Torta de Morangos incrível!


Olás, tudo bem?

Semana passada passamos debaixo de chuva, e no tédio de não poder sair de casa, decidi dar uma olhada naquelas receitas que sempre encontro por aí, seja em sites ou livros de receitas, mas por um motivo ou outro [motivos bobos, na sua maioria] acabei nunca fazendo. A começar por uma simples torta de morangos.
Você já comeu torta de morango? Tenho certeza que a resposta é sim. Certeza também de que a torta de morangos que você comeu é de creme, com morangos crus por cima, envoltos em geléia pra ficar brilhante. Acertei? Então, dessa eu também já fiz e já comi. É que estou falando de torta fechada, recheada de morangos cozidos no açúcar. Dessas, ao contrário da outra, a gente não acha em tudo quanto é padaria por aí, não é?
Eu, que adoro abrir uma massa pra cobrir torta, nunca tinha preparado uma torta fechada de morango. E por puro preconceito: sei lá porquê, sempre achei que o recheio de morangos devia ficar insosso, branquelo e aguado, exageradamente doce e sem gosto de fruta. Mas acontece que, fuçando nas fotos da página do Facebook da Four & Twenty Blackbirds [uma casa de tortas dos sonhos, em NY], de repente me deu uma vontade louca de preparar massa de torta, forrar fôrma, cobrir, pincelar com gema e ver o recheio borbulhando no forno enquanto assa [sim, eu disse que era uma vontade louca]. E como um mercadinho de bairro aqui perto de casa traz do Ceagesp uns morangos selecionados, bonitos, vermelhos e sempre doces, aproveite para usá-los no recheio.
E olha, deu tão, tão certo!!! Meus medos eram todos infundados: o recheio fica num vermelho forte, adocicado e ácido, com gosto de morango fruta misturado com geléia de morango, concentrado, marcante mesmo. Delicioso, sem ingredientes difíceis, sem firula. Minto, teve uma firulazinha: sorvete de creme para acompanhar, que pode não ser obrigatório, mas que é super indicado. Casamento perfeito!
Ah, e teve que torceu o nariz quando viu que a torta de morango não era daquelas com morangos crus. Bastou uma garfada para mudarem de opinião.
Espero que gostem! 


Torta de Morangos
[receita levemente adaptada daqui, rende uma torta de 23cm de diâmetro]

Para a massa:
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo;
1/2 xícara de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
1 xícara [100g] de manteiga sem sal, gelada e picada em cubinhos;
2 gemas;
6 colheres de sopa de água gelada ou creme de leite fresco gelado.

Para o recheio:
1/4 de xícara mais 3 colheres de sopa de açúcar refinado;
900g de morangos maduros, sem cabinhos, bem lavados e secados, picados em 4;
1 maçã pequena, pode ser verde [Granny Smith], Fuji ou Pink Lady;
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico;
Suco de 1 limão siciliano;
3/4 de xícara de açúcar mascavo claro;
3 colheres de sopa de amido de milho;
2 pitadas [eu conto como 2 'rodadas' no moedor] de pimenta do reino moída na hora;
1/2 colher de chá de sal;

1 ovo levemente batido com uma colher de água, para pincelar.
Açúcar cristal ou demerara para polvilhar,

Prepare a massa:
Em uma tigelinha bata levemente o ovo com a água gelada. Reserve.
Em uma tigela grande misture a farinha, o açúcar e o sal. Adicione a manteiga gelada e amasse, com as pontas dos dedos, até formar uma farofinha úmida. Vá adicionando colheradas da mistura de gemas à massa e amassando levemente, até conseguir formar uma bola de massa. Divida a massa em duas partes e achate com as mãos cada parte, formando 2 discos. Embrulhe-os em plástico filme e leve à geladeira por 1 hora.
Retire um dos discos da geladeira e, sobre uma superfície de trabalho limpa e enfarinhada, abra-o com um rolo, polvilhando farinha se começar a grudar, até conseguir um círculo de massa de aproximadamente 29cm de diâmetro. Enrole-o com cuidado no rolo e desenrole sobre a fôrma de torta, pressionando com cuidado e deixando uma borda em toda a volta. Mantenha a fôrma com a massa na geladeira enquanto prepara o recheio.
Abra o segundo disco de massa entre 2 filhas de papel manteiga, tentando formar um círculo de 24cm de diâmetro e meio centímetro de espessura. Faça alguns cortes na massa, com uma faca afiada ou cortador de biscoitos, para decorar e o vapor escapar [cortei vários círculos de 3cm de diâmetro. Coloque o disco, envolto no papel manteiga, sobre uma assadeira e reserve na geladeira.

Prepare o recheio:
Em uma tigela grande coloque os morangos picados e 3 colheres de sopa de açúcar refinado. Misture rapidamente e reserve, em temperatura ambiente, por 30 minutos a 1 hora.

Preaqueça o forno a 210  graus, com a gradinha no suporte mais baixo. Se você tiver uma pedra de forno, coloque-a para aquecer. Se não, pode usar uma assadeira retangular grande.

Descasque a maçã, retire cabos e sementes e passe pelo ralo grosso [aquele de ralar mussarela].
Escorra bem os morangos sobre uma peneira, descartando o exceso de líquidos*.
Junte, em uma tigela ,os morangos escorridos,a maçã ralada, o vinagre balsâmico e o suco de limão.
Em outra tigelinha misture o açúcar refinado, o açúcar mascavo; o amido, a pimenta do reino e o sal.
Junte essa mistura os morangos e mexa com uma colher delicadamente, para não soltar mais suco*.

Montagem:
Retire a fôrma de tortas preparada da geladeira e cubra com o recheio de morangos. Molhe as bordas da massa com água e cubra com o disco de massa reservado, apertando bem para colar nas bordas.
Corte os excessos de massa nas bordas e aperte, pressionando com um garfo ou com os dedos em toda a volta, para dar acabamento. Leve a torta por 10 minutos ao freezer, para firmar a massa.
Retire a torta do freezer, pincele toda a massa com o ovo batido, e polvilhe açúcar cristal ou demerara.

Coloque uma folha de papel manteiga sobre a pedra do forno ou assadeira e por cima coloque a torta. Deixe assar por cerca de 25 minutos, até a massa começar a dourar. Então abaixe o fogo para 180 graus, passe a gradinha com a torta para o apoio do meio do forno e asse por mais 35 minutos.

Retire a torta e deixe esfriar, sobre uma gradinha, por 2 ou 3 horas.

Sirva com sorvete de creme.

*Uma dica bacana para essa receita é: se os seus morangos, mesmo depois de escorridos, soltarem muito suco no momento de se misturar ao açúcar, farinha e especiarias, é fácil solucionar:
Leve tudo para uma panela em fogo médio, mexendo de vez em quando, apenas até ferver.  Ferveu, desligou [a temperatura de fervura ativa o amido, que engrossa o suco]. Espere esfriar completamente antes de rechear a torta.

Comentários

  1. Só pelas fotos já dá para imaginar a delícia que é, Richie. E o melhor é que ela é simples assim de preparar.
    Mais uma delícia sua para minha cozinha.Obrigada.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Lylia, eu é que agradeço, a visita e o carinho!

      bjo!

      Excluir
  2. Sim, eu já comi torta de morangos mas como essa NUNCA! Que maravilha Richie! Vou levar a receita.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o aspecto e a receita!! Parece delisiciosa :P posso levar uma fatia??

    Abraço

    Daniel | http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Richie vc sempre trazendo amor para cozinha! Quer torta mais linda! Parabéns pela receita!! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Incrivel mesmo!! Que delicia!!! Dá vontade de comer tudo!!

    www.sotaodaverdinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natacha. bom snal, essa votade de comer tudo hehe
      Mto obrigado!

      Excluir
  6. Olá Richie,
    Seu site é simplesmente maravilhoso e quero aproveitar para agradecer por partilhar seu talento, especialmente por detalhar as etapas das suas confecções. Já fiz várias sobremesas mas aquele cheesecake de framboesa foi demais. Segui com atenção e obtive um cheesecake quase tão lindo quanto o seu. Que satisfação!!!
    Hoje ficou só uma dúvida: você menciona que no recheio vão 1/4 mais 3 colheres de açúcar...confirmando, seriam 1/4 de xícara mais 3 colheres?
    Obrigada e parabéns pelo seu lindo trabalho.
    Suely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suely, que alegria saber que o cheesecake funcionou aí tb! Aquela é minha receita preferida, com ou sem o coulis de framboesas.
      No recheio da torta é exatamente isso, vou corrigir no texto, mto obrigado!

      Abraço e adorei saber do sucesso do cheesecake! :)

      Excluir
  7. Pimenta e maçã no recheio? To lendo isso certo? Rs

    ResponderExcluir
  8. Richie, admiro demais seu trabalho. Vou me aventurar nessa torta, com certeza. Seria sábio preparar de véspera? Tipo: faço tudo hj e asso amanha?

    Obrigado por nos inspirar e salivar sempre!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayara, mto obrigado! :)
      Acho que você pode ou fazer tudo na véspera, inclusive assar a torta a noite, sabe? [mas a massa fica mais gostosa no dia, sem dúvida] ou preparar a massa, colocar a parte no fundo da fôrma, embrulhar e guardar na geladeira, e abrir a tampa entre 2 folhas de papel manteiga e guardar aberta na geladeira tb, de um dia para o outro. No dia segunite só montar e assar [tira a massa da tampa um pouquinho antes para ela ficar mais maleável na hora de 'colar' na massa de baixo].
      Guardar a torta montada, só para assar no dia seguinte, acho que não é uma boa, pois o recheio forma suco e molharia demais a massa do fundo.

      Abraço! :)

      Excluir
    2. Oi Richie.

      Entendi, acho que da próxima vez que eu fizer vou seguir esse processo - se estiver sem tempo de preparar tudo no mesmo dia.

      Eu fiz a torta no domingo - completa, como na receita - e deu muito certo. O sabor ficou realmente maravilhoso, entre uma geleia e uma compota de morangos. Gostei muito! Só não consegui tirar nenhuma foto, meus convivas devoraram uma travessa em minutos. 0_0

      Muito obrigado de novo pelo trabalho maravilhoso que você faz aqui. Te admiro demais!

      Excluir
    3. O Nayara, que notícia boa! Alias, não ter conseguido fotografar é o melhor sinal, né? kkkk
      Fico muito feliz em saber que aí a sua casa também deu certo!

      Abraço, muito obrigado por confiar e por contar o resultado! :D

      Excluir
  9. Mais uma linda receita que nos faz comer com os olhos! Parabéns pelas lindas fotos Richie, me fez reavivar a vontade de preparar tortas (mesmo com esse calor nada legal!)
    bjos, Cassis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cassis, esse inferno de clima desanima mesmo, né? Ainda mais massa de torta, que é tão sensível ao calor.
      Mas as vezes eu insisto hehehe

      Mto obrigado, bjo!

      Excluir
  10. Olá Richie, tenho muita admiração você e consequente pelo seu blog, paixão a primeira vista, receitas incríveis, deliciosas, já FIZ várias e com 100% de aprovação. Agradeço por compartilhar receitas pesquisadas e elaboradas com tanto capricho. Abri uma Tortaria em Salvador, onde moro, sou paulista da capital, e acredito que temos no DNA um paladar universal, por tanta mistura de outras culturas que fazem da nossa culinária tão diversificada, claro com toda a nossa brasileirissima e deliciosa culinária, minha identificação com a escolha de suas receitas é total. Tudo isso pra te dizer que incorporei algumas de suas receitas na minha loja e fazem sucesso. Muito obrigado por sua generosidade. Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que legal! Um dia pretendo abri uma tortaria tb! :) Ou abrir a minha casa pras pessoas virem comer torta hehe.
      Adorei saber que algumas receitas daqui foram parar no seu cardápio! Espero que seja sempre sucesso!

      Abraçao e muito obrigado por confiar nas receitas e por vir me contar! Qdo eu for pra Salvador vou procurar sua loja ;)

      Excluir
    2. Oi Richie, venha sim, vou adorar, a Kasa da Alice Tortaria & Cia, fica na rua João Gomes, 87, no Freeshop do Rio Vermelho, próximo a Dinha do acarajé e Hotel Catarina Paraguaçu.

      Excluir
  11. Minha nossa!!! Antigamente a batavo tinha uma congelada como essa (visualmente) que era uma delícia! Mas não tem mais é nunca achei nenhuma outra receita que ficasse parecida, todas eram como a primeira que você citou, mas essa sua receita pelo jeito vai ficar igualzinha!! Vou fazer no fds! !!!

    ResponderExcluir
  12. Minha nossa!!! Antigamente a batavo tinha uma congelada como essa (visualmente) que era uma delícia! Mas não tem mais é nunca achei nenhuma outra receita que ficasse parecida, todas eram como a primeira que você citou, mas essa sua receita pelo jeito vai ficar igualzinha!! Vou fazer no fds! !!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Richie,

    amei sua receita de S´more Pie. Sério, amei mesmo. Esta torta está na listinha. Tenho certeza que, assim como a S´mores, esse pedacinho do céu vai adoçar o dia da família.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Huuummmmm... Amei está sugestão de torta de morangos. Com certeza vou fazer no final de semana.

    ResponderExcluir
  15. Oláaaa, é meu terceiro comentario aqui mas o que eu posso fazer! parece tudo incrível!
    Bom, eu pensei em fazer esta torta para minha mãe, mas ela não pode comer açúcar, apesar de amar.. O que acha de eu adaptá-la à uma versão diet? Alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não entendo nada de receitas diet, mas sei que existem adoçantes de uso culinário que podem ser usado, respeitando as proporções que a caixinha indica, viu Mariana?
      Mto obrigado e me conta se fizer, please!

      Excluir
  16. Posso substituir o vinagre balsâmico por outra coisa? Oque você me indica para a substituição? Amei a receita n.n

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Pode excluir o vinagre, se não encontrar ;)

      Excluir
    2. É trigo com fermento ou sem? Já encontrei o vinagre ahsuash <3

      Excluir
    3. Sempre que estiver escrito "farinha de trigo" é sem fermento - se for com fermento eu coloco "farinha de trigo com fermento" ;)

      Excluir
  17. Tô querendo muito fazer mas não tenho pedra de forno. Só usei na vida pra fazer pizza...é disso que você tá falando?Infelizmente nunca tive contato com nenhum vídeo que fizesse esse processo com tortas então estou um pouco confusa sobre como isso foi feito e com qual objetivo... é pra esquentar mais o forno?Se eu colocar a assadeira, é direto na base do forno ou na primeira grade?
    Normalmente nunca pergunto nada nos comentários pq fico com vergonha, dessa vez mais ainda pq ninguém falou nada então tô achando que só eu não entendi! :|
    Ahahahahahha
    Mas em prol de trazer essa lindeza pra minha casinha tô perguntando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a de fazer pizza mesmo! Ela esquenta muito e passa calor direto pra base da fôrma de torta, evitando qualquer risco do fundo da torta ficar meio mal cozido. Se você não tiver, não faz mal, use uma assadeira retangular no lugar da pedra.
      É sempre na gradinha no apoio mais baixo do forno, nunca no chão do forno.

      Espero que tenha ajudado! Mto obrigado :)

      Excluir
    2. Brigada demais!! Já tô no processo aqui!!
      :)

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P