Goiabada de banana, Bananada de goiaba, Marmelada de Maçã?!


"Marmelada de banana
Bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sítio do Pica-pau Amareeeeeelo"

Ok, na música não tem marmelada de maçã, mas aqui na Cozinha Coletiva tem. Pois é, ontem inventei de fazer um puré de maçãs, daqueles de comer com carne de porco, só que em versão doce. Como eu só tinha quatro maçãs daquelas azedinhas, piquei bem fininho e juntei 2 bananas bem maduras amassadas, cozinhando com pouca água e um pau de canela, até desmacharem completamente, Daí adicionei 1 xícara e meia de açúcar e suco de quase 2 limões vermelhos [chamamos aqui de limão capeta, que é a versão grande do limão cravo], e deixei cozinhar até espirrar pra caramba e chegar no ponto de desgrudar da panela...hehehe. Ficou vermelhinho vermelhinho [por causa do limão, segundo minha mãe], e com um sabor bem gostoso, perfeito para rechear essa massinha básica de galette:



Ingredientes para a massa:

1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de chá de sal;
1 colher de chá de açucar;
1/2 xícara [100g] de margarina gelada, picada em pedacinhos [aquelas com 80% de lipídios];
4 colheres de sopa de água gelada.

1 ovo ligeiramente batido para pincelar.

Recheio:
4 colheres de sopa de requeijão ou cream cheese;
A marmelada de maçã que descrevi aí em cima ; )
Preparo da massa:

Misture farinha, sal e açúcar. Junte a margarina picada e misture com as pontas dos dedos até conseguir uma farofa. Acrescente a água aos poucos, amasse levemente, forme uma bola e leve para a geladeira por 30 minutos.
Abra a massa com um rolo na espessura de uns 4mm, cortando um círculo de 25cm de diâmetro. Recheie  com o requeijão e por cima a marmelada de maçã, deixando uma borda de uns 5cm em toda lateral. Dobre as bordas sobre o recheio, apertando-a para fechar, mas reserve o centro aberto, como uma trouxa aberta. Seja cuidadoso pois a massa pode rachar nas dobras.
Coloque as trouxinhas com cuidado em assadeira untada e enfarinhada, pincele com o ovo e leve ao forno preaquecido 180 graus por 30 minutinhos.

Comentários

  1. Nossa, que cara boa *_* Gostei da experiência ahhahaha bjo

    ResponderExcluir
  2. não me acostumo com a ideia de juntar coisas doces com salgadas, embora eu já tenha experimentado combinações que achei bem gostosas.

    marmeladas, geléias... isso é pra pão, galette, tortinha, bolachinha, colher. deixa o porco pra pururuca mesmo. :)

    =*
    sumido.

    ResponderExcluir
  3. Ficou realmente muito bonita a sua galete!
    Eu tenho muita vontadede fazer uma. Afinal de contas não parece tão díficil como eu imaginava.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. Ai, Richie, a boca já ficou cheia de água só de ver, ao ler a receita então, hummm
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Há quanto tempo!
    Agora que você está mais disponível, imagino as delícias que vai trazer pra gente.

    ResponderExcluir
  6. Lembrei da bananada que minha mãe fazia com o limão cravo, o que respingava no braço, no chão... ainda bem que é delicioso e compensava a pequena tortura na beirada do fogão. Adorei a idéia de rechear galettes.
    Que bom que você está de volta, e parabéns pelo término da graduação!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie!!

    Que saudades de vc e dos seus posts :*
    Vc vai estar por aqui com mais frequência, certo??

    Eu sei que sou desnaturada, não me orgulho disso e estou devendo uns trecos para vc. Não esqueci não.

    É que tem uma coisa que estou esperando para ver se chega tb para eu enviar junto.
    Tomara que chegue ainda neste mês.

    Bjs :)

    ResponderExcluir
  8. Arquiteto do sabor! Muito bom blog! Doces brasileiros são o futuro! Abç

    ResponderExcluir
  9. Nossa, Richie, eu nem gosto muito de doces de maçã, mas esse eu topava sem problema nenhum!!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ola Richie, qto tempo! Espero tudo tenha dado certo na conclusão do seu curso. Vou te contar um segredo, meu sonho era ser arquiteta, mas acabei indo para engenharia, e hj trabalho com informática, acredite!...rs

    Mas falando de doces...hummmm. que delícia de receita, esta parecendo uma galette, adorei o recheio.

    Bjo gde, Dani :)

    ResponderExcluir
  11. Ai, ai... vir aqui dá água na boca! Um beijo, Deia.

    ResponderExcluir
  12. Estou salivando horrores olhando essa foto...nuossa!

    rsrs

    Amigo, vc engorda!!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Richie...
    comprei tudo pra fazer a marmelada de maçã hoje...hum...olha pra suas fotos e fico louca....com agua na boca...rsrsrs
    bjbj
    Paula

    ResponderExcluir
  14. Richie...em primeiro lugar Parabéns pela banca e consequente formatura...muito sucesso para ti na carreira...agora é que o bicho pega...rs!
    Vou esperar as postagens então, com certeza deves ter feito uma delícia melhor que a outra!

    Jurava que tinha deixado um comentário nas babás aí de baixo, roubei a receita e ela já está na fila de espera...rs!

    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá, garoto,

    Parabéns pela formatura e votos de muito sucesso em sua carreira! Desculpe a minha ausência aqui, é que eu ando assoberbada de trabalho, rsrs (veja que estou aproveitando o intervalo para o almoço, para postar o meu comentário, rsrs). Quanto ao convite da televisão, eu presumia que eles tivessem mandado para outros blogueiros já, que queriam que fosse divulgado, mas como eu não sabia a quem....rsrs. Se eu fosse você, e tivesse algum interesse, eu me candidataria sem o tal currículo, ou apresentando um currículo onde constasse as minhas experiências domésticas.
    Na TV, conta muito mais o carisma/simpatia etc. do que o conhecimento. Claro que a pessoa não pode ser um desastre total, no que se propõe, mas esse não é o seu caso, né?
    Agora, essa galette (e a descrição da geléia do recheio) me deixou com água na boca. E além disso, ficou linda!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Uauuu! Que receita perfeita!!
    Richie, já vi seus comentários em outros blogs amigos e estou te seguindo no twitter...
    Amei seu blog!

    bjs

    Eliane

    http://receitaserecipestop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Muito legal, Richie. Mais uma experiência gastrônomica bem sucedida.
    Ficou com um aspecto muito bom.
    Bjs. Bom final de semana

    ResponderExcluir
  18. Receita maravilhosa...deve ser muito saborosa...!
    Estou sempre por aqui e volto...rsrssrs!!!
    Beijos!

    http://myblogsaborear.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Acabando de conhecer o seu blog, através do blog da Glorinha. Adoro ler receitas, embora nem sempre faça. Só quando estou com muita disposição...rs. Muito simpatico o seu cantinho aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Limão capeta!! Boa, aqui só conheço por cravo, mesmo!!
    Nham!! Ainda não almocei e fique salivando!! Anotada a receita! Adorei a simplicidade!! Beijus,

    ResponderExcluir
  21. Olá lindo seu blog vou segui lo, adorei as receitas, engraçado sou casada com um arquiteto metido a cozinheiro, mas em fim também tenho um blog que conta um pouco do meu dia a dia em Lisboa passa lá.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P