Torta de Frutas
O que ocorre dentro de uma torta de frutas à moda americana durante seu período de cozimento pode ser traduzido em uma fórmula básica: frutas frescas + açúcar + (limão, amido de milho, especiarias) = frutas macias + calda cremosa. O processo é o seguinte: as frutas quando cozinham somadas ao açúcar que derrete liberam água, formando um suco doce. O amido dá consistência para que esse suco envolva as frutas e não escorra todo quando a torta for cortada; o limão não deixa as frutas escurecerem e, junto com as especiarias, balanceia o sabor. E a massa contém tudo isso. Parece química, né? E é.
Mudando de assunto, essa semana comprei aquelas fôrmas descartáveis, parecidas com Marmitex, para fazer um monte de base para tortas e congelar. Acabei fazendo apenas três: uma torta de maçã pra levar para o meu irmão, uma base para tortas, que congelei, e a torta do post de hoje. Apesar de serem práticas, as fôrmas não são muito firmes [o que dificulta forrá-las com a massa crua e transportá-las depois de prontas, sem rachar]. Além disso, o maior problema foi que, ao assar as tortas de frutas, geralmente um pouco do caldo borbulhante do recheio vaza da fôrma. Pois então, esse caldo vazou, virou caramelo e grudou a fôrma descartável na de alumínio de base - foi quase impossível soltar sem quebrar a torta. Conclusão: fôrmas descartáveis de alumínio não compensam.
Sobre a torta de hoje, a mistura quase estranha de frutas resultou em um recheio bem gostoso! Quentinha com sorvete deve ficar melhor ainda. E a manga me surpreendeu bastante - da próxima tento uma torta só com ela!
Torta de Frutas
A massa: use essa mesma receita daqui, de massa básica para tortas.
ngredientes do recheio:
2/3 de xícara de açúcar;
3 colheres de sopa de amido de milho;
Raspas de 1 limão, mais o suco de metade dele;
As frutas: 3 pêras descascadas e picadas em cubos; 3 ameixas picadas em oitavos; 1 manga pequena picada em cubos; 1 xícara de amoras.
Preparo:
Misture todas as frutas picadas com o suco e as raspas de limão. Adicione o açúcar e o amido e misture até as frutas ficarem cobertas.
Abra metade da massa, com um rolo, e forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 20cm de diâmetro. Reserve na geladeira por uns 10 minutos.
Retire a fôrma da geladeira, recheie com a mistura de frutas.
Abra o resto da massa, e vá cortando retalhos com um cortador de biscoitos [usei o de coração porque não achei o de triângulos nem o de estrelas..rs] e cobrindo a torta com esse retalhos.
Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 35 minutos. Depois desse tempo retire, polvilhe a torta com açúcar e volte ao forno por mais uns 10 minutinhos.
Deixe esfriar.
Sirva morna ou em temperatura ambiente.
Impossível fazer dieta assim!
ResponderExcluirMal queimei as calorias da banoffee, e já vem essa, sem contar que tenho uma lista enorme de tortas daqui pra fazer.
O sorvete realmente deixa um tchan muito bom na torta.
Na banoffe o quente da canela e do cravo, contrastavam com o geladinho do sorvete. Vc viu que eu flambei as bananas?
Suas tortas são simplesmente perfeitas.
Beijos
Sandroca, eu vi! Achei super chique! A minha foi mais simplezinha, da próxima faço como a tua!
ResponderExcluirQue bom que você não enjoou dos posts de tortas..rsrs
bjo!
Minha boca encheu d'água e quase caiu no note...
ResponderExcluirMinha banoffee já acabou faz tempo e não vai rolar fazer outra tão cedo... É uma delícia, mas não dá para comer seguida, como o bolinho mousse :)
Vou fazer algum docinho, mas ainda não sei qual... Vou olhar as coisas no armário e descobrir se vou sair ou não para comprar mais alguma coisa.
Ah! os bolinho-mousse-cupcake funcionam bem tb. Rende 12 e é perfeito para uma boquinha no meio da tarde.
To devendo as fotos, e assim que eu achar, coloco-as lá no blog.
bjs
Tuas fotos e receitas me encantam! Manga é uma das minhas frutas preferidas, mas aqui, onde moro, é quase impossível encontrar!
ResponderExcluirUm abraço
Léia
Ahrr! eu já devia saber que vir aqui espreitar o seu blogue em pela hora do lanche ia ter um resultado desastroso!!! O meu estômago ressentiu-se só de olhar para esta torta maravilhosa! Adorei! Um beijinho :)
ResponderExcluirEssa torta ficou fantástica.
ResponderExcluirDeve ser deliciosa.
Gostei!
http://asvezescozinheira.blogspot.com
Hummm! Essa é bem como gosto, simples, com muita fruta e pouco açucar. Ideal para acompanhar uma xicara de chá. Sem contar que a sua ficou um espetaculo de linda.
ResponderExcluirrealmente irresistível. Não esquecerei de acrescentar amido ao recheio na próxima vez que fizer torta de frutas. um abraço e ótima semana
ResponderExcluirTem um aspecto divino.. Adoro tartes (como dizemos deste lado do atlântico), mas não costumo fazer muitas vezes. E nunca me lembrei de misturar frutas, mas a ideia é fantástica! E a de manga que pensas experimentar parece-me muito bem!
ResponderExcluirRichie, coisa mais linda essa sua torta! E adorei a variedade de frutas do recheio - super original!
ResponderExcluirRichie, você faz as tortas mais lindas da blogosfera. Esses dias usei manga assada num recheio, fica muito bom. Adorei a combinação das frutas!
ResponderExcluirbeijos
Que maravinha. Acho que vou fazer com maçã e ameixa em calda que tenho lá em casa.
ResponderExcluirObrigada!!Ficou linda
Que delícia de blog! Não tem como não ficar com àgua na boca e com vontade de correr pra cozinha fazer to-das estas receitas. Muito legal teu blog! E além de cozinheiro é fotógrafo também? As fotos são demais. :)
ResponderExcluirNossa, torta linda... tô babando muito aqui... rs
ResponderExcluirDoces não são muito meu forte, mas na virada do ano fiz uma torta de pera com gorgonzola e acertei e agora me animei, vou tentar a sua com certeza ;)
bjks
http://gastronomiadomestica.blogspot.com
Seu blog não tem condições! hehe Maravilhosooooooooooo
ResponderExcluirRichie como sempre impecável!
ResponderExcluirQuanto a manga eu já fiz uma tortinha de manga com maracujá do Trem Bom que ficaram muito boas.
bjs
Demais para meu corpinho!!!! Aff.... Trem de doido essa torta! Estou "aguada" por um pedaço...
ResponderExcluirbjs e continue fazendo delícias assim!
Amoras *-* ..
ResponderExcluirTudo que vai amora eu amo hehe.
Comecei meu blog não faz nem um mês e não vejo a hora de comprar as coisas para me aventurar nas tortas.
Grande beijo
http://prendadagarota.blogspot.com
Olá Richie,
ResponderExcluirO suco de limão tb ajuda a acidificar o recheio, o que acaba ajudando na gelificação da pectina das frutas, já que esse processo acontece em pH ácido. Resumindo, tudo fica mais "unido" (gelatinoso) e saboroso. Bom, e tb temos o amido né, que trabalha nesse sentido tb.
Abraços,
Bergamo
Eie, estou encantada com suas receitas e suas fotos! É uma melhor que a outra.. ;)
ResponderExcluirJá estou te seguindo..
Obs.: Sou estudante de arquitetura, e também prefiro cozinhar.. heheheh Mas, boa sorte pra gente que tenta fazer os dois..
Abraço
Richie! Ei, que prazer conhecer seu blog! De babar.. fotos lindas, receitas mais lindas ainda... parabéns! Vim parar aqui depois de ver essa sua receita reproduzida lá no Gastronomia doméstica, da Renata... Amei! Vou seguir sempre.. Bjão! (www.la-agosto.blogspot.com)
ResponderExcluir