Tortas & Temas 03: Easy Lemon Pie



Dia desses, navegando no youtube em busca de uma boa receita de Tarte Tatin, encontrei os vídeos de uma dona de casa americana, chamada Maria, que adora cozinhar! Ela grava tutoriais de receitas em sua cozinha [você pode ouvir o cachorro dela latindo, em alguns videos] e joga no youtube. As receitas são bem legais e o passo a passo ajuda muito. Dentre as receitas dela, achei essa facílima-prática-da silva, de uma Torta de Limão que não leva merengue nem chantilly, só um creme de gemas e limão que quando assado ganha uma textura incrível!! Vale a pena perder uns minutinhos na cozinha só para sentir a textura desse recheio, diferente de todas as Tortas de Limão que já provei!
Segue o video em ingles, mais a receita, com leves alterações:

               

Massa:
Como ela usa uma massa comprada pronta, fiz uma bem básica minha, com 200g de biscoito maizena batido no liquidificador até virar farinha e 5 colheres de margarina. Forrei o fundo e laterais da fôrma de tortas de 24cm, pincelei com uma clara batida com um pouquinho d' água, e forno 180 graus por uns 10 minutinhos, no máximo.

Recheio: [aumentado, pois eu queria uma torta mais alta]
1 lata e meia de leite condensado;
5 gemas passadas na peneira;
suco de 5 limões sicilianos.

Preparo:
Na batedeira, em velocidade média, bata as gemas e o leite condensado por 5 minutos, até ficar cremoso e leve. Você vai notar que a textura muda completamente. Vá adicionando o suco aos poucos, sempre batendo [bati mais uns 5 min].
Recheie com o creme a massa de tortas já fria, e leve ao forno 180 graus por 20 minutos, até o recheio firmar totalmente.
Polvilhei com açucar de confeiteiro depois de pronta. 


PS: tenho prova decisiva amanhã, torçam por mim!! :S

Comentários

  1. tantas coisas lindas de limões que ando vendo nos blogs...
    e eu nem fiz ainda aquela torta de limão que vc colocou aqui (tá planejada pra domingo...).

    mas né? só quando a gente começa a inventar de fazer esses doces que percebe porque é gordo, né? fiz um brownie hoje. jesus, o que é aquela quantia de manteiga?
    e cinco gemas nessa torta? jesus², segura minhas artérias!

    um pena que é tudo tão bom :D

    ResponderExcluir
  2. Quando estava grávida, uma manhã inventei de ligar a TV e estava no fim do programa da Ana Maria, com uma torta de limão, de uma mulher de new jersey, eu sem pc, e aguada por uma torta de limão.

    Saí ligando pra todos amigos pedindo pra pesquisar a receita, resumindo tinha mais de cem receitas de tortas em 3 dias...

    E fiz quase todas até o fim da gravidez, meu bebê nasceu azedinho!!!

    Ainda assim junto receitas com limão...

    Beijos e bom feriado!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, garoto,
    Tô voltando das pequenas férias agora e tentando me por a par do que rolou em minha ausência. Essa torta tem uma aparência muito apetitosa, aaff! Vou dar uma examinada nessa receita, para ver se por acaso ela não seria a nossa torta 'chiffon' de limão, pois de limão temos, entre outras, a torta merengada (com recheio de um creme cru de leite condensado e limão), e a chiffon, com recheio aerado e leve.
    Ah, quanto a sua pergunta sobre a quirera/canjiquinha ingrediente da minha última receita, a gente a encontra em todos os lugares; é um produto vendido em qualquer vendinha do Brasil.

    Beijinho, bom fim de semana e bom feriado.

    ResponderExcluir
  4. Ah, gostei do banner novo, com essa prateleirinha graciosa!

    ResponderExcluir
  5. e tô aqui torcendo pelo seu PS.
    boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. ficou linda a sua torta!!!torta de limão é tudo de bom..e super refrescante ..nesse calor que faz aqui no Brasil.!gostei do video!.bjus

    ResponderExcluir
  7. fíidideus...tô fazendu um puxadíin quím casa...O.o...conhece pedreiro??Nóis num cunhecia não...
    uma côoiss de nada virou uma bagunça, um converseiro, uma bebeçãaao de café...tem q rí prá mode num chorá, fora a chuva, né?!
    Ah!momento desabafo em sua cozinha, né?! :D tem alguém terapeuta aí? =D
    Faz umas receitinha boa cum maracujá q venho loguin prá prová...rs
    Cê eu sumí pede sua auxíliádicuzinha minêra p í comcê mi visitá numa casinha de repooouso lá in Barbacena...:] [:
    Um bejim procês 03!!

    ResponderExcluir
  8. Gostei do vídeo, senti uma vibe Palmirinha na Maria! rs.
    Qdo criança, minha mãe fazia uma torta igual, só que não assava, salmonella passava longe, hehhee. Com limão siciliano deve ficar bem boa!
    Então, sobre o sorvete, imagino que dá para trocar por cerejas em calda, mas acho que aí não precisa cozinhar, só bater no liquidificador direto. Eu nunca usei creme de leite de caixinha nos sorvetes, parece que tem uma relação entre o percentual de gordura e cremosidade do sorvete, tem um de caixinha, para bater chantilly, que deve ser um bom substituto.
    Espero ter ajudado!
    beijos, bom feriado

    ResponderExcluir
  9. oiem.
    vim te contar que fiz sua tortinha de limão. adorei a massa (eu sempre fazia a de biscoito com manteiga), ela é super maleável e ficou entre o crocante e o esfarelentinho, uma delícia. a única coisa que aconteceu é que, como eu imaginava, ela deu aquela estufadinha quando assou, então ficou mais gordinha do que eu pretendia (fiz nas forminhas, e além de ser mais difícil de controlar a espessura, nem dá pra colocar algo pra pesar - tipo feijões :P).
    btw, a massa saiu LIIIIIIIIIIIIINDA das forminhas. fiz como vc ensinou e pulei na cozinha de alegria.
    obrigada!

    vou contar a saga de domingo na cozinha e vc estará linkado na postagem! ;)
    bom carnaval!

    ResponderExcluir
  10. hello
    I offer a price that you find on my blog
    is to say that I'm a fan of your blog
    see you

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P