o fogo, passe a geléia para um vidro ou tigela, cubra com filme plástico e deixe esfriar completamente, antes de usar.

Prepare a massa: [se você não tiver processador, pode fazer a massa na mão mesmo, apertando a manteiga com as postas dos dedos até formar uma farofinha úmida]
No processador coloque as farinhas de amêndoas, avelãs e trigo, o açúcar, raspas de limão, especiarias, sal e fermento em pó. Pulse para misturar. Adicione a manteiga gelada em cubos  e pulse até formar uma farofinha grossa e úmida. Junte as gemas e a baunilha e pulse apenas até conseguir formar uma bola de massa.
Sobre uma bancada limpa e enfarinhada, divida a bola de massa em duas partes iguais.
Com uma das partes cubra, pressionando com os dedos, o fundo e as laterais de uma fôrma de tortas canelada baixa de 23cm de diâmetro e de fundo removível. Capriche para que a camada fique fina [0.5cm] e uniforme em toda a torta. Leve a fôrma à geladeira. Embrulhe a outra metade da massa em papel manteiga, formando um disco, e leve também à geladeira. Deixe as massas na geladeira por pelo menos meia hora.
Retire o disco de massa da geladeira e, entre 2 folhas de papel manteiga levemente enfarinhados, abra a massa com o rolo até conseguir um retângulo de mais ou menos 23x24cm e espessura de 0.5cm. Usando uma faca afiada e régua, corte a massa em 16 tiras de 23x1.5cm. Leve-as para a geladeira, com o auxilo do papel manteiga, por mais 10 minutos. 
Preaqueça o forno a 180 graus.
Retire a fôrma da torta e as fatias de massa da geladeira.
Recheie a base da torta com a geleia de framboesas, já completamente fria.
Por cima, espalhe 8 tiras de massa em paralelo, mantendo uma distância de 1.5cm entre elas. Espalhe as outras 8 tiras em paralelo, mas perpendiculares às primeiras, para formar o trançado. Pressione o final das tiras para aparar os excessos e grudar nas beiradas da massa da base.
Se sobraram retalhos de massa, você pode juntar todos, abrir com o rolo e, com um cortador, cortar detalhes para aplicar sobre as bordas - eu consegui 50 folhinhas para decorar a torta, mas isso é opcional.
Pincele a mistura de gema com água sobre o trançado e leve a torta ao forno por cerca de 35 minutos, até que a torta esteja dourada.
Retire do forno e deixe esfriar sobre uma gradinha, antes de desenformar.
Você pode servir a torta ainda morna ou em temperatura ambiente.

Comentários

  1. Que linda torta! :)
    Ficou com um aspecto maravilhoso!
    Beijinho!*

    ResponderExcluir
  2. Que tristeza quando acontece isso com meus bolos ! Acho que ninguém escapa dessas "crueldades" ! Mas, em compensação depois do resultado dessa torta tenho certeza que você esqueceu o "desastre" com os bolos.
    Perfeita!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lylia, dá uma alegria tão grande ver que vc leu o texto todo! hehe Nesse mundo de imagem, as vezes tenho a impressão que as pessoas só olham as fotos, mas não! Muito obrigado pelo carinho e pela delicadeza sempre! bjao!

      Excluir
    2. Richie gosto demais de ler os textos! Eu ainda não fiz nenhuma receita sua, mas te sigo aqui e nas redes sociais porque gosto de você! E sei que quando for fazer um chiffon cake, um bolo ou torta mais elaborada vai ser daqui. O seu estilo, quem você é, é que faz a gente te acompanhar. Um beijo!

      Excluir
    3. Muito obrigado por ler os textos e pelo carinho, Letícia! Fico muito feliz em saber, adorei! <3

      Excluir
  3. Uau que delícia Richie, já imagino o perfume e linda tbm!!! Parabéns!!!1

    ResponderExcluir
  4. Nossa Parabéns vc é minha isnpiração!!Faço brigadeiros gourmets , mas sou fascinada pelas suas tortas e bolos, e quando vejo os seus; sonho em um dia conseguir chegar no seu nível,suas receitas são maravilhosas,adoro seus textos, pra mim o segredo dessas maravilhas são as receitas elaboradas,hj colocam td no liquidificador , td em nome da praticidade; td sem sabor.Por mais pessoas como vc nesse mundo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eli, super concordo com você! Hoje o negócio é bater tudo no liquidificador [qq coisas além disso é complicada demais] e pior: uma massificação de paladar infantil: é a festa do doce de leite, leite condensado, nutella, etc. Tudo tão doce que apaga qualquer outro sabor.
      Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  5. Olá Richie,estava aqui imaginando o que deve irritar mais,um bolo pregado na forma ou soltinho ao ponto de escorregar da grade?
    Que nada,um chefe de delícias como você tira de letra e prepara logo outra guloseima com toda perfeição e apresentação.
    Acompanho a muito tempo o seu blog,engordo só de ver as imagens e corro para ler a motivação do preparo, a fonte de onde tirou e testar,algumas vezes, para sentir o sabor. Um dia conseguirei fazer igual a maioria de suas sugestões. PARABÉNS por tudo,receitas, textos e fotografias.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dorinha, mto obrigado pelo carinho, pela fidelidade com o blog e por ler o post todo, fico muito feliz em saber que o texto de apresentação, e não só a receita, tb é lido! Abração!

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P