Sticky Buns {Rolinhos Grudentos de caramelo, canela e pecãs}


Olás, tudo bem?
Quando eu era pequeno minha mãe fazia pãezinhos enrolados em formato de caracol, recheados com coco ralado, que ela chamava de União Espirais. O nome original é, na verdade, Caracóis Húngaros, mas imagino que minha mãe deve ter achado a receita em algum livreto da marca de açúcar, por isso o "União". Eu estava no jardim da infância e nos dias em que minha mãe fazia eu ia para a escolinha com duas espirais na lancheira, um para mim e o outro para a professora. 
Anos depois eu estava no ensino fundamental e meus pais tinham uma padaria. Minha mãe tinha se tornado confeiteira [o que ela é, até hoje] e fazia a versão caprichada dos pãezinhos: rolinhos menores, todos grudadinhos uns nos outros, recheados de coco ralado mas também embebidos, ainda mornos, em calda de leite de coco, até ficarem encharcados. O nome também era outro, "fofinhas". Um pouco cafona, mas super auto-explicativo. 
Foi só na faculdade que eu conheci a versão americana das espirais que me eram tão familiares: os Cinnamon Rolls, ou rolinhos de canela, que trocavam o recheio de coco por uma mistura de açúcar mascavo, manteiga e canela. A equação "lembrança de infância + canela" deu em amor, e eu virei fã, claro.
E a receita de hoje é a versão caprichada dos rolinhos de canela. E bota caprichada nisso, porque os americanos são peritos em exageros culinários: não bastasse o recheio de açúcar, manteiga e canela, inventaram de juntar umas pecãs - até aí tudo normal - e assar tudo isso sobre uma camada de calda de caramelo! Então aquela inocente assadeira de rolinhos de canela é tirada do forno e virada rapidamente sobre um prato, e os simples pãezinhos se transformam em esponjas imersas no caramelo quente que escorre, derrete, estica, gruda. Indecente, né? É. Uma orgia culinária. 
Eu recomendo!
Espero que gostem!

Ah, e como os pãezinhos servidos ainda mornos são muito mais incríveis, dá para preparar tudo na noite de véspera, modelar, deixar a assadeira na geladeira e no outro dia cedo só assar*. Vai ser o melhor café da manhã da sua vida! 


Sticky Buns, ou "Rolinhos grudentos"
[receita adaptada daqui, daqui, rende 12 rolinhos]

Ingredientes para a massa:
4 e 3/4 xícaras [615g] de farinha de trigo de boa qualidade;
2 colheres de chá [7g] de fermento biológico seco;
1 xícara [250ml] de leite;
1/3 de xícara [75g] de manteiga sem sal;
1/3 de xícara [66g] de açúcar refinado;
1/2 colher de chá [2,5g] de sal;
3 ovos.

Ingredientes para a calda:
1 xícara [200g] de açúcar mascavo [aperte na xícara para medir];
3/4 de xícara [150g] de manteiga sem sal;
4 colheres de sopa de mel.

3/4 de xícara de pecãs grosseiramente picadas [usei metade pecãs, metade lâminas de amêndoas que eu tinha aqui].

Ingredientes para o recheio:
1/2 xícara [100g] de manteiga sem sal, em textura de pasta [quase temperatura ambiente];
1 xícara [200g] de açúcar mascavo;
1 colher de sopa de canela em pó;
3/4 de xícara de pecãs picadinhas [ou outra noz/castanha da sua preferência].

1 gema de ovo misturada com 2 colheres de sopa de água, para pincelar.

Prepare a massa:
Eu uso a batedeira planetária. Se você não tiver, pode fazer misturando os ingredientes com uma colher de pau [nos passos em que uso o garfo tipo 'raquete'] de depois trabalhando a massa com as mãos [nos passos que uso o garfo tipo 'gancho']. 

Na batedeira, com o garfo tipo 'raquete',  misture 2 e 1/4 de xícara [295g] da farinha de trigo e o fermento biológico. Reserve.
Em uma panelinha sobre fogo médio e mexendo constantemente, misture o leite, a manteiga, o açúcar e o sal apenas para amornar e a manteiga começar a derreter. 
Ligue a batedeira, ainda usando o garfo 'raquete', em velocidade baixa e junte a mistura de leite à de farinha e fermento. Junte os ovos, um a um, sempre lembrando de raspar as laterais da tigela, de vez em quando. Aumente a velocidade da batedeira para alta e deixe bater por 3 minutos.
Desligue a batedeira e troque o garfo 'raquete' para o garfo 'gancho' [de massas pesadas]. Junte o restante da farinha e bata, em velocidade médio-alta, por cerca de 10 minutos, até conseguir uma massa lisa e elástica, que não gruda mais. 
Unte uma tigela grande com manteiga. Faça uma bola com a massa e coloque na tigela. Cubra com plástico filme e deixe crescer em local protegido [tipo dentro do microondas desligado] por 1 hora e meia.

Enquanto isso, prepare a calda:
Em uma panela média junte o açúcar, a manteiga e o mel. Leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até a manteiga derreter e o açúcar se dissolver. Retire do fogo.
Unte uma assadeira retangular de 23x33cm com manteiga. Espalhe sobre o fundo a calda de açúcar e por cima distribua as pecãs e lascas de amêndoas. Deixe esfriar completamente.

Deixe o recheio também preparado:
Certifique que sua manteiga está em textura de pasta. Reserve.
Em uma tigelinha misture açúcar, canela e pecãs. Reserve.

Abrindo e montando a massa:
Depois do tempo de crescimento da massa, descarte o plástico filme e pressione a massa com as palmas das mãos, para expelir o ar que estava incorporado nela. Deixe descansar por 10 minutos.
Passe a massa para uma bancada limpa e polvilhada com farinha.
Usando um rolo, abra a massa até conseguir um retângulo de mais ou menos 48x32cm. Corte as bordas para formar um retângulo certinhos.
Pincele todo o retângulo de massa com a manteiga do recheio. Espalhe por cima a mistura de açúcar e canela.
Enrole com cuidado, no sentido do lado maior, para conseguir um rolo de 46cm de comprimento. Não aperte demais quando estiver enrolando. Usando uma régua e uma faca afiada, apare as duas beiradas do rolo, para acertar. Depois divida o rolo em 12 fatias de mais ou menos 3,8cm de espessura.
Espalhe as fatias na assadeira preparada com o caramelo. Cubra com um  pedaço de filme plástico e com um pano limpo e deixe crescer, em temperatura ambiente, por mais meia hora.

*É nesse passo que você pode, ao invés de deixar crescer em temperatura ambiente, envolver a fôrma em filme plástico e deixar na geladeira até a manhã seguinte. No dia seguinte é preciso deixar a fôrma meia hora em temperatura ambiente, antes de assar.

Preaqueça o forno a 190 graus. Mantenha a gradinha do forno na posição do meio

Retire o pano e o plástico filme e pincele os pãezinhos com a mistura de gema e água.
Leve para assar por 25 a 35 minutos, girando a assadeira [para que o fundo venha para a frente] depois de 20 minutos.
Retire do forno  e com muito cuidado [o caramelo quente queima a pele que é uma beleza!] vire sobre uma gradinha. Deixe esfriar.
Fica muito melhor servido ainda morno!

Comentários

  1. Melhor ainda (apesar de ser impossível! A tua receita esta maravilhosa) acompanhado de um galão e uma mantinha xadrez a ver um bom filme 💙...e la fora estar a chover! Richie OBRIGADO pelos fantásticos pecados que faz e que mostra ao mundo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O galão eu não entendi, mas o tempo chuvoso e a mantinha combina perfeitamente! ;)
      Mto obrigado! :)

      Excluir
    2. No Brasil como se designa ao leite com café? As vezes tem espuma e canela por cima... Mas nao leva chocolate! Obrigado nós!

      Excluir
  2. Só tenho uma coisa a dizer: Que maravilha!!

    ResponderExcluir
  3. Um escândalo sem dúvida, amo esses rolinhos e assim banhados em caramelo vou comer até estufar!
    Devo te contar que em casa tbm fazíamos o União em Espirais, até já postei no blog com esse mesmo nome, com o qual o conheci e está registrado no antigo livro de receitas de casa com a letra da minha mãe. Deliciosos, ainda os faço.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Séerio, Cristina? Então certeza que deve vir de algum material promocional, ou mesmo da embalagem de açúcar, né? São realmente deliciosos!
      Muito obrigado pelo carinho sempre!
      Abraço e ótima semana :)

      Excluir
  4. Richie,

    Você é ma-ra-vi-lho-so! !!!!
    A descrição de sua receita é uma verdadeira aula de confeitaria. Parabéns e muitíssimo obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, mto obrigado, Suely! Mas só se for uma aula de confeitaria beeeem caseira kkk Abraço! ;)

      Excluir
  5. acabei de colar a receita na geladeira para fazer essa semana. seu site é um mundo encantado de açúcar, como demorei tanto tempo pra chegar aqui???

    ResponderExcluir
  6. Richie, eu e minhã mãe fizemos. A massa ficou incrível, só precisamos colocar um pouco mais de farinha pois ela ficou muito grudenta. Acompanho tuas receitas a anos e quero te dar os parabéns pelo blog incrível!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P