Bolo Clássico Invertido de Abacaxi {Upside-down Pineapple Cake}



Olás, tudo bem?
Semana que vem é meu aniversário e, apesar de não acreditar em horóscopos e signos e talz, de alguma forma eu acredito em inferno astral. Pode ser coincidência, pode ser auto-sugestão, pode ser doidice mesmo, mas é fato que nesses dias próximos ao meu aniversário meu bom humor desaparece por completo e a porcentagem de louças e afins que eu quebro aumenta assustadoramente. Sério mesmo. Ah, e claro, a porcentagem de desastres culinários também aumenta. Já estou até acostumado.
Foi por isso que, ao invés de utilizar minhas fatias de abacaxi em calda na receita que eu tinha pensado originalmente ao comprar a lata, consideravelmente mais complexa, resolvi cortar riscos e ficar no clássico e prático. E bota prático nisso - esse deve ser o bolo mais fácil que já postei nesses quase oito anos de blog! Mas tem dias em que uma receita fácil é tudo o que a gente precisa, né?
Acho que todo mundo conhece esse bolo, certo? Faz-se um caramelo clarinho para forrar a fôrma e por cima se espalham fatias de fruta [já fiz com pêssegos também e fica delicioso!]. Depois vai a massa e o bolo assa com cara de bolinho normal. A mágica acontece ao virar o bolo e ver o desenho dourado e brilhante das frutas com o caramelo. Lindo!
Esse bolo sempre me traz duas lembranças: a primeira é da Bree, a dona de casa (quase) perfeita do seriado de TV Desperate Housewives. A segunda é de quando meus pais tinham padaria. Minha mãe fazia bolos enormes nesse estilo 'de ponta-cabeça' e montava um desenho florido com rodelas de abacaxi, fatias de banana no sentido do comprimento, rodelinhas de banana, ameixa seca e cerejas ao marrasquino. Ficava tão lindo! Qualquer dia desses vou tentar com mais frutas ;)
Espero que gostem!


Bolo Clássico Invertido de Abacaxi 
{Upside-down Pineapple Cake}
[adaptado daqui, rende um bolo retangular de 23x33cm]

Ingredientes para o caramelo:
1/2 xícara [100g] de manteiga sem sal;
1/2 xícara de açúcar mascavo [prefira as mais claras];
1/4 de xícara de açúcar refinado.

1 lata grande [850g] de rodelas de abacaxi em calda.
1 ou 2 pitadas [1/2 colher de chá] de canela em pó.

Ingredientes para o bolo:
2 xícaras [250g] de farinha de trigo;
1 colher de sopa [7,5g] de fermento em pó;
1/4 de colher de chá de sal;
1/2 xícara [95g] de açúcar mascavo;
1/2 xícara [95g] de açúcar refinado;
2/3 de xícara [150g] de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
3 ovos;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
3/4 de xícara [185ml] de leite.

Prepare o caramelo:
Em uma panela coloque a manteiga e os açúcares. Leve ao fogo médio, mexendo até que a manteiga derreta, o açúcar se dissolva e a mistura fique num tom dourado clarinho. Leva mais ou menos 4 minutos.
Unte uma fôrma retangular de 23x33cm com manteiga e espalhe o caramelo no fundo. 
Escorra as fatias de abacaxi em uma peneira - você não vai precisar da calda nessa receita, mas pode usá-la em outras preparações [tipo adoçar sucos, umedecer outros bolos, preparar drinks]. 
Corte as fatias de abacaxi ao meio e espalhe-as, formando 3 filas, sobre o caramelo - como vem 14 fatias na lata, dá certinho e sobra meia fatia.  Polvilhe a canela por cima. Reserve.
Preaqueça o forno a 180 graus.

Prepare a massa do bolo:
Em uma tigela média misture farinha, fermento e sal. Reserve.
Na batedeira, em velocidade médio alta, bata o açúcares com a manteiga por uns 4 minutos, até conseguir um creme leve e clarinho. Junte os ovos, um a um, batendo após cada adição. Junte a baunilha e bata para incorporar.
Reduza a batedeira para velocidade baixa e adicione a mistura de farinha em três partes, alternando com o leite em duas partes. Bata apenas até conseguir uma massa homogênea.
Espalhe a massa sobre as fatias de abacaxi com cuidado, alisando a superfície com uma espátula.
Leve ao forno por cerca de 35 minutos, até que, enfiando um palito de madeira no centro do bolo, ele saia limpo.
Retire do forno e deixe esfriar por 5 minutos na fôrma. Passe uma faquinha por toda a volta da assadeira e então desenforme sobre o prato de servir.

Comentários

  1. nossa, que coincidência. semana que vem tb é meu aniversário e tô me sentindo igual. sempre me sinto haha inclusive já quebrei louça essa semana :/ asuahuhsua ah, e adoro esse tipo de bolo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, quebrei uma tigela que eu gostava taaanto! Hahaha Fazer o que, né? As vezes é bom, tipo aquele costume grego de quebrar louças..rs. Parabens adiantado pra vc!
      Abraço e mto obrigado

      Excluir
  2. Lindo mesmo! Adoro doces com frutas <3

    ResponderExcluir
  3. Richie, obrigada por escrever a receita em gramas! Esse bolo farei com certeza!!! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Richie, amo bolo invertido. Acho lindo, prático e sempre nos traz ótimas lembranças. Fiquei com dó da tigela, mas foi pra espantar energia ruim. Parabéns, antecipado. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, que se foi por isso foi barato, né Karla? rs Mto obrigado! :D

      Excluir
  5. Oi!!!!! goste desse bolo com bananas , mas fiquei tentada a fazer com pessegos!!!!Eu tambem acredito em inferno astral e acho que a festa é uma forma de exorcizar ele rsrsrsr um beijo da Eliane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. humm acho que vou ter que fazer uma festa, então!rsrs Bjo, mto obrigado!

      Excluir
  6. Bolo invertido é um clássico na minha opinião, mesmo sendo fácil que só, e sim, ás vezes é tudo que precisamos. Ficou lindo, com abacaxi ou banana são meus preferidos, mas preciso provar com pêssego!
    Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina, me conta depois se fizer a versão com pêssegos ;)
      Abraço, boa semana e muito obrigado!

      Excluir
  7. Oi que legal ver alguém tão super mega massa fazer niver semana que vem. O meu é dia 29 e o seu??? Adoroooo tudo que vc faz, ainda vou tentar. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu é dia 30, quase o mesmo! rsrs QUando tentar me conta os resultados, please. Mto obrigado!

      Excluir
  8. Mais uma inspiração para mim, Richie. Fiz seu bolo de laranja e postei como " O melhor bolo de laranja do mundo". E, realmente é.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lylia, mto obrigado! Vi o bolo, que ficou lindo, por sinal, no Instagram.. vou lá ver! Bjo!

      Excluir
  9. É possível fazer com o abacaxi fresco? Ou preciso cozinhá-lo antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Josue, é possivel sim! Como o abacaxi fruta solta bastante água, você pode só derreter o açúcar, sem manteiga mesmo, para o fundo da assadeira [ou reduzir a manteiga pra uma colher de sopa apenas]. Obrigado! :)

      Excluir
  10. Olá Richie! Ontem fiz o bolo de abacaxi e hoje pus á venda na minha loja os clientes adoraram e ficou mesmo delicioso! Já agora que tal postar um bolinho de fubá? Obrigada pela partilha, Beijos

    ResponderExcluir
  11. Parabéns! !!!! Muitas felicidades e receitas deliciosas, bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi, Richie. Pra fazer com abacaxi in natura é mesmo processo? Ou tem alguma preparação antes?

    ResponderExcluir
  13. Eu preciso comer esse bolo! Hahahha

    ResponderExcluir
  14. A cozinha coletiva já me ajudou em várias coisas, principalmente em aniversários e datas comemorativas kkkkk.
    Os doces publicados no blog são muito deliciosos, e chamam muito à atenção de quem está lendo e gosta de doces.
    Muito obrigada pelas doçuras, tchau! <3

    ResponderExcluir
  15. Olá Richie! Parabéns pelo talento, teu blog é lindo. Mas me diz uma coisa, o meu caramelo espumou muito e separou a manteiga, já tentei duas vezes e o resultado foi o mesmo. Usei as 100g de manteiga, sera que não seria menos?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P