Croissant feito em casa!



Olás, ou como diriam os franceses comedores de croissants, Salut!
Pois é, muita gente me disse que depois que eu fizesse meu primeiro pão, eu ia querer fazer pelo menos um toda semana. E não é que é verdade? Pra quem tinha medo de qualquer eceita que levasse fermento biológico, até que eu melhorei muito! Tem até fermento biológico na geladeira aqui da rep, agora!
No dia em que comprei o fermento já começou aquela coçeirinha de o que fazer com ele, sabe? E depois de olhar umas receitas, decidi por Croissant, o pãozinho folhado típico da França. E quis prepará-los típicos mesmo, sem recheio. Eu não sei em cidades maiores, mas aqui só se encontra croissant recheado. Ele é tratado como um salgadinho, tipo esfiha e coxinha. Os meus eu queria para abrir e rechear depois de pronto, ou comer puro mesmo, o que é um delícia!
Criado em Viena no século XV, a palavra Croissant significa Crescente, relativo ao formato de lua crescente que eles tem, alusivo ao símbolo do Império Otomano, inimigo vencido de Viena.
A receita? Tem Massa folhada tem vários métodos diferentes de preparação [método francês, método italiano, holandês e assim vai]. Essa que eu vou passar é básica, bem fácil para se fazer em casa. A fonte é a Revista Cláudia Cozinha, de agosto de 96.
Espero que vocês gostem e percam o medo de massa folhada caseira. Eu perdi!

         
Croissants

Ingredientes:
250g de manteiga;
4 e 1/3 ´xícaras de farinha de trigo;
2 tabletes de fermento biológico festo [são 30g];
1/2 xícara de água morna;
180ml de leite fervendo;
1/4 de xícara de açúcar;
1 e 1/2 colher de chá de sal;
1 ovo ligeiramente batido;
1 gema mais 1 colher de leite para pincelar.

Preparo:
Bata bem a manteiga com 1/3 de xícara de farinha. Coloque entre duas folhas de papel alumínio e abra, apertando com as mãos, até formar um retângulo de maiomeno 15 x 20cm. Leve à geladeira por 1 hora, para endurecer.
Dissolva o fermento na água morna e reserve. Misture em outra tigela o leite, o açúcar e o sal. Deixe amornar e junte o fermento dissolvido e o ovo. Mexa bem, acrescentando a farinha aos poucos. Amasse até obter uma massa homogênea e úmida [fria], mas que não grude mais.
Abra a massa num retângulo de 30 x 40cm sobre uma superfície polvilhada com farinha. Coloque a mistura de manteiga gelada sobre metade da massa, e dobre a outra metade por cima. Aperte as laterais para grudarem. Abra novamente a massa num retângulo e dobre-a em três partes, como uma carta social. Cubra e leve à geladeira por 15 minutos ou até a manteiga endurecer outra vez. Repita esse processo mais duas vezes.
Leve novamente a massa à geladeira e deixe descansar por mais 1 hora. Corte em 4 partes. Abra um pedaço de cada vez em retângulos 10 x 30cm, deixando os outros na geladeira. Corte em triângulos e enrole, da parte mais larga até a ponta.
Coloque-os em assadeira grande, umidecida, com o final da enrolada [a ponta] virado pra baixo. DÊ forma aos croissants dobrando as pontas laterais para dentro. Cubra com um pano e deixe descansar por 45 minutos, até dobrar de volume.
Pincele com a gema misturada ao leite. Asse em forno 180 graus por 15 minutos, ou até dourar.





Comentários

  1. Eles estão lindos...as fotos maravilhosas e adoro suas explicações...adoro mesmo. Neste fim de semana comprei um livro que achei bem legal,vc ia gostar chama 1001 comidas para provar antes de morrer, de uma olhada pela net é muito legal...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tuas receitas são sempre maravilhosas.Essa, bem boa,mas trabalhosa,né?abração,lindasemana,chica

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Croissants perfeitos!!!

    Você se superou, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Richie, eu adoro trabalhar com massa folhada! Só não preparo nada à base dela agora porque meu forno não é bom para ela. Mas adoro e a minha receita preferida com ela são os pastéis de nata (mais conhecidos no Brasil por Pastéis de Belém, que é uma marca)! Fiz e vendi muitos pastéis de nata, para restaurantes, quando estava no Brasil.
    Se quiser experimentar fazê-los, eu te envio a minha receita!
    Os seus croisants estão lindos! Com cara de "me morde"!
    :o)

    ResponderExcluir
  5. Richie,
    Que fotos lindas, ficam ainda mais apetitosas.Gostei das explicações,aprendemos mais,sempre atencioso com os leitores do blog.
    Bjossssss
    Carla Cristina.

    ResponderExcluir
  6. Richie, sem palavras, P-E-R-F-E-I-T-O-S!!!

    Bravo! Bjo gde, Dani :)

    ResponderExcluir
  7. Richie, que lindos ficaram! Jà fiz croissants...há muito tempo...quandi minha irmã se formou em Hotelaria...mas confesso que me dá preguiça. Além disso não tenho muito espaço na cozinha para abrir a massa. Essa receita me pareceu tranquila...quem sabe me aventuro?
    Boa sorte na banca e ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. que trabalhão. aí fica gostoso mesmo, né...

    ;)

    ResponderExcluir
  9. Ficaram super lindos, que delicia, adorooooo, nunca tive coragem de fazer em casa! kkkkk... Arrasou!

    ResponderExcluir
  10. Os teus croissants ficaram perfeitos, adorei!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Que ótima essa receita, vou tentar fazer,estou sempre acompanhando, esse blog é muito bom.
    Passa lá no meu blog para uma visitinha estou esperando!Bjo!
    http://myblogsaborear.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    apetitosíssimos os seus croissants :)
    Quem faz deles por aqui é a minha mami!
    Não sei qual receita ela usa, mas é a tradicional folhada tb.

    Não é só aí que se vende croissant recheado, com as características que vc citou. Aqui em SP tb não se acha, croissant de verdade, em qq padaria não.

    As vezes tem a massa folhada e a gordura característica da manteiga (mas sempre acho que não é manteiga)... mas das poucas vezes que comi, o tal do meia-lua ficou 'conversando' comigo por hooooras...

    E como eu não gosto de ter azia e se estou com muita vontade, peço para a minha mami fazer.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Que delicia!!!

    Comprei meu fermento mas ainda não usei, ando aprontando muito na cozinha, mas nada de pão!!!

    Essas fotos são um convite a experimentar a receita...

    Beijão

    ResponderExcluir
  14. Oi! Achei seu blog por acaso e qual não foi minha surpesa qdo vi q vc tb mora em S Carlos! Fiquei até com vontade de dar um pulo na Arquitetura só pra tentar comprar seus cupcakes! Hehe
    Só pra avisar... No Cogeb tem croissant sem recheio! Mto bom por sinal... Aliás, como td naquele lugar, hehe

    ResponderExcluir
  15. Parabéns! Fazer croissant requer dedicação e paciência. Feito em casa deve ser ainda melhor, mas felizmente aqui em Porto Alegre o croissant sem recheio é mais usual que os recheados, então posso comer de acordo com a vontade, sem precisar enfarinhar minha cozinha, rsrsrs. Ju

    ResponderExcluir
  16. Richie, aqui em casa todos adoramos croissant.. Estou louca para testar essa receita!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Ficaram maravilhosos!
    Eu adorei e tb prefiro puro, pois gosto de escolher o que vai dentro ao meu gosto.
    Muito bem feitos!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  18. Opa, que delicinha!!! Vou levar essa receitinha e tentar fazer, porque adoro croissant, mas sempre tive a errada impressão de que eram difíceis de fazer, mas agora que o meu amigo colocou a receita e olhando essas fotos dá uma certeza que vou fazer...rsrsrs...
    Obrigada querido!
    Beijos doces!
    E boa sorte na apresentação!

    ResponderExcluir
  19. Oi Richie,
    Descobri seu blog por acaso quando procurava receitas de muffins, mas já sou sua fã. Incrível como vc consegue fazer tantas coisas gostosas. Seu blog, as fotos e as receitas formam uma combinação perfeita. Lembra o quanto Deus nos capacitou e nos diz continuamente para fazermos tudo com ordem e beleza. Isso glorifica a Ele! Desejo que vc tenha o mesmo exito no término co curso.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Que lindos croissant! O mais engraçado é que quando vejo croissant só me lembro das medias lunas da Argentina,rsrs.
    Já fiz uma receita um pouco parecida com a sua na mfp e ficou ótima.
    Parabéns pela dedicação que você tem com as receitas e com seu blog!

    Abraço

    ResponderExcluir
  21. FIZ E SIMPLESMENTE AMEI...
    É DEMORADO, MAS NÃO HÁ NADA MELHOR Q COMER ESSA DELÍCIA COM O QUEIJO (FIZ RECHEADO) DERRETENDO.

    ResponderExcluir
  22. Jéssica.

    Olá, achei bem interessante seu site. Fui fazer a receita, mas não deu certo! A massa não cresceu. Acho que não soube abrí-la depois de colocar a manteiga. Você poderia explicar melhor esse processo? Valeu!.

    ("Coloque a mistura de manteiga gelada sobre metade da massa, e dobre a outra metade por cima. Aperte as laterais para grudarem. Abra novamente a massa num retângulo e dobre-a em três partes, como uma carta social.)" -> Quando fui fazer isso, a manteiga saiu pelo lado da massa (não as laterais que havia fechado, mas a da dobra da masssa)
    :(((((((((

    ResponderExcluir
  23. Liiindo blog :)
    vou experimentar essa receitinha^-^
    espero que me corra bem :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P